Não preciso para gaming nem para coisas diárias, pois já tenho desktop para isso.
É somente para uso professional e sim tenho IPhone.
Macbook Air é imbatível em termos de preço qualidade. Ecrã, qualidade de construção e bateria são top, ofereci um à esposa na altura do m1 e funciona como novo. Desde que não puxes muito pelo processador claro está...
Já o meu de 2013 liga mas, sendo Apple, queriam 300 e tal paus por uma bateria nova.. fora isso ficas limitado a marca branca que não tem a mesma fiabilidade. Além de que aquilo deixou de receber updates há anos, como seria de esperar e agora além de ter um sistema operativo inseguro, também não me deixa instalar as versões mais recentes de aplicações como browsers, software de trabalho..
Mas lá está, o m4 ainda deve durar uns valentes anos a nível de suporte de software e hoje em dia também há mais opções se mais tarde quiseres instalar outro sistema operativo, como o Asahi Linux...
No fundo a questão principal antes de comprar um Mac tem a ver com a ética de cada um. Se calhar para mim faz sentido pagar por um produto final mais maduro mas que não oferece grandes opções de customização ou de extensão de vida útil. Para outros é mais importante a flexibilidade de poder fácilmente adquirir peças de substituição e não ficar "preso" a uma sistema.
Pessoalmente se comprásse agora um provavelmente iria para um Lenovo porque prefiro Linux e preciso de gráfica dedicada. Mas um macbook pro 14" novo para ver umas coisas no sofá também não estava mal..