#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.48

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.48 Performance da Época

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,428
33,339
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Em Guimarães tivemos mal na primeira parte

Mas, por exemplo, o Gil, em termos de xG, tem o seu 3° pior registo da temporada
Não é o pior por causa daquela jogada aos 90 que estragou a estatística 😭
O jogo em Barcelos deve estar também no seu top 5 negativo.

Só senti a equipa à deriva em Guimarães e na primeira parte contra o Braga.

Foram os únicos jogos no tugão onde senti que a equipa perdeu as rédeas do jogo.

• Like
Reações: Gatão1983

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
31,771
26,774
Há um debate em Portugal sobre a forma atual do FC Porto jogar. No início da época era uma equipa mais intensa no ataque e agora é mais pragmática. Concorda com esta análise?

Farioli:
"Não vejo qualquer tipo de diferença entre agora e o início da época. Acho que há alguns mal-entendidos, como ser visto como uma equipa defensiva porque não concedemos golos. Para mim, isso é uma análise feita a olho nu. Somos a melhor equipa em termos de intensidade de pressão, que gera uma quantidade grande de oportunidades de golo, concedemos muito poucas e as que concedemos temos um bom guarda-redes para defender alguns remates. Esse é o reflexo dos números para mim. 95% das vezes, uma equipa que lidera o jogo com e sem bola, há momentos no jogo em que temos de respeitar o adversário e defender um pouco mais abaixo, mas isso são situações raras. Se é esse o caso, não vejo nada que mostre falta de atitude ou desejo. Ao meu lado, tenho alguém (Rodrigo Mora) que é um boa imagem disso, quando vejo comentários sobre a evolução do Rodrigo Mora, leio sobre o contributo defensivo, onde fez grande evolução e estou muito grato pela capacidade de poder ser treinado nesse aspeto, de ser humilde para colocar o seu talento incrível ao serviço da equipa. Mas há outra parte que estamos a subestimar, que é a sua evolução com a bola e não leio nada sobre isso. É um jogador que mudou muito a forma de jogar, de wonderkid (puto-maravilha) tornou-se um jogador de equipa, capaz de construir o jogo mais abaixo e de fechar linhas de passe que não fazia há meses. Agora está muito mais decisivo no último passe, como encontra o companheiro numa melhor posição em vez de rematar... Neste tipo de coisas há, infelizmente, a construção de uma narrativa que não é errada, mas não está completa. Seria bom para vocês poderem rever duas ou três vezes os jogos como nós fazemos antes de chegar a conclusões e comentários precipitados."

Última edição:

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
31,771
26,774
Como se prepara os jogadores num espaço de tempo tão curto?

Farioli:
"Não há segredos. Não há segredos. Tentamos o máximo que consigamos para recuperar os jogadores o melhor possível. Podem dizer que os jogadores estão cansados, mas a realidade é que temos esmagado os nossos adversários a nível físico. Ainda no último jogo, com o Gil Vicente, corremos mais sete ou oito quilómetros do que o adversário. Podemos melhorar a gestão se conseguirmos saltar o play-off mas, neste momento, a equipa está muito bem fisicamente".

• Like
Reações: K92 e miguel

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
31,771
26,774
Já esteve perto de assinar pelo Rangers?

Farioli:
"Sim, não posso negar que no passado tive contatos com o Rangers, o principal foi há alguns anos quando o Ross Wilson era diretor desportivo (2019-2023), esse foi a altura em que estive mais perto da oportunidade. É um grande clube, com grande tradição no Reino Unido e em competições europeias. Estou muito grato por esse tipo de oportunidades. Mas a vida encaminhou-me para uns projetos muito interessantes e hoje estou muito grato pelo lugar onde estou. Renovei o contrato há poucos dias e estou muito feliz por ser treinador do FC Porto."

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
49,464
77,356
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20

Foram os únicos jogos no tugão onde senti que a equipa perdeu as rédeas do jogo.
Mais à deriva a primeira parte contra o Estoril que qualquer momento do jogo contra o Braga

E aqueles primeiros minutos da segunda parte em Alvalade até entrar o Pablo

• Like
Reações: Dragão_1977

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
4,812
10,394
Fosse o mister e usava os resultados dos rivais de hoje para lembrar aos meus jogadores a dimensão incrível da campanha que têm feito. Os nossos jogadores estão a fazer um campeonato monstruoso e só têm de se orgulhar disso.

