A UE prepara-se para adotar uma lei que prevê que as plataformas de mensagens e e-mail façam um scan às comunicações dos utilizadores.
pplware.sapo.pt
hot take: esta mania de querer "proteger a privacidade" é uma treta, ninguém quer saber o que dizem e fazem 99,999% das pessoas.
e compensa saber o que dizem esses 0,0001%
Eu aí estou no extremo oposto.
Prefiro partir sempre da premissa de que o poder acaba sempre por corromper toda a gente, por mais bem intencionadas que estas sejam. Isto é claramente uma situação de abuso de poder e autoritarismo sem qualquer tipo de justificação. Não precisas de fazer scan à vida de toda a gente para detetar as maçãs podres.
Parece-me uma visão extremamente inocente do mundo e da natureza humana achar que a privacidade é uma treta. Inevitavelmente, isto vai dar imenso poder a quem tiver acesso a toda a informação sensível. Especialmente numa sociedade que é construída com base na competição uns com os outros.
É uma ferramenta fantástica para fazer chantagem com os outros e obter vantagens ou simplesmente cometer os abusos de poder habituais dos governos contra a sua população para defender interesses mais obscuros.
Temos, por exemplo, a situação atual de ativistas pro-palestina a serem politicamente e judicialmente perseguidos em vários países europeus e nos EUA. Ocorre-me facilmente na cabeça uma série de formas de cometer abusos contra estas pessoas obtendo informações sobre todas as mensagens e e-mails que trocam. E, neste caso, os interesses defendidos seriam os do lobby sionista. Isto é apenas um exemplo, de muitos outros que podem ser dados.
Eu acho absolutamente assustador que se defenda este tipo de medidas, num mundo onde a democracia está cada vez mais erodida, onde o poder está cada vez mais centralizado nas grandes corporações e onde a IA vai tomar conta de muitos milhões de empregos. Parece-me óbvio que é mais uma medida para nos levar para um mundo cada vez mais autoritário.