Exercer influência em países vizinhos é intervir militarmente para colocar governos fantoches nos países e/ou desmembra-los? Países onde os governos, muitos deles são ou foram até essa intervenção tomar parte, democracias declaradas aos olhos de todos?A isso eu chamo exercer pressão naquilo que a Rússia acredita ser a sua esfera de influência. E esse tipo de pressão é algo que todas as três super-potências fazem, mas só parece mal e completamente ilegítimo quando é a Rússia a fazer.
Já disse aqui várias vezes, se Portugal cometesse a tolice de eleger um governo anti-americano, que quisesse abandonar a NATO e aliar-se à Rússia, os EUA iriam exercer todo o tipo de pressões (financeiras, políticas, militares) para que esse governo caísse, porque consideram que Portugal pertence à sua esfera de influência.
Acho isso um bocado rebuscado. Eu tento até entender o ponto de vista de quem acha que algumas atitudes americanas são desproporcionais, e algumas efetivamente são, agora usar isso para mascarar o que a Rússia sempre fez e continua a fazer já acho um bocado de má fé...