• Like
Reações: Dragão_1977

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,007
10,764
36
Porto
Já eu prefiro esmagar os adversários com bom futebol!
Essa exigência do bom futebol devia-se ter tido nas épocas do Conceição também. Mas ai o que interessava era ganhar. Porque é que com Farioli tem que ser diferente ? Ainda para mais vindo de épocas completamente à deriva , desastrosas e tendo que reformular uma equipa e dar-lhes a mentalidade certa ?

18 vitórias em 19 é impossível sem haver competência, trabalho , profissionalismo e bom futebol ( não sempre , como é óbvio, porque também é impossível)

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
17,364
21,083
Essa exigência do bom futebol devia-se ter tido nas épocas do Conceição também. Mas ai o que interessava era ganhar. Porque é que com Farioli tem que ser diferente ? Ainda para mais vindo de épocas completamente à deriva , desastrosas e tendo que reformular uma equipa e dar-lhes a mentalidade certa ?

18 vitórias em 19 é impossível sem haver competência, trabalho , profissionalismo e bom futebol ( não sempre , como é óbvio, porque também é impossível)

porto4ever

Arquibancada
7 Abril 2018
487
234

tirando os jogos da Liga Europa os unicos da liga tuga que nao gostei foi com o Braga.
Não sei se foi parte da estratégia mas deixámos os gajos ter bola à vontade e não parecia que estavamos no Dragão.

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
33,779
51,780
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
18 vitórias em 19 jogos não é esmagar com bom futebol?
É esmagar com bom futebol, e é esse que eu queria de volta, do início de época! Aquele futebol com até fomos a alvalixo lhes passar por cima! Mas se me deres um papel a dizer que vamos ganhar sempre TODOS OS JOGOS 1 -0 a não jogar nada eu assino já!

Gatão1983

"Estaremos sempre a teu lado, pelo nosso FCPorto"
14 Março 2023
3,907
11,351
Conquistas
3
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
É esmagar com bom futebol, e é esse que eu queria de volta, do início de época! Aquele futebol com até fomos a alvalixo lhes passar por cima! Mas se me deres um papel a dizer que vamos ganhar sempre TODOS OS JOGOS 1 -0 a não jogar nada eu assino já!
A grande diferença para o início da época, é que as equipas já não vêm para "cima de nós" à espera de encontrar o FCPorto do Anselmi

Atualmente remetem-se lá atrás, mesmo com 1-0, e não saem. Ficam na toca todo o jogo. Isso só acontece connosco. Não vejo mais nenhuma equipa a ganhar 1-0 e o adversário com a mesma estratégia, sem se desposicionar, sem esticar demasiado a manta à frente e destapar atrás

Pensava que isso era visível aos olhos de todos.

Agora essa parte final ("ganhar sempre TODOS OS JOGOS 1 -0 a não jogar nada") é digna de um adepto qualquer rabolho ou calimero do X, que defende que não jogamos um caralho e ganhamos na mesma

Eclipsisboy

25 Maio 2014
33,779
51,780
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20

Sabes que és um user de quem eu gosto e que gosto de trocar ideias. Não és um ser abjeto que se arroga a dez quando nem a meia dúzia chega!

Passando a frente essa parte, se fores ver o que eu acabei de postar, foi exatamente o que cheguei a dizer do futebol de merda do Sérgio. O Sérgio teve 2 ou 3 épocas em que gostei do futebol dele. A primeira, mais a do Vitinha e do Luiz Diaz, e outra. De resto era futebol de merda. Mas se fosse ganhando 1-0 todos os jogos, eu assinava por baixo.

Digo exatamente do Farioli.

Todo o mérito, está a fazer um trabalho extraordinário e é ele que nos vai dar novamente o título. Não tenho dúvidas disso. O que queria dizer é que gostava de ver de volta aquele futebol avassalador com que ele já nos presenteou. Com mais golos! Com mais futebol atacante..! Não sei se me estou a fazer entender. Não é nenhuma crítica ao treinador nem ao trabalho dele. É o querer aquilo a que ele já nos habituou no início de época. Só isso.

