Borja Sainz

Borja Sainz 17

Borja Sainz

6.04

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

6.04 Performance da Época
Jogos
33
Golos
7
Assistências
3
Amarelos
7
Vermelhos
0

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
5,459
11,286
Isto é muito bonito dizer que as coisas na funcionam mas se o Moffi for cepo só temos o Gul a avançado.
Ou vai o Mora a falso 9, ou tem que subir o Vonic.

Não estou a dizer que o Borja a avançado vai funcionar mas se for necessário não custa tentar.

O Borja a extremo não tem velocidade nem 1 para 1. Já o adeptos do Norwich queixavam-se do mesmo na segunda volta dele o ano passado.

O ponto forte dele são as desmarcacoes e tem que decidir rápido senão perde a bola.

Contra o Alverca apareceu muito bem na área e marcou dois golos.
É isso que eu gostava de o ver fazer mais vezes.
Tenho muito pouca esperança no Moffi sinceramente. Que me cale.

O Gul, não sendo brilhante, é neste momento a minha única esperança para o resto da época.

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
91,183
161,944
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu também nunca percebi a frase "não o vejo como um 9 ou como um extremo, é mais tipo um Lisandro". O Lisandro foi um excelente ponta-de-lança que só não marcou mais golos por nós porque jogou na ala durante uma época e apanhou possivelmente a melhor fase da carreira do Postiga (que só durou meia época, a de 06/07).
O Lisandro chega ao Porto como melhor marcador na Argentina.

Essa fase do Postiga foi o estrebuchar da carreira dele, pensei que finalmente ía voltar ao de 2003 mas durou uns 10 jogos e depois não foi mais capaz de marcar um golo.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
17,847
21,519
Eu acho a comparação com o Lisandro inusitada.
O Borja jogou sempre, toda a carreira a extremo-esquerdo.
O Lisandro antes de cá chegar havia jogado a carreira toda a ponta-de-lança e algumas vezes como avançado numa dupla móvel de 4-4-2.
O Lisandro foi colocado na ala devido à sua agressividade e capacidade de aproveitar o espaço de fora-para dentro e porque foi onde o Adriaanse o encaixou na sua táctica quântica.
Jesualdo, sem pré-época, não arriscou e manteve a estrutura do holandês mas com 4 defesas na primeira temporada.
Assim que foi para implementar a sua estrutura rapidamente o passou à sua posição, a 9.

O seja o Lisandro não foi "colocado a 9", ele era um 9 que foi colocado na ala no início.
O Lisandro para quem não se lembra foi criticado non stop nos ~2 primeiros anos até se afirmar definitivamente a 9

E mesmo em características nem são jogadores parecidos

• Like
Reações: Edgar Siska

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
17,847
21,519
E mais, dava o esquerdo para ter um Lisandro em 2026, que puta de craque tinhamos aqui

LuccaLisboa

Tribuna
5 Agosto 2013
4,647
3,112
Com um treinador que não seja de hierarquias, o Borja seria o extremo suplente para defender resultados. E nisso será excelente, porque é comprometido e sério a defender. Coisa que infelizmente já não se pode dizer do William.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
26,109
29,972
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Não tem que haver responsáveis nenhuns. Para já , é a primeira época que o Borja está cá. Bem ou mal , são 7 golos e 3 assistências. Vou tirar a época que fez o ano passado no Norwich ( que foi uma anormalidade ) e está na média do que vem a fazer nas épocas todas : Na primeira época do Norwich fez 8 golos, na turquia fez 10 golos. Recuando aos tempos de espanha nem dos 3 golos passava. As assistências também estão na média ( 4 o ano passado, 2 antes e 3 na turquia).

Portanto marcando mais 2 golos e fazendo mais uma assistência fica a ter a segunda melhor época em números na carreira. No primeiro ano a jogar numa equipa com a exigência do Porto. Comparando com o Lisandro por exemplo , fez 8 golos e 1 assistência. Responsabilizamos alguém pelo Lisandro ? Claro que foi mais barato mas os tempos eram outros. Pelo contrário, foi aposta com outras funções e rendeu. Por isso , o Borja não está , em termos de números, horrivel. Podia estar melhor claro.

Isto falando de números apenas.

Falando no resto obviamente que está muito aquém no que diz respeito a outros parâmetros de jogo ofensivo. Quero acreditar que num segundo ano , com melhor entendimento e o treinador a conhecer melhor como ele pode render que possa fazer melhor.

Resumindo : Não acho que se deve desistir do Borja. Obviamente que também esperava muito mais. Acho que os números da ultima época no Norwich nos iludiram um bocado.
Não é o q precisamos pq não é extremo apesar de jogar lá, e com isto anda há meses a fazer jogos inaceitáveis.

Eu acho q deve haver responsabilização da contratação, pq veio para extremo e como extremo é muito fraco.
Houve aqui uma clara descoordenação entre aquilo q o clube precisa para o modelo do treinador e aquilo q acabou por vir com os problemas q estão à vista.

Responsabilização é a forma de se corrigir na próxima.

Isto é muito dinheiro em jogo.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,759
1,830
O Lisandro antes de cá chegar havia jogado a carreira toda a ponta-de-lança e algumas vezes como avançado numa dupla móvel de 4-4-2.
O Lisandro foi colocado na ala devido à sua agressividade e capacidade de aproveitar o espaço de fora-para dentro e porque foi onde o Adriaanse o encaixou na sua táctica quântica.
Jesualdo, sem pré-época, não arriscou e manteve a estrutura do holandês mas com 4 defesas na primeira temporada.
Assim que foi para implementar a sua estrutura rapidamente o passou à sua posição, a 9.

