Nós precisamos de 3 pontas de lança para a próxima época.
O titular que vai jogar a grande maioria do tempo, o suplente que vai entrar com frequência e alternar a titularidade em alguns jogos e um 3º que vai ter pouco utilidade além de um ou outro jogo para a Taça de Portugal quando o adversário é o Cinfães e fazer banco quando um dos dois acima na hierarquia estiver fora.
De momento, e partindo do pressuposto que o De Jong não fica, temos no nosso plantel apenas 2 pontas sob contrato: Samu e Gul.
O Samu, assim que recupere, será a primeira opção para a frente de ataque. Pelo valor que nos custou e pelo seu próprio potencial parece-me óbvio que a ideia será essa. Isto a pensar que regressa sem mazelas da lesão.
O Gul já se percebeu que por muito bom moço que seja ainda não tem andamento para ser opção válida nem para titular nem para suplente. É preciso homem com muito mais golo. Não nos podemos dar ao luxo de ter um jogador que fica 3 meses sem marcar como referência ofensiva.
O papel dele este ano era de 3º avançado. O tal que serve para tapar buracos. No entanto, duvido que ele queira ficar cá para ser esse jogador. É internacional, é jovem, precisa de crescer e foi titular nos últimos meses por isso é perfeitamente natural que queira mais minutos na próxima época que não lhe vamos poder dar.
Dito isto, tenho a certeza que vai sair. Ou emprestado para desenvolver e poder voltar com outro estatuto ou então vendido para a Turquia onde tem mercado.
Sendo assim, sobra-nos apenas o Samu. Faltam-nos 2.
O suplente (que vai ser titular provavelmente até inícios de Outubro) tem de ter golo. Ou um jogador na onda do De Jong (o Lewandowski o quê?) que nos garante 20 golitos sem se chatear muito ou algum ponta de lança mais jovem mas já com números suficientes para ser uma garantia de qualidade para o Porto.
O 3º avançado terá sempre de ser alguém que não levante muito pó se fizer a maioria da época entre banco e bancada. Aí enquadra-se ou um puto barato com potencial (como foi o Gul este ano) ou um jogador já com algum calo mas que já se convenceu que não pode exigir muito e tem é de dar graças a Deus por ter lugar num plantel de uma equipa de Champions. Tipo um Moffi.
Baseado no que vi nestes jogos, o Moffi não me diz nada. Mas há que ter em atenção que veio de uma lesão grave, chegou cá em Janeiro, sem pré época com o Walsh que põe toda a gente a mijar sangue e foi-lhe exigido um ritmo que não é para todos.
A minha preferência recaía no tal puto barato com potencial, tipo Gul, mas se formos para a segunda opção o Moffi pode ser esse jogador. Já conhece a casa, as ideias do treinador, o sofrimento que lhe espera e vê-se que gosta de cá estar.