Economia Nacional

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,970
2,032
o estado recebeu 38M de dividendo da Galp em 2025 e vai receber 40M agora, desse resultado.
4 euros por ano por português sensivelmente. Pouco mais de 30 cent por mês. Resta saber quanto é que cada português terá pago por mês dos 1154 milhões de lucro. Talvez ande ela por ela porque a parte comercial é uma porção minoritária do lucro total. Já para não falar de impostos.

Off-topic, seria a favor de uma maior participação do estado na Galp. Para além de ser uma coisa que dará lucros à de eterno é algo que o país pode ter um interesse estratégico. Mas provavelmente a maior fatia ficará para a família Amorim. Grande jogada, grande negócio. Mas isso seria outra conversa.

A maior parte dos empresários portugueses veio do nada, é muito dificil empreender, Portugal não é um bom país para isso, alem disso até é mal visto empreender, o patrão é pintado como o vilão e mafioso.

Tu pensando isso tentaste fazer isso?
Não tenho capital amigo. Sou um teso. Não é por me incomodar que os outros me vejam assim ou assado.

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,471
19,214
imigração não diz o que dizia antes

ser conservador, escrever um livro com um hiper conservador, queixar-se dos "woke" - quando antigamente era uma pessoa também liberal nos costumes.

narrativas do crime e da segurança etc

antigamente era um gajo da ala liberal do PSD, agora é um conservador.

passou de ser tipo CGP, para ser um Paulo Nuncio.
Em 2015 andava a dizer que a Europa devia ter uma política de imigração mais aberta, todo solidário com os naufrágios do mediterrâneo.

Acima de tudo é um gajo inteligente e já está a preparar o pós Montenegro, que é um regime que está condenado à partida (aliás na entrevista à cnn nesta semana o Ventura não se cansou de colar o psd ao ps, pelo menos nos 5 minutos que consegui ver sem vomitar), preparando-se para surgir com uma coligação ad il chega. E o chega como é um partido sem qualquer tipo de princípios e que topa tudo para chegar ao poder, rapidamente aceitará tudo, desde a privatização da segurança social até à nova lei laboral. Vai ser uma maravilha .

• Like
Reações: MiguelDeco

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,970
2,032
No século XVI Portugal não era alérgico ao risco, mas isso também porque estava muitos passos à frente das Franças e Inglaterras na ciência da navegação, ou seja, tinha conhecimento que os outros não tinham. Moral da história: o risco é bom quando está associado ao conhecimento, sem conhecimento, o mais seguro é não arriscar nada. Hoje o português médio tem menos conhecimentos do que o inglês médio, e por isso o seu sonho de investimento é abrir um pão-quente e depois tentar ir por aí fora até se tornar a Padaria Portuguesa do gato fedorento.
Mas na aversão ao risco também temos de levar em conta o conhecido fenómeno da fuga de cérebros, que faz com que os portugueses mais competentes/ambiciosos se exportem para países de melhores salários e perspectivas. Aliás, hoje estamos num tempo em que até os trolhas competentes emigram, e cá ficam só os que mal sabem distinguir um martelo duma talocha.
Se bem que acho que é impossível estabelecer paralelismos com o sec. XVI em grande medida eu concordo. Quando falo com pessoas que têm um pouquito mais que eu e querem investir qualquer coisita a conversa vai redundar na restauração, especulação imobiliária e cripto... quiçá alguma micro agricultura biológica e tal... mas é raro fugir disto. É tudo de uma falta de imaginação e pequenês tacanha. Mas também não os culpo. Quando há pouco dinheiro ninguém vai agora querer fundar uma ASML ou uma Apple.

Apesar de haver pequenos exemplos de malta mais nova a querer fugir disto e ainda querer manter alguma esperança a fuga de cérebros foi assustadora no período da troika. Espero que as coisas comecem a alterar.

• Like
Reações: Dagerman

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,970
2,032
A grande maioria dos empresários tugas eram tesos. Até o dos grandes "grupos económicos", como o Belmiro, Nabeiro ou Amorim.
O que leva à questão seguinte. Porque é que não és um Belmiro? ...Estas coisas não podem ser vistas à luz da excepção.

