FC Porto
2
SC Braga
1
Nov 02, 2025 at 08:30 PM

ricardo.costa

Bancada lateral
17 Março 2022
615
1,302
Sinceramente, não esperava que o jogo de ontem ficasse tão difícil como ficou, mas houve um grande mérito do Braga nisso. Deste ciclo de três jogos com equipas do Minho, aquele que eu achava, à partida, que seria mais complicado é precisamente o próximo, em Famalicão. É um campo sempre complicado, vimos de um jogo europeu e eles defensivamente são fortes: só têm quatro golos sofridos, dois deles com o Sporting. Vamos ter de voltar a estar em alerta máximo e acredito que voltaremos a passar por momentos difíceis. É fundamental ganharmos para irmos com mais tranquilidade para a pausa das seleções.

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
12,065
16,153
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Depois de ter aprendido que um atacante do FCPorto não pode invadir a área do defesa (falta do Chico sobre o Mangala), hoje aprendi outra nova: um jogador do Fcporto que queira disputar uma bola aérea na pequena área não pode enquandrar-se onde a bola vai cair, porque assim promove o contacto com o adversário. Adoro.

"No golo, bem anulado aos dragões, Jan Bednarek está inicialmente afastado do guarda-redes bracarense, cerca de dois metros, desloca-se na direção deste e aí, ao saltar, acaba por carregar de forma ilegal, com o seu braço esquerdo, o peito e pescoço de Lukas Hornicek."

Jan, para a próxima mantém-te a dois metros do guarda-redes, salta na vertical novamente, mas em modo pinguim, com os braços colados ao corpo. Pode ser que assim consigas disputar a bola legalmente.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,220
12,720
Não tem.

Mas então que não o ponha tb em posições onde já se sabe que não vai fazer nada de valor. Aí é que parece estar a fazer lhe um favor.
A melhor coisa que pode acontecer ao Porto é alguém vir cá e deixar a nota pelo Mora ...
Mora é 10 e tem que jogar no esquema de 4-2-3-1, no suporte ao PdL e onde possa jogar o seu jogo em ter medo de fintar e/ou perder a bola ...
Neste esquema do Farioli pouco vai render, apesar de ser um jogador fora de série ...
A sua venda iria permitir reforçar o plantel em Janeiro ...

Porque eu prefiro ver o Porto campeão do que ter o Mora no Porto

• Like
Reações: Regod

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
9,090
7,679
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Já vi algumas repetições do golo anulado e continuo com a opinião de que não houve falta do Bednarek. O guarda-redes adormeceu, perdeu o tempo de salto e quando o quis fazer já lá estava o braço do adversário, que não acho que tenha que saltar com ele colado ao tronco (se conseguisse). Na minha opinião faria mais sentido falarem num possível fora-de-jogo do Bednarek, ainda que não concorde.

No lance do golo deles é que não parece haver mesmo nada sobre o Alberto.

Mas o pior disto é o muito curto tempo que as decisões que nos prejudicam levam a analisar.

• Like
Reações: fernandoneves9

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
9,282
18,959
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
E aquele Gorby do Braga ou lá como se chama o gajo?

Ca puta menino
Parecia o Iniesta com gajos a pressionar nas costas

Grande jogatana que fez
Se o Busquets estivesse no estádio, no final do jogo ia-lhe pedir um autógrafo depois de ver aquela exibição.

É um fenómeno do caraças, contra nós há jogadores adversários que se transcendem e jogam a um nível estratosférico.

O exemplo mais evidente disso era o Luiz Carlos do Paços/Braga. Contra nós parecia sempre o prime Kanté. 😭

• Like
Reações: Feraz

jabbcv

Tribuna Presidencial
21 Abril 2015
7,089
4,472
56
Marco de Canaveses
Vitória muito importante.
Quando vemos os rivais da segunda circular a serem levados ao colo pelos árbitros.
A nossa equipa vai ter que lutar muito mais do que os adversários para conquistar o campeonato.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,948
20,220
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Ontem também tivemos o enésimo capítulo das faltas que nos são marcadas e que não são marcadas aos nossos adversários. Isso também tem peso na forma como os jogos vão correndo. Os nossos adversários sabem que podem ser agressivos à vontade que metade das faltas não serão marcadas e que os cartões irão demorar a sair. Os nossos jogadores sabem que ao mínimo encosto verão assinaladas faltas.

