Eu não colocaria no lote de jogadores a querer despachar o Gabri ou o Mora. O Gabri na pior das hipóteses é um suplente de luxo e o Mora tem e terá futebol para ser um agitador se tivermos jogos muito fechados. Isto na pior das hipóteses. Se por acaso o Mora "engrossar" ou se por acaso de hoje para amanhã desenvolver algum dos saberes que um jogador como o Moutinho tem no "passa para mim, passa para ti" do meio campo o Mora tornar-se-ia do dia para a noite num dos melhores do mundo.
O Eustáquio é bom homem mas na próxima época se houver alguma proposta nos mínimos olímpicos da decência deverá seguir o seu percurso. Quanto à posição de trinco tão fundamental num jogo mais "Guardiolesco" nem o Varela nem o Pablo têm os predicados de grande pautador de jogo à la Vitinha. Mas também não coloco as minhas esperanças super alto que o scouting do Porto faça milagres a toda a hora e consiga desencantar barato um Xavi ou em Busquets do nada. Mas sim, na minha óptica é uma posição em que se houver uma oportunidade poderemos atacar.
Mais importante para mim seria arranjar um 8 mais tecnicista que o Froholdt para não estarmos com o coração nas mãos se ele se lesionar. Esse hipotético médio para além de servir como suplente do Frodo deveria ser polivalente o suficiente para exercer pressão e concorrência para a posição de 10 ou de 6. O cenário idílico seria este.
Para ganhar dinheiro para compôr o plantel o Samu seria provavelmente o encaixe mais natural. Se nos derem 60M por ele não tenho dúvida que o scouting arranja por 20M alguém da qualidade dele e ainda sobra dinheiro para outras posições.
Caro colega,
as minhas razões para vender o Gabri e o Mora são completamente diferentes.
Eu não conheço a folha salarial do plantel. Mas suspeito que o Veiga está no top5 de uma folha salarial que aumentou (bastante) esta época. E face ao rendimento muito irregular, não me parece que deja descabido vender o jogador. Eu sei que o Presidente acredita muito no jogador. Ou pelo menos faz-nos crer isso. Mas a mim o que me interessa são os factos. E os factos abonam pouco a favor do Gabri.
Mora. O Presidente deu um voto de confiança enorme ao treinador. E isso quer dizer que na próxima época teremos novamente um 4-3-3. O Mora é um jogador de 4-4-2 a jogar atrás ou ao lado do número 9. E no esquema do Farioli vamos ver apenas 50% do potencial do Mora. Não faz sentido quer desportivamente quer financeiramente manter o Mora no plantel apesar de eu gostar muito, muito do Mora, jogador que já acompanho há anos.
Varela: bom rapaz mas para além de ser limitado tecnicamente, falta-lhe pace e inteligência. Parece-me que será relativamente simples encontrar um jogador para posição dele que consiga verticalizar e acelerar mais a entrada de bola nos extremos e médios ofensivos.
Froholdt: eu aqui discordo um pouco. A partir do momento em que os dois outros médios consigam dar mais velocidade à rotação do lado da bola ou à entrada da bola nos extremos em ataque ao espaço ou em progressão com posse de bola, o Froholdt vai brilhar ainda mais. Tecnicamente não é um prodígio mas a capacidade física compensa claramente esta menor qualidade técnica. Ele não brilha mais porque a equipa está muito presa no meio campo. Ainda no Domingo, viu-se uma série de jogadas em que a equipa recupera a bola com a equipa do Guimarães desposicionada e sistematicamente a bola voltou aos defesas para recomeçar um ataque posicional com a equipa equilibrada. Eu suspeito que são indicações do Farioli por conhecer a qualidade de passe do meio campo ..........
De qualquer forma, esta época já temos uma defesa de muito bom nível e um ataque que promete. Na próxima temporada, caso consigamos atingir a entrada directa na Liga dos Campeões , eu antevejo que o sector do meio campo conheça uma renovação substancial.