#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.20

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.20 Performance da Época

pauletaoaz

Tribuna Presidencial
13 Julho 2015
5,548
4,484
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Eu acho que condicionamos bem mas estruturalmente falhamos ao controlar os médios deles, eu concordava contigo se as bolas saíssem por fora do bloco mas elas estão a sair por dentro, muitas vezes há o apoio frontal dos PL que até estão bem condicionados mas os médios dos adversários estão a ser mais capazes do que os nossos a dar linha de passe ao PL deles e ficam de frente para o jogo (tira o Froholdt disto porque às vezes até sinto que está sozinho no meio campo quando há pressao), mas pior ainda para mim é a saída curta por dentro do "bloco" porque a equipa não está compacta , isto acontece uma vez, duas e eu já estou à espera que a equipa baixe e dê a bola ao adversário porque é assim normalmente . Mas concordo na parte do PL ser um come sono, tanto o gul como o moffi
Olha que hoje grande parte das saídas do Sporting foram por fora. Tinhas o extremo a ter que vir ao meio compensar a falta de pressão do avançado no central e depois abria a linha de passe para o lateral e a partir daí estava criada a superioridade. Óbvio que não me recordo de todos os lances do jogo, mas este aconteceu várias vezes. Também me lembro de uma outra saída pelo meio já com o Moffi lá dentro porque lá está não condicionava e o central saída a jogar como queria, tens um lance que o desbast até sai com bola quase até ao meio campo porque o
Moufi pesadão não o consegue acompanhar. Porque fora isso principalmente na 2a parte mesmo quando passavam esta 1a pressão, a nossa 2a linha matava os lances todos, e não me recordo do Suarez tocar na bola tirando na reta final do jogo. Talvez o meu ódio por
estes 2 avançados também me tolde um bocado o juízo e a opinião

• Like
Reações: Maressi

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,810
1,120
Porto
Não concordo, podes dizer que não gostas dos princípios agora eles são bem identificados, podes dizer que querias menos verticalidade e mais passes curtos mas que há ideias há. Todos os momentos do jogo têm padrões , basta ver o que Mourinho disse quando jogou contra nós, e o que disse um jogador do Tondela ou do Estoril que sabem o que vamos fazer mas que não conseguem contrariar.
Não ponho em causa que Farioli tenha os seus princípios, porque os tem. Caldos de galinha e ferrolho. Zero risco. Marcar e recuar. Defender o resultado em diversos jogos de resultados tangenciais, mesmo em casa contra mijas na escada. Eu não me revejo neles. Nem é essa a matriz que nos elevou de um clube nacional a internacional.
Estamos num ano difícil? Estamos. Eu considero este campeonato um dos mais importantes de sempre. Por tudo. Pelo declínio de uma Era, pela perda do melhor presidente de sempre, pela ruptura de um reinado de 4 décadas, pelo processo difícil da passagem de testemunho, pela condição financeira a que o clube chegou aquando da transição. Num Porto à Porto, pujante, financeiramente saudável, eu jamais quereria esta filosofia de jogo.
Mas não estamos.
Por isso dou-lhe todo o mérito do trabalho que tem feito. Mas no ano a seguir, sagrando-se campeão, e com o plantel reforçado, quero ver evolução no nosso jogo.

Última edição:

Flames

Lugar Anual
20 Maio 2021
11,294
25,329
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Impossível falar alguma coisa neste forum, os ressabiados da última direção ou os amantes do ex treinador à espera do primeiro desaire para vir bater em tudo, do outro lado exactamente o mesmo tipo de pessoas que os primeiros mas no extremo oposto em que tudo o que o treinador e o presidente fazem tá certo e toca a insultar quem disser algo de mal.

