Vítor Ferreira

Vitinha 20

Vitinha

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,838
22,344
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Parabéns Vitinha, mais uma! Agora faz lá a vontade ao presidente. ;)

P.S. Um pau nas costas a quem contribuiu para ter ele saído daqui por um sumol e uma sandes de panado.

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
13,015
22,051
Conquistas
7
64
Porto
Mas estamos a falar em legado ou em qualidade individual?

É que, para mim, o Figo nem era o melhor jogador português do seu tempo...

Mas sim, em termos de legado, o Figo ainda está no top 3.
De uma ponderação de muitas coisas. A consistência e nível absoluto no topo que o Figo atingiu só se viu com Cristiano Ronaldo. Foram uns 10 anos como um dos melhores do mundo na sua posição, a atuar entre Barcelona e Real Madrid, a somar ainda umas boas primeiras épocas no Inter e prestações de valor por Portugal em grandes competições de seleções. Acima dele só Eusébio e CR, com Pepe em quarto, para mim. Quem fecha o top 5 é discutível mas estes 4 parecem-me demasiado sólidos por múltiplas razões.

normal_person

Tribuna Presidencial
27 Julho 2017
6,526
9,092
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Domingos
  • Deco
Mas estamos a falar em legado ou em qualidade individual?

É que, para mim, o Figo nem era o melhor jogador português do seu tempo...

Mas sim, em termos de legado, o Figo ainda está no top 3.
Fiquei curioso em saber quem era o melhor português do tempo do Figo para ti.
Figo é capaz de ser o melhor português que eu vi jogar. Porque foram anos de muita qualidade no mais alto nível e de muita consistência. E era aquele tipo que carregava as equipas as costas quando mais precisavam. Não se escondia. Precisamente algumas qualidades que vejo no Vitinha. Acredito que um dia mais tarde na carreira possa ter esse estatuto.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
20,590
27,305
Figo é capaz de ser o melhor português que eu vi jogar. Porque foram anos de muita qualidade no mais alto nível e de muita consistência. E era aquele tipo que carregava as equipas as costas quando mais precisavam. Não se escondia. Precisamente algumas qualidades que vejo no Vitinha. Acredito que um dia mais tarde na carreira possa ter esse estatuto.
Por acaso, no apuramento para o mundial de 2002, o Oliveira bem o metia a 10 - quando o rui bosta esteve lesionado - e não dava uma para a caixa. Os jogos acabavam por ser resolvidos com a entrada do Capucho e/ou Nulo Golos... ambos bem melhores a jogar a 10 que o figo... o figo na selecção foi muita propaganda da imprensa! Nesse apuramento, os dois suplentes que referi foram muito importantes, mas bastava o figo ter dado um toque na bola no início da jogada, e os fdp da imprensa, em vez de darem mérito ao Capucho ou ao nulo golos, gritavam "fantástico! Jogada iniciada por figo!!".

Última edição:
  • Like
Reações: Panda Azul e Branco

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
6,876
8,728
Gosto muito do Figo... mas é do que apanho numa figueira que tenho no meu quintal... muito bom...

• Haha
Reações: Viena

normal_person

Tribuna Presidencial
27 Julho 2017
6,526
9,092
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Domingos
  • Deco
Por acaso, no apuramento para o mundial de 2002, o Oliveira bem o metia a 10 - quando o rui bosta esteve lesionado - e não dava uma para a caixa. Os jogos acabavam por ser resolvidos com a entrada do Capucho e/ou Nulo Golos... ambos bem melhores a jogar a 10 que o figo... o figo na selecção foi muita propaganda da imprensa! Nesse apuramento, os dois suplentes que referi foram muuto importantes, mas bastava o figo ter dado um toque na bola no início da jogada, e os fdp da imprensa, em vez de darem mérito ao Capucho ou ao nulo golos, gritavam "fantástico! Jogada iniciada por figo!!".
Situações momentâneas e particulares. O que a imprensa dizia pouco me importa. Eu lembro-me bem e tenho opinião própria. Era um craque na seleção também, dos melhores de sempre.
Mas isso não interessa pra este tópico. É do grande Vitinha. Que um dia possa ter o prazer de o ver com a 10 azul e branca.

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
11,861
17,116
Para mim não ainda. Cristiano, Eusébio e Figo é intocável, para já. Depois há Pepe (dos melhores centrais do século, três vezes equipa do Euro e seria 4x não fosse a saída permatura em 2024), Futre, Deco e Coluna a disputar os dois últimos lugares do top 5. Meter Vitinha à frente de qualquer um destes para mim é prematuro, ainda que exista a possibilidade de fazer top 5 (ou até top 3, dependendo do mundial) do Ballon d'Or dois anos consecutivos. Pode mudar já no Mundial, vamos ver.
Aceito. Mas para mim já é. Sobretudo pelo que já conseguiu com a idade dele.
Cristiano, Pepe intocáveis no topo. Depois Figo, Deco e Eusébio podem alternar se bem que e posso estar a ser injusto, mas ser 3º da Bola de Ouro em 2025 é mais dificil do que ganhar uma nos anos 60 e 70.
Mas se estivermos a falar estritamente em termos de palmarés ou internacionalizações ainda dá para fazer um top-10 e meter um Baía, Ricardo Carvalho, Moutinho, Rui Costa, Quaresma ou Nani.
Futuramente Diogo Costa, Ruben Dias, Bruno F e bernardo (este último mesmo só pelo palmarés do que pelo que fez pela Selecção)

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
80,889
58,157
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Figo não foi só o melhor jogador portugues da sua geração, foi tambem talvez top5 da sua geração a nivel mundial. Era um Galatico.

Braveheart

Bancada central
24 Outubro 2014
2,493
4,125

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
2,016
3,932
Vão bater-me, mas o JVP foi dos melhores jogadores que já vi jogar, inclusive ao vivo (no estádio e não só...).

Teve o azar de não ter passado por grandes clubes na carreira (o Fifica decadente que ele carregava às costas, lagartagem pequenina e o Boavista).

Aquela experiência negativa com o Atlético marcou-o muito e foi cobarde ao desistir da carreira internacional.

Sim, era um porco em campo. Sim, foi cobarde.

Mas digo sem vergonha que, para mim, era melhor que o Figo.

Obviamente não teve o legado, nem a carreira, nem a consistência do Figo, mas acredito que seria considerado superior caso tivesse uma carreira internacional.

Uma das tristezas que tive foi nunca ter visto o JVP jogar com a nossa camisola, com a camisola do seu clube de coração.

Portanto, não me interpretem mal, pela carreira que teve, o Figo merece ser considerado superior, mas o JVP era mais genial, mais talentoso.