FC Porto
1
SL Benfica
0
Jan 14, 2026 at 08:45 PM

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
16,636
20,344
E o mister explicou exatamente isso ontem. Já se mexeu imensas vezes na defesa este ano e continuou tudo igual.

Eu vou mais longe. Eu estou mais preocupado que jogue o Martim a lateral direito que o Alberto. Acho que o Alberto defende muito melhor e é mais seguro que o Martim que apesar de ter estado melhor nos últimos jogos , de vez em quando ainda tem umas paragens.
Partes de uma premissa errada para ter medo do Martim.
Para ter medo era preciso que eles atacassem

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,555
7,321
Como diz o outro goleada por 1.0
Não quero ver mexidas no muro polaco.
Kiwi na esquerda pode ser um enorme erro.
Acredito que será para, em posse, ficarem os 3 mais atrás (Bednarek, Thiago e Kiwior), dando mais liberdade a Martim de subir na ala e integrar-se no ataque, libertando um pouco mais Pepê para ações interiores.
Como será uma missão de desgaste, o Alberto parte do banco para fazer o mesmo na segunda parte e aproveitar o desgaste acumulado no lateral esquerdo adversário.

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,865
5,796
Conquistas
4
Portugal
Dizem que o Panelas vem sem extremos mas eu aposto que o Cabral vai ser titular para ser como o Lukebakio

Alguém tem que esticar o jogo senão a equipa deles fica muito curta no campo
E é sempre um gajo rápido na frente, o que prende o nosso lateral um bocado mais atrás
Não é um extremo clássico, mas cumpre duas funções muito claras, estica o jogo e obriga o nosso lateral a pensar duas vezes antes de subir. Só isso já altera o nosso posicionamento defensivo.

Depois há o ponto-chave, o jogo exterior e os cruzamentos do Cabral. Com o grego como referência de área, eles vão tentar duas coisas muito simples
ganhar largura para cruzar
obrigar-nos a defender de frente para a nossa baliza, onde o erro pesa mais

Daí eu achar que ter Thiago Silva e Bednarek com o Kiwior como lateral-esquerdo não é nenhuma heresia, antes pelo contrário. Gente forte no duelo, boa leitura de bola aérea, confortável a defender segundo poste e capaz de aguentar um avançado sem entrar em pânico.

Nestes jogos, o lateral não tem de dar 10 cruzamentos bons.
Tem de não perder duelos, não ser atraído para fora da zona, e não permitir cruzamentos limpos. Se isso estiver controlado, metade do plano ofensivo deles cai.

Depois, com bola, é aceitar que esse lateral não vai dar profundidade constante. A largura pode vir do extremo ou do médio a cair no corredor. O importante é equilíbrio, não dar transições, não abrir o campo à custa da emoção.

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,855
1,076
Relativamente à deslocação do Kiwior para a esquerda só tenho medo que algum erro possa pesar psicologicamente nele e no Thiago Silva. Desfez-se a melhor dupla de centrais para meter um novo (que ainda por cima é uma super-estrela) e se correr mal pode ser algo que fica em cima deles e do treinador.

• Like
Reações: ryback

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,031
242,838
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Relativamente à deslocação do Kiwior para a esquerda só tenho medo que algum erro possa pesar psicologicamente nele e no Thiago Silva. Desfez-se a melhor dupla de centrais para meter um novo (que ainda por cima é uma super-estrela) e se correr mal pode ser algo que fica em cima deles e do treinador.
São jogadores experientes que já jogaram fases avançadas da liga dos campeões, no maior campeonato do mundo e competições internacionais de seleções

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,555
7,321
O Alberto perdeu o lugar?
Pela conferência de imprensa de ontem do nosso mister, que teceu elogios às últimas exibições do Martim, eu diria que sim.

Mas não perdeu a confiança do treinador, até aposto que ele faz parte do plano de jogo, como backup e abre-latas na segunda parte...

