#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.14

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.14 Performance da Época

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
40,139
32,980
Conquistas
1
Nem mais. As palavras do filho de 30 putas do fanhoso ontem tem de servir de gasolina para o que falta da época. Esse corno disse que éramos fracos e não jogávamos nada! E estávamos todos cagados por causa disso..!
Há coisas que os treinadores para ter sucesso em Portugal têm de ter… e isso sabia o Jaime Pacheco… assim como sabia o Mourinho… assim como sabia o Jorge Jesus e o Sérgio Conceição… é que tu tens de ser agressivo… e de certa forma impor respeito físico aos adversários…

Se há coisas que não gostei ontem, nem sequer foi das agressões que sofremos… foi que nós não soubemos responder às mesmas na mesma medida…

Eu vi o Catamo a agredir o o Pepê e a não haver qualquer entre ajuda dos colegas… eu vi o Bednarek a ser agredido duas vezes pelo Suarez e ninguém traçou ou respondeu na mesma medida o mesmo… e houveram oportunidades a meio campo para o fazer (e quando não houve sanção aos do sporting é muito difícil um árbitro ter dualidade de critérios com um jogador do Porto)… eu vi o Gabri a crescer para o Dinamarquês e ele a dar-lhe um encontrão desmedido…

Impor respeito é muito saber responder à medida… obviamente depois de uma entrada do Catamo daquelas sem expulsão… na próxima oportunidade o Catamo tem de sair a chorar (VAR não poderia decidir de outra forma)…

Eu detesto quando vejo o Maxi no final a elogiar o William… porque sei que o William andou a ser metido no bolso do Maxi o jogo todo…

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
40,139
32,980
Conquistas
1
Esta coisa da agressividade tem uma componente de scouting… que é escolher jogadores com esse perfil… mas depois também está muito relacionado com a cultura que crias nos treinos…

Uma coisa é o ritmo e intensidade dos treinos… que acho que melhoramos muito… basta vermos que ontem houve uma revolução no 11 e ele não correram mais que nós…

Outra coisa é a agressividade que tu semeias nos treinos… nessa componente eu penso que devemos aumentar a mesma umas 5x… e isso passa por introduzir mais caoticidade, injustiças, desiquilibrios, duras, quezílias, etc… principalmente nestes jogos contra equipas arruaceiras… isso devia começar já pro próximo jogo contra os Prestiannis, Otamerdis e Barrigacheias desta vida…

caxas72

Arquibancada
21 Junho 2017
358
740
Há uma dicotomia e um divórcio entre adeptos do Porto, foristas e todos os simpatizantes do nosso clube. Farioli.
Farioli foi visto desde o início da época como uma lufada de ar fresco, por motivos mais que válidos e mais que justos. Trouxe sangue na guelra, rigor, competitividade e ADN Porto ao nosso clube.
No entanto, o factor surpresa da pressão alta e da intensidade, juntando uma capacidade física que abafava qualquer adversário, qualquer jogo foi se diluindo há medida que as equipas se foram adaptando.

Como muitos foristas falam, o momento-chave da quebra da equipa ( sim, não vamos esconder que a equipa teve uma quebra), física e de performance foi a partir do jogo do Benfica no dragão. Os jogos de nível alto de dificuldade do Porto, foram sempre ganhos e ultrapassados com muita dificuldade, principalmente pq essa vantagem se perde, contra equipas de nível mais elevado aos que estão no campeonato português .