Para terminar. Este foi o primeiro jogo que o Braga perdeu contra uma equipa de potencial semelhante ou superior. Alguma coisa também fizemos bem.

• Love
  • Like
Reações: Dagerman e DeZ

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,029
236,824
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Depois de ter aprendido que um atacante do FCPorto não pode invadir a área do defesa (falta do Chico sobre o Mangala), hoje aprendi outra nova: um jogador do Fcporto que queira disputar uma bola aérea na pequena área não pode enquandrar-se onde a bola vai cair, porque assim promove o contacto com o adversário. Adoro.

"No golo, bem anulado aos dragões, Jan Bednarek está inicialmente afastado do guarda-redes bracarense, cerca de dois metros, desloca-se na direção deste e aí, ao saltar, acaba por carregar de forma ilegal, com o seu braço esquerdo, o peito e pescoço de Lukas Hornicek."

Jan, para a próxima mantém-te a dois metros do guarda-redes, salta na vertical novamente, mas em modo pinguim, com os braços colados ao corpo. Pode ser que assim consigas disputar a bola legalmente.
Nos cantos, ninguém pode atacar a bola, tem que se posicionar e esperar que a bola lhes bata na cabeça

O Bednarek, experiente e inteligente, ganha o espaço
Tem lá culpa que o redes se vá enfiar dentro da baliza em vez de defender a sua zona de salto

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,727
6,357
Eu vejo um redes que perde a posição e salta tarde e contra o adversário

Tem que defender o seu espaço
O Bednarek lê melhor a trajectória da bola, ganha espaço na área, salta na vertical e primeiro que o adversário

Não se pode dar vantagens extra a quem já pode jogar com as mãos
Eu tambem acho muito exagerado a forma como se defende quem até as maos pode usar mas desde que o critério seja sempre o mesmo...

Até deve ser dos lances em que ha mais coerencia por parte dos arbitros em Portugal (e nao só). Tambem é facil, toque no GR e pimba apita-se. Até basta tocar de raspao..

PS: mas para o Bednarek deve ser chocante porque veio de muitos anos em Inglaterra que é o unico país em que o GR nao é excessivamente protegido.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,220
12,720
Algumas notas soltas em relação a ontem:

- Rodrigo Mora não pode jogar no meio campo porque não é centro campista. Jogamos com 10 sem bola. E por vezes até com bola. Espero que sosseguem a puta da passaroca agora.

- Dar a bola ao Braga é compreensível, porque a posse de bola dos gajos era inócua: Não se pode passar anos a criticiar o Lopetegui e a escolher não falar sobre os roubos que foi sujeito para agora bater 36 punhetas com o futebol do Braga.

- Por muito que o Borja Saenz tenha estado limitado nos ultimos jogos (tecnicamente) a realidade é que depois de entrar o lado esquerdo ofensivo do Braga morreu, para além de recuperarmos mais bolas. Possivelmente é daqueles que tem que jogar "sempre".

- Gabri Veiga tem que jogar sempre. O que faz ontem no passe para o Borja é qualquer coisa, pela jogada, quer por para ONDE põe a bola. Para ser perigoso só podia ser assim - e o Borja percebeu bem.

- Dennis Gul meteu-me um NOJO do caralho e não percebi que merda lhe passou pelos cornos. O Samu fartou-se de cobrir e correr no processo defensivo_O Gul foi incapaz de o fazer durante os poucos minutos que esteve em campo, estando literalmente a cagar-se e a fazer que defendia com os olhos.

- Não há falta nenhuma do Bednarek. Salta na vertical e sozinho. Quem vai ter com ele é o guarda-redes. Se marca falta neste lance, tem que marcar falta no lance do Alberto, que é impedido de se fazer à bola. Isto numa jornada em que quer venfique quer sportem, ficariam a jogar com 10 com 0-0 no marcador. Borrava a cara de merda se viesse para aqui com o fair play como vejo alguns borregos a virem - cambada de mansos bons rapazes.

- Por questões profissionais tenho visto mais jogos do campeonato português face ao que via nos ultimos anos - o nível de dificuldade ARTIFICIAL a que os nossos jogos estão submetidos é assustadora. Vai ser muito complicado ganhar este campeonato quando os 3 pontos que temos de vantagem poderiam ser uns 8, facilmente.