• Like
Reações: apocalypto

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,865
5,796
Conquistas
4
Portugal
Claro, mas o Farioli não é o lagarto que se abria todo nas costas.
Vai ser um jogo tipo o do campeonato, mal vão passar do meio campo e nós tb não vamos arriscar feito tolinhos
Até porque este Carnide não se desmonta em volume, nem em posse prolongada, nem a carregar jogo por fora durante 90 minutos. Isso é exatamente o que eles querem. O Carnide do Zé vive confortável no controlo do espaço e no erro do adversário. Portanto, quem tenta dominá-los continuamente acaba por cair na armadilha.

Notei que eles apresentam enormes dificuldades em 2 ou 3 movimentos bem preparados.
Primeiro, atrair por dentro para matar por fora.
Não é abrir logo nos extremos. É circular por dentro, chamar os médios, fixar o bloco, obrigá-los a encurtar. Quando isso acontece, uma mudança rápida de flanco, bem temporizada, parte o bloco. O extremo não recebe aberto por sistema, recebe em vantagem, com o lateral atrasado e sem cobertura interior.

Segundo, isolar centrais fora da sua zona de conforto.
Eles são fortes em linha, em bloco e de frente para o jogo. O problema surge quando um central é obrigado a sair, a defender de lado ou a decidir sem cobertura. A chave está nas diagonais atacadas no timing certo, entre lateral e central, após atração de pressão a um dos lados. Não é correr mais, é decidir melhor. É aí que aparecem faltas, cartões, penáltis ou desorganização.

Terceiro, transição curta, não contra-ataque longo.
O erro clássico é achar que este Carnide se apanha em corridas longas. Eles estão preparados para isso. O que os mata é a transição curta, recuperação, passe vertical imediato, apoio frontal e ataque à última linha antes do bloco baixar. Dois ou três passes, rápidos e simples. Sem dar tempo à organização. O Zé aceita recuar metros, mas não aceita ser surpreendido no tempo da decisão. É aí que ele vai morrendo mais e mais, nesta fase da carreira.

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
4,469
5,802
Hoje temos de entrar com o espírito do Bicho. Em cima deles, sem medos, contra tudo e contra todos! Até os comemos carago!

• Like
Reações: MeteOMarega

Joji

Arquibancada
27 Maio 2025
214
338
Parece que ninguem se lembra quando um tal de JJ meteu um central chamado David Luiz a lateral esquerdo.

• Like
Reações: ryback

SOARES10

Bancada central
11 Dezembro 2017
1,077
2,548
Nem quero acreditar nisso.
Senão foi titular nos ultimos jogos , espero que por gestão fisica.
Finalmente temos um plantel equilibrado. O Martim tem estado bem nos últimos jogos. Faz sentido continuar. O Alberto continua a ser importantíssimo e pode ser uma peça importante a partir do banco.

Não gosto nada de ver a dupla de centrais desfeita, mas a verdade é que não temos DE disponível. Entre meter lá o Kiwior, que já se viu que é competente e já jogou lá várias vezes no passado ou meter o Martim, prefiro o Kiwior. Ficamos com outra solução a partir do banco para mudar o plano de jogo ou com um backup em caso de lesão. Além disso, o DC que entra é um Thiago Silva. Não é propriamente um Fábio Cardoso.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,716
9,776
36
Porto
Parece que ninguem se lembra quando um tal de JJ meteu um central chamado David Luiz a lateral esquerdo.
Vocês comparam cada coisa ...

Vai ver a quantidade de jogos que o Kiwior tem a lateral esquerdo na sua carreira e quantos jogos tinha o David Luiz na altura. O Kiwior jogou quase sempre a defesa esquerdo no Arsenal durante o tempo que esteve lá. Na polónia a mesma coisa.

Ser defesa esquerdo é uma posição natural para o Kiwior. Se estivéssemos a falar de meter um Bednarek a defesa direito , por exemplo, a tua comparação fazia sentido.

E o Jesus fez isso na altura apenas e só por causa de um determinado jogador. O Farioli se o fizer não será por isso. Será porque tem outro central de grande categoria para jogar e porque o defesa esquerdo titular está lesionado.