E mesmo não querendo tirar o mérito as excepções tiveram sempre um sem fim de circunstâncias felizes para um sucesso estrondoso ter acontecido mesmo com a inteligência e competência que possas atribuir a cada uma dessas pessoas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O que leva à questão seguinte. Porque é que não és um Belmiro? ...Estas coisas não podem ser vistas à luz da excepção.

E mesmo não querendo tirar o mérito as excepções tiveram sempre um sem fim de circunstâncias felizes para um sucesso estrondoso ter acontecido mesmo com a inteligência e competência que possas atribuir a cada uma dessas pessoas.
Pela mesma razão que tu, e que enumeraste.

É a alergia de querer assumir o risco de meter o dinheiro em alguma coisa em que dê problemas dificeis, responsabilidades de ter pessoas a cargo, dificuldades, dores de cabeça
O citados era no sentido de dizer que até esses vieram do nada. A esmagadora maioria das empresas são pequenas empresas, com pequenos empresários, e a maior parte deles veio do nada, os que eram tesos não são a excepção, devem mesmo ser a regra. E há depois há todos os outros que tentaram e faliram.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,970
2,032
O citados era no sentido de dizer que até esses vieram do nada. A esmagadora maioria das empresas são pequenas empresas, com pequenos empresários, e a maior parte deles veio do nada, os que eram tesos não são a excepção, devem mesmo ser a regra. E há depois há todos os outros que tentaram e faliram.
A regra é mesmo ter recebido alguma partilha que deu um bocadinho mais para o pé de meia, o negócio que estão a gerir já veio de família ou têm pais que podem ajudar numa primeira fase. Vindos do zero absoluto são poucos, não digo que não existam, mas são poucos.

E desses poucos os poucos que conseguem não falir são menos ainda. E dentro desses que não faliram os que conseguiram fizer uma fortuna então... esses são mesmo um raridade...

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,433
2,515
imigração não diz o que dizia antes

ser conservador, escrever um livro com um hiper conservador, queixar-se dos "woke" - quando antigamente era uma pessoa também liberal nos costumes.

narrativas do crime e da segurança etc

antigamente era um gajo da ala liberal do PSD, agora é um conservador.

passou de ser tipo CGP, para ser um Paulo Nuncio.
Meu querido Cheue, o gajo sempre foi conservador.

Ficou ultraconservador por causa dos tratamentos que a mulher fazia e consequente morte, que o fez ter posições mais extremadas em determinadas matérias, especialmente as que contendem com a vida (aborto, eutanásia, etc.).

No entanto, lembro-me perfeitamente que, nos anos da Troika, tentou limitar a IVG com taxas moderadoras e queria um novo referendo (sendo que antes tinha votado "Sim" no segundo referendo).

Continua a ser um liberal economicamente, na linha da IL, mas em termos de costumes consegue ser ainda mais conservador que o Ventura - e é um ultraconservadorismo sincero, resultante das circunstâncias da sua vida, não é mero produto de tacticismo político, até porque julgo não serem posições populares mesmo à direita, tanto que o AV tenta fugir desses temas sempre que é confrontado com os mesmos.

Não podemos dissociar a ascensão do Passos a líder do PSD de todo o movimento da blogsfera portuguesa de direita. O Relvas, que era uma espécie de mecenas nesse âmbito, é o principal responsável pelo Passos que conhecemos hoje: tornou um tipo com uma imagem de party boy num homem austero e sério.

Acho que o PPC é hoje em dia um homem bastante sério, reconheço-lhe integridade, tanto intelectual como pessoal, apesar do seu passado.

Contudo, não podia estar mais distante do projeto político que quer implementar em Portugal, do qual serei um acérrimo opositor desde o primeiro minuto.

Esta nova vinda do Passos, que já está em curso, vem de um homem muito frustrado (pessoal e politicamente) e com alguma raiva, cujas tragédias da vida o levaram a adotar posições bastante extremadas.

