Andoni Zubizarreta - Diretor Desportivo

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,913
7,191
Porto
Aqui parece fácil de perceber. O Presidente AVB, que responderá pelas suas escolhas, considera que AZ não é parte da solução. Acorda com ele a saída. Que estranho há aqui!? Não parece natural?
Se após trabalhar esta temporada, o Presidente ou até ambos consideram que é melhor assim, há algum problema!?
Não seria mais problemático o Presidente AVB considerar que AZ não é solução e mantê-lo porque sim!?

Há gente que encontra problemas debaixo de qualquer calhau.

Há quem mande no FC Porto felizmente.
A minha leitura é exactamente a oposta…

Sai o VB, MA, sai o AZ… obviamente que o presidente nao pode sair mas ha muitas mexidas em tao pouco tempo, isso diz muito sobre o que temos sido desportivamente.
Gerir nao tem que implicar tanta mexida, ha erros? Certamente que sim, nas é identificar e corrigir.
Gerir nao pode ser vir a publico dizer que anselmi iria ser o treinador da proxima epoca, que o mundial de clubes nao influenciava e demitir 1 semana depois.

Ha aqui muita inconsistencia que tem que ser falada. Se o MA nao tava seguro nao tinha que dizer que tava, por exemplo.

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,534
1,748
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
O Zubizarreta sempre me pareceu um prop, um acessório caro que dava "credibilidade" ao projeto desportivo. É como um figurante de bata branca e estetoscópio que dá credibilidade a um dispositivo auditivo.

Tendo em conta a época desportiva horrível, das duas uma:
- ou as principais escolhas (treinador, entradas e saídas jogadores) foram influenciadas por ele
- ou as principais escolhas (treinador, entradas e saídas jogadores ) não foram influenciadas por ele

No primeiro caso, ele foi incompetente.
No segundo caso, ele foi ineficaz / omisso / inepto / irrelevante.

Se algum destes cenários é verdadeiro, e sendo AZ uma das pessoas mais bem pagas na estrutura, parece-me natural que seja responsabilizado.

• Like
Reações: DeZ

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,052
4,137
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
O Zubizarreta sempre me pareceu um prop, um acessório caro que dava "credibilidade" ao projeto desportivo. É como um figurante de bata branca e estetoscópio que dá credibilidade a um dispositivo auditivo.

Tendo em conta a época desportiva horrível, das duas uma:
- ou as principais escolhas (treinador, entradas e saídas jogadores) foram influenciadas por ele
- ou as principais escolhas (treinador, entradas e saídas jogadores ) não foram influenciadas por ele

No primeiro caso, ele foi incompetente.
No segundo caso, ele foi ineficaz / omisso / inepto / irrelevante.

Se algum destes cenários é verdadeiro, e sendo AZ uma das pessoas mais bem pagas na estrutura, parece-me natural que seja responsabilizado.
Entendo o teu ponto de vista, mas o Zubi é uma parte fulcral do projeto do AVB.
Se sair para vir outro, é o mesmo que dizer que o ano passado foi para o lixo e que falhando o treinador e o Dir.Desportivo, o AVB também não anda a acertar em grande coisa…

O que não entendo é como é que o Zubi não queria o Anselmi? Não é a função do Dir.Desportivo escolher o treinador?

• Like
Reações: Moreira

JLTP

Arquibancada
30 Março 2012
433
342
parece-me que o Zubizarreta se sentia aqui mais como conselheiro e isso não é para estas funções. Faltava nele sentir a urgência, fechar dossiers , trabalhar rápido e na calada, trabalhar muito para conseguir os melhores negócios, acompanhar o que se passa nas equipas e antecipar problemas, resolvê-los , reformular a formação e por o futebol do clube na ordem. Espero que o presidente arranje alguém para a função que não é apenas de contratação e venda de jogadores.

• Like
Reações: Cax80 e DeZ

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,534
1,748
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Entendo o teu ponto de vista, mas o Zubi é uma parte fulcral do projeto do AVB.
Se sair para vir outro, é o mesmo que dizer que o ano passado foi para o lixo e que falhando o treinador e o Dir.Desportivo, o AVB também não anda a acertar em grande coisa…

O que não entendo é como é que o Zubi não queria o Anselmi? Não é a função do Dir.Desportivo escolher o treinador?
Eu sei que foi anunciado como tal em cenário eleitoral. Foi um trunfo de campanha numa altura em que, penso eu, AVB estava longe de imaginar o tsunami que lhe era favorável e viria a varrer a anterior direção.

Mas depois veio a dura realidade das contas; a competência dos quadros do clube que permaneceram alheios às eleições; a insatisfação de quem tinha salários em atraso; a inevitável insatisfação e inveja "se ele ganha X então ele que se chegue à frente"; ... e os RESULTADOS DESPORTIVOS.

Se a jornada desportiva tivesse corrido bem (como tem corrido a jornada financeira!), pois tranquilo. A qualidade paga-se. Mas correu muito mal. E se assim é, como se justifica o mais alto salário de um quadro do FCP?

