#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.30

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.30 Performance da Época

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
47,082
78,772
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Se o que o Farioli está a fazer esta época o estivesse a fazer sob o nome Ceição muitos adeptos já tinham construído uma igreja em nome dele com as suas próprias mãos, tijolo a tijolo.

Mas como é um "estrangeiro do catenaccio".....é quase sempre a cascar em cima.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
17,527
21,222
? Mas eu não disse nada. Lol. Sei que usaste o Vítor pereira , só aproveitei isso para dizer que naquela altura o Vítor tinha jogadores acima da média para fazer esse jogo de controlo daí não se poder comparar.
Eu sei que não, mas tas a dar sequencia ao que "eu comecei"
O VP foi só um exemplo, podia dar muitos outros, não é essa a questão.

• Like
Reações: Roma

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
31,830
26,817
É importante ficar no top-8. O início do FC Porto não é perfeito, mas a equipa depois de sofrer reagiu e controlou o Rangers...

Farioli:
"Sim, acho que a reação foi boa. Os primeiros minutos depois do golo não foram os melhores, mas depois acelerámos e tivemos um resultado importante. Hoje é uma grande noite para o futebol português. Ontem e hoje foram feitos enormes porque leio e ouço muitas vezes que o nível da Liga portuguesa não é competitivo o suficiente, mas viram o que aconteceu ontem e hoje. A realidade é que estamos a jogar contra dois gigantes na Liga, hoje o Braga também e é resultado importante para o FC Porto, mas também grande feito para o futebol português e e também para o ranking, por termos ultrapassado os Países Baixos".

• Like
Reações: marcometro

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
31,830
26,817
FC Porto fica com menos dois jogos no calendário e marca uma posição importante como candidato à conquista da Liga Europa?

Farioli:
"Para nós não é colocarmo-nos demasiado longe. Visualmente, se quiserem ver a jornada até Istambul [local onde se disputará a final], somos a equipa que vem de mais longe, porque Lisboa é a que fica mais longe, imaginem as coisas que ainda faltam. Ainda estamos longe da ideia de estarmos sequer lá. Primeiro vem a liga e, quando chegar à altura da Liga Europa, pensaremos nisso. Agora vem o Casa Pia, penso que há alguns problemas, será um jogo grande e temos de estar preparados para segunda-feira".

• Like
Reações: mega_dragon

Viena

Tribuna Presidencial
8 Março 2022
5,784
11,824
Conquistas
1
Ding ding ding.

O pessoal lá na frente (ainda) não tem maturidade para gerir os jogos, portanto o Farioli confia em quem a tem (os defesas).
No início da época não dávamos esta posse de bola toda.
E se o nosso pessoal da frente não tem maturidade, então o que dizer do pessoal das n equipas inferiores que já defrontamos e onde lhes demos a bola.

• Like
Reações: Mustaine

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,064
10,959
36
Porto
No início da época não dávamos esta posse de bola toda.
Normal. No início da época tinhamos semanas limpas. E os jogadores obviamente mostravam outra frescura física e mental.

Aqui tiveste um jogo há 3 dias e tens já na segunda.

Preocupava me se o Rangers tivesse sequer perto de marcar. Aí já era uma opção estúpida. Aqui , foi feita gestão. Já se sabia que o Nottingham tinha praticamente ganho o jogo.

O porto sente se confortável desta maneira para gerir os jogos. Também já disse que não é o mais bonito , mas dada as limitações do plantel ( que ainda são algumas , principalmente do meio campo para a frente ) é compreensível. É na defesa que está o porto seguro.

• Like
Reações: ricardo.costa

Flames

Lugar Anual
20 Maio 2021
9,656
21,761
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Compreendendo o que dizem, acho que desta maneira, com a equipa estacionada atrás e por vezes afundada na área, estaremos sempre mais perto de sofrer. Seria bom dar para gerir os jogos com mais bola.

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
8,167
13,635
De salientar que jogámos com 5 dos 6 últimos classificados.

Salzburgo, Rangers, Nice, Utrecht e Malmö.

As únicas vitórias desafogadas foram contra Nice e Rangers no Dragão. Todas as outras vitórias foram pela margem mínima.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,574
2,274
É indiferente gerir com bola ou sem bola. O objetivo é sempre nao permitir que o adversário crie perigo.

O nosso plantel esta feito para gerir e defender sem bola.

Esta tudo bem. É eficaz e fazem bem. Podem não gostar, mas isso sao gostos. A competência e controlo do jogo, estiveram lá.

Há varias maneiras de ganhar jogos.

Viena

Tribuna Presidencial
8 Março 2022
5,784
11,824
Conquistas
1
Verdade. Mas acho que no início da época a fé do Farioli nos avançados era maior do que neste momento.

E havia Luuk, não te esqueças.
O Luuk nem a setembro chegou, não é por aí. Isto começou mais ou menos em novembro.