No meio disso alguém que vê coisas bem feitas e elogia e outras vezes critica porque nem sempre tá tudo certo. Podíamos estar aqui a tentar perceber porque é que a nossa pressão falhou e o sporting acaba a ter muita bola na primeira parte coisa que já aconteceu com o Braga em casa, com o benfica em casa na taça, porque é que mexeu tarde (são críticas legítimas hoje e só têm de aceitar). Isso não apaga nada do que Farioli tem feito, convém lembrar que ele ficou sem os dois PL e estamos em primeiro a ser roubados ou os outros beneficiados desde início, tal como hoje. Mérito total do treinador e para o ano o presidente só lhe tem de lhe dar mais armas na frente. A maior critica que tenho ao treinador é a falta de efectividade na pressão, condicionamos bem a levar a bola para onde queremos mas falta algo que não sei o que é para roubar a bola mais vezes, não sei se é qualidade dos jogadores na frente se é mérito dos adversários, o que é certo é que passam a nossa primeira linha com os apoios frontais muito facilmente e isso tem de ser resolvido porque se não formos capazes de roubar a bola acontece o que aconteceu na primeira parte, a outra equipa fica com bola e escolhe o ritmo de jogo. Isto quando temos de entrar para ganhar em todos os jogos é mau.
Este problema leva à critica "aí mas ele nos jogos grandes é cagao e não arrisca", do ponto de vista prático essa critica não faz sentido e entronca exactamente nisso da pressão e ter bola, ele não vai conseguir abafar o adversário se não tiver bola, e se não ganha a bola na pressão não tem bola e baixa as linhas para não sofrer nas transições, Braga em casa é a cara disso.

Contra os pequenos fruto da falta de capacidade técnica deles pressionamos melhor mas contra equipas melhores tivemos dificuldades como nos jogos que referi. Isto não muda nada do que ele fez até agora e esperamos todos que seja campeão porque todos merecemos. Se estamos onde estamos é pela magia que o presidente fez a nível de finanças e revolução do plantel e do treinador que pegou num plantel novo e criou dinâmicas rápido. Seremos!
Acho que talvez tenha sido a melhor explicação que li até hoje para algo que vejo recorrentemente nos nossos jogos, mas nem eu consigo dar um nome a isso ou dizer o que é, ou qual o problema. Muitas vezes parece que os nossos jogadores a pressionar fazem, efetivamente, o mais difícil, direcionam bem, depois quando parece que as coisas nos vão correr bem e que vamos recuperar a bola, ela acaba sempre por ficar para o adversário, seja com ressaltos estranhos, seja porque os nossos jogadores não conseguem controlar como deviam... Não consigo perceber, mas esta coisa parece que nos faz estar sempre atrasados no tempo durante o jogo. Fica sempre aquela sensação que podíamos criar muito mais danos, mas temos de correr o dobro ou o triplo do que efetivamente seria necessário para recuperar uma bola.

• Like
Reações: nunex75 e Maressi

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,747
10,143
18 remates contra 3! Mesmo com 10 (por uma falta absurda do Varela) estivemos por cima. Não marcamos no último lance porque o Rui Silva deu uma de grande GR.
Não fomos inferiores em nenhum dos jogos e perdemos no pormenor contra uma equipa feita, madura e que, verdade seja dita, já nem devia estar na competição.

Convém não esquecer que esta equipa do Sporting é Bi-campeã e joga junto há muitos jogos Nós vimos de uma mudança drástica no clube, uma época terrível e temos um plantel praticamente novo.
Tudo verdade, e ainda faltou dizer que hoje o árbitro inclinou decisivamente a balança para o sportém. Mas também é verdade que desses 18 remates que fizemos, quantas defesas complicadas é que o GR do sportém teve de fazer? Duas ou três, já contando com a do gajo que defendeu o remate do Veiga com o braço. Falta obviamente muita qualidade no nosso ataque. Mas isso não é de certeza culpa de Farioli, nem sequer do presidente, quando por puro azar chegas a março sem os dois principais PL da equipa.
Por entre os azares e as armadilhas que tivemos de enfrentar, ganhar este campeonato será um feito de proporções históricas, sobretudo vindo nós do poço em que estávamos.

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
9,867
11,134
Olha que hoje grande parte das saídas do Sporting foram por fora. Tinhas o extremo a ter que vir ao meio compensar a falta de pressão do avançado no central e depois abria a linha de passe para o lateral e a partir daí estava criada a superioridade. Óbvio que não me recordo de todos os lances do jogo, mas este aconteceu várias vezes. Também me lembro de uma outra saída pelo meio já com o Moffi lá dentro porque lá está não condicionava e o central saída a jogar como queria, tens um lance que o desbast até sai com bola quase até ao meio campo porque o
Moufi pesadão não o consegue acompanhar. Porque fora isso principalmente na 2a parte mesmo quando passavam esta 1a pressão, a nossa 2a linha matava os lances todos, e não me recordo do Suarez tocar na bola tirando na reta final do jogo. Talvez o meu ódio por
estes 2 avançados também me tolde um bocado o juízo e a opinião
Concordo com o que disseste mas varios lances saiam com toque curto e tinham imenso espaço e isso nao devia acontecer se o lado oposto tivesse mais por dentro para as segundas bolas e para compensar o jogador que tenta o desarme e nao consegue. Nao acho que foi dos nossos piores jogos na pressao mas tambem nao foi bom na primeira parte
A segunda parte foi muito melhor na pressao eles estavam com muitas dificuldades em sair como disseste mas a falta de frescura tambem faz com que nao consigam mover-se para dar linhas de passe. Eles estavam mesmo de rastos, eu desconfio que o trincao na imagem que está a falar com o borges está a pedir para sair e ele deve ter dito que nao pode tirar todos. Acho que nao me lembro de ver uma equipa tao de lingua de fora.