Portanto, o gajo já era um Paulo Nuncio. Agora é até difícil de caracterizar, pois embora não seja propriamente um populista na linha da nova extrema-direita europeia, a verdade é que se situa no mesmo plano das ideias dessa gente, como que se fosse uma espécie de tecnocrata neoliberal ultraconservador.

Talvez à semelhança da direita radical da Suiça.

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
805
858
Meu querido Cheue, o gajo sempre foi conservador.

Ficou ultraconservador por causa dos tratamentos que a mulher fazia e consequente morte, que o fez ter posições mais extremadas em determinadas matérias, especialmente as que contendem com a vida (aborto, eutanásia, etc.).

No entanto, lembro-me perfeitamente que, nos anos da Troika, tentou limitar a IVG com taxas moderadoras e queria um novo referendo (sendo que antes tinha votado "Sim" no segundo referendo).

Continua a ser um liberal economicamente, na linha da IL, mas em termos de costumes consegue ser ainda mais conservador que o Ventura - e é um ultraconservadorismo sincero, resultante das circunstâncias da sua vida, não é mero produto de tacticismo político, até porque julgo não serem posições populares mesmo à direita, tanto que o AV tenta fugir desses temas sempre que é confrontado com os mesmos.

Não podemos dissociar a ascensão do Passos a líder do PSD de todo o movimento da blogsfera portuguesa de direita. O Relvas, que era uma espécie de mecenas nesse âmbito, é o principal responsável pelo Passos que conhecemos hoje: tornou um tipo com uma imagem de party boy num homem austero e sério.

Acho que o PPC é hoje em dia um homem bastante sério, reconheço-lhe integridade, tanto intelectual como pessoal, apesar do seu passado.

Contudo, não podia estar mais distante do projeto político que quer implementar em Portugal, do qual serei um acérrimo opositor desde o primeiro minuto.

Esta nova vinda do Passos, que já está em curso, vem de um homem muito frustrado (pessoal e politicamente) e com alguma raiva, cujas tragédias da vida o levaram a adotar posições bastante extremadas.

Portanto, o gajo já era um Paulo Nuncio. Agora é até difícil de caracterizar, pois embora não seja propriamente um populista na linha da nova extrema-direita europeia, a verdade é que se situa no mesmo plano das ideias dessa gente, como que se fosse uma espécie de tecnocrata neoliberal ultraconservador.

Talvez à semelhança da direita radical da Suiça.
Penso que o colega se referia ao largo período anterior à sua chegada ao Governo. Talvez nos tempos da JSD, em que em matéria de costumes ele era bem mais liberal.
Quanto à sua ascensão no PSD, há por aí uma tese de Mestrado curiosa sobre a forma como ele chegou lá. Blogosfera, criação de milhares de perfis falsos no Facebook, etc.
Eu sou PSD, mas de um PSD de centro. Sou social-democrata na economia (e completamente liberal nos costumes). Nada a ver com o PSD de Passos. O Passos, que não passa de um abutre à espera que o Montenegro caia, só quer minar o Governo actual para a seguir cair nos braços da direita e da extrema-direita.
Quanto ao Montenegro, que nunca na vida pensou chegar onde chegou (estava ali para se queimar na travessia do deserto dos 4 anos da maioria absoluta do Costa e de repente chegou a primeiro-ministro - e como o Passos deve estar arrependido de não estar ali naquele momento!), fez muito bem. Convocação de directas - agora avança, já que não te calas... Teria piada, um Governo do Montenegro suportado no PSD do Passos.
Mas o Passos diz que só avança quando quiser. Qual senador, reserva moral do Partido e da direita, não está disposto a lutar pelo poder. Não, este terá de lhe ser entregue. De preferência quando o Chega deitar abaixo o Montenegro.
Confesso que hoje em dia, ao contrário do que acontece com o Montenegro, tenho muito pouca simpatia pela personagem em que se transformou o Passos. Até se pode dizer que neste momento está a ser um traidor do Partido.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A regra é mesmo ter recebido alguma partilha que deu um bocadinho mais para o pé de meia, o negócio que estão a gerir já veio de família ou têm pais que podem ajudar numa primeira fase. Vindos do zero absoluto são poucos, não digo que não existam, mas são poucos.

