#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.26

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.26 Performance da Época

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,942
21,574
A diferença da nossa equipa para as outras duas é impressionante. Já tínhamos um papel com qualidade algo reduzida no ano passado e, com a saída de mitos dos melhores, ficamos ainda pior. É uma realidade que está à vista de todos. Basta ver os jogadores normalmente utilizados pelas equipas (titulares + banco)....
Estamos mais perto da qualidade do Braga (e quem nos dera alguns dos jogadores que lá andam - lembro-me assim de um Moutinho, um Zalazar, um Roger ou um Horta) do que dos outros dois.

Gosto da ideia de jogo do treinador, da ideia de pressão, da ideia de mobilidade dos elementos entre sectores, etc...
Claro que ainda falta melhorar muito! É preciso muito trabalho e, para acompanhar isto, vai ser preciso melhorar o plantel à disposição do treinador.
Posso apontar erros ao treinador, posso critical algumas coisas, posso ter duvidas em algumas decisões. Não posso é esperar que, com um plantel mais fraco do que no ano passado e até mesmo mais fraco do que começou esta época, o treinador comece de repente a fazer milagres!

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
33,038
45,045
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Ok mas investir em 6 titulares e o Anselmi falhar significaria mais um ano sem champions e logo ai terias um buraco orçamental de 100 milhões. Não esquecer que estamos temos pena suspensa da UEFA e na próxima lambança com as contas estamos fora e aí seria o fim do clube tal como o conhecemos.
Atenção que acho que se até Novembro estivermos a abanar o AVB nao pode deixar andar! E se por acaso houver mesmo essa qualidade individual mais elevada no plantel e mesmo assim não se jogar à bola vai ter de mexer mais rápido.

Acredito que ainda vamos fazer mais milhões com Diogo Costa, Pêpe e Chico. Suficiente para dar um saldo mega positivo que equilibre a balança. Uma coisa é certa, vamos ter de investir muito e bem. Não podemos dar ao luxo de gastar milhões e virem a ser flops autenticos. Aqui terá de haver trabalho do scout e o Zubi mostrar alguma coisa

• Like
Reações: RGalego

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
33,309
14,681
Sob o grande risco de estar aqui daqui a uns tempos a ter de meter a viola ao saco e admitir o erro, mas eu acho mesmo que a proposta de jogo do Anselmi pode dar imensos frutos.

Já sei que estamos todos fartos da desculpa dos intérpretes serem fracos, mas a realidade é mesmo essa. Este é o pior plantel da nossa história, quer em 11, quer em soluções de banco.

Eu recuo apenas um ano, um! Onde se dizia que o plantel era fraco e limitado (e era!) e nesse plantel havia Pepe, Uribe, Evanilson, Galeno, Taremi, Nico e Chico Conceição, mesmo Wendell fez uma grande época.

Acho genuinamente que eram todos titulares hoje... E não eram fora de série. Isto para não ir aos tempos de planteis extraordinários. O do ano passado, que ficou a 18, era bem melhor que este!

O Anselmi comete erros, confia demais nos interpretes, pede coisas que eles não conseguem fazer, tudo verdade, a 100%. Agora com um bom plantel eu acho mesmo que a tática é boa e podemos jogar ótimo futebol. Ele falou na CI antes do jogo que os duelos individuais iam ser muito importantes, ora foi precisamente nessa diferença de qualidade entre os jogadores que esteve a diferença! Neuhen e Joao Mário na direita pareciam a avenida brasil... Fábio Vieira a 8 completamente comido pelo Aursenes (nao sei escrever). Mora tinha sempre 3 em cima. Pêpe decide pior que um infantil. O Samu foi perdulário, apesar de ser dos poucos na frente que enfrentou e ainda criou algum perigo.

Tivemos oportunidades variadas para marcar... nao finalizamos. Eles sempre que tiveram oportunidade foram perigosos! Os nossos cruzamentos surreais, eles tinham Carreras, Di maria e Arturkoglu a meter teleguiadas na área... não ha milagres amigos! Por muito que o treinador possa falhar, o nosso plantel está recheado de incapazes e inuteis!