Eclipsisboy

25 Maio 2014
33,779
51,780
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
A grande diferença para o início da época, é que as equipas já não vêm para "cima de nós" à espera de encontrar o FCPorto do Anselmi

Atualmente remetem-se lá atrás, mesmo com 1-0, e não saem. Ficam na toca todo o jogo. Isso só acontece connosco. Não vejo mais nenhuma equipa a ganhar 1-0 e o adversário com a mesma estratégia, sem se desposicionar, sem esticar demasiado a manta à frente e destapar atrás

Pensava que isso era visível aos olhos de todos.

Agora essa parte final ("ganhar sempre TODOS OS JOGOS 1 -0 a não jogar nada") é digna de um adepto qualquer rabolho ou calimero do X, que defende que não jogamos um caralho e ganhamos na mesma
Essa parte final foi uma maneira de dizer. Uma força de expressão. Mas claro que não gostei de ver um Braga a vir aqui ao dragão e vulgarizar-nos, não gostei de ver o Nacional do Margarida a vir ao dragão e a só não empatar porque porque.. na gostei de irmos a casa dos Afonsinhos e levarmos o amasso que levamos.. não gostei de ir ao Santa Clara e a não jogarmos nada.. entre outros jogos! Mas desde que se vá ganhando é o que me interessa também! Quero ir aos aliados o resto é conversa.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,007
10,764
36
Porto
Sabes que és um user de quem eu gosto e que gosto de trocar ideias. Não és um ser abjeto que se arroga a dez quando nem a meia dúzia chega!

Passando a frente essa parte, se fores ver o que eu acabei de postar, foi exatamente o que cheguei a dizer do futebol de merda do Sérgio. O Sérgio teve 2 ou 3 épocas em que gostei do futebol dele. A primeira, mais a do Vitinha e do Luiz Diaz, e outra. De resto era futebol de merda. Mas se fosse ganhando 1-0 todos os jogos, eu assinava por baixo.

Digo exatamente do Farioli.

Todo o mérito, está a fazer um trabalho extraordinário e é ele que nos vai dar novamente o título. Não tenho dúvidas disso. O que queria dizer é que gostava de ver de volta aquele futebol avassalador com que ele já nos presenteou. Com mais golos! Com mais futebol atacante..! Não sei se me estou a fazer entender. Não é nenhuma crítica ao treinador nem ao trabalho dele. É o querer aquilo a que ele já nos habituou no início de época. Só isso.
Estou a entender. O que te estava a dizer é que era impossivel mantermos aquela "pujança" do inicio sempre. Há muitas explicações para isso: Factor novidade. Jogadores frescos mental e fisicamente. Semanas limpas.

Quando começa a surgir jogos de 3 em 3 dias , lesões e tens que inevitavelmente ir rodando a equipa obviamente que as coisas não conseguem ser da mesma forma. Aliado a isso , ao teres extremos que não são capazes de oferecer ofensivamente o que se pede a uma equipa grande e altos e baixos dos "playmakers". Vai ver que aquele futebol avassalador que falas do inicio foi em semanas limpas ( jogos de 8 em 8 dias) e sempre com o mesmo 11. Depois começou os jogos de 3 em 3 dias e a mais que óbvia rotação.

Uma coisa é certa, aquele arranque forte , vibrante e pujante ajudou e de que maneira à confiança dos jogadores.

Não temos ainda um grande plantel. Já muito foi feito neste verão e vai continuar no próximo. Mas temos sempre uma equipa segura, que sabe o que faz em campo , profissional , competente e muito trabalhadora ( de todos os jogos que me lembro e não vou contar com a taça da liga, só vi o Porto "às aranhas" na primeira parte do jogo com o Braga e Estoril , em Guimarães e em Salzburg. Em plzen foi mesmo um mau dia e jogamos mal sim , nem foi por falta de organização ) . Basta olhares para os rivais. Também não estão com as mesmas vibes ( principalmente o sporting), basta vez que nos últimos 3 jogos andam a ganhar nos últimos lances das partidas ( que é competência, aqui no Porto é sorte).

Temos que fazer uma análise global e pesar tudo na balança.