E desses poucos os poucos que conseguem não falir são menos ainda. E dentro desses que não faliram os que conseguiram fizer uma fortuna então... esses são mesmo um raridade...
Não é verdade, a maior parte veio do nada.

E não estamos a falar dos que ficaram com as empresas dos pais, estamos a falar de quem criou as empresas.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,970
2,032
Não é verdade, a maior parte veio do nada.

E não estamos a falar dos que ficaram com as empresas dos pais, estamos a falar de quem criou as empresas.
Eu estava a falar de empresários no geral não apenas aqueles que fundaram/criaram a sua própria empresa. Mas ok, foi um erro de comunicação entre nós. Não sei se meu ou se teu mas na boa. Que seja, empresários que criaram as suas empresas. Pergunta sincera:

Acreditas mesmo no que estás a dizer?

Edit PS. Estou a perguntar o que estou a perguntar à boa fé. Não investiguei nada sobre este assunto de forma aprofundada. A opinião que tenho resulta apenas da minha experiência de vida e não em nenhuma stat que tenho escondida no bolso para fazer um gotcha moment. Aliás, dado que existe sigilo bancário duvido que haja alguma estatística que confirme ou desminta que quem funda uma empresa foi ou não foi ajudado pela família no primeiro empréstimo, etc. Acho que qualquer pessoa que tenha uma opinião sobre este assunto estará sempre um bocado às escuras para apresentar "provas".

Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu estava a falar de empresários no geral não apenas aqueles que fundaram/criaram a sua própria empresa. Mas ok, foi um erro de comunicação entre nós. Não sei se meu ou se teu mas na boa. Que seja, empresários que criaram as suas empresas. Pergunta sincera:

Acreditas mesmo no que estás a dizer?

Edit PS. Estou a perguntar o que estou a perguntar à boa fé. Não investiguei nada sobre este assunto de forma aprofundada. A opinião que tenho resulta apenas da minha experiência de vida e não em nenhuma stat que tenho escondida no bolso para fazer um gotcha moment. Aliás, dado que existe sigilo bancário duvido que haja alguma estatística que confirme ou desminta que quem funda uma empresa foi ou não foi ajudado pela família no primeiro empréstimo, etc. Acho que qualquer pessoa que tenha uma opinião sobre este assunto estará sempre um bocado às escuras para apresentar "provas".
95% das empresas em Portugal tem menos de 10 trabalhadores (micro) , 3,5% entre 10 e 50 (pequenas), 1,3 são medias 50 até 250, e 0,2% são grandes empresas.

Não é só o acreditar, eu conheço e trabalho com o tecido empresarial da minha zona, e tambem cresci e andei na escola com pessoal que agora é empresário, curiosamente de cabeça os que deram empresários saíram da escola no 9 ano..

Eu duvido que tu não conheças pessoas que tenham restaurantes, oficinas, cabeleireiros, empresas de construção, camionagem etc que são o grosso das empresas portuguesas.

O que te impediu de ser empresário não foi não teres herdado dinheiro, e até tiveste oportunidade de ter um curso superior, para ser empresário o fator mais importante está longe de ser ter dinheiro, na maior parte dos casos é mesmo preciso nascer para aquilo.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,970
2,032
95% das empresas em Portugal tem menos de 10 trabalhadores (micro) , 3,5% entre 10 e 50 (pequenas), 1,3 são medias 50 até 250, e 0,2% são grandes empresas.

Não é só o acreditar, eu conheço e trabalho com o tecido empresarial da minha zona, e tambem cresci e andei na escola com pessoal que agora é empresário, curiosamente de cabeça os que deram empresários saíram da escola no 9 ano..

Eu duvido que tu não conheças pessoas que tenham restaurantes, oficinas, cabeleireiros, empresas de construção, camionagem etc que são o grosso das empresas portuguesas.

