Economia Internacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,708
19,596
lol, para isso fazer o mínimo sentido era preciso que a intervenção actual tivesse alguma coisa a ver com a ajuda à população do Irão...

a acusação de ser diferente por causa do Trump é ele a confessar que defende por causa do Trump...e de Israel.
Achei genial a conversa de culpar a esquerda europeia quando Itália, França, Alemanha têm governos de direita e até quem tem apoiado mais os USA é a Inglaterra que tem um governo labour. Ah, pqp a desonestidade.

• Like
Reações: Cheue

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,708
19,596
Outra coisa hilariante é comparar o Clinton ao Trump, como se o Trump fosse uma entidade abstrata e não tivesse:
1) cagado para a Ucrânia
2) dito mil vezes que não precisa da NATO para merda nenhuma
3) ameaçado roubar a Gronelândia
4) usado as tarifas como chantagem a países aliados

e depois aparece um génio “é fodido quando aparece alguém com memória” ahahaha

• Haha
Reações: Czarli9

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,268
7,353
e eles acharam pouco, então andam há 70 anos numa espiral expansionista a dizer às pessoas que lá estavam antes deles, que o que é teu é meu.
Em termos factuais e geopoliticos os últimos 100 anos não foi nada disso e tu sabes.
Não estou a dizer que ideologicamente a motivação não seja essa mas em termos factuais não foi

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,268
7,353
Inglaterra, a royal family que estava em falencia ate aparecer os Rothchild que lhes deram o dinheiro em troca de terem o direito de preferencia sobre a realeza para procrearem.
No fundo eles "deram" a terra a si mesmos
O problema o tal elefante na sala é que antes dos ingleses mandarem no território, mandaram os turcos durante 500 anos.
Basicamente o território era tanto dos árabes como dos judeus...ou seja de nenhum

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,645
7,290
O problema o tal elefante na sala é que antes dos ingleses mandarem no território, mandaram os turcos durante 500 anos.
Basicamente o território era tanto dos árabes como dos judeus...ou seja de nenhum
Fazes uma confusão enorme entre estado soberano/potência ocupante que administra um território ou país, e os cidadãos desse território ou país que administram as suas propriedades.
Em 1580, a administração de Portugal passou da coroa portuguesa para a coroa espanhola.
As propriedades do João, do Zé e do Manel continuaram a ser deles.
Eram deles com a coroa portuguesa, continuaram a ser deles com a coroa espanhola.
Na Palestina a mesma coisa.

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,708
19,596
Em termos factuais e geopoliticos os últimos 100 anos não foi nada disso e tu sabes.
Não estou a dizer que ideologicamente a motivação não seja essa mas em termos factuais não foi
Como assim?

basta olhar para os mapas, nem é preciso ler o texto (se bem que vale a pena)

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,268
7,353
Fazes uma confusão enorme entre potência ocupante que administra um território ou país e os cidadãos desse território ou país que administram as suas propriedades.
Em 1580, a administração de Portugal passou da coroa portuguesa para a coroa espanhola.
As propriedades do João, do Zé e do Manel continuaram a ser deles.
Eram deles com a coroa portuguesa, continuaram a ser deles com a coroa espanhola.
Na Palestina a mesma coisa.
Não não é
Quantos e quantos casos houve na História em que a força ocupante despojou os residentes dos seus direitos de propriedade e de cidadania?
No caso do Mandato Britsnico não havendo uma legislação de Estado não tenho a certeza que os seus habitantes tivessem pleno direito de propriedade reconhecida legalmente.
Até porque o Mandato Britsnico foi muito criticado pelo vazio legal em várias matérias.
No tempo do zImperio Otomano os árabes nem tinham direitos plenos de cidadania nem de propriedade

