Actualidade Nacional

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,229
44,981
Conquistas
7
109
Por estranho que possa parecer, morre-se muito mais por comer demasiado (e sobretudo mal) do que por comer pouco.
Não é por acaso que o último grito em matéria de saúde é o jejum.
hoje em dia há multiplos corredores inteiros de supermercado de merda que nunca, nunca se devia comer.
muita dela até publicitada logo para as crianças - certos cereais, bollycaos, merdocaos etc...

e contra mim falo, porque o único vicio que tenho é a merda do açúcar.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,978
52,927
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mortes por cancro em Portugal
Em 1974: 11 693 (população 9,1M)
Em 2019: 28 330 (população 10,3M)

Se não era diagnosticado não contava como morte por cancro... alem de que as pessoas morriam mais novas e o cancro acontece em idades mais avançadas.

• Like
Reações: Cheue

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,430
28,496
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
hoje em dia há multiplos corredores inteiros de supermercado de merda que nunca, nunca se devia comer.
muita dela até publicitada logo para as crianças - certos cereais, bollycaos, merdocaos etc...

A comida processada é um autêntico veneno e uma das causas para certos cancros.

Alguma faz mais mal que beber álcool.... De forma moderada é claro

• Like
Reações: Cheue

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,978
52,927
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

O açucar é facil de deixar, é só quereres.

8 Fevereiro 2023
16,360
21,208
Se o número do teu nick é indicador da tua idade, tu és mais velho que eu.

Tu tens noção do que era este país há 50 anos atrás ?

Fazes alguma ideia da idade da pedra que se vivia no antigo regime nessa altura, comparado com o resto da Europa ocidental ?

Se já não tens a sorte de ter familiares que viveram nesse tempo, sai à rua e fala com idosos que tenham vivido.

Dizem e repetem slogans como se não tivessem meio cérebro sequer para pensar, como se este país no último meio século não tivesse tido uma evolução brutal em tudo que é indices de uma sociedade moderna e democrática.

Há coisas a melhorar ?

No shit Sherlock, news flash, haverá sempre, até ao dia em que todas as pessoas possam viver num humilde apartamento de 30... perdão, de 70m2, num condomínio privado, com piscina, segurança privada, etc, até esse dia chegue, haverá sempre coisas a melhorar, aqui e em todo o lado.

Agora repetirem esse disco riscado, como se os últimos 50 anos tivessem sido maus para a população portuguesa, comparado com o que existia no antigo regime, tenham vergonha na cara pa.

Os factos são lixados e isto nem 20% mostra.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,229
44,981
Conquistas
7
109
A comida processada é um autêntico veneno e uma das causas para certos cancros.

Alguma faz mais mal que beber álcool.... De forma moderada é claro
é uma merda e também se torna viciante.

eu bebo 0 álcool, não fumo, muito menos drogas, nem café bebo - desde sempre em todos eles.
mas se não comer uma merda açúcarada passo-me um bocado; é tipo o que as pessoas costumam dizer quando "ainda não beberam café hoje", suponho que seja algo parecido.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,985
6,020
Sim, sempre me causou asco a forma como ofendia o FCP e defendia o orelhas. Mas não quero nem vou misturar politica com futebol.

Se for analisar o Ventura futebolisticamente acho-o um fdp.

Na parte politica não o idolatro nem acho o salvador de nada.

Neste momento que o país atravessa as politicas do Chega foram as com que mais me identifiquei como em tempos já votei PS.

Querer fazer dos votantes do Chega uns Nazis parece-me profundamente errado e um insulto a mais de 1,5 milhões de Portugueses. Certo ou errados foram as escolhas dele e também minha.

Provavelmente nas autárquicas nem vou votar Chega.

Mas continuo a afirmar convictamente e não é de felicidade se o país continuar neste rumo o Chega vai governar e provavelmente atingir a maioria.
No fundo, és um iludido ou um esperançoso daqueles sem remédio... votar PS, ou Chega, achando que seriam/serão a solução.

(Digo isto de forma empática 😉)

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,229
44,981
Conquistas
7
109
O açucar é facil de deixar, é só quereres.
da última vez deixei de o comer durante 1 mês e meio.
costuma-se dizer que uma pessoa com o passar do tempo perde a necessidade de comer açúcar, perde as neuras, o palato até muda etc etc.
tudo verdade até certo ponto.
o que não é nada verdade, pelo menos no meu caso, é que depois essas coisas até passam a nem saber tão bem.
acontece-me exactamente o oposto.
quanto estava há mais de 1 mês sem açúcar, fui a casa de uma familiar que quase me obrigou a comer um croissant...soube-me espectacularmente bem, parecia um drógádo...
ou seja, ainda sabe é melhor...