O que te impediu de ser empresário não foi não teres herdado dinheiro, e até tiveste oportunidade de ter um curso superior, para ser empresário o fator mais importante está longe de ser ter dinheiro, na maior parte dos casos é mesmo preciso nascer para aquilo.
Não é nenhum drama na minha vida não ter um negócio próprio. Aliás, nem nunca foi sequer um objectivo. Não porque não tenha estima e consideração pela possibilidade de ajudar os outros através da criação de riqueza (tentando ver a actividade empresarial no sentido mais romântico que pode ser visto) mas porque outras coisas aconteceram na minha vida que seguiram outros caminhos dos quais não me arrependo. Sim, no meu caso pessoal não foi por falta de oportunidades. Fui um puto bem educado e se tivesse tido esse desígnio mais novo não teria sido uma impossibilidade vindo da realidade socio económica em que nasci. Seria mais difícil que para pessoas mais ricas que eu e mais fácil que para pessoas mais pobres que eu... mas isso é normal.

Voltando à questão. Já vi pessoas que nasceram mais ricas que eu e que nasceram mais pobres que eu a abrir negócios. Acredita, eu sei para onde é que a taxa de sucesso está virada.

Eu não tenho nada do que me queixar nem nenhum problema com quem quer que seja que tenha se saído da vida ainda melhor do que eu. Materialmente tenho tudo o que sempre quis ter e tenho independência económica há mais de uma década. Zero dividas, relativa segurança de emprego... globalmente estou bem sem nenhum ponto para ter inveja de sinais exteriores de riqueza como carros, casas, etc de quem quer que seja. Não porque tenha dinheiro para ter Ferraris banhados a ouro mas porque honestamente nunca liguei muito a isso. Há uns posts atrás disse que era um teso. Não por estar mal no sentido de não ter um dinheiro posto de lado mas não tenho o suficiente para andar a "brincar" e muito menos tenho dinheiro para abrir negócios assim a pronto.

Mas há uma coisa em muitas conversas políticas que tive ao longo do tempo com muitas pessoas que me estranha. Mesmo não tendo nenhuma simpatia pela "vilanização" do rico eu posso entender o discurso. Há malta que não tem nada e que se esmagada pelas circunstâncias. E sim, há ricos gananciosos. O que sempre terei dificuldade em entender é a "vilanização" do pobre. O pobre é-o porque foi preguiçoso, etc. Há sempre oportunidades infinitas e ele só não se transformou em rico porque não as procurou. Nunca entenderei este raciocínio. Honestamente.. tenho mesmo dificuldade.

Última edição:
  • Like
Reações: Tails

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Não é nenhum drama na minha vida não ter um negócio próprio. Aliás, nem nunca foi sequer um objectivo. Não porque não tenha estima e consideração pela possibilidade de ajudar os outros através da criação de riqueza (tentando ver a actividade empresarial no sentido mais romântico que pode ser visto) mas porque outras coisas aconteceram na minha vida que seguiram outros caminhos dos quais não me arrependo. Sim, no meu caso pessoal não foi por falta de oportunidades. Fui um puto bem educado e se tivesse tido esse desígnio mais novo não teria sido uma impossibilidade vindo da realidade socio económica em que nasci. Seria mais difícil que para pessoas mais ricas que eu e mais fácil que para pessoas mais pobres que eu... mas isso é normal.

Voltando à questão. Já vi pessoas mais ricas que eu e mais pobres que a abrir negócios. Acredita, eu sei onde é que a taxa de sucesso acontece mais vezes.
O ponto era mesmo esse, tenhas ou não dinheiro, se não tiveres aquele objetivo e tiveres disposto a trabalhar umas 80 horas semanais não vais ser.

Se 1M forem mais pobres e 10 mil forem mais ricas, e as mais ricas tiverem sucesso mais vezes ainda assim vão ser menos..

Há muita gente com as mesmas ou mais condições financeiras que muitos que abriram empresas, que nunca vão abrir uma empresa, tens duvidas sobre isso?

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,970
2,032
O ponto era mesmo esse, tenhas ou não dinheiro, se não tiveres aquele objetivo e tiveres disposto a trabalhar umas 80 horas semanais não vais ser.