O Farioli perdeu a fé nos avançados tendo 100% de vitórias no tugão? Não faz muito sentido...

Isto para mim não é uma questão de fé. É uma questão do Farioli preferir este estilo de jogo. Mas podemos aguardar e ver se vai ser diferente com outros intervenientes, mas para mim não cola se do outro lado estão equipas com jogadores muito piores do que os nossos em todos os sectores.

Seja como for, eu este ano quero o campeonato e o Farioli no comando na próxima época. Mas vou sempre tecer alguns comentários sobre o estilo de jogo e exibições que não me agradem. Porque não só acho que temos plantel para mais, como temos treinador para mais.

Viena

Tribuna Presidencial
8 Março 2022
5,784
11,824
Conquistas
1
Normal. No início da época tinhamos semanas limpas. E os jogadores obviamente mostravam outra frescura física e mental.

Aqui tiveste um jogo há 3 dias e tens já na segunda.

Preocupava me se o Rangers tivesse sequer perto de marcar. Aí já era uma opção estúpida. Aqui , foi feita gestão. Já se sabia que o Nottingham tinha praticamente ganho o jogo.

O porto sente se confortável desta maneira para gerir os jogos. Também já disse que não é o mais bonito , mas dada as limitações do plantel ( que ainda são algumas , principalmente do meio campo para a frente ) é compreensível. É na defesa que está o porto seguro.
Isso é tudo muito bonito, mas outras equipas com quem já jogamos (e equipas inferiores) também não têm semanas limpas e não fazem esta gestão. Agora que este modelo exige fisicamente dos jogadores isso é verdade, mas também por isso gostava de ver outras soluções no modelo de jogo.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,047
20,486
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
O Luuk nem a setembro chegou, não é por aí. Isto começou mais ou menos em novembro.

O Farioli perdeu a fé nos avançados tendo 100% de vitórias no tugão? Não faz muito sentido...

Isto para mim não é uma questão de fé. É uma questão do Farioli preferir este estilo de jogo. Mas podemos aguardar e ver se vai ser diferente com outros intervenientes, mas para mim não cola se do outro lado estão equipas com jogadores muito piores do que os nossos em todos os sectores.

Seja como for, eu este ano quero o campeonato e o Farioli no comando na próxima época. Mas vou sempre tecer alguns comentários sobre o estilo de jogo e exibições que não me agradem. Porque não só acho que temos plantel para mais, como temos treinador para mais.
O Farioli é claramente mais resultadista que aventureiro, ou não fosse ele italiano. Ainda para mais depois da recta final do Ajax na época passada. Mas com o avançar da época, percebendo melhor os pontos fortes e fracos da equipa, tendo poucas semanas limpas, havendo o acumular progressivo de jogos...penso que tudo isso leva a um aumento da tendência em "jogar pela certa".

É o mais espectacular ou entusiasmante? Não, de todo. Mas que tem resultado virtualmente na perfeição até agora parece-me evidente. O caso mudaria de figura se as coisas tivessem começado a correr mal e ele mesmo assim insistisse numa forma de jogar que não estava a funcionar. Aí estaríamos perante um cenário Anselmiano.

Para além disso, acho que o contexto pós-24/25 é relevante e as lacunas em termos de maturidade/qualidade no sector mais ofensivo (volto a referir a falta do Luuk, que teria sido um jogador nuclear se não estivesse lesionado) também. Concluindo: o Farioli está-se a agarrar ao que considera ser a estratégia que põe o Porto mais perto de atingir os seus objectivos nesta fase. E até agora os resultados têm-lhe dado razão. Ainda bem!

Da minha parte, só começarei a "cobrar" um futebol mais apelativo na próxima época. Até lá, é ir ganhando para em Maio festejar o maior número de títulos possível.

Viena

Tribuna Presidencial
8 Março 2022
5,784
11,824
Conquistas
1
O Farioli é claramente mais resultadista que aventureiro, ou não fosse ele italiano. Ainda para mais depois da recta final do Ajax na época passada. Mas com o avançar da época, percebendo melhor os pontos fortes e fracos da equipa, tendo poucas semanas limpas, havendo o acumular progressivo de jogos...penso que tudo isso leva a um aumento da tendência em "jogar pela certa".

É o mais espectacular ou entusiasmante? Não, de todo. Mas que tem resultado virtualmente na perfeição até agora parece-me evidente. O caso mudaria de figura se as coisas tivessem começado a correr mal e ele mesmo assim insistisse numa forma de jogar que não estava a funcionar. Aí estaríamos perante um cenário Anselmiano.

