Há uma dicotomia e um divórcio entre adeptos do Porto, foristas e todos os simpatizantes do nosso clube. Farioli.
Farioli foi visto desde o início da época como uma lufada de ar fresco, por motivos mais que válidos e mais que justos. Trouxe sangue na guelra, rigor, competitividade e ADN Porto ao nosso clube.
No entanto, o factor surpresa da pressão alta e da intensidade, juntando uma capacidade física que abafava qualquer adversário, qualquer jogo foi se diluindo há medida que as equipas se foram adaptando.
Como muitos foristas falam, o momento-chave da quebra da equipa ( sim, não vamos esconder que a equipa teve uma quebra), física e de performance foi a partir do jogo do Benfica no dragão. Os jogos de nível alto de dificuldade do Porto, foram sempre ganhos e ultrapassados com muita dificuldade, principalmente pq essa vantagem se perde, contra equipas de nível mais elevado aos que estão no campeonato português .
Ora, chegamos ao ponto da encruzilhada. Ao ponto da reinvenção. Ao ponto em que o timoneiro tem de mexer nas pedras, reorganiza las de outra forma, move las de forma não previsível, para criar surpresa ao adversário. Mas Farioli não o tem feito. Tem sido um repositor de prateleiras de um supermercado. Nao inova, não muda dinâmicas. A equipa tornou se mais que previsível e sem Plano A ou B para atacar, quer seja em transição ofensiva e ataques rápidos, quer seja em ataque posicional organizado!
Não podemos desculpar a falta de criatividade na frente, pq tem 2 pontas de lança lesionados, quando na defesa até o Rosário joga a central . Pq joga e rende? Pq a transição defensiva e organização, está treinada, está oleada e bem delineada. Sabemos que por muitas vezes jogamos com uma linha de 5, recuando o nosso médio defensivo, fechamos bem em largura. Saímos a jogar pelos centrais, sempre em busca de linhas de passe . E aqui, qualquer jogador entra e sabe o que tem a fazer . No ataque.. alguém m quer explicar como é que o Porto ataca ???? É que eu acho que não tem estratégia nenhuma
No ataque isto não existe, pq as dinâmicas são zero. Não há movimentos de rotura, os extremos nao cruzam. Os pontas de lança servem apenas para fazer apoios frontais a meio campo. Nao sei se o Gul é bom ou mau. O que eu sei é que não é servido quase nenhuma vez de forma a fazer golo. É surreal esta falta de criatividade, privar a equipa de fazer boas exibições, de a impedir que a rigidez seja desfeita por uma liberdade táctica individual que de primazia ao talento. O Porto está em queda, e o nosso treinador tem de o perceber o mais cedo possível. Senão, vamos perder tudo.
Esta opinião vincula apenas alguém que está a analisar o estado actual da equipa de forma realista. A tentar deixar o romantismo e o ‘sentir’ de lado.. a teimosia paga se caro. E cada vez mais, sinto e sentimos todos que é algo que poderá acontecer . E não, ninguém é menos portista por ter esta opiniao. O problema do Porto nesta fase da época, tem como denominador comum o melhor Porto da época. E esse problema chama se Farioli.