Economia Nacional

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
805
858
Existem produtos de risco totalmente diferente.

Eu nao aposto em produtos alavancados, outro fazem.. decisão pessoal.

O que a pessoa deve ter é uma carteira diversificada, depósitos, obrigações, PPR e ações..

E nas ações tambem diversificar o risco.. uma coisa é ter uma SONAE ou JM, outra é ter ações do FCP ( que estão a uma bom preco).

10%?? Grande erro.. 90% a juros 2/4% com a inflação a 2/3%, quer dizer que ganhas 1/2% ao ano, mas ainda tens que pagar impostos.. isso não dá nada..

Defendo entre 40/60%.. com uma carteira devidamente estruturada entre empresas estáveis ( bom dividendos), outras em crescimento e 10% em small caps..
O que é que achas das criptomoedas?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,562
12,814
Dinheiro faz dinheiro.
Se eu tivesse dinheiro, também tinha apostado no petróleo há muito.
Não era preciso ser grande conhecedor dos mercados, bastava acompanhar a atualidade política.
Há muito tempo que era óbvio que os Estados Unidos iam atacar o Irão e que os preços iam subir em flecha.
Nem mais.. segui essa lógica elementar.

Outra elementar é contrar algo porque houve pânico e muita gente vendeu.. falando de Portugal, quem me dera apanhar a Navigator a 2 euros..

É preciso é ter paciência..

Temos um caso paradigmático, a SONAE passou anos entre 0,7-1,2 euros. Agora eate chegou aos 2 euros.. o valor estava lá.. quem teve paciência lucros quase 100%..

• Like
Reações: brunovale1893

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Era o que faltava, andou o Louis a fazer um esforço hercúleo, e bem, a baixar IRC para conseguir salvar estas pequenas empresas em dificuldades e queriam agora que elas começassem a ficar descapitalizadas a distribuir o pouco dinheiro que têm.

Só faltava agora também quererem que os bancos acabassem com as comissões e que a grande distribuição pagasse valores decentes aos pequenos produtores e que baixasse o preço de alguns bens essenciais.
Tenho conta em 4 bancos portugueses e não pago comissões em nenhum.. só paga quem quer..

• Like
Reações: Devenish

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Governo aplica desconto de 3,5 cêntimos no diesel na próxima semana. Subida será 19,9 cêntimos

Com a escalada prevista de 23,4 cêntimos nos preços do gasóleo, o Governo decidiu aplicar uma taxa de desconto temporário extraordinário de 3,5 cêntimos neste combustível.
Só existe 1 planeta, é preciso combater as alterações climaticas, estes aumentos são positivas, comprem carros eletricos e andem de bicicleta.

Com Montenegro Portugal transformou-se no país da UE com menor pegada carbónica.

marcometro

Bancada lateral
16 Março 2015
812
1,232
Só existe 1 planeta, é preciso combater as alterações climaticas, estes aumentos são positivas, comprem carros eletricos e andem de bicicleta.

Com Montenegro Portugal transformou-se no país da UE com menor pegada carbónica.
Desculpa lá essa treta da pegada carbónica, só existe na Europa, onde até nas palhinhas foram se meter regular tudo.
A Europa contribuí com 5% da poluição para o aquecimento global, esses 5% num mundo como o de hoje não mudam nada, mas nos Europeus com essa história do verde e não sei mais o que só estamos a sofrer em relação ao restante mundo que continua a sua vida e o seu desenvolvimento.
Vai ver a poluição causada na construção das baterias para esses carros elétricos.
A culpa e sempre nossa nunca dos outros, por isso a Europa está como está

• Like
Reações: Dagerman

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Desculpa lá essa treta da pegada carbónica, só existe na Europa, onde até nas palhinhas foram se meter regular tudo.
A Europa contribuí com 5% da poluição para o aquecimento global, esses 5% num mundo como o de hoje não mudam nada, mas nos Europeus com essa história do verde e não sei mais o que só estamos a sofrer em relação ao restante mundo que continua a sua vida e o seu desenvolvimento.
Vai ver a poluição causada na construção das baterias para esses carros elétricos.
A culpa e sempre nossa nunca dos outros, por isso a Europa está como está
eu sou sempre contra os verdes e os vermelhos.