Ora, chegamos ao ponto da encruzilhada. Ao ponto da reinvenção. Ao ponto em que o timoneiro tem de mexer nas pedras, reorganiza las de outra forma, move las de forma não previsível, para criar surpresa ao adversário. Mas Farioli não o tem feito. Tem sido um repositor de prateleiras de um supermercado. Nao inova, não muda dinâmicas. A equipa tornou se mais que previsível e sem Plano A ou B para atacar, quer seja em transição ofensiva e ataques rápidos, quer seja em ataque posicional organizado!
Não podemos desculpar a falta de criatividade na frente, pq tem 2 pontas de lança lesionados, quando na defesa até o Rosário joga a central . Pq joga e rende? Pq a transição defensiva e organização, está treinada, está oleada e bem delineada. Sabemos que por muitas vezes jogamos com uma linha de 5, recuando o nosso médio defensivo, fechamos bem em largura. Saímos a jogar pelos centrais, sempre em busca de linhas de passe . E aqui, qualquer jogador entra e sabe o que tem a fazer . No ataque.. alguém m quer explicar como é que o Porto ataca ???? É que eu acho que não tem estratégia nenhuma

No ataque isto não existe, pq as dinâmicas são zero. Não há movimentos de rotura, os extremos nao cruzam. Os pontas de lança servem apenas para fazer apoios frontais a meio campo. Nao sei se o Gul é bom ou mau. O que eu sei é que não é servido quase nenhuma vez de forma a fazer golo. É surreal esta falta de criatividade, privar a equipa de fazer boas exibições, de a impedir que a rigidez seja desfeita por uma liberdade táctica individual que de primazia ao talento. O Porto está em queda, e o nosso treinador tem de o perceber o mais cedo possível. Senão, vamos perder tudo.

Esta opinião vincula apenas alguém que está a analisar o estado actual da equipa de forma realista. A tentar deixar o romantismo e o ‘sentir’ de lado.. a teimosia paga se caro. E cada vez mais, sinto e sentimos todos que é algo que poderá acontecer . E não, ninguém é menos portista por ter esta opiniao. O problema do Porto nesta fase da época, tem como denominador comum o melhor Porto da época. E esse problema chama se Farioli.

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
6,047
11,470
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Não podemos desculpar a falta de criatividade na frente, pq tem 2 pontas de lança lesionados, quando na defesa até o Rosário joga a central . Pq joga e rende? Pq a transição defensiva e organização, está treinada, está oleada e bem delineada. Sabemos que por muitas vezes jogamos com uma linha de 5, recuando o nosso médio defensivo, fechamos bem em largura. Saímos a jogar pelos centrais, sempre em busca de linhas de passe . E aqui, qualquer jogador entra e sabe o que tem a fazer . No ataque.. alguém m quer explicar como é que o Porto ataca ???? É que eu acho que não tem estratégia nenhuma
Treinasse o Farioli o Otávio e o Zé Pedro em vez do Bednarek e o Kiwior e vias o que acontecia
O Rosário joga e rende porque é um enorme jogador, muito experiente, inteligente e completo.
Metias o Grujic lá e vias o que acontecia.
Tanto se ve que à frente são amarras tácticas, que o Oskar já é titular.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
94,076
106,259
Há coisas que os treinadores para ter sucesso em Portugal têm de ter… e isso sabia o Jaime Pacheco… assim como sabia o Mourinho… assim como sabia o Jorge Jesus e o Sérgio Conceição… é que tu tens de ser agressivo… e de certa forma impor respeito físico aos adversários…

Se há coisas que não gostei ontem, nem sequer foi das agressões que sofremos… foi que nós não soubemos responder às mesmas na mesma medida…

Eu vi o Catamo a agredir o o Pepê e a não haver qualquer entre ajuda dos colegas… eu vi o Bednarek a ser agredido duas vezes pelo Suarez e ninguém traçou ou respondeu na mesma medida o mesmo… e houveram oportunidades a meio campo para o fazer (e quando não houve sanção aos do sporting é muito difícil um árbitro ter dualidade de critérios com um jogador do Porto)… eu vi o Gabri a crescer para o Dinamarquês e ele a dar-lhe um encontrão desmedido…

Impor respeito é muito saber responder à medida… obviamente depois de uma entrada do Catamo daquelas sem expulsão… na próxima oportunidade o Catamo tem de sair a chorar (VAR não poderia decidir de outra forma)…

Eu detesto quando vejo o Maxi no final a elogiar o William… porque sei que o William andou a ser metido no bolso do Maxi o jogo todo…
Sim. Alguma ingenuidade que não pode acontecer.

