Economia Nacional

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,972
2,048
O que tem ter algumas ações de uma empresas com ser CEO???

Eu sei, comprar ações é assumir riscos...
Com umas acçõezitas não ganhas em dividendos o que perdes no dinheiro da gasolina.

"Mas investes e assumes riscos". Não me leves a mal porque acredito que não sejas mas isso é mesmo conversa de nepobaby.

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,861
1,494
Com umas acçõezitas não ganhas em dividendos o que perdes no dinheiro da gasolina.

"Mas investes e assumes riscos". Não me leves a mal porque acredito que não sejas mas isso é mesmo conversa de nepobaby.
Quantos % o gasoleo vai subir de uma semana para outra?
Quantos % as accoes da GALP subiram desde a Invasão?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,562
12,814

"Com umas acçõezitas não ganhas em dividendos o que perdes no dinheiro da gasolina" .. isto é a sério???

Vou contar-te, tenho 150 ações (uma miséria) de uma empresa petrolífera, hoje está a valorizar 112 euros..

Sabes quanto subiu no ultimo mês? 16,13%..

Para o meu consumo, os 16% pagam-me 3/4 meses de combustível..

Eu digo-te qual é, a PETROBRAS.

Repito, é preciso é assumir risco... em vez de lamentos..

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,972
2,048
Quantos % o gasoleo vai subir de uma semana para outra?
Quantos % as accoes da GALP subiram desde a Invasão?
Eu disse dividendos. Não valorização da acção em si.

E o dividendo anual da galp para meia duzia de acções (que é aquilo que um português comum pode arriscar e não um nepobaby) duvido que cobrisse o valor de gasolina que um português médio irá gastar a mais este ano em gasolina.

E se for para ganhar dinheiro com a flutuação do preço da acção numa lógica de curto prazo e não numa logica de longo prazo com os dividendos o português comum teria que saber quando comprar e quando vender no momento certo, ou seja, perder o tempo em que está a trabalhar e a fazer coisas úteis à sociedade para tentar ganhar dinheiro com flutuações especulativas.

Os "riscos" são sempre mais fáceis de assumir para quem já é rico o suficiente para não fazer outra coisa da sua vida e para quem está numa posição em que mesmo que perca uma aposta na bolsa não perde tudo.

• Like
Reações: Czarli9 e Yggyfcp

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,972
2,048
"Com umas acçõezitas não ganhas em dividendos o que perdes no dinheiro da gasolina" .. isto é a sério???

Vou contar-te, tenho 150 ações (uma miséria) de uma empresa petrolífera, hoje está a valorizar 112 euros..

Sabes quanto subiu no ultimo mês? 16,13%..

Para o meu consumo, os 16% pagam-me 3/4 meses de combustível..

Eu digo-te qual é, a PETROBRAS.

Repito, é preciso é assumir risco... em vez de lamentos..
Novamente, eu disse dividendos. Não valorização da acção em si.

Para ganhar dinheiro da valorização de acções numa lógica de curto prazo é preciso fazer disso uma profissão. Ter tempo, ter capital e ter conhecimento coisa que a maior parte do português comum não tem a não ser que sejas uma pessoa "sem noção". Não é uma questão de "ter tomates" para "assumir o risco" e "lamuriar-se menos". Porque quem tem muita "capacidade de assumir riscos" mas não tem conhecimento, capital para suportar algumas perdas e tempo livre para isso e só joga casualmente perde dinheiro mais vezes do que aquela que ganha.

Se tens esse tempo, capital e conhecimento bom para ti. Senão não julgues que é essa vitória da Petrobras que te salva de perder dinheiro no longo prazo. Seja na Petrobras ou noutra coisa qualquer. Palavras de amigo.

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
805
858
Por falar em economia portuguesa, o que os mercados mais prezam é previsibilidade.
No meio disto tudo, com esta enorme insegurança internacional, ver que o principal opositor ao Governo de Portugal já não é a extrema-direita mas sim um antigo primeiro-ministro do mesmo Partido que está agora no Governo...
Sendo que o actual primeiro-ministro era na altura o braço-direito do antigo primeiro-ministro, que agora é o seu principal adversário.
Para cúmulo, como resposta, o actual primeiro-ministro anuncia eleições directas no PSD - E MUITO BEM! - e o outro diz que se candidata quando quiser.
E se calha de ganhar como aconteceu na concelhia de Espinho? Teremos um primeiro-ministro apoiado por um líder do PSD que é seu opositor e que quer ir para o lugar dele?
Não acredito que o PSD embarque nisso e que toda a economia nacional venha de arrasto.
Contado, ninguém acreditava.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,410
6,998
Por falar em economia portuguesa, o que os mercados mais prezam é previsibilidade.
No meio disto tudo, com esta enorme insegurança internacional, é triste ver que o principal opositor ao Governo de Portugal já não é a extrema-direita mas sim um antigo primeiro-ministro do mesmo Partido que está agora no Governo.
Sendo que o actual primeiro-ministro era na altura o braço-direito do antigo primeiro-ministro, que agora é o seu principal adversário.
Para cúmulo, como resposta, o actual primeiro-ministro anuncia eleições directas no PSD - E MUITO BEM! - e o outro diz que se candidata quando quiser.
E se calha de ganhar como aconteceu na concelhia de Espinho? Teremos um primeiro-ministro apoiado por um líder do PSD que é seu opositor e que quer ir para o lugar dele?
Não acredito que o PSD embarque nisso e que toda a economia nacional venha de arrasto.
Mas esse antigo primeiro-ministro do mesmo partido não é igual a extrema-direita? Não é ele um PL da extrema-direita que quer levar o PSD para os braços da ED?