• Like
Reações: ricardo.costa

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,974
24,980
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Vejo muita gente a falar de contratações para cima e para baixo quando, e isso foi dito pelo presidente, as funções do DD Zubizarreta iam muito além do planeamento do plantel desportivo. Passavam pela estruturação do futebol feminino e pela reestruturação dos escalões de formação.

Quanto às escolhas do plantel, obviamente que não é o DD que escolhe. As escolhas são feitas conforme indicações do scouting e decididas entre o mesmo, o DD, diretor financeiro e presidente. O DD só tem de ter a capacidade de chegar aos alvos definidos.
Parece-me que Samu e Gabri são claros êxitos de negociação.

A sua saída, a confirmar-se, terá razões muito mais complexas.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
36,974
28,022
Conquistas
1
Vejo muita gente a falar de contratações para cima e para baixo quando, e isso foi dito pelo presidente, as funções do DD Zubizarreta iam muito além do planeamento do plantel desportivo. Passavam pela estruturação do futebol feminino e pela reestruturação dos escalões de formação.

Quanto às escolhas do plantel, obviamente que não é o DD que escolhe. As escolhas são feitas conforme indicações do scouting e decididas entre o mesmo, o DD, diretor financeiro e presidente. O DD só tem de ter a capacidade de chegar aos alvos definidos.
Parece-me que Samu e Gabri são claros êxitos de negociação.

A sua saída, a confirmar-se, terá razões muito mais complexas.
O que é visível são os alvos que efetivamente vieram…

O que não é visível são os alvos que não vieram…

Se calhar o mercado de inverno, quando saíram Galeno e Nico, foi um desastre…

Cris1978

Tribuna Presidencial
14 Abril 2013
5,098
4,628
O que é visível são os alvos que efetivamente vieram…

O que não é visível são os alvos que não vieram…

Se calhar o mercado de inverno, quando saíram Galeno e Nico, foi um desastre…
Ora aí está! Bem dito!
Só alguém muito distraído é que pode achar que o que aconteceu em janeiro foi normal.
Um DD deve estar sempre a par do que vai acontecer, através dos contactos com empresários etc. e assim trabalhar de antemão para colmatar as saídas iminentes.
Alguém acredita que o Man City apareceu sem avisar para negociar?
O Zubi não foi competente e com todas as consequências desportivas e financeiras inerente.
Disse isso mesmo no final da época de transferências neste fórum…

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,884
1,516
Sem opinar muito sobre o trabalho do Zubi, porque francamente é daqueles que acho que é difícil de avaliar para quem está fora por não saber bem o alcance do seu trabalho, o que tem planeado, a intervenção interna do delineamento do futuro do nosso futebol, camadas jovens, identificação de jogadores que estejam no nosso radar... enfim é difícil avaliar o trabalho sem saber exactamente o que tem sido feito, só mesmo o presidente saberá.
O que sabemos todos é que este ano desportivamente foi péssimo, ninguém estará ilibado e aqui naturalmente inclui-se o Zubizarreta. Exige-se uma revolução a nível de futebol profissional, e se o Zubizarreta seria ou não o homem certo para a fazer, pois é daquelas decisões que tem mesmo de ser o presidente a tomar.

O que eu acho é que esta saída de certa forma fragiliza o Villas-Boas, no sentido em que o Zubizarreta foi-nos apresentado como um trunfo eleitoral, como uma aposta segura, um homem super rigoroso e competente. E ao fim de um ano salta fora, depois de uma época desastrosa? Não assenta muito bem aos olhos dos adeptos na minha opinião.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,861
6,468
Conquistas
1
  • Junho/18
Foi pouco tempo para avaliar de fora a competência do Zubizarreta, mas se AVB decidiu que o melhor é a sua saída é porque chegou à conclusão que foi um equivoco, e nesse contexto é melhor tomar a decisão do que andar a arrastar.

• Like
Reações: Lobo1981

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
13,666
11,021
Italia
Foi pouco tempo para avaliar de fora a competência do Zubizarreta, mas se AVB decidiu que o melhor é a sua saída é porque chegou à conclusão que foi um equivoco, e nesse contexto é melhor tomar a decisão do que andar a arrastar.
Acho que AVB está a aprender da forma mais dura que há uma grande diferença entre a teoria e a prática, nomeadamente nos recursos humanos.
Em teoria, anselmi, jorge costa e Zubizarreta eram boas apostas, cada um com as suas características...

O Presidente vai sair mais forte, mais duro e mais isolado deste periodo de "estágio"... Não é fácil ser lider máximo do FC Porto.
Muita responsabilidade, enorme exigência e escrutínio... As críticas serão sempre mais ruidosas do que os elogios.

Será que o André, pessoa, está disponível para este sacrifício? Eu não estaria...

• Like
Reações: Kiki

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
6,497
7,320
Se vier o Mário Branco, ele provavelmente fará o papel do Zubi e do Jorge Costa, se calhar até faria algum sentido pensar no Jorge Costa para adjunto do Farioli (assumindo esteja tudo bem de saude com ele)

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,812
8,306
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Saída que me preocupa bastante, mas vou aguardar por todos os esclarecimentos do presidente.

Nota: O diretor desportivo do Al Ahli (Lee Congerton) saiu do clube, e é muito próximo do AVB.

Veremos se o caminho não será por aí.

• Like
Reações: Moreira