Última edição:
  • Like
Reações: sirmister

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
764
1,322
eu sinceramente não sei se é uma questão de de juízes específicos ou se é do sistema judicial inteiro...

alguém que tenha mais conhecimento disso do que eu que explique...
A maioria dos juízes são assim. Aliás, expliquei isso num outro comentário:

Não pretendendo comentar política nacional, por razões particulares, vou abordar esta questão por outro prisma.

Nesta questão, falham as leis, falham os juízes e falha a academia. Estas três partes, que só podem ser analisadas como um todo, estão numa relação estrita de interdependência. Quer isto dizer que a academia influencia as leis e a formação dos juízes; os juízes pertencem não raras vezes à academia e acabam por ser o meio pelo qual se avaliará a validade prática de uma lei; as leis, embora tenham o nome e o signo dos deputados e respectivos partidos, passam pelo crivo de reputados juristas, muitos deles insignes professores de Direito, e também recebem feedback jurisdicional.

No fundo, é um problema de cultura e é um problema de direito. Não é que o Código Penal e outras leis penais estejam "malfeitas", longe disso. Esses diplomas padecem, grosso modo, de uma coerência irrepreensível, sendo exemplos da melhor técnica jurídica. O cerne do imbróglio reside na ideologia, na visão que está por detrás da feitura dessas leis. O problema é cultural, é ideológico e, por conseguinte, jurídico.

Tal como as leis bebem de uma determinada fonte, também os juízes e os académicos sofrem, no que toca ao direito penal, desse problema cultural e ideológico.

Essa perspectiva que conforma este três elementos nunca criou grandes dificuldades...até agora. Hoje em dia, não dá resposta aos principais dilemas, está desatualizada. A essa conclusão chegaram outros países; o nosso, como é habitual, chegará mais tarde.

A democracia fica, portanto, posta em causa. Porquê? Porque o sistema falha, não dá resposta aos anseios da generalidade da população. Porque permite a forças antidemocráticas pegarem numa base genuína - os reais problemas que elenquei acima - e extrapolarem absurdamente, levando à adesão do eleitorado às suas ideias. E, por outro lado, cria movimentos de justiça popular, uma volta à velha lei de Talião, "olho por olho, dente por dente". Esses movimentos são inevitáveis quando o sistema está de tal forma defasado.

Esta legislatura será porventura a última em que se pode fazer algo quanto a isto para evitar um desfecho previsível. Também previsível é a possibilidade de não se fazer nada.
Por outras palavras: é o sistema judiciário inteiro, mas não é só o sistema. É a cultura, é a política, é a academia (por conseguinte, as faculdades e o ensino) e as próprias leis.

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,430
28,496
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
No fundo, és um iludido ou um esperançoso daqueles sem remédio... votar PS, ou Chega, achando que seriam/serão a solução.

(Digo isto de forma empática )
Prefiro ser um esperançoso como carinhosamente me apelidaste, do que um burro casmurro que vota sempre nos mesmos e espera resultados diferentes.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,067
6,842
Se não era diagnosticado não contava como morte por cancro... alem de que as pessoas morriam mais novas e o cancro acontece em idades mais avançadas.
Não era diagnosticado? Estamos a falar de 1974, não é de 1944 ou 1844.
Mas é verdade que havendo mais pessoas com 80 ou 90 anos, tem de haver mais cancro.
O que não impede que hoje a alimentação e o ambiente sejam muito mais carcinogénicos do que há 50 anos. Nem tem comparação.

• Like
Reações: Lucho75

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,430
28,496
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Eram fitness e modernos e não sabiam.
Se te referes a passar fome, é possível que houvesse.
Na minha família, que era pobre, nunca ninguém passou fome. Podiam era só ter batatas com couves ao pequeno-almoço, almoço e jantar.
Felizmente ainda tenho o meu avô materno comigo de 94 anos e sempre me disse que nunca passou fome. Não havia era fartura de carne e peixe como temos hoje. Fruta nunca faltava e legumes

Toda a gente tinha pelo menos 1 porco.
Quando matavam essa carne tinha de durar 1 ano muita das vezes para famílias de 10 ou 12.