- Froholdt melhor tecnicamente ontem.
Discordo da tua análise ao Gul ... Entrou quando a equipa já estava em bloco baixo ... Estava sozinho perante 3-4 jogadores do Braga ...
Ganhou mais lances e falta que o Samu nos 60min ...

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
34,175
32,036
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Fomos superiores tacticamente

Ja sabemos que agora vem o bota abaixo.

Anda tudo borrado, o que é óptimo

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
6,792
9,451
salvamo-nos ontem. Pode ter sido a chave para o título. Somar os 3pts num jogo daqueles pode ser determinante. Esperemos que o Farioli interprete o jogo pela sua exibição e não pelo resultado. Vencemos, mas podiamos e talvez até devessemos ter perdido. Falhou muita coisa. Pressão totalmente ineficaz, eles quebravam linhas com muita facidade. A nossa saída de bola também não funcionou. E mesmo num jogo caótico e com muito espaço, não conseguimos criar perigo - aqui talvez a "culpa" seja da falta de qualidade individual.

O Mora a 8 não dá... é preferível metê-lo numa ala.A capacidade de pressão do Borja é insubstituível. Esperemos que este golo lhe dê a confiança necessária para dar o salto no jogo com bola. É um jogador à Porto.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
34,175
32,036
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Já vi algumas repetições do golo anulado e continuo com a opinião de que não houve falta do Bednarek. O guarda-redes adormeceu, perdeu o tempo de salto e quando o quis fazer já lá estava o braço do adversário, que não acho que tenha que saltar com ele colado ao tronco (se conseguisse). Na minha opinião faria mais sentido falarem num possível fora-de-jogo do Bednarek, ainda que não concorde.

No lance do golo deles é que não parece haver mesmo nada sobre o Alberto.

Mas o pior disto é o muito curto tempo que as decisões que nos prejudicam levam a analisar.
Nao ha falta nenhuma, em nenhum dos lances

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,814
18,531
A melhor coisa que pode acontecer ao Porto é alguém vir cá e deixar a nota pelo Mora ...
Mora é 10 e tem que jogar no esquema de 4-2-3-1, no suporte ao PdL e onde possa jogar o seu jogo em ter medo de fintar e/ou perder a bola ...
Neste esquema do Farioli pouco vai render, apesar de ser um jogador fora de série ...
A sua venda iria permitir reforçar o plantel em Janeiro ...

Porque eu prefiro ver o Porto campeão do que ter o Mora no Porto
Eu acho que o melhor sistema para o Mora era, curiosamente, o do Anselmi. Ter o Mora como falso ala a fazer movimentos para dentro e aparecer em zonas de finalização, sendo a largura dada pelo lateral. Algo similar à forma como o Braga usa o Ricardo Horta. O Mora é um desequilibrador por excelência mas não é um jogador de último passe ou de construção. E sinto que o Porto fica sempre mais perigoso com o Gabri em campo.

E por muito que goste do Mora, tive pena que não se tivesse confirmado a saída dele por 70M, pois isso teria permitido dar à equipa um outro médio que falta e um extremo. Seria globalmente uma equipa mais forte.

• Like
Reações: arichard

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
12,065
16,153
Conquistas
9
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Nos cantos, ninguém pode atacar a bola, tem que se posicionar e esperar que a bola lhes bata na cabeça

Tem lá culpa que o redes se vá enfiar dentro da baliza em vez de defender a sua zona de salto
O Hornicek, em momento algum, ataca a bola simultâneamente com o Bednarek. Deixou-se pregado ao relvado debaixo do travessão e quando saltou foi se enfiar no braço do Bednarek. Mas não vale a pena chover no molhado. É arbitragem à inglesa... de Gibraltar...

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,220
12,720
Para mim, é preocupante que tenhamos dificuldade em jogar contra equipas de bloco baixo, mas também tenhamos dificuldades contra equipas que dão espaço.

E a dificuldade está na qualidade de passe e de definição, ou na sua falta de ambas.

Não quero ser agourento, mas a sorte nem sempre estará lá.

Bem sei que estamos em primeiro, mas há que trabalhar muito para melhorar.
O nosso grande problema no processo ofensivo é evidente:

- Samu náo é o PdL para o estilo do Farioli mas é o que temos
- Borja é um jogador de transições, jogar com espaço
- Pepê é o Pepê ... que venha alguém e deixe cá 20M e vai de lacinho
- Gabri Veiga espalha perfume mas espero mais dele. Acho que está a jogar limitado ...

