André Villas-Boas - Presidente

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Ok, temos perspectivas diferentes, para mim o campeonato, sendo a prova de regularidade, é o principal demonstrator de competitividade. Entendo também que sendo o último de alguns anos desastrosos parece muito pior.
Só desejo que tenha sido o último destes em muitos anos!
Nisso somos dois foda-se. Não sei se aguento outro assim.

• Like
Reações: StrecherBearer

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,583
15,623
Estou 100% de acordo. Mas a direção do mercado, os valores praticados, o peso dos empresários… acho que o nosso grande Presidente perdeu o comboio. Pelo menos a consistência dos rasgos de génio vs os maus momentos.

Não podíamos continuar como estávamos na gestão de ativos.

Mas acima de tudo concordo que sem performance desportiva não é sustentável e o que se passou no mercado de inverno foi miserável.

Mas a minha velinha vai para o Presidente ter percebido o que aconteceu e agora arriscar mais. Porque como dizes é algo que não é opção. É matriz
O mercado de inverno foi péssimo mas foram vendidos dois jogadores por valores irrecusáveis, no topo da valorização. Um deles até estava para sair no verão. Isso se calhar evita que agora tenhamos que vender o Mora e o Samu a preços muito abaixo das clausulas.

A partir desse momento, com um novo treinador acabado de chegar, acho que fomos racionais.

Já expliquei porquê mas posso explicar de novo:

o mercado de inverno é demasiado inflacionado e estaríamos a pagar acima do preço de mercado. Quanto custariam um Veiga ou um Sainz em janeiro?
Identificamos alvos(um gajo qualquer do valência, outro gajo qualquer dos países baixos), fizemos propostas, mas os clubes não quiseram vender por aquele preço. Nesse caso, melhor guardar o dinheiro do que alinhar em loucuras.
não gastamos o dinheiro impulsivamente no Handel ou em Eustáquios 2.0.
não gastamos balúrdios em jogadores trazidos pelo novo treinador
a equipa tinha muito mais lacunas e iria continuar a ser muito desiquilibrada, mesmo que tivéssemos arranjado um substituto para o Nico e outro para o Galeno

Por isso tudo estamos agora no verão em condições de fazer escolhas mais estruturadas, não só para substituir quem saiu mas para outras posições da equipa.

O grande erro foi mesmo ter apostado no Anselmi.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,500
27,597
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Não defendendo a última época que foi miserável, sem dúvida, em que ficamos a 11 pontos dos Lagartos, temos:
  • 2015/16 em que ficamos a 15 pontos dos corruptos
  • 2023/24 em que ficamos a 18 pontos dos corruptos
Esta não foi a pior época de sempre desportivamente, contra factos não há argumentos. Tu estás a sentir que foi pior por ser mais recente. Nada mais.
Vamos continuar a mentir a nós próprios por quanto mais tempo?
Já anda aqui essa mentira grosseira há tempo a mais! Já foi desmistificada várias vezes e volta sempre!

Contam os pontos que consegues fazer, em 15/16 fizeste 73 pontos, 23/24 fizeste 72 o ano passado fizeste 71 pontos.

Se quem vai à frente faz menos pontos não é por responsabilidade nossa.

O ano passado foi o pior ano desportivo que há memória.

Já não falo em ser competitivo em campo, ou em ganhar uma taça de Portugal, ser eliminado da champions nos penaltys por um.Arsenal ou ganhar por 5 em vez de levar 2x 4 nos entrefolhos com o regime.

Tenos todos q começar a ganhar muita vergonha do último ano.
Foi o pior de há muito,muito tempo e só mentindo se diz o contrário. Não há razão nenhuma para o fazermos.

• Like
Reações: Kerouac

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
O mercado de inverno foi péssimo mas foram vendidos dois jogadores por valores irrecusáveis, no topo da valorização. Um deles até estava para sair no verão. Isso se calhar evita que agora tenhamos que vender o Mora e o Samu a preços muito abaixo das clausulas.

A partir desse momento, com um novo treinador acabado de chegar, acho que fomos racionais.

Já expliquei porquê mas posso explicar de novo:

o mercado de inverno é demasiado inflacionado e estaríamos a pagar acima do preço de mercado. Quanto custariam um Veiga ou um Sainz em janeiro?
Identificamos alvos(um gajo qualquer do valência, outro gajo qualquer dos países baixos), fizemos propostas, mas os clubes não quiseram vender por aquele preço. Nesse caso, melhor guardar o dinheiro do que alinhar em loucuras
não gastamos o dinheiro impulsivamente no Handel ou em Eustáquios 2.0.
não gastamos balúrdios em jogadores trazidos pelo novo treinador
a equipa tinha muito mais lacunas e iria continuar a ser muito desiquilibrada, mesmo que tivéssemos arranjado um substituto para o Nico e outro para o Galeno

Por isso tudo estamos agora no verão em condições de fazer escolhas mais estruturadas, são só para substituir quem saiu mas para outras posições da equipa.