• Love
Reações: Villas
dragonfever

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
16,458
18,400
A tarefa cada dia é mais difícil

Gostava de ver o regime obrigado a ser campeão sem o otamendi , sem o pavlidis , e sem o Ivanovich a ver se os adeptos os obrigavam a ser campeões

Aqui no primeiro ano com extremos de merda e sem Pontas de lança ja falam se não ganhar tem de ser despedido

Não partilho dessa opinião

Estamos a criar as bases de algo grande , o Porto está a voltar , temos de dar tempo.

caxas72

Arquibancada
21 Junho 2017
358
740
Treinasse o Farioli o Otávio e o Zé Pedro em vez do Bednarek e o Kiwior e vias o que acontecia
O Rosário joga e rende porque é um enorme jogador, muito experiente, inteligente e completo.
Metias o Grujic lá e vias o que acontecia.
Tanto se ve que à frente são amarras tácticas, que o Oskar já é titular.
O que é que o facto do Oskar ter tido, 1/2 jogos a titular está relacionado com a forma como o Porto ataca?
Consegues explicar como é são as dinâmicas de ataque do porto? Essas sim são boas questões . Agora estar com desvios, é so forma de desviar ..

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
6,047
11,470
Conquistas
1
  • Jorge Costa
O que é que o facto do Oskar ter tido, 1/2 jogos a titular está relacionado com a forma como o Porto ataca?
Consegues explicar como é são as dinâmicas de ataque do porto? Essas sim são boas questões . Agora estar com desvios, é so forma de desviar ..
O Farioli, dentro daquilo que sao os seus principios de jogo, joga o melhor que consegue dentro daquilo que sao as caracteristicas dos seus jogadores.
Se nao tens extremos criativos, nao podes esperar criatividade. O Oskar da mais criatividade, vai mais a linha e vai mais para cima dos adversarios, ao contrario dos outros que, nao sendo tao fortes no 1v1, evitam-no.

Outro exemplo de adaptaçao as qualidades dos jogadores e o Gul.
O Gul nao tem a mesma capacidade de pressao alta que o Samu, quem pressiona a saida de bola do guarda redes e tambem o Oskar em vez do Gul, que tende a fechar a esquerda nesses momentos de pressao.

caxas72

Arquibancada
21 Junho 2017
358
740
Ora então, se eu não tenho extremos criativos, continuo a jogar com esses mesmos extremos e não coloco mais nenhum elemento criativo em campo a não ser o Veiga à vez com o Mora. É isso? É que o Oskar chegou agora. Não vem de hoje essa não solução.
Talvez fosse importante o Farioli desfazer de vez a rigidez do sistema unidimensional e introduzir algumas variantes diferentes à equipa no ataque. Já que seja contra o sertanense ou contra o man City, a equipa joga sempre da mesma maneira. Já agora, seria bom aproveitar a velocidade dos extremos, pq todos são rápidos e explorar o espaço entre o central e o lateral. É que eu não m lembro de movimentos de rotura desses na defesa contrária. Defender o Farioli só pq é nosso treinador e ver nisso uma obrigação de argumentação acrítica, nunca será bom para ninguém. Mas pelos vistos é essa a imagem e a narrativa que tem de ser passada aqui.

