Sob o grande risco de estar aqui daqui a uns tempos a ter de meter a viola ao saco e admitir o erro, mas eu acho mesmo que a proposta de jogo do Anselmi pode dar imensos frutos.
Já sei que estamos todos fartos da desculpa dos intérpretes serem fracos, mas a realidade é mesmo essa. Este é o pior plantel da nossa história, quer em 11, quer em soluções de banco.
Eu recuo apenas um ano, um! Onde se dizia que o plantel era fraco e limitado (e era!) e nesse plantel havia Pepe, Uribe, Evanilson, Galeno, Taremi, Nico e Chico Conceição, mesmo Wendell fez uma grande época.
Acho genuinamente que eram todos titulares hoje... E não eram fora de série. Isto para não ir aos tempos de planteis extraordinários. O do ano passado, que ficou a 18, era bem melhor que este!
O Anselmi comete erros, confia demais nos interpretes, pede coisas que eles não conseguem fazer, tudo verdade, a 100%. Agora com um bom plantel eu acho mesmo que a tática é boa e podemos jogar ótimo futebol. Ele falou na CI antes do jogo que os duelos individuais iam ser muito importantes, ora foi precisamente nessa diferença de qualidade entre os jogadores que esteve a diferença! Neuhen e Joao Mário na direita pareciam a avenida brasil... Fábio Vieira a 8 completamente comido pelo Aursenes (nao sei escrever). Mora tinha sempre 3 em cima. Pêpe decide pior que um infantil. O Samu foi perdulário, apesar de ser dos poucos na frente que enfrentou e ainda criou algum perigo.
Tivemos oportunidades variadas para marcar... nao finalizamos. Eles sempre que tiveram oportunidade foram perigosos! Os nossos cruzamentos surreais, eles tinham Carreras, Di maria e Arturkoglu a meter teleguiadas na área... não ha milagres amigos! Por muito que o treinador possa falhar, o nosso plantel está recheado de incapazes e inuteis!
Fomos em 433 à Luz e ainda tínhamos Nico e Galeno... mamamos 4-1 também e nem à baliza fomos quase.
Se dotarmos a equipa de pelo menos 6 jogadores titularíssimos e de qualidade, damos um salto enorme! Eu ja vi planteis que não tinham ovos, que se usaram apenas cascas (ano passado)... nós nem a galinha temos este ano!
Se tivéssemos jogado em 433 (que basicamente foi o que fizemos com um trinco declarado a defender na zona do libero e que subia na fase de construção para dar superioridade)... ia ser diferente? O Neuhen e o Joao Mario iam defender bem? O Fabio ia passar a ser um grande 8 e a cobrir o meio campo todo? Os cruzamentos deles não iam ser tirados com todo o tempo do mundo? Vou voltar ao mesmo... não temos intérpretes dignos de usar a camisola do FCPORTO!
Indo ao ponto inicial para finalizar: Posso estar errado, posso ter de me vir contradizer, mas a proposta de futebol do Anselmi é boa. Com estes intérpretes não.
Concordo contigo em muitos pontos, principalmente na análise da pobreza do plantel. Basta olhar para os números do jogo com o Benfica:
xG 1.17 vs 2.71,
menos posse,
menos eficácia de passe, cruzamentos inconsequentes (
26% de acerto contra 64% deles)… Os dados não mentem.
O problema não é só tático,
é estrutural e qualitativo.
Mas há uma coisa que para mim não pode ser ignorada, pois quando se sabe que o plantel é fraco,
ainda mais importante é o treinador ajustar-se a isso.
E aqui é onde o Anselmi falha. Sabendo que o Fábio Vieira não é 8, que o Neuhén e o João Mário são frágeis defensivamente, que o Samu anda isolado lá na frente… não se pode entrar em campo com uma ideia fixa e um sistema sem adaptação.
É pedir a uma carroça que ande como um Fórmula 1.
Em suma, fomos comidos em praticamente todo o lado. E se é verdade que isso mostra a diferença de qualidade, também revela falta de preparação mental.
Onde anda o estofo competitivo? A raça? Porque uma coisa é perder por inferioridade técnica.
Outra é ser atropelado sem reação.
O jogo da Luz o ano passado também foi mau, sim. Mas não foi um atropelo tático como este, quer dizer até foi... O Benfica
nem precisou de jogar muito, bastou explorar as nossas debilidades óbvias. E isso é grave e até faz do Lage um Kloop.
Dito isto,
não sou dos que quer já queimar o Anselmi.
Vejo ideias, vejo princípios de jogo, e reconheço que há coisas a aproveitar. Mas neste momento,
exige-se inteligência na gestão dos recursos que temos, por piores que sejam.
Senão, nem com os seis craques que falas conseguimos sair do buraco. Porque vai continuar a faltar o plano B, a leitura de jogo, a reação à adversidade.
Portanto, sim,
com melhor plantel podemos jogar muito mais. Mas até lá, o treinador tem de mostrar que também sabe ser pragmático, reativo e adaptável.
Senão, a teoria bonita da proposta de jogo morre na prática dura da competição.
Não leves a mal, pois ainda estou a quente, mas é o que analiso atualmente no nosso clube.