O grande erro foi mesmo ter apostado no Anselmi.
As vendas têm de acontecer quando são assim. Não estou a dizer o contrário. Pela natureza dos valores, da nossa situação e da cabeça dos jogadores.

Tinham era de ter compensado. E sei que é um mercado difícil mas no one said it would be easy. Right?

É difícil como o caraças mas matar a época quando ainda a estás a disputar é indesculpável

Sobretudo com treinador frágil

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,537
1,153
Porto, 1977
Estou 100% de acordo. Mas a direção do mercado, os valores praticados, o peso dos empresários… acho que o nosso grande Presidente perdeu o comboio. Pelo menos a consistência dos rasgos de génio vs os maus momentos.

Não podíamos continuar como estávamos na gestão de ativos.
Há uma significativa melhoria entre 2020 e 2024.

Se AVB ganha as eleições em 2020, recebia um plantel em que do 11 habitualmente titular só tinhamos 1 jogador até 26 anos e mais de 1 ano de contrato: Manafá.

Marega, Corona, Otávio, Alex Telles, Danilo com contratos a acabar.

Marchesin, Pepe, Mbemba, Uribe, Marcano.

Era um cenário dantesco para um clube como o Porto. Sem margem de negociação para fazer boas vendas.

Alex e Danilo saem nesse cenário vendidos a 1 ano de fim de contrato.
Uribe, Mbemba, Pepe, Marcano, Marega nada valeram e pouco podiam valer dada a idade.
Otávio ainda se consegue uma renovação milionária a alto custo.

Corona sai em saldo estilo liquidação total depois de ter sido o melhor jogador do campeonato.

E o único jogador com até 26 anos e mais do que 1 ano de contrato era infelizmente o que tinha menos qualidade e também rendeu pouco ou nada.

Se o José Fernando Rio ou o AVB ganham as eleições em 2020 era isto que recebiam.
Um 11 titular envelhecido e/ou em fim de contrato, não monetizável.

A diferença para 2024 é gritante. Basta ver o que o AVB pode fazer com a herança.

Preferia ter 8000 na conta e esta herança, do que 50 milhões na conta e a herança de 2020.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Já anda aqui essa mentira grosseira há tempo a mais! Já foi desmistificada várias vezes e volta sempre!

Contam os pontos que consegues fazer, em 15/16 fizeste 73 pontos, 23/24 fizeste 72 o ano passado fizeste 71 pontos.

Já não falo em ser competitivo em campo, ou em ganhar uma taça de Portugal, ser eliminado da champions nos penaltys por um.Arsenal ou ganhar por 5 em vez de levar 2x 4 nos entrefolhos com o regime.

Foi o pior de há muito,muito tempo e só mentindo se diz o contrário. Não há razão nenhuma para o fazermos.
Eu nem é vergonha. Estou traumatizado

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,109
716
Isso é uma pura fantasia. Mas das duas uma… é uma fantasia de que precisas e não tem mal nenhum. Ou é um tema que te interessa discutir e podemos ir aos detalhes.

A mim parece-me que é algo importante para o teu alinhamento core de ideias por isso se calhar é melhor deixar estar.
Vender 2 jogadores, parece que qualquer gajo não fazia o mesmo....

Vale tudo no lambebotismo!!

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,109
716

Se AVB ganha as eleições em 2020, recebia um plantel em que do 11 habitualmente titular só tinhamos 1 jogador até 26 anos e mais de 1 ano de contrato: Manafá.

Era um cenário dantesco para um clube como o Porto. Sem margem de negociação para fazer boas vendas.

Uribe, Mbemba, Pepe, Marcano, Marega nada valeram e pouco podiam valer dada a idade.

Corona sai em saldo estilo liquidação total depois de ter sido o melhor jogador do campeonato.

E o único jogador com até 26 anos e mais do que 1 ano de contrato era infelizmente o que tinha menos qualidade e também rendeu pouco ou nada.

Se o José Fernando Rio ou o AVB ganham as eleições em 2020 era isto que recebiam.

A diferença para 2024 é gritante. Basta ver o que o AVB pode fazer com a herança.

Preferia ter 8000 na conta e esta herança, do que 50 milhões na conta e a herança de 2020.
Os lambebotas não percebem....

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,583
15,623
As vendas têm de acontecer quando são assim. Não estou a dizer o contrário. Pela natureza dos valores, da nossa situação e da cabeça dos jogadores.

Tinham era de ter compensado. E sei que é um mercado difícil mas no one said it would be easy. Right?

É difícil como o caraças mas matar a época quando ainda a estás a disputar é indesculpável
Supõe o seguinte.

Tens uma proposta para o Nico pelo valor da clausula e 4 substitutos identificados. Contactas os clubes desses 4 e ou não querem vender, ou pedem um valor que tu não podes pagar.

Deixavas de vender o Nico?

