imigração não diz o que dizia antes
ser conservador, escrever um livro com um hiper conservador, queixar-se dos "woke" - quando antigamente era uma pessoa também liberal nos costumes.
narrativas do crime e da segurança etc
antigamente era um gajo da ala liberal do PSD, agora é um conservador.
passou de ser tipo CGP, para ser um Paulo Nuncio.
Meu querido Cheue, o gajo sempre foi conservador.
Ficou ultraconservador por causa dos tratamentos que a mulher fazia e consequente morte, que o fez ter posições mais extremadas em determinadas matérias, especialmente as que contendem com a vida (aborto, eutanásia, etc.).
No entanto, lembro-me perfeitamente que, nos anos da Troika, tentou limitar a IVG com taxas moderadoras e queria um novo referendo (sendo que antes tinha votado "Sim" no segundo referendo).
Continua a ser um liberal economicamente, na linha da IL, mas em termos de costumes consegue ser ainda mais conservador que o Ventura - e é um ultraconservadorismo sincero, resultante das circunstâncias da sua vida, não é mero produto de tacticismo político, até porque julgo não serem posições populares mesmo à direita, tanto que o AV tenta fugir desses temas sempre que é confrontado com os mesmos.
Não podemos dissociar a ascensão do Passos a líder do PSD de todo o movimento da blogsfera portuguesa de direita. O Relvas, que era uma espécie de mecenas nesse âmbito, é o principal responsável pelo Passos que conhecemos hoje: tornou um tipo com uma imagem de party boy num homem austero e sério.
Acho que o PPC é hoje em dia um homem bastante sério, reconheço-lhe integridade, tanto intelectual como pessoal, apesar do seu passado.
Contudo, não podia estar mais distante do projeto político que quer implementar em Portugal, do qual serei um acérrimo opositor desde o primeiro minuto.
Esta nova vinda do Passos, que já está em curso, vem de um homem muito frustrado (pessoal e politicamente) e com alguma raiva, cujas tragédias da vida o levaram a adotar posições bastante extremadas.
Portanto, o gajo já era um Paulo Nuncio. Agora é até difícil de caracterizar, pois embora não seja propriamente um populista na linha da nova extrema-direita europeia, a verdade é que se situa no mesmo plano das ideias dessa gente, como que se fosse uma espécie de tecnocrata neoliberal ultraconservador.
Talvez à semelhança da direita radical da Suiça.