As nossas maiores lacunas estão no defesa esquerdo, nos extremos e rotatividade do meio campo ...

Vender Zaidu, Eustaquio e Pepê e trazer Taylor, Rayan e El Karuoani e aumentávamos uns furos a nossa qualidade de jogo ...

• Love
Reações: jmspr.2016

Fyodor

Superior
3 Novembro 2025
54
162
O jogo de ontem não foi de todo uma boa exibição do FC Porto, foi evidente que a equipa não esteve ao seu nível e não conseguiu ser dominadora num Dragão praticamente cheio, mas por outro lado, foi uma demonstração de caracter e maturidade. Na 2ª parte, a equipa teve capacidade de perceber que não tinha pernas nem a capacidade para naquele momento pressionar alto e ir para cima do Braga. Ajustou, mudou, a entrada do Pablo para o lugar do William foi fundamental, e estabilizou defensivamente para procurar saídas rápidas e apanhar o Braga em contramão, e assim chegamos ao 2º golo que nos deu a vitória.

Durante o jogo notou-se claramente que a equipa não está a viver um bom momento em termos de índices físicos. Jogadores quase sempre atrasados, primeiros toques falhados e jogadores do Braga a ganharem praticamente todos os duelos. O que é de salutar é que a equipa teve o controlo emocional necessário para perceber o que era preciso para ganhar o jogo e o treinador foi fundamental e cirúrgico nas substituições que fez.

O que é que eu acho que se está a passar? Acho que há uma clara fadiga física, mas principalmente emocional. Estamos num momento complicado do calendário com uma série de jogos seguidos de grande exigência em que não é permitido vacilar. Os jogadores e a equipa técnica, e muito bem, sentem isso. E isso sente-se de forma exacerbada quando semana sim, semana sim, vemos ambos os rivais na luta pelo título a serem claramente beneficiados e nos jogos do FC Porto vemos árbitros com critérios completamente diferentes. Vou dar exemplos práticos, vejam o que é permitido ao Diomande e ao Gonçalo Inácio nos jogos do Sporting. Vejam o que é permitido ao António Silva e ao Otamendi nos jogos do Benfica. Comparem com os critérios que os mesmos árbitros aplicam ao Bednarek e ao Kiwior. Até mesmo dentro do jogo de ontem, vejam a diferença de critérios, vejam o que o Fábio Veríssimo permitiu aos centrais do Braga em comparação com os centrais do FC Porto. O Lagerbielke passou o jogo todo a fazer falta sobre o Samu e depois sobre o Deniz Gul. Levou amarelo aos 78 minutos depois de ter feito variadíssimas faltas iguais.

Meus caros, isto pesa muito, sobretudo em termos mentais. Estamos a entrar para estes jogos com uma tensão emocional brutal. A equipa vê e está perfeitamente ciente do que está a acontecer, como não deixam os rivais cair, como os critérios de arbitragem são completamente diferentes.

Sejamos realistas, numa Liga normal, o FC Porto estaria tranquilamente com 10 pontos ou mais de vantagem sobre o Benfica e talvez uns 7 ou 8 pontos a mais que o Sporting. O FC Porto está numa posição de liderança com muito mérito e estão a fazer de tudo para vacilarmos. Mais do que nunca precisamos de estar unidos e perceber o momento.

Para quinta-feira, em Utrecht, faria algo similar ao que se fez contra o Estrela Vermelha. Nesta altura, o jogo contra o Famalicão será muito mais importante, e com toda a certeza vão fazer de tudo para nos tirar pontos e encurtar distâncias para os rivais.

Infelizmente, todo o contexto deste campeonato está intencionalmente desenhado para nos colocar no 3º lugar e esta equipa está a lutar contra isso com enorme valentia.

Fyodor

Superior
3 Novembro 2025
54
162

Na repetição vê-se claramente que o Bednarek salta na vertical e primeiro que o GR do Braga. Em Inglaterra temos assistido a golos validados onde o contacto com o GR é muito mais forte e evidente. Não foi o diretor técnico de arbitragem que disse que queria uma arbitragem à inglesa?

• Like
Reações: Marocas e Ruben1893