Para além disso, acho que o contexto pós-24/25 é relevante e as lacunas em termos de maturidade/qualidade no sector mais ofensivo (volto a referir a falta do Luuk, que teria sido um jogador nuclear se não estivesse lesionado) também. Concluindo: o Farioli está-se a agarrar ao que considera ser a estratégia que põe o Porto mais perto de atingir os seus objectivos nesta fase. E até agora os resultados têm-lhe dado razão. Ainda bem!

Da minha parte, só começarei a "cobrar" um futebol mais apelativo na próxima época. Até lá, é ir ganhando para em Maio festejar o maior número de títulos possível.
Gostei da tua argumentação, fossem mais discussões assim. E concordo com muitas das coisas que disseste agora.

• Love
Reações: DeZ

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,064
10,959
36
Porto
Isso é tudo muito bonito, mas outras equipas com quem já jogamos (e equipas inferiores) também não têm semanas limpas e não fazem esta gestão. Agora que este modelo exige fisicamente dos jogadores isso é verdade, mas também por isso gostava de ver outras soluções no modelo de jogo.
Mas são realidades completamente diferentes. Existe outra motivação por parte de outras equipas também. Falando no campeonato , não vi o porto a fazer isto muitas vezes. Tirando com o Braga e Estoril na primeira parte , Guimarães ( aqui sim vi a equipa muito confusa ) e benfica para a taça. ( Na segunda parte )

Já são equipas com bons argumentos também.

De resto , concordo com tudo o que o @DeZ disse. É precisamente a minha opinião. Para o ano serei muito mais exigente também. Porque tenho a certeza que também irá ter melhores armas , especialmente no ataque.

• Like
Reações: DeZ e Viena

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
12,383
16,838
Conquistas
9
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Gostaria de destacar o discurso do nosso treinador. Um italiano que chegou a Portugal há apenas sete meses, diariamente rotulado de resultadista, cínico, sortudo, entre outros adjectivos do costume. Um treinador que ainda não fala português. Pois bem: essa mesma pessoa enalteceu o feito das equipas portuguesas, elogiou o futebol nacional e valorizou o crescimento colectivo do nosso campeonato.

Fê-lo com elevação, respeito e sentido de comunidade, ao contrário de outros que, perante o apuramento de duas equipas portuguesas na fase de grupos da Liga dos Campeões, optou por desvalorizar o momento. Há até quem, com altivez e sobranceria, afirmasse que pessoas estariam a cometer suicídio por causa do sucesso do seu clube, exigindo “mais respeito” pelo seu trabalho.

A diferença é evidente. Uns encaram o futebol como um jogo que se ganha elevando todos; outros vêem-no apenas como uma extensão do próprio ego. E, no fim, quem ainda não fala português acaba por dar uma verdadeira lição de portugalidade, respeito e desportivismo. Isso, sim, é grandeza!

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
99,796
242,820
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Gostaria de destacar o discurso do nosso treinador. Um italiano que chegou a Portugal há apenas sete meses, diariamente rotulado de resultadista, cínico, sortudo, entre outros adjectivos do costume. Um treinador que ainda não fala português. Pois bem: essa mesma pessoa enalteceu o feito das equipas portuguesas, elogiou o futebol nacional e valorizou o crescimento colectivo do nosso campeonato.

Fê-lo com elevação, respeito e sentido de comunidade, ao contrário de outros que, perante o apuramento de duas equipas portuguesas na fase de grupos da Liga dos Campeões, optou por desvalorizar o momento. Há até quem, com altivez e sobranceria, afirmasse que pessoas estariam a cometer suicídio por causa do sucesso do seu clube, exigindo “mais respeito” pelo seu trabalho.

A diferença é evidente. Uns encaram o futebol como um jogo que se ganha elevando todos; outros vêem-no apenas como uma extensão do próprio ego. E, no fim, quem ainda não fala português acaba por dar uma verdadeira lição de portugalidade, respeito e desportivismo. Isso, sim, é grandeza!
Não mandou ninguém se suicidar por passar em 24° com um piço descomunal

Tem que aprender

• Like
Reações: Paredes5

marcometro

Bancada lateral
16 Março 2015
770
1,195
Excelente trabalho até ao momento, voltou a fazer do Porto uma verdadeira equipa.
Espero que possamos ganhar vários títulos esta época.
Mas na próxima o modelo de jogo tem de evoluir na minha opinião.
É muito difícil criticar uma equipa como o Porto pelo trajeto que tem feito até agora bem como pelo passado recente, agora custa me ver o jogo afunilado que temos, ver os laterais amarrados atrás a não darem largura ou profundidade em ataque organizado, bem como os extremos procurarem sempre movimentos interiores para zonas onde já estão os médios interiores e os laterais.
Mas parabéns por tudo que tem conquistado até agora, sem dúvida é uma excelente treinador e tem o seu modelo, podemos criticar ou apontar defeitos mesmo sendo gostos pessoais mas ele apresenta resultados e no fim é o que conta.
Mister da nos o título e continua o excelente trabalho