Fomos em 433 à Luz e ainda tínhamos Nico e Galeno... mamamos 4-1 também e nem à baliza fomos quase.

Se dotarmos a equipa de pelo menos 6 jogadores titularíssimos e de qualidade, damos um salto enorme! Eu ja vi planteis que não tinham ovos, que se usaram apenas cascas (ano passado)... nós nem a galinha temos este ano!

Se tivéssemos jogado em 433 (que basicamente foi o que fizemos com um trinco declarado a defender na zona do libero e que subia na fase de construção para dar superioridade)... ia ser diferente? O Neuhen e o Joao Mario iam defender bem? O Fabio ia passar a ser um grande 8 e a cobrir o meio campo todo? Os cruzamentos deles não iam ser tirados com todo o tempo do mundo? Vou voltar ao mesmo... não temos intérpretes dignos de usar a camisola do FCPORTO!

Indo ao ponto inicial para finalizar: Posso estar errado, posso ter de me vir contradizer, mas a proposta de futebol do Anselmi é boa. Com estes intérpretes não.
Concordo contigo em muitos pontos, principalmente na análise da pobreza do plantel. Basta olhar para os números do jogo com o Benfica:

xG 1.17 vs 2.71, menos posse, menos eficácia de passe, cruzamentos inconsequentes (26% de acerto contra 64% deles)… Os dados não mentem.

O problema não é só tático, é estrutural e qualitativo.

Mas há uma coisa que para mim não pode ser ignorada, pois quando se sabe que o plantel é fraco, ainda mais importante é o treinador ajustar-se a isso.

E aqui é onde o Anselmi falha. Sabendo que o Fábio Vieira não é 8, que o Neuhén e o João Mário são frágeis defensivamente, que o Samu anda isolado lá na frente… não se pode entrar em campo com uma ideia fixa e um sistema sem adaptação.

É pedir a uma carroça que ande como um Fórmula 1.

Em suma, fomos comidos em praticamente todo o lado. E se é verdade que isso mostra a diferença de qualidade, também revela falta de preparação mental.

Onde anda o estofo competitivo? A raça? Porque uma coisa é perder por inferioridade técnica.

Outra é ser atropelado sem reação.

O jogo da Luz o ano passado também foi mau, sim. Mas não foi um atropelo tático como este, quer dizer até foi... O Benfica nem precisou de jogar muito, bastou explorar as nossas debilidades óbvias. E isso é grave e até faz do Lage um Kloop.

Dito isto, não sou dos que quer já queimar o Anselmi.

Vejo ideias, vejo princípios de jogo, e reconheço que há coisas a aproveitar. Mas neste momento, exige-se inteligência na gestão dos recursos que temos, por piores que sejam.

Senão, nem com os seis craques que falas conseguimos sair do buraco. Porque vai continuar a faltar o plano B, a leitura de jogo, a reação à adversidade.

Portanto, sim, com melhor plantel podemos jogar muito mais. Mas até lá, o treinador tem de mostrar que também sabe ser pragmático, reativo e adaptável.

Senão, a teoria bonita da proposta de jogo morre na prática dura da competição.

Não leves a mal, pois ainda estou a quente, mas é o que analiso atualmente no nosso clube.

Dias_21

17 Janeiro 2018
33,038
45,045
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
A desorganização defensiva total que se viu no domingo não é normal e tem dedo (ou falta dele) do treinador.
Claro que tem. Mas se havia coisa que estávamos a melhorar a olhos vistos era essa mesma organização defensiva. Porque é que foi um caos no domingo? Não sei...

masd

Tribuna Presidencial
26 Maio 2015
11,843
11,179
Não tem a mínima noção do clube que representa, acho que isto é o mais grave

RGalego

As desculpas não se pedem, evitam-se!
12 Março 2012
13,015
15,148
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Atenção que acho que se até Novembro estivermos a abanar o AVB nao pode deixar andar! E se por acaso houver mesmo essa qualidade individual mais elevada no plantel e mesmo assim não se jogar à bola vai ter de mexer mais rápido.