• Like
Reações: miguel1000

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
6,047
11,470
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Ora então, se eu não tenho extremos criativos, continuo a jogar com esses mesmos extremos e não coloco mais nenhum elemento criativo em campo a não ser o Veiga à vez com o Mora. É isso? É que o Oskar chegou agora. Não vem de hoje essa não solução.
Talvez fosse importante o Farioli desfazer de vez a rigidez do sistema unidimensional e introduzir algumas variantes diferentes à equipa no ataque. Já que seja contra o sertanense ou contra o man City, a equipa joga sempre da mesma maneira. Já agora, seria bom aproveitar a velocidade dos extremos, pq todos são rápidos e explorar o espaço entre o central e o lateral. É que eu não m lembro de movimentos de rotura desses na defesa contrária. Defender o Farioli só pq é nosso treinador e ver nisso uma obrigação de argumentação acrítica, nunca será bom para ninguém. Mas pelos vistos é essa a imagem e a narrativa que tem de ser passada aqui.
O treinador não tem que inventar nada. Tem de jogar o melhor que consegue com aqueles que tem.
Nenhum treinador no mundo muda radicalmente a forma de jogar todos os jogos.
Uma vez que o Farioli ainda não jogou nem contra o City, nem contra o Sertanense, não sei se ele iria jogar da mesma maneira com os dois.
O Oskar oferece outras possibilidades que o Farioli está a explorar.
Em quantos jogos é que viste esse espaço entre o central e o lateral que podiamos aproveitar e não o fizemos?
Atacar o Farioli só pq é nosso treinador e vês nisso uma obrigação de argumentação acritica, nunca será bom para ninguém.

C

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
12,511
4,232
Porto
O FCP fez 3 jogos com o tal Sporting.
Se nao fosse uma azelhice Moura no ultimo lance tinhamos ganho. Se nao fosse o criterio disciplinar e tecnico do arbitro , neste ultimo jogo, nao havia penalty por falta sobre Pépe e Suarez tinha sido expulso em duas oportunidades.
Com Benfica tínhamos ganho , provavelmente, se nos marcassem um PENALTAO sobre o GUL.

E nao temos De Jong e Samu.

a diferença esta na arbitragem e os seus criterios.

Agora as Tvs sao todas da capital e o país Fortemente Centralista e isso conta.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,433
7,304
Esta coisa da agressividade tem uma componente de scouting… que é escolher jogadores com esse perfil… mas depois também está muito relacionado com a cultura que crias nos treinos…

Uma coisa é o ritmo e intensidade dos treinos… que acho que melhoramos muito… basta vermos que ontem houve uma revolução no 11 e ele não correram mais que nós…

Outra coisa é a agressividade que tu semeias nos treinos… nessa componente eu penso que devemos aumentar a mesma umas 5x… e isso passa por introduzir mais caoticidade, injustiças, desiquilibrios, duras, quezílias, etc… principalmente nestes jogos contra equipas arruaceiras… isso devia começar já pro próximo jogo contra os Prestiannis, Otamerdis e Barrigacheias desta vida…
Bom ponto. Até nisso pioramos. Aliás, nao sei até que ponto isso nao possa tambem ser sintomatico de uma equipa a borrar-se.

No inicio da época eramos mais solidarios e onde ia um iam varios. Agora os adversarios fazem o que querem, principalmente estes montes de esterco verdes.
Mandar pro estaleiro o lider da defesa e um dos jogadores mais imponentes fisicamente é um plus animico para as outras bandas. E nada fazemos.

Somos muito cordeirinhos apesar do inicio de época prometer nesse aspecto.

Os lagartos, desde os tempos do rabolhim, sao uns nojentos de primeira e sabem na toda em termos de truques dentro de campo. Contrariar isso ou atingir esse nivel de ratice nao é facil e claramente nao temos os homens para isso. Apenas alguns.

Vamos ver como acaba esta época. Temos já no domingo um jogo onde convinha nao sermos coninhas. E depois, como já aqui disse varias vezes desde terça, tem que estar bem marcado, sublinhado, BOLD num quadro qualquer dos balnearios do Olival.
Em abril tem de haver a matança de porco colombiano. E se possivel aviar mais um ou dois melhor. Mas sobretudo o primeiro, nao pode ir direto do Porto para marrocos. Tem de passar por uma intervençao urgente num hospital qualquer do Porto.