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,978
48,082
Conquistas
7
110
No meio disto tudo, com esta enorme insegurança internacional, ver que o principal opositor ao Governo de Portugal já não é a extrema-direita mas sim um antigo primeiro-ministro do mesmo Partido que está agora no Governo...
o Passos Coelho tem complexo de D. Sebastião.

às vezes a forma vale mesmo mais que o conteúdo...mais vale ter aquele tom muito sério e que soa muito inteligente do que realmente ser inteligente.
é preciso é ter gravitas ou aura ou como quiserem chamar.

quando se ouve falar dele parece que estamos a falar de algum doutorado em economia de Harvard...

nunca foi nada de extraordinário, como todos os recentes primeiros-ministros, e ainda por cima agora está em modo chegano, não sei se por convicção ou calculismo, são os dois péssimos.

Última edição:
  • Like
Reações: Vlk e brunovale1893

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,562
12,814
Novamente, eu disse dividendos. Não valorização da acção em si.

Para ganhar dinheiro da valorização de acções numa lógica de curto prazo é preciso fazer disso uma profissão. Ter tempo, ter capital e ter conhecimento coisa que a maior parte do português comum não tem a não ser que sejas uma pessoa "sem noção". Não é uma questão de "ter tomates" para "assumir o risco" e "lamuriar-se menos". Porque quem tem muita "capacidade de assumir riscos" mas não tem conhecimento, capital para suportar algumas perdas e tempo livre para isso e só joga casualmente perde dinheiro mais vezes do que aquela que ganha.

Se tens esse tempo, capital e conhecimento bom para ti. Senão não julgues que é essa vitória da Petrobras que te salva de perder dinheiro no longo prazo. Seja na Petrobras ou noutra coisa qualquer. Palavras de amigo.
Para receber dividendos, é preciso ter ações.. e neste tipo de ativos a valorização/desvalorização é intrínseco.

Existem traders e investidores, eu sou investidor..

De resto, não estou para perder tempo na discussão, quando os portugueses têm uma % altíssima de dinheiro no banco a não render, em depósitos ou certificados de aforro ou PPR e uma % de investimento em ações ou ETF baixissíma, diz tudo acerca da alergia ao risco.

O problema é que a maioria das pessoas passa 1/2 h por dia nas redes sociais, em vez de aprender algo.

. Senão não julgues que é essa vitória da Petrobras que te salva de perder dinheiro no longo prazo. Seja na Petrobras ou noutra coisa qualquer. Palavras de amigo.
Tenho muitos anos disto, acredita que o saldo não é negativo..

Deixo-te uma nota, até as ações do nosso clube estão a preços bem interesantes..

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,562
12,814
isso é só pensar no "meu cu" e não no que afecta a economia...

e não é só no custo directo de meter gasoilllll
Os portugueses podem fazer algo para mudar o rumo dos acontecimentos??

O Governo, tem uma pequena margem, mas achas que pode inverter o rumo dos acontecimentos?

Acho bem que o Governo ajude, agora, individualmente cada um tem que fazer a sua parte..

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
5,410
6,998
Para receber dividendos, é preciso ter ações.. e neste tipo de ativos a valorização/desvalorização é intrínseco.

De resto, não estou para perder tempo na discussão, quando os portugueses têm uma % altíssima de dinheiro no banco a não render, em depósitos ou certificados de aforro ou PPR e uma % de investimento em ações ou ETF baixissíma, diz tudo acerca da alergia ao risco.

O problema é que a maioria das pessoas passa 1/2 h por dia nas redes sociais, em vez de aprender algo.

Deixo-te uma nota, até as ações do nosso clube estão a preços bem interesantes..
O problema é que com risco pode perder-se muito dinheiro, até quase todo.
Sem risco, pode não se ganhar dinheiro quase nenhum mas, como a expressão deixa entender, também não se perde dinheiro nenhum.
Normalmente nos investimentos de alto risco, quem ganha são os profissionais experientes do sector que acompanham permanentemente os mercados e têm todas as informações relevantes, os amadores que pensam que vão ganhar mundos e fundos porque são muito espertos, perdem grandes quantias e muitas vezes ficam completamente arruinados.
Apostar apenas uma pequena fracção do dinheiro que se tem em valores mobiliarios, uns 10%, é a atitude correcta, a ganância pode levar a que se perca quase tudo.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,972
2,048

Fair enough. Não sou trader nem investidor. Se fosse, tentaria seguir uma lógica de médio longo prazo e tentar cumprir um dos preceitos que justifica a existência dos mercados como algo positivo neste mundo in the first place: Alocar o capital onde pode trazer mais valor.