Acredito que ainda vamos fazer mais milhões com Diogo Costa, Pêpe e Chico. Suficiente para dar um saldo mega positivo que equilibre a balança. Uma coisa é certa, vamos ter de investir muito e bem. Não podemos dar ao luxo de gastar milhões e virem a ser flops autenticos. Aqui terá de haver trabalho do scout e o Zubi mostrar alguma coisa
Acho que a esperança de uma época menos positiva resultar em segundo lugar dependerá da continuação do Lage e Borges nos seus respetivos clubes. Só estão à frente pela qualidade individual superior das suas equipas, se a qualidade fosse semelhante estaríamos ainda na luta pelo titulo.

Dias_21

17 Janeiro 2018
33,038
45,045
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Concordo contigo em muitos pontos, principalmente na análise da pobreza do plantel. Basta olhar para os números do jogo com o Benfica:

xG 1.17 vs 2.71, menos posse, menos eficácia de passe, cruzamentos inconsequentes (26% de acerto contra 64% deles)… Os dados não mentem.

O problema não é só tático, é estrutural e qualitativo.

Mas há uma coisa que para mim não pode ser ignorada, pois quando se sabe que o plantel é fraco, ainda mais importante é o treinador ajustar-se a isso.

E aqui é onde o Anselmi falha. Sabendo que o Fábio Vieira não é 8, que o Neuhén e o João Mário são frágeis defensivamente, que o Samu anda isolado lá na frente… não se pode entrar em campo com uma ideia fixa e um sistema sem adaptação.

É pedir a uma carroça que ande como um Fórmula 1.

Em suma, fomos comidos em praticamente todo o lado. E se é verdade que isso mostra a diferença de qualidade, também revela falta de preparação mental.

Onde anda o estofo competitivo? A raça? Porque uma coisa é perder por inferioridade técnica.

Outra é ser atropelado sem reação.

O jogo da Luz o ano passado também foi mau, sim. Mas não foi um atropelo tático como este. O Benfica nem precisou de jogar muito, bastou explorar as nossas debilidades óbvias. E isso é grave e até faz do Lage um Kloop.

Dito isto, não sou dos que quer já queimar o Anselmi.

Vejo ideias, vejo princípios de jogo, e reconheço que há coisas a aproveitar. Mas neste momento, exige-se inteligência na gestão dos recursos que temos, por piores que sejam.

Senão, nem com os seis craques que falas conseguimos sair do buraco. Porque vai continuar a faltar o plano B, a leitura de jogo, a reação à adversidade.

Portanto, sim, com melhor plantel podemos jogar muito mais. Mas até lá, o treinador tem de mostrar que também sabe ser pragmático, reativo e adaptável.

Senão, a teoria bonita da proposta de jogo morre na prática dura da competição.

Não leves a mal, pois ainda estou a quente, mas é o que analiso atualmente no nosso clube.
É uma excelente análise também amigo! E espero que esteja também a ser feita pela direção. Tentar ser factual, racional e objetiva.

Se por um lado o aumento da qualidade individual pode e vai fazer a diferença, o chamar à atenção e serem corrigidas abordagens a jogos é igualmente mega importante.

• Like
Reações: Neurojazz e miguel

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,408
3,767
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Há bastante tempo entre o último jogo do campeonato e o primeiro do Mundial. Tempo para algumas mudanças.
Há muito tempo?

Para férias, pre-época e definição de plantel?

Está curtíssimo.

Dias_21

17 Janeiro 2018
33,038
45,045
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
O treinador só tem é que trabalhar com aquilo que tem à disposição. Não tem que ter qualquer voto na matéria em relação a quem se contrata ou deixa de contratar. Até porque nem tem competências para isso. Mas actualmente criou-se um sistema em que o treinador é a pessoa mais importante num clube de futebol e tudo gira à volta dele. Não se pode questionar as decisões de sua excelência porque "ele é que sabe". Contrata-se e dispensa-se porque ele diz que sim. Até ao dia em que é despedido. Depois vem outro e começa-se do zero. Tem tudo para funcionar lindamente.
Desculpa mas não podia discordar mais.