Última edição:

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
7,025
9,782
O Porto tem feito bons jogos contra os grandes, mas precisamos de ser mais criativos no processo ofensivo. Gerir melhor a bola e não jogar sempre a 100 km/h. Na transição defensiva, ofensiva e no organização defensiva somos brilhantes, mas acho que o nosso sistema devia incluir um momento de maior reflexão com bola quando já estamos em organização ofensiva. A equipa quer ferir o adversário sempre da mesma forma. Atrai a pressão, tenta jogar no pivot com este a receber a bola virado para o ataque, o avançado recua para tabelar e puxar os centrais e os médios disparam que nem setas a atacar a profundidade. Desde muito cedo que os adversários perceberam a nossa forma de jogar e o nosso mister sabe disso, mas a segurança defensiva que esta forma de atacar oferece à equipa está a servir de travão para que o mister incuta mais variabilidade de jogo. De facto, a equipa raramente se encontra desposicionada podendo por isso dar-se ao luxo de ser previsível, mas temos de admitir que começa a ser curto. Domingo temos de jogar para vencer, espero que o nosso grande Farioli arrisque mais um pouco.

• Like
Reações: Dagerman

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
15,085
28,033
35
Vila Das Aves
O Porto tem feito bons jogos contra os grandes, mas precisamos de ser mais criativos no processo ofensivo. Gerir melhor a bola e não jogar sempre a 100 km/h. Na transição defensiva, ofensiva e no organização defensiva somos brilhantes, mas acho que o nosso sistema devia incluir um momento de maior reflexão com bola quando já estamos em organização ofensiva. A equipa quer ferir o adversário sempre da mesma forma. Atrai a pressão, tenta jogar no pivot com este a receber a bola virado para o ataque, o avançado recua para tabelar e puxar os centrais e os médios disparam que nem setas a atacar a profundidade. Desde muito cedo que os adversários perceberam a nossa forma de jogar e o nosso mister sabe disso, mas a segurança defensiva que esta forma de atacar oferece à equipa está a servir de travão para que o mister incuta mais variabilidade de jogo. De facto, a equipa raramente se encontra desposicionada podendo por isso dar-se ao luxo de ser previsível, mas temos de admitir que começa a ser curto. Domingo temos de jogar para vencer, espero que o nosso grande Farioli arrisque mais um pouco.
Tudo certo que temos de produzir mais ofensivamente mas sinceramente acho que NESTE MOMENTO temos tantas condicionantes que arrisco-me a dizer que é quase impossível fazer melhor.

Temos os dois melhores avançados de fora (Samu e Luuk).
Temos 1 dos nossos melhores extremos com a cabeça (naturalmente) fora do lugar, bem longe do futebol.
Tivemos um dos nossos melhores médios em baixo de forma (Gabri).
Tivemos o nosso cavalo do lado direito (Alberto) também em baixo de forma.
Centrais com lesões.

Mas mesmo com estas condicionantes todas, conseguimos fazer bons jogos, não fugimos aos nossos princípios a nível tático e continuamos a conceder muito poucos golos e muito poucas oportunidades aos adversários.

Acredito que com o Luuk disponível a música era bem diferente.

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
21,517
15,347
Conquistas
9
  • Pinto da Costa
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Tudo certo que temos de produzir mais ofensivamente mas sinceramente acho que NESTE MOMENTO temos tantas condicionantes que arrisco-me a dizer que é quase impossível fazer melhor.

Temos os dois melhores avançados de fora (Samu e Luuk).
Temos 1 dos nossos melhores extremos com a cabeça (naturalmente) fora do lugar, bem longe do futebol.
Tivemos um dos nossos melhores médios em baixo de forma (Gabri).
Tivemos o nosso cavalo do lado direito (Alberto) também em baixo de forma.
Centrais com lesões.

Mas mesmo com estas condicionantes todas, conseguimos fazer bons jogos, não fugimos aos nossos princípios a nível tático e continuamos a conceder muito poucos golos e muito poucas oportunidades aos adversários.

Acredito que com o Luuk disponível a música era bem diferente.
Com o Luuk desbloqueávamos muito do que nos falta muitas vezes no nosso processo de jogo.