FC Viktoria Plzen
1
FC Porto
1
Jan 22, 2026 at 05:45 PM

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,399
2,059
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Dá pra fazer muito melhor.

Com o Borges tínhamos 18 vitórias em 18 no campeonato. Nunca na vida ele empataria um jogo com este plantel.

E noção?

Fizemos a melhor primeira volta da história do campeonato, e afinal podemos fazer muito mais e melhor. É obra.

Nós não temos o plantel que muita gente acha que temos.

Há algum jogo que podemos empatar ou perder? Ou temos que vencer e ser dominadores em todos os jogos?

Eu sei bem o que muita gente merecia. Mas como gosto demasiado do clube, espero bem que esses tempos não voltem tão cedo.
É o discurso habitual de quem não aceita a crítica e usa palas nos olhos. O plantel teve semana e meia sem jogos, viu-se à rasca para ganhar os dois jogos inteiros e fomos passar vergonhas na Europa.

Achas normal a vergonha de hoje contra uma equipa cheia de remendados, que nem no top 50 do ranking UEFA deve estar?

Mal de nós se este plantel não serve para dar aviamento a Pilsens desta vida. Já em Utrecht foi igual, em Salzburgo valeu a estrelinha e em Inglaterra foram visitar o rei.

• Like
Reações: 2005dragon

tdiniz

Tribuna Presidencial
19 Junho 2013
7,131
5,220
Conquistas
3
Vila Nova de Famalicao
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
Não é só na frente, os nossos problemas começam na construção. A partir do momento em que nos atiram um setup diferente (e muito mais exigente do ponto de vista dinâmico) como hoje e frente ao regime, não existe mobilidade, não existem permutas posicionais, os conceitos de procura do terceiro homem não saem porque a exigência em termos de precisão técnica sobe com pressão hxh e o que se vê é isto que se viu hoje. Temos problemas em todas as fases do processo ofensivo.
O que falta para corrigir isso? Criar novas dinâmicas? Reforçar o meio campo ofensivamente?

mantower

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
5,981
7,989
Conquistas
3
  • Jorge Costa
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
Se os jogos acabassem com o mesmo resultado que estão agora não dependeriamos apenas de nós próprios para assegurar o top8

Nelson Santos

Bancada central
21 Julho 2019
2,310
12,986
Não temos nivel nem para esta liga europa mais fraca de sempre. Para andar a cansar a equipa mais vale focar no campeonato e na taça. Porque é o mais importante neste momento. Jogarmos contra das piores equipas desta liga europa e mesmo assim foi o que se viu. Não é desejar nada é ser realista e focar no que realmente podemos conquistar. Simples
Nunca na vida se deseja a derrota do teu clube, seja porque razão for, para mim isso é impensável.

• Like
Reações: CANC e draco1978

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
49,268
76,980
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
O que me deixa mais fodido é que jogamos pior contra 10 que contra 11

E não faz sentido nenhum não se ter arriscado Gabri e Mora ao mesmo tempo nestas circunstâncias. Os gajos não iam fazer nada para a frente e não

Somos demasiado inertes em termos ofensivos contra blocos baixos

FabioCardoso

Bancada lateral
26 Agosto 2025
903
1,201
Nunca na vida se deseja a derrota do teu clube, seja porque razão for, para mim isso é impensável.
Foco é o campeonato q temos de ganhar a todo custo. Vai ver que equipas estao nas ulimas 6 classificadas da liga europa neste momento. É uma questao de tempo sermos eliminados, por isso quanto menos jogos andar a cansar com a liga europa melhor. Não fizemos um unico jogo decente nesta liga europa, nas ultimas 6 equipas da liga europa 5 sao equipas que jogamos ou vamos jogar.

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
12,212
20,965
Conquistas
7
64
Porto
O que falta para corrigir isso? Criar novas dinâmicas? Reforçar o meio campo ofensivamente?
Para o que eu falei é treino. Treinar abordagens diferentes, mecanizar dinâmicas para o efeito, sugerir dos jogadores coisas distintas, movimentos padrão diferentes. É uma coisa que se treina até à exaustão. Mas Farioli terá as ideias dele. Não é burro, tem que saber exatamente no que estamos limitados e a falhar. Se eu vejo no campo ele tem que ver a dormir. Tem que resolver, inclusive ele próprio evoluir enquanto treinador com situações que desafiam alguns dos princípios dele.

• Like
Reações: tdiniz e pcarvalho

pcarvalho

Bancada lateral
9 Novembro 2012
764
233
um jogo mau não é o problema.
o problema é a sequência de jogos menos bem conseguidos.

tem faltado discernimento, velocidade e comunicação; há que mudar algo na forma como abordamos os jogos.

sinto falta de jogo exterior, com maior disponibilidade ofensiva dos laterais.
e ao mesmo tempo o meio-campo tem passado por um período de "seca" de ideias.

temos que treinar mais triangulações, 1-2, etc, para imprimir maior vertigem e velocidade ao jogo.

força Porto!

• Like
Reações: Y_Chippo

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,828
12,694
Italia
Dá pra fazer muito melhor.

Com o Borges tínhamos 18 vitórias em 18 no campeonato. Nunca na vida ele empataria um jogo com este plantel.

E noção?

