Juniores (Sub 19) - 2025/2026

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,854
2,256
25
Barcelos
Titular é, talvez, cedo… foi o melhor guarda-redes do Lopes da Silva…
Já agora, o suplente, está nos sub-17…
Seguindo uma conversa neste espaço…
O Luca Cocato em teoria nunca foi suplente do Tomás Cruz. O Tomás Cruz desde que chegou ao FCP foi integrado na geração de 2010. O Luca Cocato sempre foi o titular da geração 2011 desde que chegou.

Ps: curiosamente fomos roubar um ao SCP (Tomás Cruz) e outro ao SLB (Luca Cocato)

• Like
Reações: jorgcastro

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,854
2,256
25
Barcelos
Houve algumas dispensas que apesar de perceber a razão porque foram feitas me deixam com um sentimento agridoce. Reconhecia talento em jogadores como o Duarte Nogueira e o Leonardo Santos para continarem de azul e branco. Eu já aqui abordei este problema que cada vez mais se vai acentuar. Há excesso de talento na nossa formação e o clube já não está a conseguir dar resposta competitiva a esses jovens. Então opta por chegando aos juniores dispensar aqueles que não conseguiram dar o salto esperado. Isto pode trazer-nos dissabores mais cedo ou mais tarde.

De resto, é um plantel de grande qualidade que certamente será bem orientado. Espero ainda assim, que o treinador nesta época provoque maior rotação na equipa porque tem mais que recursos para isso.
Prevejo que estejamos na luta pelo título até ao final

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
911
386
Houve algumas dispensas que apesar de perceber a razão porque foram feitas me deixam com um sentimento agridoce. Reconhecia talento em jogadores como o Duarte Nogueira e o Leonardo Santos para continarem de azul e branco. Eu já aqui abordei este problema que cada vez mais se vai acentuar. Há excesso de talento na nossa formação e o clube já não está a conseguir dar resposta competitiva a esses jovens. Então opta por chegando aos juniores dispensar aqueles que não conseguiram dar o salto esperado. Isto pode trazer-nos dissabores mais cedo ou mais tarde.
Posso estar enganado, mas acho que o Duarte é um exemplo paradigmático de alguém com um baixo nível de concentração.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,854
2,256
25
Barcelos
Posso estar enganado, mas acho que o Duarte é um exemplo paradigmático de alguém com um baixo nível de concentração.
É capaz. Mas isso é algo que se trabalha. Não é motivo para o dispensar. Aliás, acho que não é barbaridade nenhuma dizer que cada vez mais os jovens têm problemas a esse nível

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,242
3,525
Lisboa, 1979

De resto, é um plantel de grande qualidade que certamente será bem orientado. Espero ainda assim, que o treinador nesta época provoque maior rotação na equipa porque tem mais que recursos para isso.
Prevejo que estejamos na luta pelo título até ao final

A dispensa do Leonardo também me deixa triste. Quando um clube dispensa jogadores com talento como o Leonardo Santos e o Fred Brito, por exemplo, e depois promove jogadores como Konney e Queta à equipa B, não podemos deixar de pensar se somos nós que não percebemos nada disto ou se há algo de muito errado em algumas destas decisões esdrúxulas. E por aqui me fico.

• Like
Reações: Tmgd99

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
2,854
2,256
25
Barcelos
A dispensa do Leonardo também me deixa triste. Quando um clube dispensa jogadores com talento como o Leonardo Santos e o Fred Brito, por exemplo, e depois promove jogadores como Konney e Queta à equipa B, não podemos deixar de pensar se somos nós que não percebemos nada disto ou se há algo de muito errado em algumas destas decisões esdrúxulas. E por aqui me fico.
Está a fazer falta mais uma equipa para dar continuidade a estes talentos mais retardados...

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,015
2,454
“Os jogadores têm que ter conhecimento das leis”

Bertino Miranda deu uma formação em arbitragem aos sub-19 do FC Porto

Os juniores foram os primeiros futebolistas do FC Porto a participar numa formação lecionada pelo novo assessor e formador para a área de arbitragem e leis do jogo. Para que “o Clube, no seu todo, esteja atualizado com as leis e para que o comportamento das equipas perante o árbitro seja igual em todos os escalões”, Bertino Miranda procurou “sensibilizar os jogadores para o papel dos árbitros” numa tentativa de “os esclarecer, os informar e os tornar mais fortes”.

“Se não tiverem conhecimento, podem prejudicar a própria equipa ao reclamar algo que não tem razão. Se algum dia tiverem que abordar o árbitro, que seja com razão e para isso é preciso conhecer as leis”, explicou o antigo árbitro assistente seguro de que “o desconhecimento é mau para a equipa e é mau para o jogador”. “O objetivo é haver várias formações ao longo da época”, acrescentou Bertino Miranda no rescaldo da ação realizada no CTFD PortoGaia.

Postura uniforme
“O principal objetivo é que o Clube, no seu todo, esteja atualizado com as leis e para que o comportamento das equipas perante o árbitro e perante o jogo seja igual em todos os escalões.”

Miúdos e graúdos
“Começámos hoje com os sub-19 e, futuramente, vamos estar com a equipa feminina, com a equipa A, com a equipa B e mesmo com os mais jovens jogadores da formação, na Dragon Force.”

Conhecimento de causa
“Acima de tudo é o conhecimento, porque eles são praticantes de futebol e têm que ter conhecimento das leis. Se não tiverem conhecimento, podem prejudicar a própria equipa ao reclamar algo que não tem razão. Se algum dia tiverem que abordar o árbitro, que seja com razão e para isso é preciso conhecer as leis.”

Pormenores decisivos
“As pessoas conhecem as leis na generalidade, mas depois há situações pontuais que acontecem raramente no jogo e as pessoas esquecem-se. Se não relembrarmos, se não estudarmos e se não alertarmos, que é o meu papel, o desconhecimento é mau para a equipa e é mau para o jogador. Um dos grandes objetivos foi sensibilizá-los para o papel da arbitragem, porque os árbitros querem dar o seu melhor e são uma peça importante no jogo, mas eles também têm que ter conhecimento. De outra forma, não vão ser bons jogadores de futebol.”

Saber abordar os árbitros
“É fundamental, até porque a FIFA e a UEFA têm vindo a criar novas regras para proteger a imagem dos árbitros. A imagem do árbitro tem que estar protegida e os jogadores têm que ter uma boa relação com ele, porque é uma peça fundamental do jogo. Para os elementos do banco é igual. Temos que perceber que o árbitro é um homem, é alguém que está ali para decidir e que só tem uma fração de segundos para decidir. Se incorporarmos o papel do árbitro, teremos mais compreensão por tudo o que acontece no jogo.”

Da teoria à prática
“O grande objetivo desta dinâmica é haver interação com os jogadores e obrigá-los a responder. Porque se eu lhes der as respostas todas, eles vão sair daqui com a cabeça um bocado vazia. A partir do momento em que eles respondem isto vai tocar-lhes, principalmente quando dão respostas erradas. Nós aprendemos muito com os erros e, no caso deles, ao darem uma resposta errada, ficam a pensar «eu não sabia isto». Isso tocou-lhes e eles saíram daqui mais enriquecidos no que diz respeito ao jogo.”

Aprendizagem contínua
“O objetivo é haver várias formações ao longo da época, porque, daqui a um mês, os jogadores se calhar já só se lembram de 10% ou 15% do que ouviram hoje. Portanto, vai ser preciso relembrar, aproveitar as situações dos jogos deles, que são as que eles mais sentem, para os esclarecer, para os informar e para os tornar mais fortes.”