Não continuando a Joana a opção provavelmente irá recair sobre uma jogadora internacional, mas tenho expectativas que pelo menos uma das estrangeiras que saiu será substituída por uma portuguesa.
Se a Vitória não continuar (acho que há dúvidas sobre a sua situação contratual) também vejo como possibilidade vir alguma jogadora portuguesa. Mas eu tento a opinião que se queremos ser competitivos a longo prazo, temos que começar a formar jogadoras. A zona 4 e central são duas posições de excelência para isso. Tendo 3 boas opções para jogos difíceis, a última opção pode ficar livre para uma jovem jogadora entrar em jogos menos exigentes!
Concordo com a parte da formação. Estamos anos atrasados em relação aos melhores (Leixões, PV Efanor, Castêlo, AASM, Esmoriz e outros só na zona do Porto) e se queremos de facto consolidar o Voleibol não estou a ver outra forma até porque não sei quantos anos duram patrocinadores de “bolsos fundos”…
Quanto à quarta central ou ponta, bem, o clube já tem feito isso, mas tem tirado muito pouco proveito das mesmas mesmo em jogos menos exigentes. O Miguel Coelho ainda menos oportunidades dá às jovens jogadoras do que o Rui Moreira dava…por isso não espero uma evolução nesse capítulo nas próximas duas épocas.