Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Dragão Papão

Tribuna
25 Maio 2014
3,261
2,875

Esta foto vai marcar o resto da vida do FC Porto. Acho que ainda nem temos a noção do quanto vamos ter esta imagem na memória nos piores e melhores momentos do nosso clube. O capitão só morre quando o último de nós morrer.
Por acaso essa imagem afectou me muito.

Hoje de manhã acordei e passado algum tempo enquanto bebia o café fui ao telemóvel e vejo a dita, veio-me logo as lágrimas aos olhos.

Foto poderosa, desapareceu um dos melhores, um símbolo do clube, cedo demais.

Enviado do meu 23090RA98G através do Tapatalk

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,924
18,366
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Mais uma "coisa" brilhante do Luis Osório.

SÓ ENTRE NÓS
Jorge Costa
David, Guilherme e Salvador, um dia escrevi uma crónica em que criticava o vosso pai. Uma coisa sem importância, fora expulso num jogo em que era treinador, algo desse género. Nesse mesmo dia ligou um amigo comum… sabem o que me disse? Que seria difícil eu encontrar uma pessoa tão generosa como o Jorge. Era um campeão, um dos maiores do país, um símbolo do FC. Porto. Ganhou tudo o que havia para ganhar, mas acreditem que nenhuma liga dos campeões foi mais importante do que cada um dos vossos abraços. Conquistou campeonatos atrás de campeonatos, deu tudo o que tinha, foi um capitão mítico e campeão do mundo, mas aposto que, na sua cabeça, era mais relevante provar-vos que valia a pena ser boa pessoa, que valia a pena a partilha da vida com gente de quem se gosta, independentemente de serem de um clube, de um partido ou de uma religião. O vosso pai foi um enormíssimo jogador, mas o melhor dos seus golos foi o instante em que arriscou estar ao lado de André Villas Boas. Fê-lo por absoluta convicção e quando não existia garantia de coisa alguma. Deu o corpo às balas e só ele sabe (e talvez vocês) as pressões a que foi sujeito. Na sua pele está o vosso nome tatuado. Três filhos a quem dedicou cada vitória, cada momento decisivo, cada prova de vida, cada uma das tantas lágrimas que nunca se importou de chorar. O vosso pai partiu e não vos deixou um número para onde ligar, um papel com uma morada, nada. No entanto, cada um dos três tem uma vantagem a que mais ninguém poderá ambicionar: é que ele estará sempre aí.
LO
Crónica publicada ontem no Jornal de Notícias
Sempre de 2ª a 6ª Feira 528296535_24719715544298799_8763610708348012562_n.jpg

MaffiOoZz

Bancada central
25 Agosto 2023
1,500
1,566
Desculpem a minha ausência malta… :cry:

Quem me conhece sabe que tenho um apreço gigante pelo Jorge e isto surpreendeu-me de uma forma inesperada.
Nestes últimos dias estive em silencio profundo e dei por mim a refletir o quanto aquele ser humano era especial para nós . Quem me conhece sabe o quanto vivo o FC Porto intensamente, mas sinceramente… ainda estou a tentar digerir a notícia da partida do Jorge. Não consigo fingir normalidade quando um símbolo tão grande do nosso clube nos deixa assim, de repente. Telles, Gomes, Pinto da Costa e agora o Jorge costa. Sinto que a vida é curta de mais não sei. Ficou tanto por dizer por fazer e por provar, apesar de que o Jorge nunca precisou de provar nada a ninguém! Mas ele tinha um sonho e ele próprio confessou isso ao André!
O Jorge não era só mais um jogador em campo ou um diretor técnico. Era e será sempre o BICHO (para mim um senão o maior lider que alguma vez vi no porto). Aquela figura que impunha respeito só de olhar. Um líder nato. Um daqueles que entrava no estádio com a braçadeira e levava o peso do clube inteiro com a maior naturalidade do mundo. E fazia questão de mostrar a todos o que era ser Porto — raça, entrega, sacrifício, voz firme e presença marcante.
Está a ser duro para mim ver partir alguém que representa tanto da nossa identidade. Por isso, peço desculpa por não ter aparecido por aqui, mas a verdade é que não me sentia em condições de escrever, comentar ou simplesmente continuar como se nada tivesse acontecido.
O Jorge Costa não era apenas um jogador que admirava. Era parte da minha adolescência, foi através dele que me tornei um apaixonado por futebol e pelo adn do porto, foi sempre um orgulho vê-lo jogar e ver representar a nossa seleção. E vai continuar a ser, sempre até existir futebol.
A história nunca se apaga, e o teu nome ficará para sempre gravado no coração do FC Porto.

Obrigado, Capitão.
Obrigado, Bicho.
Por tudo.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,818
30,047
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O Pedro Emanuel prestou homenagem ao Eterno Capitão ?

claro, é um capitao o Pedro!

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
7,322
12,409
Num FCP do antigamente, os jogadores rebentariam-se todos para dedicar um triunfo ao Jorge.

Na conjuntura actual em que o amor ao dinheiro é maior que o amor aos clubes, duvido.