Fizemos a melhor primeira volta da história do campeonato, e afinal podemos fazer muito mais e melhor. É obra.

Nós não temos o plantel que muita gente acha que temos.

Há algum jogo que podemos empatar ou perder? Ou temos que vencer e ser dominadores em todos os jogos?

Eu sei bem o que muita gente merecia. Mas como gosto demasiado do clube, espero bem que esses tempos não voltem tão cedo.
Eu não falei de resultados.

Achou que dá para jogar mais futebol, nomeadamente no ataque do que o que temos visto no ultimo mês.
Estamos naquela altura em que não se pode falar, no reinado de Conceição também houve muito disso...

Ter a opinião de que cabe ao treinador a responsabilidade de criar dinâmicas ofensivas é ataca lo.
Dizer que o plantel dá oara mais, é exigir demasiado...
...

BlueDragon

BlueDragon

Tribuna
16 Março 2012
3,035
3,286
Há um momento em que o problema deixa de ser o resultado.
E passa a ser o caminho.
O empate de hoje não me irrita pelo ponto perdido. Irrita-me porque foi igual - para pior - aos últimos jogos. Um Porto sem sal. Estático. Previsível. Sempre à espera da “estrelinha” Mesmo em superioridade numérica, sem coragem para ir buscar a vitória. E quando isto se repete, já não estamos a falar de um jogo. Estamos a falar de identidade.
Eu não gosto de apontar o dedo por impulso. Nunca gostei, por isso, raramente escrevo depois dos jogos. Mas chega a uma altura em que é impossível ignorar: este Porto é prisioneiro da sua própria ideia de jogo. E isso é responsabilidade direta do treinador.
Farioli pode ter uma boa matriz. Pode ter princípios modernos. Pode ter uma ideia estruturada. E, sinceramente, parece-me uma boa pessoa. Nada disso está em causa, e tudo é valido.
Mas há uma verdade simples no futebol, talvez a mais antiga de todas: Uma táctica, por muito boa que seja, com jogadores errados transforma-se numa má táctica.
E é exatamente isso que eu estou a ver.
Temos um avançado com características raras no futebol europeu. Potência, presença, capacidade de choque, jogo de costas. Um jogador que pede bola na área, que pede cruzamentos, que pede profundidade curta e direta.
E obrigamo-lo a vir ao meio-campo fazer de pivô móvel. A participar em ligações longas. A pedir-lhe leveza, rapidez de execução e discernimento em espaços congestionados, precisamente onde o seu perfil não é otimizado.
O resultado?
Um avançado desgastado, longe da zona onde é letal.
Uma equipa sem referência na área.
E com isso sócios emotivos a olhar para números frios, sem perceber o que está a ser queimado ali.
Ao mesmo tempo, temos alas com capacidade de ir à linha, de ganhar profundidade, de meter bolas tensas na área, para esse mesmo avançado poder fazer uso das suas capacidades naturais… mas parecem proibidos de o fazer. Tudo é interiorizado. Tudo é jogado para dentro. Tudo é previsível. E assim anulamos, ao mesmo tempo, quem cruza… e quem devia finalizar.
Isto não é culpa dos jogadores.
Isto é uma ideia que não casa com o material humano disponível.
E aqui entra a parte mais delicada, mas necessária. Se o treinador acredita tanto nesta ideia que se recusa a adaptá-la aos jogadores que tem, então precisa de ter coragem para tomar decisões duras.
Ou muda o papel do avançado. Ou muda o perfil.
Se entende que Samu não encaixa no que pretende, e todos vimos que não, então que o coloque no banco. E que aposte num avançado mais móvel, como Deniz, que entrou hoje e, mesmo sem olhar apenas para o golo, deu outra dinâmica à equipa.
E se não vê Deniz como solução inicial, existem ainda outras possibilidades dentro do plantel. William ou Pepê podem perfeitamente interpretar um 9 móvel, com Moura a aparecer como segundo avançado. São variações que exploram melhor as características disponíveis e este estilo de jogo de “beirada de prato”.
O que não pode acontecer é insistir numa fórmula que está a retirar confiança coletiva à equipa.
Pior ainda: mesmo quando estamos a perder, mesmo quando temos mais um jogador, as substituições são sempre posição por posição. Não há plano B. Não há variação estrutural. Não há risco. Não há surpresa. PUT@ QUE P@RIU é um futebol chato para C@R@LH@
No início da época, aceitava-se: equipa nova, treinador novo, rigidez para criar base.
Mas esta fase já passou. E continuar igual agora já não é construção, é teimosia!
E a teimosia, no futebol, cobra sempre juros, juros esses que, nesta fase de restruturação do clube, nós não temos como pagar.
Já tivemos a dose de estrelinhas que o futebol por vezes oferece. Um ressalto aqui. Um golo caído do céu ali. Mas a sorte não é plano estratégico.
Se formos inteligentes, ajustamos agora, enquanto ainda estamos a tempo.
Se insistirmos no mesmo, a realidade vai bater à porta. E depois não adianta procurar culpados externos.
Porque identidade portista não é só raça. É também saber ler o momento. Adaptar. Ajustar. Crescer.
E hoje, mais do que nunca, é isso que está em falta.
BOF_Abraços
Ricardo Amorim