Economia Nacional

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
30,148
21,579
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O que aconteceu em frente à AR não é louvável mas acontece em vários Países desde há muitos anos de forma recorrente exemplo; França, Espanha, Turquia etc.
Repito é lamentável mas foi um episódio muito minoritário e não merece tanta notícia como tem acontecido, ainda agora estou a ouvir na tv jornalistas na porta do Tribunal à espera das medidas de coação.
Tanta publicidade só leva a que noutras situações aconteçam cada vez mais.
O que se passou no Dragão Arena naquela Assembleia Geral para mim foi muito mais grave porque foi preparado muito antes disso acontecer e aqui neste caso ninguém tem indicações de quem era aquele grupo, se se foram juntando "porque sim" ou se foi algum grupo organizado.
Não estou a desculpabilizar, e digo por mim próprio se estivesse por ali de passagem ou a ver quando a PSP mandou desmobilizar ia embora de imediato, mas não é uma situação nova para tanta publicidade.
Anda por aí muito jovem perdido ou na droga ou sem ocupação e esta radicalização tem origem cada vez mais nas redes sociais, grupos de whatsapp etc. Tentar perceber pelas declarações dos arguídos, ou investigação séria disso, será a melhor solução.

5 Janeiro 2026
50
76
Enquanto as televisões distraem o povo com episódios insignificantes, mais uma medida escandalosa do governo vai passando pelos pingos da chuva.

A proposta de PSU do governo é tão cruel que obriga viúvas a trabalho não pago, que pode ir até 20h semanais, e corta apoios a crianças se um membro do agregado falhar.

Esta lei criminaliza a pobreza quando devia combatê-la. Uma vergonha completa.

Última edição:
  • Like
Reações: tsilva
10 Março 2020
3,582
4,669
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
O que aconteceu em frente à AR não é louvável mas acontece em vários Países desde há muitos anos de forma recorrente exemplo; França, Espanha, Turquia etc.
Repito é lamentável mas foi um episódio muito minoritário e não merece tanta notícia como tem acontecido, ainda agora estou a ouvir na tv jornalistas na porta do Tribunal à espera das medidas de coação.
O que se passou no Dragão Arena naquela Assembleia Geral para mim foi muito mais grave porque foi preparado muito antes disso acontecer e aqui neste caso ninguém tem indicações de quem era aquele grupo, se se foram juntando "porque sim" ou se foi algum grupo organizado.
Não estou a desculpabilizar, e digo por mim próprio se estivesse por ali de passagem ou a ver quando a PSP mandou desmobilizar ia embora de imediato, mas não é uma situação nova para tanta publicidade.
Anda por aí muito jovem perdido ou na droga ou sem ocupação e esta radicalização tem origem cada vez mais nas redes sociais, grupos de whatsapp etc. Tentar perceber pelas declarações dos arguídos, ou investigação séria disso, será a melhor solução.
Aquilo de espontâneo tem muito pouco dado haver gente que já é recorrente e já atacou o desfile de 25 de abril da Iniciativa Liberal.

peterbarros

Tribuna
15 Junho 2009
3,965
6,480
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Hulk
  • Jorge Costa
  • Deco
Enquanto as televisões distraem o povo com episódios insignificantes, mais uma medida escandalosa do governo vai passando pelos pingos da chuva.

A proposta de PSU do governo é tão cruel que obriga viúvas e pessoas com deficiência a trabalho não pago, que pode ir até 20h semanais, e corta apoios a crianças se um membro do agregado falhar.

Esta lei criminaliza a pobreza quando devia combatê-la. Uma vergonha completa.
Quando não se sabe o que se esta dizer, mais vale estar calado.

• Like
Reações: Lucho75

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
31,059
50,230
Conquistas
7
110
aquilo foi uma cena pequeníssima, nada de especial.
um grupo de putos armados em anarquistas e polícias que não gostam deles.

as TVs é que trataram logo de passar horas em directo no local com repórteres aos berros como se estivessem numa zona de guerra...

• Like
Reações: tsilva e Tails

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
31,059
50,230
Conquistas
7
110
Aquilo de espontâneo tem muito pouco dado haver gente que já é recorrente e já atacou o desfile de 25 de abril da Iniciativa Liberal.
isso do 25 de abril já era tradição ainda nem a IL existia.

até com o PS faziam isso...quanto mais com a IL.

"2011 (Governo de José Sócrates): Em plena crise financeira e antes da assinatura do memorando da Troika, a delegação do PS (liderada por Ferro Rodrigues e Francisco Assis) foi fortemente vaiada, insultada e alvo de arremesso de objetos (como moedas) por manifestantes situados nos blocos controlados pela CGTP e pelo PCP.

2012 e 2013 (Anos da Troika): Embora o governo fosse do PSD/CDS, o PS tinha aprovado os primeiros orçamentos e PEC. Militantes do PS que tentaram integrar o desfile popular foram recebidos com gritos de "traidores" e "é tudo o mesmo" por parte dos setores comunistas e do Bloco de Esquerda, gerando momentos de grande tensão física com empurrões na Avenida da Liberdade.

2023 (Maioria absoluta de António Costa): Após o hiato de paz da Geringonça, a comitiva do PS (encabeçada por Carlos César e Eurico Brilhante Dias) voltou a ser recebida com fortes assobios, vaias e palavras de ordem contra a maioria absoluta, à passagem pelos setores onde se concentravam as faixas do PCP e dos sindicatos."

Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
30,148
21,579
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
são grupos radicais de qualificação política difícil, anarquistas ou extremistas daqueles que por exemplo entram em museus e lançam tinta nas pinturas, como há por exemplo grupos minoritários de extrema direita que agem em circunstâncias diversas.
seja como for estamos ainda para já longe do número doutros países que fazem distúrbios muito piores na gravidade de danos.
sobre atacarem o desfile da iniciativa liberal no 25 de Abril é lamentável mas é digamos uma "tradição" desde 1976 do qual o PS e o PSD já foram vítimas de certas forças verem o 25 de Abril como seu - não estou a justificar mas a relembrar factos anteriores.

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
2,054
4,082
Eu não discordo da generalização do "todos roubam", até porque há uma escala de "roubo", se levarmos o termo no seu sentido mais coloquial.

De facto, são poucos os políticos que não cometem ilegalidades ou imoralidades, numa zona cinzenta da lei.

Mais claro isso fica quando a função primeira de um política é conquistar e preservar o poder, e não necessariamente o serviço público propriamente dito...

O que eu discordo é do facto de essa crítica partir maioritariamente de integrantes de um partido que faz igual ou pior.

5 Janeiro 2026
50
76
Pode concordar ou discordar e está tudo certo, estás no teu direito. Mentir e inventar é que não é correcto.
Foi uma gralha, sobre este PSU estou bem informado e modéstia à parte percebo do assunto.

A proposta de condicionar o acesso à PSU à aceitação de trabalho social obrigatório levanta sérias questões éticas, sociais e económicas. Foi apresentada como uma medida de integração e responsabilização mas corre o risco de produzir precisamente o contrário - mais estigmatização, mais precariedade e menos oportunidades reais para quem procura reconstruir a sua vida.

A primeira questão é simples. Se existe trabalho socialmente útil para ser realizado, porque não criar postos de trabalho dignos, com salário, direitos laborais, férias, proteção social e perspetivas de futuro? Porque motivo esse trabalho deve ser realizado por pessoas em situação de vulnerabilidade económica, sob ameaça de perderem o apoio que lhes permite sobreviver?

Na prática, esta lógica cria uma reserva de mão-de-obra barata ou mesmo gratuita para entidades públicas e sociais. O Estado deixa de enfrentar o verdadeiro problema - a falta de emprego estável e de qualidade - e transfere a responsabilidade para os desempregados, como se a ausência de trabalho fosse uma escolha individual e não uma consequência das condições económicas e do funcionamento do mercado laboral.

Outro problema é a completa desvalorização das qualificações, da experiência e da vocação das pessoas. Um desempregado pode ter décadas de experiência numa profissão, formação especializada ou competências específicas. No entanto, pode acabar colocado em funções sem qualquer relação com o seu percurso profissional, sem utilidade para a sua reintegração no mercado de trabalho e sem possibilidade de desenvolver as suas capacidades.

Isto não é integração profissional. É ocupação administrativa.

A experiência de outros países deveria servir de aviso. Na Alemanha, durante os anos das reformas Hartz IV, milhares de desempregados foram encaminhados para os chamados "1-Euro-Jobs". A promessa era a reintegração social e laboral. A realidade revelou-se muito mais complexa. Muitos participantes regressavam ao desemprego após o fim dos programas, sem acesso a emprego estável e sem melhoria significativa da sua situação profissional. Sindicatos, investigadores e organizações sociais denunciaram repetidamente o risco de substituição de empregos remunerados por mão-de-obra subsidiada e a estigmatização permanente dos beneficiários.

Situações semelhantes foram observadas noutros países europeus que implementaram modelos de 'workfare', onde o acesso a apoios sociais fica condicionado à realização de determinadas atividades. Em muitos casos, os resultados mostraram-se limitados na criação de emprego duradouro, enquanto aumentavam a pressão burocrática e psicológica sobre os desempregados.

marcometro

Lugar Anual
16 Março 2015
941
1,498
Que puta de figurinha fdx lol.

A frase que ficou eternizada pelo George Floyd.
Realmente a sociedade está fragmentada e doente.
Tanto está situação em Inglaterra como a situação do Floyd não deveriam ter ocorrido.
Essas duas pessoas neste momento deviam estar vivas e se tinham cometido algum ilícito deviam estar na cadeia ou terem sido condenados.
Agora a sociedade para defender a sua causa ataca a do outro.
As pessoas não andam bem da cabeça, se reflectissem bem, deviam era vir condenar ambas as situações de igual forma, são acontecimentos que não deveriam ocorrer em sociedade e quando acontecem deveriam ser condenados pela população de bem que gosta de viver em comunidade e respeitar o próximo.
Mas infelizmente o mundo está a caminhar na direção errada em minha opinião.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
14,282
20,579
Que puta de figurinha fdx lol.

A frase que ficou eternizada pelo George Floyd.
Ah mas calma.
Pelas notícias o Kowak também disse isso aos polícias que o algemaram. Também disse que tinha sido esfaqueado e o polícia disse “acho que não, mate”.
A cena é mesmo só a gralha ridícula na tshirt da miúda.