Se 1M forem mais pobres e 10 mil forem mais ricas, e as mais ricas tiverem sucesso mais vezes ainda assim vão ser menos..

Há muita gente com as mesmas ou mais condições financeiras que muitos que abriram empresas, que nunca vão abrir uma empresa, tens duvidas sobre isso?
Essa do mártir workaholic das 80h é assim, em 99,99% dos casos isso são estórias exageradas em que se lembram dum caso duma semana em que sim, trabalharam isso tudo, mas depois contam que foi assim todas as semanas, todos os meses, durante anos. Mitologia dos vencedores que depois podem dizer o que lhes apetece. Além disso, se pensares, isso não é verdadeiramente nada assim de tão extraordinário para, vamos dizer, uma mãe solteira. Um emprego de 40h e depois todos os tempos livres e fins de semana é a cuidar da criança. Até pode chegar a mais que 80h de trabalho. Isto para depois num curtíssimo tempo livre que tenha vai ter que ouvir num num podcast um gajo como o Jordan Peterson a dizer que as mulheres se calhar não querem ter tanto sucesso como os homens porque não estão dispostas a trabalhar 80h como os super homens empreendedores quando a desgraçada até está a trabalhar 120.

De 1M para 10mil é um racio de 100 para 1. Tanto eu como tu sabemos que o racio de pobres a tentar para ricos a tentar não é de 100 para 1. Logo aqui é um exagero falacioso. Para além de que eu no início da conversa não referi ricos nem pobres. Disse pessoas que podem ter uma ajuda familiar que as põe numa posição mais confortável para arriscar (pais que ajudam, uma partilha que deu um bocadito mais para o pé de meia). O que não é necessariamente ser rico.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Essa do mártir workaholic das 80h é assim, em 99,99% dos casos isso são estórias exageradas em que se lembram dum caso duma semana em que sim, trabalharam isso tudo, mas depois contam que foi assim todas as semanas, todos os meses, durante anos. Mitologia dos vencedores que depois podem dizer o que lhes apetece. Além disso, se pensares, isso não é verdadeiramente nada assim de tão extraordinário para, vamos dizer, uma mãe solteira. Um emprego de 40h e depois todos os tempos livres e fins de semana é a cuidar da criança. Até pode chegar a mais que 80h de trabalho. Isto para depois num curtíssimo tempo livre que tenha vai ter que ouvir num num podcast um gajo como o Jordan Peterson a dizer que as mulheres se calhar não querem ter tanto sucesso como os homens porque não estão dispostas a trabalhar 80h como os super homens empreendedores quando a desgraçada até está a trabalhar 120.

De 1M para 10mil é um racio de 100 para 1. Tanto eu como tu sabemos que o racio de pobres a tentar para ricos a tentar não é de 100 para 1. Logo aqui é um exagero falacioso. Para além de que eu no início da conversa não referi ricos nem pobres. Disse pessoas que podem ter uma ajuda familiar que as põe numa posição mais confortável para arriscar (pais que ajudam, uma partilha que deu um bocadito mais para o pé de meia). O que não é necessariamente ser rico.
Acho que tu não tens é mesmo noção da realidade do que são as PME em Portugal. Estás só a fantasiar com meninos ricos influencers que dizem que são empresários.

Por acaso o racio mais usado até é esse, nunca ouviste falar do 1%?.. mas era só um exemplo.

Quanto é que precisavas que os teus pais te tivessem dado para aberto uma empresa? qual é que era a tua ideia de negocio que não concretizaste porque não tinhas dinheiro?

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,410
6,995
Acho que tu não tens é mesmo noção da realidade do que são as PME em Portugal. Estás só a fantasiar com meninos ricos influencers que dizem que são empresários.

Por acaso o racio mais usado até é esse, nunca ouviste falar do 1%?.. mas era só um exemplo.

Quanto é que precisavas que os teus pais te tivessem dado para aberto uma empresa? qual é que era a tua ideia de negocio que não concretizaste porque não tinhas dinheiro?
90% do tecido empresarial tuga não é PME é mesmo micro. PME para a realidade portuguesa são empresas enormes.