O seja o Lisandro não foi "colocado a 9", ele era um 9 que foi colocado na ala no início.
Certo. O que estás a dizer é factualmente verdade. Claro que seria uma experiência e seria "inventar". Mas às vezes há jogadores que nunca jogaram numa posição e depois vem-se a descobrir que até se ajeitam melhor ali.

Estranhamente eu concordo discordando. Concordo com a conclusão discordando do thought process.

Pela reacção à perda, garra e pelo "eyeball test" há ali vibes de Lisandro. O Lisandro tem a sua história bonita aqui e tem a meu ver mais qualidade. Mas o ter "mais qualidade" também decorre da sua ligação quase umbilical aos passes do Lucho e de muitos factores positivos da equipa como um todo que o Borja não tem o privilégio de ter. Numa equipa em que se tem Quaresma e mais um ou dois bons extremos verticais nunca ninguém se queixou do Lisandro não assumir as despezas dos 1 vs 1 das quais nós todos nos queixamos da incapacidade do Borja. Etc...

Dito isto, não. Não seria favorável a meter-se o Borja a PL porque isso seria passar um atestado de incompetência ao Gul e ao Moffi em primeiro lugar. Com quase toda a certeza com consequências nefastas para o espírito de grupo. Em segundo lugar porque o Lisandro vivia de correr para o espaço à procura dos passes do Lucho e não numa função de cavalao a jogar de costas para a baliza. Por tudo isto acharia errado tentar-se fazer dele um PL agora.

Mas mesmo achando uma discussão fora do espaço e do tempo correcto não acho uma ideia assim tão louca para um futuro onde outras circunstâncias estejam ao dispor. Até lá o qie disse é pura filosofia mas hey... eu gosto sempre duma boa discussão 🙂

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,183
11,455
36
Porto
Não é o q precisamos pq não é extremo apesar de jogar lá, e com isto anda há meses a fazer jogos inaceitáveis.

Eu acho q deve haver responsabilização da contratação, pq veio para extremo e como extremo é muito fraco.
Houve aqui uma clara descoordenação entre aquilo q o clube precisa para o modelo do treinador e aquilo q acabou por vir com os problemas q estão à vista.

Responsabilização é a forma de se corrigir na próxima.

Isto é muito dinheiro em jogo.
A mim pareceu me sempre que o treinador e a direção estão em plena sintonia no que diz respeito a todos o planeamento do plantel e do tipo de jogadores que querem.

Não pode é correr sempre bem , acontece. Como o Borja há milhares de casos que de uma forma ou de outra não calhou como se queria.

Volto a realçar que ainda pode surgir algo se diferente e para o ano estabilizar. Há jogadores e jogadores. Uns precisam de mais tempo e , quem sabe , outras funções.

• Like
Reações: carlottta

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
26,109
29,972
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
A mim pareceu me sempre que o treinador e a direção estão em plena sintonia no que diz respeito a todos o planeamento do plantel e do tipo de jogadores que querem.

Não pode é correr sempre bem , acontece. Como o Borja há milhares de casos que de uma forma ou de outra não calhou como se queria.

Volto a realçar que ainda pode surgir algo se diferente e para o ano estabilizar. Há jogadores e jogadores. Uns precisam de mais tempo e , quem sabe , outras funções.
Se ele jogar na área acredito, mas para isso era preciso q mudassemos de modelo.

Fofana, Froholdt
Pepê, Mora, Oskar
Borja

Por exemplo.

Neste momento com os avançados disponíveis se calhar fazia sentido.

draco1978

Arquibancada
14 Junho 2024
365
360

Concordo a 100% contigo, principalmente com a parte de que a comparação é insultuosa para o Lisandro.

Eram outros tempos, conseguimos contratar grandes jogadores na América do Sul (jovens), jogadores de seleção! Agora qualquer jogador, desde que corra muito, pode ser jogador do nosso clube, porque o que interessa é a intensidade.

Só para recordar alguns dos nossos jogadores (meio-campo) na época que chegou o Lisando: Raul Meireles, Diego, Paulo Assunção, Anderson, Lucho Gonzalz, Ibson

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,183
11,455
36
Porto
Se ele jogar na área acredito, mas para isso era preciso q mudassemos de modelo.

Fofana, Froholdt
Pepê, Mora, Oskar
Borja

Por exemplo.

Neste momento com os avançados disponíveis se calhar fazia sentido.

Este ano não vai mudar. Não me acredito minimamente. Mas para o ano , quase de certeza que farioli vai ter que mudar algumas coisas. Vamos ver.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,488
33,433
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Com um campeonato com esta tipologia, um Oskar decente é titular de caretas.

O problema para o FCP é que o Oskar devia ser o Robin de um Batman nas alas, um Brahimi, Corona, já para não dizer Quaresma Hulk e Diaz a santíssima trindade dos melhores extremos do Dragão dos últimos 20 anos..

Em compensação temos o Pepê que é um extremo comprometido mas que não tem golo, não tem cruzamento, não tem definição e último passe.

Vale pelo compromisso, motor e sacríficio.

Isto a juntar às lesões dos 2 PL titulares e ao ocaso do Mora e Veiga põe-nos seriamente no risco de perder pontos em qualquer jogo do Tugão se um autocarro ao virar da esquina marcar golo primeiro do que nós e/ou um padre sabujo for o 12ºjogador em campo contra nós.

Abombakar

Bancada lateral
24 Outubro 2015
626
504
Não sei se está numa forma simplesmente miserável ou não aguenta a pressão de jogar num grande clube, mas tem sido uma completa nódoa.
Se na próxima época,a ideia for continuar a utilizar o Borja como extremo, então é preferível tentar vender o jogador.
Precisa de uma equipa que jogue com espaço e em transições, ou então jogar como segundo avançado.