Então o treinador não tem de ter voto na matéria em relação ao que se contrata? Então para isso treinava o presidente

• Like
Reações: fmorais92 e Regod

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
10,023
6,212
Ele vai sempre usar o libero.
A minha opinião é de que o sistema e as dinâmicas não são más e eu até tenho visto melhorias em algos pontos, mas ele esta a pedir coisas que os nossos “aleijados” não conseguem.
Vou dar um exemplo, quantas fezes no domingo vimos o Marcano a tentar fazer um overlap ou o Nehuen a tirar um cruzamento?
O Anselmi trás ideias arrojadas, mas não tem pessoal com capacidade para tal.
O sistema do Anselmi é focado em vantagens, por isso é que ele manda os centrais tentarem o overlap, para ter vantagem na linha, ou por isso usa um libero para ter vantagem tanto na defesa como no meio campo com um quadrado.
O problema é que isto exige jogadores que saibam interpretar o que lhes é pedido.
Os jogadores têm de ter uma grande inteligência tática dentro de campo e acima de tudo concentração.
Eles têm tanto que pensar no que têm de fazer que por vezes vemos jogadores completamente perdidos em campo.
São precisos jogadores com o perfil certo para o que o Anselmi quer e acima de tudo são precisos Homens.
Neste momento temos crianças no plantel.
Já agora, uma pergunta.

Achas que o facto de a equipar defender tão mal os cruzamentos, porque está mal posicionada, isto é há muito espaço entre os centrais por exemplo, é apenas pela deficiente qualidade individual que no fundo todos sabemos que existe ou que para além disso ha também deficiente trabalho táctico.

O que vimos contra o Benfica a nível defensivo foi mau demais e sinceramente não sei se apenas a questão individual justifica tudo.

No fundo é esta a minha maior reserva em relação ao trabalho do Anselmi.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,046
6,551
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Há muito tempo?

Para férias, pre-época e definição de plantel?

Está curtíssimo.
Isso, normalmente, será posterior ao Mundial. Ter quase um mês entre último jogo do campeonato e primeiro do Mundial é um interregno bastante grande, que pode ser bom para a introdução de alguns elementos.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,904
90,982
40
Isso, normalmente, será posterior ao Mundial. Ter quase um mês entre último jogo do campeonato e primeiro do Mundial é um interregno bastante grande, que pode ser bom para a introdução de alguns elementos.
Acredito que a participação no mundial de clubes seja aliciante para um eventual novo treinador, apesar de não ser fácil conseguir nesse timing. Teria que estar livre.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
10,023
6,212
A desorganização defensiva total que se viu no domingo não é normal e tem dedo (ou falta dele) do treinador.
Pois, além da falta de qualidade de alguns jogadores também sou tentado achar que aquela falta de organização defensiva tem a ver com (falta) trabalho do treinador.

Aquilo que vimos no Domingo não é normal, não é aceitável nem em equipas do meio da tabela. Acho mesmo que o Pavlidis deve ter tido um dos jogos mais fáceis da sua carreira.

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
5,963
7,975
Julgo que o pior que se pode fazer é preparar e arrancar uma época com um treinador tremido. Ao minimo deslize vai de vela e temos mais uma época perdida. Apostar no Anselmi foi um enorme risco, manter a aposta nele será um risco ainda maior.
Espero que a direção seja competente e impiedosa.

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
5,963
7,975
É possível contratar jogadores antes do Mundial de Clubes? Em condições normais a janela de trasnf só abre a 1 de Julho

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,046
6,551
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Acredito que a participação no mundial de clubes seja aliciante para um eventual novo treinador, apesar de não ser fácil conseguir nesse timing. Teria que estar livre.
Ainda não desisti do actual treinador, mas poderá ser bom para isso também.

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,734
3,323
41
Almada
só vejo a chegada de XAVI, de resto vai ser andar a navegar mais um ano com anselmi até janeiro e depois vem alguém acabar a época, o Porto não pode jogar nesta tática nunca, nem com os melhores jogadores do mundo, não é o nosso ADN e ninguém gosta de ver isto