Acho que isso acontece numa situação muito especifica do mercado. Vendas irrecusáveis e o clube numa situação financeira que não permite fazer loucuras. Aconteceu parecido com o sporting há uns anos quando vendeu o Matheus no último dia de mercado e contrataram um grego que não valia um caralho. Não me parece que os clubes façam isso por incompetência, ou porque um gajo num fórum percebe mais de futebol do que um director desportivo que trabalha 10 horas por dia e tem 20 gajos a trabalhar para ele.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo

100% de acordo.

Mas se reparares o Presidente em si cada vez menos toca nesse tópico.

Está focado noutras coisas.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,100
4,199
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson

Por essa lógica o pios campeona for 2013/14 em que fizemos 61, a seguir 2009/10 onde fizemos 68, e finalmente 2006/07 onde fizemos 69 e 2008/09 onde fizemos 70 (apesar de termos sido campeões nestes dois últimos). Isso parece-me uma forma estranha de avaliar a época, mas respeito.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,500
27,597
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Por essa lógica o pios campeona for 2013/14 em que fizemos 61, a seguir 2009/10 onde fizemos 68, e finalmente 2006/07 onde fizemos 69 e 2008/09 onde fizemos 70 (apesar de termos sido campeões nestes dois últimos). Isso parece-me uma forma estranha de avaliar a época, mas respeito.
Com certeza. Sendo que contam (para a comparação) os q tenham 18 equipas em competição.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,583
15,623

O AVB com essa herança em 2020 era campeão em 2021.

Tinha um Chico e um Luís Diaz, um Diogo Leite e um Vitinha emprestado ao Wolves. O Fábio Veira. O Otávio com 26 anos. O Marega com propostas. O Evanilson. O Diogo Costa. Pelo amor de deus. Tinha um 11 forte e 7 ou 8 jogadores monetizáveis.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Supõe o seguinte.

Tens uma proposta para o Nico pelo valor da clausula e 4 substitutos identificados. Contactas os clubes desses 4 e ou não querem vender, ou pedem um valor que tu não podes pagar.

Acho que isso acontece numa situação muito especifica do mercado. Vendas irrecusáveis e o clube numa situação financeira que não permite fazer loucuras. Aconteceu parecido com o sporting há uns anos quando vendeu o Matheus no último dia de mercado e contrataram um grego que não valia um caralho. Não me parece que os clubes façam isso por incompetência, ou porque um gajo num fórum percebe mais de futebol do que um director desportivo que trabalha 10 horas por dia e tem 20 gajos a trabalhar para ele.
Dos 4 tinha de ter pelo menos um fazível. Pelo menos um. E pagava. A equipa precisava. O treinador precisava. E os adeptos mereciam.

E mais uma não estou a dizer que é fácil manageiro

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,537
1,153
Porto, 1977
Supõe o seguinte.

Se em Janeiro de 2026 aparece uma proposta de 90 milhões pelo Samu (que até Dezembro de 2025 marca 13 golos na Liga e 5 na Europa League) com o Porto a 4 pontos da liderança e a 1 ponto do 2.º lugar tu deves aceitar.

Deves aceitar porque estão, muito provavelmente, a fazer overpay face ao rendimento real do jogador, porque és o Porto e não podes atirar ao rio oportunidades destas.

Só que a aceitação desta proposta não pode estar desligada da contratação do substituto. Se não arranjas substituto ou não estás disponivel para dar 25 milhões por um jogador que passados 5 meses te custaria 18M não vendes o Samu.

Eu vendia o Samu e que remédio teria eu de dar os 25M. São as regras do jogo.

E sim, é preferível fazer um négocio irracional em que sobrepagues em Janeiro um jogador que 5 meses depois te poderia custar menos 7 ou 8 milhões.

Qual é a dúvida?

Se o Borja Sainz custasse 20 milhões em Janeiro, devia ter sido contratado na lógica em que a operação da venda do Galeno e compra do Sainz tem que ser analisada como um todo.

Se a tua dinâmica de raciocinio e atuação no mercado for sempre a de "não rejeitar vendas em que um jogador esteja a ser sobrepago" e a de "não realizar compras em que esteja a sobrepagar um reforço" na lógica estás a admitir que a tua equipa em Janeiro pode ser sempre retirada das competições.

Não pode.

É mais caro comprar em Janeiro craques, porque os clubes vendedores não estão dispostos a sacrificar rendimento desportivo do presente sem que sejam ressarcidos dessa "semi-desistência".

Se todo o mundo age e pensa assim (e é isso que torna o mercado de Janeiro mais caro) porque é que o Porto se pode posicionar como alguém que pode fazer semi-desistências (e ser compensado financeiramente por isso) sem jogar o outro lado da moeda (o de clubes que se sentem obrigados a sobrepagar para aumentar as possibilidades de sucesso?)

Estamos a falar do Porto que luta sempre para ganhar. Não dum Santa Clara ou dum Moreirense que pode pôr em "pause" os próximos 20 resultados que não vai fazer grande diferença.