Despedidas do mundo dos vivos

VegaDragon

Lugar Anual
24 Julho 2025
758
751
Faleceu Pinto Balsemão.
Grande legado em todos os aspetos. Mas o financeiro é obra. Imaginem se todos os portugueses tivessem a oportunidade de gerir os seus negócios como Balsemão. Tenho mais de 50 anos e com conhecimento profundo da realidade portuguesa, mas esta é a marca que esta personagem deixa na minha percepção. Mas certamente foi um ícone português.

Decretar luto nacional, acho qualquer coisa de impensável.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
27,443
19,030
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Acabou de falecer Francisco Pinto Balsemão.
Falar de Balsemão requeria muitas linhas de escrita desde o seu aparecimento na Ala Liberal do antigo regime a ter criado o Jornal Expresso, à fundação do PPD (depois PSD), 1º Ministro após a morte de Sá Carneiro, a criação da SIC.
Morreu um homem de uma geração que foi a minha no antes e pós 25 de Abril, pese as diferenças de opinião era um homem de um tempo que tinha estadistas e empreendedores.
A foto que coloco aqui é dos tempos que o conheci ainda jovem e cheio de projetos na cabeça.

Anexos

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,530
7,825
Grande legado em todos os aspetos. Mas o financeiro é obra. Imaginem se todos os portugueses tivessem a oportunidade de gerir os seus negócios como Balsemão. Tenho mais de 50 anos e com conhecimento profundo da realidade portuguesa, mas esta é a marca que esta personagem deixa na minha percepção. Mas certamente foi um ícone português.
Decretar luto nacional, acho qualquer coisa de impensável.
"A erosão financeira da Balseger – a holding criada em 2010 por Francisco Pinto Balsemão para concentrar os seus interesses na Impresa – é assustadora: em apenas década e meia, os capitais próprios caíram de cerca de 75 milhões de euros para apenas 9,4 milhões, uma perda de 87%, quase nove décimos do “património mediático” de Pinto Balsemão."

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

JJ1893

Arquibancada
19 Setembro 2025
474
1,025
Este é o típico caso em que quando as pessoas morrem se tornam boas e com uma vida repleta de sucessos.

Francisco Pinto Balsemão teve uma máquina de propaganda ao seu dispor que a usou não só para seu benefício próprio para destruir e infernizar a vida de muita gente.

Que descanse em paz, no mesmo de sítio de Salazar e outros que tal. Se o inferno existisse, era lá que devia passar a eternidade.

VegaDragon

Lugar Anual
24 Julho 2025
758
751
"A erosão financeira da Balseger – a holding criada em 2010 por Francisco Pinto Balsemão para concentrar os seus interesses na Impresa – é assustadora: em apenas década e meia, os capitais próprios caíram de cerca de 75 milhões de euros para apenas 9,4 milhões, uma perda de 87%, quase nove décimos do “património mediático” de Pinto Balsemão."
Claro foi mesmo isso que me referi. Quer o PM quer o PR parece que estão a passar uma colossal esponja nesse legado! Mas Balsemão já foi alvo de todos e mais algumas condecorações da republica portuguesa.

parece que se vai eliminar todas estes atalhos e caminhos na vida deste Homem. Isto porque vi no finde semana o filme ‘réplicas’!

• Like
Reações: Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,530
7,825
Este é o típico caso em que quando as pessoas morrem se tornam boas e com uma vida repleta de sucessos.

Francisco Pinto Balsemão teve uma máquina de propaganda ao seu dispor que a usou não só para seu benefício próprio para destruir e infernizar a vida de muita gente.

Que descanse em paz, no mesmo de sítio de Salazar e outros que tal. Se o inferno existisse, era lá que devia passar a eternidade.
Foi a eminência parda do regime nos últimos 50 anos. Fez e desfez primeiros-ministros à vontadinha, tirando partido da máquina de propaganda Expresso-SIC que criou (e nisso teve olho, há que dizer).
Faz tanta falta como o cancro.

• Like
14 Janeiro 2025
2,674
4,081
Foi a eminência parda do regime nos últimos 50 anos. Fez e desfez primeiros-ministros à vontadinha, tirando partido da máquina de propaganda Expresso-SIC que criou (e nisso teve olho, há que dizer).
Faz tanta falta como o cancro.
E no que mais me interessa que é o Porto, o grupo mediático que criou foi sempre o mais consistente e feroz ao longo do tempo, até hoje, no antiportismo.
Nas outras tvs, mesmo na cmtv, ainda se vão vendo um ou outro comentador de futebol portista, na sic, não me lembro de lá ter visto alguma vez um comentador que fosse portista.
E há o clássico do antiportismo mais raivoso que já se viu em televisão, o célebre "Donos da Bola".

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
86,907
154,422
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não vou fazer julgamentos de carácter, diria antes como tantos com poder e mediatismo teve coisas positivas e muitas nefastas.

Pêsames à família, goste-se ou não foi um ícone.

• Like
Reações: MiguelDeco

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,530
7,825
E no que mais me interessa que é o Porto, o grupo mediático que criou foi sempre o mais consistente e feroz ao longo do tempo, até hoje, no antiportismo.
Nas outras tvs, mesmo na cmtv, ainda se vão vendo um ou outro comentador de futebol portista, na sic, não me lembro de lá ter visto alguma vez um comentador que fosse portista.
E há o clássico do antiportismo mais raivoso que já se viu em televisão, o célebre "Donos da Bola".
A SIC sempre foi líder no anti-portismo, e só a BolaTV é que chegou a conseguir disputar-lhes o título. PQP a todos.
E nunca me hei-de esquecer que para o Expresso o grande destaque desportivo do ano de 2004 foi... a morte do Feher, e só em segundo lugar é que punham... a vitória de Mourinho na champions!

• Like

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
86,907
154,422
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A SIC sempre foi líder no anti-portismo, e só a BolaTV é que chegou a conseguir disputar-lhes o título. PQP a todos.
E nunca me hei-de esquecer que para o Expresso o grande destaque desportivo do ano de 2004 foi... a morte do Feher, e só em segundo lugar é que punham... a vitória de Mourinho na champions!
Durante muitos anos foram a proto-boifica Tv, transmitiam os jogos deles em casa.

E quando a SIC começou a organziar os globos de ouro e essas cenas, em pleno ano do Penta para eles o melhor treinador foi Graeme Souness, o melçhor jogador da liga Karel Poborsky e o melhor presidente claro Johnny Vale e Azevedo. :LOL:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,530
7,825
Durante muitos anos foram a proto-boifica Tv, transmitiam os jogos deles em casa.

E quando a SIC começou a organziar os globos de ouro e essas cenas, em pleno ano do Penta para eles o melhor treinador foi Graeme Souness, o melçhor jogador da liga Karel Poborsky e o melhor presidente claro Johnny Vale e Azevedo. :LOL:
Fosga-se já não me lembrava disso! Que grandes palhaços, curta que os pariu!

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
9,028
7,625
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Não esquecer também o patrocínio ao Sporting.