• Like
Reações: Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,067
6,842
Felizmente ainda tenho o meu avô materno comigo de 94 anos e sempre me disse que nunca passou fome. Não havia era fartura de carne e peixe como temos hoje. Fruta nunca faltava e legumes

Toda a gente tinha pelo menos 1 porco.
Quando matavam essa carne tinha de durar 1 ano muita das vezes para famílias de 10 ou 12.
Os meus tios e tias, que são 16 no total, foram todos criados com essa dieta de pão, batatas, legumes, fruta e ovos, com carne só de longe a longe.
E estão todos vivos, o mais velho com 92 anos e o mais novo com setenta e tal.

• Like
Reações: Lucho75

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,978
52,927
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Não era diagnosticado? Estamos a falar de 1974, não é de 1944 ou 1844.
Mas é verdade que havendo mais pessoas com 80 ou 90 anos, tem de haver mais cancro.
O que não impede que hoje a alimentação e o ambiente sejam muito mais carcinogénicos do que há 50 anos. Nem tem comparação.
Não, muito não era diagnosticado, havia pessoas nessa altura que não viam um medico...

• Like
Reações: Psantos123

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,861
3,046
O pessoal fala dos anos 70 como se não houvesse saúde em Portugal.

Eu Nasci em 75 num hospital público e a minha irmã em 70 também.

E espante-se, já tomávamos vacinas.
Fantástico!
Nasci 10 anos antes, em 65, em 75 já era crescidinho, já tinha algum entendimento, e nunca me tinha apercebido de que nessa altura era tudo tão bom.
Que pena ter acontecido o 25 de Abril... que andava tudo tão saudável, de pé descalço e a passar fome, no tempo do padrinho do Selfies Man e antes, no tempo do Botas de Santa Comba Dão com voz de castrado.

Última edição:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,067
6,842
Não, muito não era diagnosticado, havia pessoas nessa altura que não viam um medico...
Já desde a década de 1950, e até antes, a causa da morte tinha de ser mencionada na certidão de óbito.
Por isso imagino que não devia haver muitos casos em que não houvesse algum tipo de diagnóstico, nem que fosse post-mortem.

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,430
28,496
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Fantástico!
Nasci 10 anos antes, em 65, em 75 já era crescidinho, já tinha algum entendimento, e nunca me tinha apercebido de que nessa altura era tudo tão bom.
Que pena ter acontecido o 25 de Abril... que andava tudo tão saudável, de pé descalço e a passar fome, no tempo do padrinho do Selfies Man e antes, no tempo do Botas de Santa Comba com voz de castrado.
Eh pá é impossível ter uma conversa com o mínimo de decência com vocês uns autênticos extremistas.

Vocês têm sempre razão, deturpam aquilo que a gente escreve à vossa maneira.... Enfim.

Eu não pintei os anos 70 como um mar de rosas., não faço é um descalabro como muitos o pintam por aqui.

Mas como disse foi a minha experiência. Aprendam a interpretar aquilo que se escreve.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,978
52,927
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Já desde a década de 1950, e até antes, a causa da morte tinha de ser mencionada na certidão de óbito.
Por isso imagino que não devia haver muitos casos em que não houvesse algum tipo de diagnóstico, nem que fosse post-mortem.
Morriam de doença.

Isto que estou a dizer não é controverso, é aceite que morreu muita gente de cancro que não diagnosticado, estás a ver o que era fazer uma TAC em 1950?.. ou uma ressonância, ou uma Biopsia. Até uma radiografia era raro..

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,160
743

Os factos são lixados e isto nem 20% mostra.
Mas vocês, caros colegas, vêm mostrar m3rdas absolutamente indesmentíveis que os Nazis do Chega não "conseguem" ler.....

Eh pah, devem ter passado na puta da primária por engano...

É que são enganados de manhã, à tarde e à noite, pelo GRANDE CHEFE NAZI, e ainda são capazes de bater palmas....

E um FDP dum nazi, que por ele "fechava" o NGC!!!!

Foda-se, parece bruxedo......

Ou então coitados, aconteceu-lhes algo de anormal, alguém lhes deu uma panada qualquer, ou bateram com a cabeça na esquina da porta lá em casa...., sei lá, qualquer coisa que lhes avariou a puta da mona....

• Like
Reações: Panda Azul e Branco