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
9,867
11,134
Acho que talvez tenha sido a melhor explicação que li até hoje para algo que vejo recorrentemente nos nossos jogos, mas nem eu consigo dar um nome a isso ou dizer o que é, ou qual o problema. Muitas vezes parece que os nossos jogadores a pressionar fazem, efetivamente, o mais difícil, direcionam bem, depois quando parece que as coisas nos vão correr bem e que vamos recuperar a bola, ela acaba sempre por ficar para o adversário, seja com ressaltos estranhos, seja porque os nossos jogadores não conseguem controlar como deviam... Não consigo perceber, mas esta coisa parece que nos faz estar sempre atrasados no tempo durante o jogo. Fica sempre aquela sensação que podíamos criar muito mais danos, mas temos de correr o dobro ou o triplo do que efetivamente seria necessário para recuperar uma bola.
Temos de esperar que alguem pergunte ao mister, gostava mesmo que o fizessem para eu entender o que acontece como leigo que sou

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
9,867
11,134
Não ponho em causa que Farioli tenha os seus princípios, porque os tem. Caldos de galinha e ferrolho. Zero risco. Marcar e recuar. Defender o resultado em diversos jogos de resultados tangenciais, mesmo em casa contra mijas na escada. Eu não me revejo neles. Nem é essa a matriz que nos elevou de um clube nacional a internacional.
Estamos num ano difícil? Estamos. Eu considero este campeonato um dos mais importantes de sempre. Por tudo. Pelo declínio de uma Era, pela perda do melhor presidente de sempre, pela ruptura de um reinado de 4 décadas, pelo processo difícil da passagem de testemunho, pela condição financeira a que o clube chegou aquando da transição. Num Porto à Porto, pujante, financeiramente saudável, eu jamais quereria esta filosofia de jogo.
Mas não estamos.
Por isso dou-lhe todo o mérito do trabalho que tem feito. Mas no ano a seguir, sagrando-se campeão, e com o plantel reforçado, quero ver evolução no nosso jogo.
O oskar numa entrevista teve oportunidade de dizer isto " Tenho de perguntar isto: porque é que toda a gente acha que jogamos de forma defensiva? Todos têm o seu papel. O pressing começa na frente. Somos uma equipa unida, tanto a atacar como a defender. "
Outro jogador disse o mesmo nao me recordo se o bednarek o kiwior o samu ou o rosario, tenho essa ideia e talvez ate tenha sido mais do que um deles
Ja vimos este ano um Porto a jogar em casa de rivais ultra ofensivo com pressing la em cima e a criar jogadas de perigo umas atrás das outras, mas ja vimos outro Porto mais expectante e quase incapaz de contrariar a posse do adversario. E volto a recordar que ele nao tem o PL principal e o segundo

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,747
10,143
Porque raio é que ele havia de querer continuar neste lixo? Ninguém esperava isto, agora já há quem diga que temos o melhor plantel do campeonato (mentira, efeito treinador), em primeiro contra uma roubalheira, roubado de uma taça… Há alguma razão boa para ele ficar e não ir para uma liga decente?
Champions league garantida?

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,747
10,143
Nao tenho dito nenhuma mentira.

Farioli é um treinador decente? Sim, é.

Teve momentos bons nos clubes por onde passou? Sem duvidas.

Mas que é um loser nao ha duvidas. Os factos estao ai para quem os quiser ver.

O loserismo dele é uma mescla entre alguma falta de sorte mas tambem e sobretudo uma enorme falta de coragem e arrojo.

Em todos os clubes as coisas acabam mal depois de terem estado muito boas. Ha um padrao claro.