• Like
Reações: marcometro

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
..

Depois de tanta "discordância" deixa-me acabar numa nota de "concordância". Sim, Portugal é alérgico ao risco. Mas não é a alergia ao risco de movimentar dinheiro de um lado para o outro sem criação de valor que me entristece. É a alergia de querer assumir o risco de meter o dinheiro em alguma coisa em que dê problemas dificeis, responsabilidades de ter pessoas a cargo, dificuldades, dores de cabeça mas dê simultaneamente empregos para os demais, um produto do qual estamos orgulhosos, valor para a sociedade e um propósito para nós próprios e para os outros. Para esses riscos o pessoal é alérgico.
A maior parte dos empresários portugueses veio do nada, é muito dificil empreender, Portugal não é um bom país para isso, alem disso até é mal visto empreender, o patrão é pintado como o vilão e mafioso.

Tu pensando isso tentaste fazer isso?

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,428
9,436
Sim, Portugal é alérgico ao risco. Mas não é a alergia ao risco de movimentar dinheiro de um lado para o outro sem criação de valor que me entristece. É a alergia de querer assumir o risco de meter o dinheiro em alguma coisa em que dê problemas dificeis, responsabilidades de ter pessoas a cargo, dificuldades, dores de cabeça mas dê simultaneamente empregos para os demais, um produto do qual estamos orgulhosos, valor para a sociedade e um propósito para nós próprios e para os outros. Para esses riscos o pessoal é alérgico.
No século XVI Portugal não era alérgico ao risco, mas isso também porque estava muitos passos à frente das Franças e Inglaterras na ciência da navegação, ou seja, tinha conhecimento que os outros não tinham. Moral da história: o risco é bom quando está associado ao conhecimento, sem conhecimento, o mais seguro é não arriscar nada. Hoje o português médio tem menos conhecimentos do que o inglês médio, e por isso o seu sonho de investimento é abrir um pão-quente e depois tentar ir por aí fora até se tornar a Padaria Portuguesa do gato fedorento.
Mas na aversão ao risco também temos de levar em conta o conhecido fenómeno da fuga de cérebros, que faz com que os portugueses mais competentes/ambiciosos se exportem para países de melhores salários e perspectivas. Aliás, hoje estamos num tempo em que até os trolhas competentes emigram, e cá ficam só os que mal sabem distinguir um martelo duma talocha.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,428
9,436
Tenho conta em 4 bancos portugueses e não pago comissões em nenhum.. só paga quem quer..
Como é que se faz esse milagre? Bancos online?
Eu só tenho um banco, CGD, o mais seguro que há em Portugal, por ser o do estado. Cobram-me uns 5 euros por mês em comissões, os cabrões, mas até compensa pela relativa segurança que dão.
O resto desconheço.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,471
19,214
Isso dizem milhões de iranianos, vai lá viver para um regime desses e depois avisa
Ahah

“Isso dizem milhões de iranianos”, deves-te preocupar imenso com a vida dos iranianos, tu. nem dormes a pensar nos vida dos iranianos. Ahah

Os iranianos continuam a ter a mesma vida de merda que tinham antes, a diferença é que agora ainda são bombardeados por Israel e USA.
Mas se a preocupação dos USA fosse com a vida das pessoas e com os direitos humanos porque não intervieram em Gaza onde milhões de pessoas foram encurraladas e bombardeadas e condenadas a morrer à fome? Porque não intervêm no Sudão, na Nigéria, na Arábia Saudita, em Taiwan, no Nepal, na Coreia do Norte etc etc?
Estamos liderados por um bando de imbecis que não fazem ideia do que estão a fazer no Irão, a começar no heghseth (um alcoólico abusador, nem a mãe gosta dele) a gastar um bilião de dólares por dia para combater um regime que não vai cair com bombas atiradas à distância, enquanto China e Rússia esfregam as mãos a ver o Ocidente definhar. A aumentar o ódio que os países da zona têm ao Ocidente com as consequências que daí advêm. A adicionar instabilidade a uma zona imprevisível. Inflação, desemprego, dificuldades na vida diária das pessoas. Para quê?