Mas vivemos num mundo onde os players não querem saber deste propósito. É apenas egoismo e fanfarronice de ter ganho mais dinheiro que os demais por ter movimentado-o no momento certo. E como justificação da sua vertigem do dinheiro pelo dinheiro aludir ao mérito de ter assumido riscos quer isso envolva a criação de valor para a sociedade ou não. Às vezes cria, às vezes (como no caso do petróleo) não. É apenas um tentar saber quando um ligapolio mundial "está a dar" ou não está.

Depois de tanta "discordância" deixa-me acabar numa nota de "concordância". Sim, Portugal é alérgico ao risco. Mas não é a alergia ao risco de movimentar dinheiro de um lado para o outro sem criação de valor que me entristece. É a alergia de querer assumir o risco de meter o dinheiro em alguma coisa em que dê problemas dificeis, responsabilidades de ter pessoas a cargo, dificuldades, dores de cabeça mas dê simultaneamente empregos para os demais, um produto do qual estamos orgulhosos, valor para a sociedade e um propósito para nós próprios e para os outros. Para esses riscos o pessoal é alérgico.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,562
12,814
Fair enough. Não sou trader nem investidor. Se fosse, tentaria seguir uma lógica de médio longo prazo e tentar cumprir um dos preceitos que justifica a existência dos mercados como algo positivo neste mundo in the first place: Alocar o capital onde pode trazer mais valor.

Mas vivemos num mundo onde os players não querem saber deste propósito. É apenas egoismo e fanfarronice de ter ganho mais dinheiro que os demais por ter movimentado-o no momento certo. E como justificação da sua vertigem do dinheiro pelo dinheiro aludir ao mérito de ter assumido riscos quer isso envolva a criação de valor para a sociedade ou não. Às vezes cria, às vezes (como no caso do petróleo) não. É apenas um tentar saber quando um ligapolio mundial "está a dar" ou não está.

Depois de tanta "discordância" deixa-me acabar numa nota de "concordância". Sim, Portugal é alérgico ao risco. Mas não é a alergia ao risco de movimentar dinheiro de um lado para o outro sem criação de valor que me entristece. É a alergia de querer assumir o risco de meter o dinheiro em alguma coisa em que dê problemas dificeis, responsabilidades de ter pessoas a cargo, dificuldades, dores de cabeça mas dê simultaneamente empregos para os demais, um produto do qual estamos orgulhosos, valor para a sociedade e um propósito para nós próprios e para os outros. Para esses riscos o pessoal é alérgico.
Concordo.

Uma das grande diferença e entre a Europa e os EUA é a diferença gigantesca ao risco.

Um Portugal ou Europa com 10x mais empresas cotadas em bolsa e seriamos muito mais produtivos e um maior nivel de vida.

Ter ações é investor numa empresa.. dinheiro esse que deve ser aproveitado pela empresa para crescer.

Esta é a essencial do mercado .

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,562
12,814
O problema é que com risco pode perder-se muito dinheiro, até quase todo.
Sem risco, pode não se ganhar dinheiro quase nenhum mas, como a expressão deixa entender, também não se perde dinheiro nenhum.
Normalmente nos investimentos de alto risco, quem ganha são os profissionais experientes do sector que acompanham permanentemente os mercados e têm todas as informações relevantes, os amadores que pensam que vão ganhar mundos e fundos porque são muito espertos, perdem grandes quantias e muitas vezes ficam completamente arruinados.
Apostar apenas uma pequena fracção do dinheiro que se tem em valores mobiliarios, uns 10%, é a atitude correcta, a ganância pode levar a que se perca quase tudo.
Existem produtos de risco totalmente diferente.

Eu nao aposto em produtos alavancados, outro fazem.. decisão pessoal.

O que a pessoa deve ter é uma carteira diversificada, depósitos, obrigações, PPR e ações..

E nas ações tambem diversificar o risco.. uma coisa é ter uma SONAE ou JM, outra é ter ações do FCP ( que estão a uma bom preco).

10%?? Grande erro.. 90% a juros 2/4% com a inflação a 2/3%, quer dizer que ganhas 1/2% ao ano, mas ainda tens que pagar impostos.. isso não dá nada..

Defendo entre 40/60%.. com uma carteira devidamente estruturada entre empresas estáveis ( bom dividendos), outras em crescimento e 10% em small caps..

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
805
858

Dinheiro faz dinheiro.
Se eu tivesse dinheiro, também tinha apostado no petróleo há muito.
Não era preciso ser grande conhecedor dos mercados, bastava acompanhar a atualidade política.
Há muito tempo que era óbvio que os Estados Unidos iam atacar o Irão e que os preços iam subir em flecha.

• Like
Reações: Filipe01