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,566
9,829
Não não é
Quantos e quantos casos houve na História em que a força ocupante despojou os residentes dos seus direitos de propriedade e de cidadania?
No caso do Mandato Britsnico não havendo uma legislação de Estado não tenho a certeza que os seus habitantes tivessem pleno direito de propriedade reconhecida legalmente.
Até porque o Mandato Britsnico foi muito criticado pelo vazio legal em várias matérias.
No tempo do zImperio Otomano os árabes nem tinham direitos plenos de cidadania nem de propriedade
Não inventes. No Império otomano os árabes tinham os mesmos direitos de propriedade que qualquer outra etnia, e esse "direito" era regulado simplesmente pelo costume e pela existência (ou não) de meios para adquirir e manter a dita propriedade. Só numa sociedade esclavagista (tipo Grécia antiga) ou profundamente xenófoba/racista (Alemanha nazi) é que o estado se dá ao trabalho de determinar quem pode e quem não pode ser proprietário.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,268
7,353
Não inventes. No Império otomano os árabes tinham os mesmos direitos de propriedade que qualquer outra etnia, e esse "direito" era regulado simplesmente pelo costume e pela existência (ou não) de meios para adquirir e manter a dita propriedade. Só numa sociedade esclavagista (tipo Grécia antiga) ou profundamente xenófoba/racista (Alemanha nazi) é que o estado se dá ao trabalho de determinar quem pode e quem não pode ser proprietário.
Eu não estou a inventar e sabes bem disso.
A realidade árabe no Império Otomano era tudo menos airosa:
Dependendo da sua origem havia árabes que eram autênticos escravos dos turcos com 0 direitos.
Havia em alguns locais algumas elites árabes( com posses e algum dinheiro) que os turcos utilizavam para controlar a população nativa local mas eram casos pontuais.
Há um registo histórico que os árabes eram tratados no Império Otomano como cidadãos de 2a com direitos limitados.
Aliás não foi por serem bem tratados que os árabes ajudaram os ingleses a tirar os Otomanos da região( os ingleses tb lhes prometeram um Estado).
Não façam revisionismo histórico.

Ok os ingleses enganaram os árabes relativamente ao Estado e aproveitaram se disso.
Mas posteriormente o ressentimento árabe contra os ingleses foi de tal ordem que se juntaram ao lodo da Humanidade( Nazis) se vingarem.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,566
9,829
Dependendo da sua origem havia árabes que eram autênticos escravos dos turcos com 0 direitos.
Havia em alguns locais algumas elites árabes( com posses e algum dinheiro) que os turcos utilizavam para controlar a população nativa local mas eram casos pontuais.
Há um registo histórico que os árabes eram tratados no Império Otomano como cidadãos de 2a com direitos limitados.
Aliás não foi por serem bem tratados que os árabes ajudaram os ingleses a tirar os Otomanos da região( os ingleses tb lhes prometeram um Estado).

Ok os ingleses enganaram os árabes relativamente ao Estado e aproveitaram se disso.
Mas posteriormente o ressentimento árabe contra os ingleses foi de tal ordem que se juntaram ao lodo da Humanidade( Nazis) se vingarem.
Eu não contestei a discriminação que pudesse haver contra os árabes, contestei apenas a tua invenção de que os árbes não tinham direito de propriedade.
Qualquer pesquisa rápida na rede te mostra que isso é falso.
Mas como tu próprio reconheces que havia árabes ricos influentes e como tal proprietários, ai rest mai caise.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,645
7,290
Não não é
Desculpas de mau pagador.
Com otomanos e depois ingleses, os palestinianos continuaram lá, nas suas terras, nas suas casas, nos seus negócios, na sua vida, mesmo oprimidos, mesmo sobrecarregados de impostos.
Só com os israelitas é que foram expulsos das suas terras ancestrais e mortos em grande escala, e últimamente até genocidados.
Nenhuma potência ocupante os tratou como Israel.

Última edição:
  • Like
Reações: Dagerman

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,645
7,290

Os sionistas estão cada vez mais parecidos com os nazis.
E não sou eu que digo, são os muitos judeus antissionistas espalhados pela América e pela Europa, alguns deles até israelitas e ex integrantes do aparelho sionista, mas que não aguentaram tanta malignidade e renegaram Israel e o seu Sionismo.