Dúvidas de informática

Moxley

Bancada central
1 Novembro 2014
2,097
1,372
Acredito, mas infelizmente a maioria das reviews que leio, o pessoal parece encontrar muitos problemas com a Dell :x
A linha Latitude da Dell é o equivalente à Thinkpad da Lenovo, é a linha empresarial. Nunca tive um mas tenho-os como bons portáteis.

Dá uma vista de olhos às linhas T (clássica) e X (mais portabilidade) dos Thinkpad, são mais baratos do que a linha X1 e continuam a ser muito bons. Eu uso um T14 gen 1 (2020) usado e serve-me muito bem. A bateria dura cerca de 2h, o que para mim chega porque posso facilmente ligá-lo à tomada.

Dragoness

Bancada central
7 Junho 2017
2,175
4,136
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Deco
@jorgebest @Moxley Um bem haja aos dois. Vou dar uma olhadela aos modelos que vocês falaram e depois deixo aqui os links e vocês dizem qualquer coisa, okie? (Do site da Lenovo, mesmo assim parece-me melhor evitar a Dell lol)

Muito obrigada mesmo 💙

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
4,453
5,494
Por ai
A linha Latitude da Dell é o equivalente à Thinkpad da Lenovo, é a linha empresarial. Nunca tive um mas tenho-os como bons portáteis.

Dá uma vista de olhos às linhas T (clássica) e X (mais portabilidade) dos Thinkpad, são mais baratos do que a linha X1 e continuam a ser muito bons. Eu uso um T14 gen 1 (2020) usado e serve-me muito bem. A bateria dura cerca de 2h, o que para mim chega porque posso facilmente ligá-lo à tomada.
trabalho com lenovo tinkpad todos os dias, e cada vez que os ligo apetece-me mandar os pc´s pela janela fora

Dragoness

Bancada central
7 Junho 2017
2,175
4,136
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Deco
Ainda não partilhei links porque estou mais indecisa... Ainda estou tentada a um Mac... (Muito pessoal usa Mac na empresa portanto não parece haver grandes conflitos ao nível do nosso sistema interno, etc...)

Mac ou Lenovo malta? :x

MightyDragon

Tribuna
10 Maio 2024
3,030
4,671
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Ainda não partilhei links porque estou mais indecisa... Ainda estou tentada a um Mac... (Muito pessoal usa Mac na empresa portanto não parece haver grandes conflitos ao nível do nosso sistema interno, etc...)

Mac ou Lenovo malta? :x
Mac parece-me sempre uma boa escolha, se te habituares a Command/Control/Etc LOL

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,530
47,337
Conquistas
7
110
fica aqui um texto do chatgpt que resume bem (não me apetecia estar a escrever isto tudo)
-

"Epá… vou ser direto e sem choradinhos: não, os MacBooks da Apple não têm um preço/qualidade sensato para a maioria das pessoas. São caros como a porra, e pagas muito por “ecossistema” e marketing. 🍔🐍

O que tens de saber (sem rodeios)
💸 Preço
  • São caros pra c****.**
  • Mesmo o modelo mais “barato” custa mais que muitos portáteis Windows com hardware semelhante ou melhor.
⚙ Qualidade
  • Construção top? Sim.
  • Bateria estupidamente boa? Sim.
  • Ecrã fixe? Sim.
  • Potência? Depende do chip e do que precisas.

Mas atenção: potencia não é linear com preço. Por exemplo:

• Um Windows com CPU decente + 16GB RAM + SSD rapido custa bem menos e faz o mesmo trabalho real.
🧠 Para quem faz sentido

Faz sentido só se tu já estiveres preso ao ecossistema Apple (iPhone, iPad, AirPods) ou queres:
  • Estabilidade absurda no sistema
  • Software profissional tipo final cut / logic (onde os chips Apple brilham)

Se és gajo comum que quer:
  • navegar
  • trabalhar office
  • ver merdas no Netflix
  • programar/development básico
    ➡ não vale a pena o preço.
📊 Resumo cabrão
  • Preço/qualidade geral? Mau.
  • Pra quem faz coisas específicas no MacOS ou quer simplicidade do ecossistema? Ok, pode valer.
  • Pra merda diária e gaming? Roubo.

Última edição:
  • Like
Reações: Panda Azul e Branco

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
7,013
8,188
Não preciso para gaming nem para coisas diárias, pois já tenho desktop para isso.

É somente para uso professional e sim tenho IPhone.
Macbook Air é imbatível em termos de preço qualidade. Ecrã, qualidade de construção e bateria são top, ofereci um à esposa na altura do m1 e funciona como novo. Desde que não puxes muito pelo processador claro está...

Já o meu de 2013 liga mas, sendo Apple, queriam 300 e tal paus por uma bateria nova.. fora isso ficas limitado a marca branca que não tem a mesma fiabilidade. Além de que aquilo deixou de receber updates há anos, como seria de esperar e agora além de ter um sistema operativo inseguro, também não me deixa instalar as versões mais recentes de aplicações como browsers, software de trabalho..

Mas lá está, o m4 ainda deve durar uns valentes anos a nível de suporte de software e hoje em dia também há mais opções se mais tarde quiseres instalar outro sistema operativo, como o Asahi Linux...

No fundo a questão principal antes de comprar um Mac tem a ver com a ética de cada um. Se calhar para mim faz sentido pagar por um produto final mais maduro mas que não oferece grandes opções de customização ou de extensão de vida útil. Para outros é mais importante a flexibilidade de poder fácilmente adquirir peças de substituição e não ficar "preso" a uma sistema.

Pessoalmente se comprásse agora um provavelmente iria para um Lenovo porque prefiro Linux e preciso de gráfica dedicada. Mas um macbook pro 14" novo para ver umas coisas no sofá também não estava mal..