O que define uma equipa campeã não é sermos os maiores quando está tudo cor de rosa e atropelarmos quem aparecer à frente. O que define são os momentos menos inspirados e de menor fulgor e como respondemos a eles.
A equipa está claramente num momento menos bom, não gostei do jogo com o Braga, parecemos demasiado ansiosos, precipitados e com demasiadas perdas de bola infantis. Não criámos o suficiente (ou o ideal, porque acabou por ser suficiente) e o 1-0 nasce de uma de várias precipitações constantes do Samu (tem de ter muito mais cabeça, adoro que viva isto como qualquer um de nós mas tem de ter mais calma em diversas situações).
De qualquer forma, e mesmo não estando na forma que mostrámos nas primeiras jornadas, somos uma verdadeira equipa liderados por um verdadeiro líder. A equipa sabe sofrer, é resiliente e mesmo não estando inspirada, mesmo não tendo sabido ter bola como se exige com precipitações constantes, a realidade é que não permitimos muito ao Braga. O Braga está inconstante em termos de resultados, não tenho acompanhado muito mas indiscutivelmente tem qualidade e saber ganhar feio tem imenso valor na minha opinião.
Estou-me a cagar se jogamos um futebol avassalador ou não. Importa é ganhar e saber crescer com estes momentos menos bons em termos exibicionais e de controlo de jogo. Quando falta tudo isso, tem de haver o resto, e há. Jogar sempre com cabeça. 10 jornadas passadas e vamos em primeiro isolados, tendo jogado contra a esmagadora maioria do top 11 (falta o Famalicão, já a seguir). Com vitórias em Alvalade, em Moreira, Vila do Conde...
Dito isto, não consigo gostar de ver o Mora no meio-campo, é claramente um avançado e vou morrer com esta ideia. É mais à frente que ele pode desequilibrar mais e o Gabri faz imensa falta ao pé do Froholdt. O Mora é jogador para definir nos últimos 30 metros e frente à baliza, não é um pensador de jogo, nem sequer é um 10, não se destaca por criar para os outros, pelo menos nesta fase da carreira. Difícil vê-lo a encaixar neste sistema mesmo percebendo que tem apenas 18 anos e muito para crescer mas o Veiga é titularíssimo, gostem ou não.