limita-te à tua irrelevância e continua a postar tuites sobre o comunismo. como se o comunismo no ocidente ainda tivesse alguma influência. Ahah “vai viver para um regime desses e depois avisa”. Que argumento espectacular. Digno de uma criança de 6 anos. Porque claro, quem não pensa como o senhor maliano é da extrema-esquerda, é comunista. O. Maliano. O lutador incansável pelos direitos humanos no Irão. Foda-se. Muda-te para o sporting, meu. Tenho vergonha de ser do mesmo clube que tu.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Como é que se faz esse milagre? Bancos online?
Eu só tenho um banco, CGD, o mais seguro que há em Portugal, por ser o do estado. Cobram-me uns 5 euros por mês em comissões, os cabrões, mas até compensa pela relativa segurança que dão.
O resto desconheço.
A uma coisa que é segura é que perdes dinheiro para a inflação quando lá tens o dinheiro.

Em termos de segurança, em qualquer banco os depositos estão protegidos pelo fundo de garantia do estado até 100 mil euros

Não são bancos online, o meu principal é o bankinter, se tu tiveres 10 mil euros na CGD vais pagar num ano 60 euros para lá teres o dinheiro que eles estão a usar para ganhar dinheiro, se abrires conta no bankinter vais por esses 10 mil euros receber 390 euros, é um diferencial de 450 euros no bolso no primeiro ano da conta, no segundo ano já só paga 156 euros. Mas nunca pagas comissões.

• Like
Reações: Costa e Dagerman

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,978
48,081
Conquistas
7
110
Vá lá Galp. Sê patriota e usa esses lucros para amortizar as perdas que vais ter por conta desta guerra. Vá lá...

o estado recebeu 38M de dividendo da Galp em 2025 e vai receber 40M agora, desse resultado.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
o Passos Coelho tem complexo de D. Sebastião.

às vezes a forma vale mesmo mais que o conteúdo...mais vale ter aquele tom muito sério e que soa muito inteligente do que realmente ser inteligente.
é preciso é ter gravitas ou aura ou como quiserem chamar.

quando se ouve falar dele parece que estamos a falar de algum doutorado em economia de Harvard...

nunca foi nada de extraordinário, como todos os recentes primeiros-ministros, e ainda por cima agora está em modo chegano, não sei se por convicção ou calculismo, são os dois péssimos.
O que é que o Passos Coelho defende hoje que não defendia antes do chega existir?

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,978
48,081
Conquistas
7
110
O que é que o Passos Coelho defende hoje que não defendia antes do chega existir?
imigração não diz o que dizia antes

ser conservador, escrever um livro com um hiper conservador, queixar-se dos "woke" - quando antigamente era uma pessoa também liberal nos costumes.

narrativas do crime e da segurança etc

antigamente era um gajo da ala liberal do PSD, agora é um conservador.

passou de ser tipo CGP, para ser um Paulo Nuncio.

• Like
Reações: Vlk e Tails

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,522
56,384
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
imigração não diz o que dizia antes

ser conservador, escrever um livro com um hiper conservador, queixar-se dos "woke" - quando antigamente era uma pessoa também liberal nos costumes.

narrativas do crime e da segurança etc

antigamente era um gajo da ala liberal do PSD, agora é um conservador.

passou de ser tipo CGP, para ser um Paulo Nuncio.
Isto é o que ele dizia em 2017 sobre imigração, e ainda não tinham entrado em Portugal 1,5M de imigrantes em 5-6 anos, o chega apareceu em 2019.

Ele é exatamente o mesmo que era, e tambem já era chamado de fascista antigamente, nem isso é novo.

E claro ele é de direita, não tem nada a ver com o chega, nunca o vais ver dizer que o estado devia subsidiar salários, nem que a reforma minima devia ter o mesmo valor que o ordenado mínimo, nem ser contra a privatização da tap, ou propor um salario mínimo com um valor superior ao que a extrema esquerda propõe..