Ele nao tem culpa de um autogolo ridiculo como o do Martim ou de uma ou outra infelicidade que possa ter tido na carreira mas é claramente responsavel pelas suas ideias e pelo seu pragmatismo doentio. E é isso que me fode.

Cada um tem as suas preferencias, é o que é. No meu caso, detesto futebol pastelao em que os jogadores andam a trocar a bola na defesa sem nexo e a jogar devagar devagarinho. Um gajo engole se estamos a ganhar mas ver essa merda quando se precisa de marcar é uma loucura e nao percebo como tanta gente aceita essa merda de bom grado.

Quanto ao ragebait desconfio que é uma reaçao emocional por nao ser dos que vem com a conversa de que "tinha avisado" e o crl. Quando sinto que algo (que nao quero que aconteça) vai acontecer e que acaba mesmo por acontecer a azia é a dobrar.
Ja sentia esta merda até porque este conservadorismo doentio so nao o vê quem nao quer. Tinha alias postado algo nesse sentido da eliminaçao no outro dia em resposta ao Apo.

Como disse à bocado, ainda bem que os lampioes deram uma maozinha caso contrario esses herois todos lambe botas do loser andavam a rezar um terço todos os dias até ao final do campeonato. Mas que rezem na mesma, tudo o que possa ajudar a evitar a estocada final do loserismo tem que ser feito. Nenhuma ajuda é demais.
Tu falas como se a nossa frente de ataque fosse constituída por Diaz, Falcão e Quaresma, ou até por Brahimi, Taremi e Galeno. Hello? Concentra-te. Nós andamos há dois meses a jogar com Oskar, Gul e Pepê/William. Nestas condições, aquilo a que tu chamas conservadorismo eu chamo pragmatismo inteligente.
A única coisa que posso criticar ao Farioli hoje é não ter arriscado mais e mais cedo, uma vez que perdido por cem perdido por mil.

Última edição:
  • Like
Reações: NELSON COSTA

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,747
10,143
Depende dele.

Se não tivesse tido relevância ninguém falava disso.

Qual é o mal de se falar nisso?

É tabu?

É para não dar azar?

A verdade é que a vitória das galinhas veio ajudar e muito a desanuviar os ares se não bastava vir aos tópicos dos jogos ver tudo de fralda na mão
Não te estarás a esquecer que o scp tem muito mais pontos do que deveria ter e que só ainda está na discussão do título graças aos árbitros?
Num campeonato normal nós já seríamos campeões, ou no máximo estaríamos a uma vitória do título, mesmo tendo de jogar os últimos três meses sem um PL de jeito.
Sinceramente, acho que Farioli merece um total de zero críticas.

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
31,777
26,507
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
Tudo verdade, e ainda faltou dizer que hoje o árbitro inclinou decisivamente a balança para o sportém. Mas também é verdade que desses 18 remates que fizemos, quantas defesas complicadas é que o GR do sportém teve de fazer? Duas ou três, já contando com a do gajo que defendeu o remate do Veiga com o braço. Falta obviamente muita qualidade no nosso ataque. Mas isso não é de certeza culpa de Farioli, nem sequer do presidente, quando por puro azar chegas a março sem os dois principais PL da equipa.
Por entre os azares e as armadilhas que tivemos de enfrentar, ganhar este campeonato será um feito de proporções históricas, sobretudo vindo nós do poço em que estávamos.
O nossos extremos não tem assistência,último passe. Nenhum deles.

Até o Samu se via fudido para para um golo antes da lesão.

• Like
Reações: Dagerman e nunex75

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,642
12,906
Farioli:
«Sporting veio aqui perder tempo, esmagámo-los a todos os níveis»
👏👏👏👏👏
Declarações para o show off.

Esmagar quando nem 1 golo se conseguiu marcar????

Farioli que atine..

No FCP joga-se para ganhar títulos, não para vitórias morais.

Fomos Eliminados da Taça- trofeu importante.

Para não falar que numa semana fomos eliminados de 2 competições.

Mais ação-pode por mexer na equipa sntes dus 70 min e ter CORAGEM para arriscar do que palavras.

4 Maio 2018
2,866
3,544
Conquistas
2
39
Cascais
  • Deco
  • Ricardo Quaresma
Já o disse uma vez, acho que não é treinador para o nosso clube.

Mas precisamos ser campeão e vamos ser. Para o ano esperemos jogar melhor e ganhar mais.