Despedir o Anselmi é um erro, porque não se deu as condições para ele trabalhar e ele já devia estar a preparar uma nova epoca...apenas isso...
Eu acho que se AVB achava antes do mundial que o Anselmi era o treinador do Porto para a proxima epoca, porque razão depois do mundial acha o contrario...
Não fiquei satisfeito com a nossa prestação, mas não acho que seria diferente fosse quem fosse o treinador... é a minha opinião...
Eu sou apologista de que as pessoas precisão de tempo (principalmente quando as coisas estão tão contorvadas com estão neste momento no Porto), se não conseguir que um treinador esteja mais que meia epoca no clube, ele nunca se vai erguer...
Concordo que as pessoas precisam de tempo para fazer o seu trabalho. Discordo de tudo o resto.
O tempo também se merece, conquista-se. Não é por acaso que a esmagadora maioria dos empregos prevê um período de experiência. É aí que se avalia se a pessoa tem ou não capacidade para desempenhar as funções com competência.
Na minha opinião, e creio que é partilhada por grande parte dos adeptos, Anselmi não mostrou absolutamente nada que justificasse esse tempo. Pelo contrário: a equipa regrediu ao longo destes seis meses. Não consigo apontar um único aspeto em que tenhamos melhorado. Sofremos mais golos, marcámos menos, perdemos mais jogos. Estes são os números, frios e objetivos. E se formos para o campo mais subjetivo, o cenário é ainda mais preocupante. O Porto de Anselmi é uma sombra do que se deve esperar de uma equipa do FC Porto: exibições abaixo de medíocres, sem entrosamento, sem automatismos, sem coesão, jogadores desligados, sem empenho. Um vazio. "Fomos competitivos"? Isso é o que dizem os treinadores dos Aroucas da vida quando perdem só por um golo contra um grande.
Nestas condições, manter Anselmi parece-me a aposta mais arriscada, principalmente nos planos desportivo e emocional. Desportivamente, não há garantias de que um novo treinador traga vitórias, mas olhando para os números e para as exibicões, é difícil fazer pior. No plano emocional, Anselmi tem, neste momento, tolerância zero por parte dos adeptos. Ao mínimo erro virão os lenços brancos, os assobios, o nervosismo. E isto numa equipa que já por si é pouco madura e nada estável, tem tudo para correr mal.
A chegada de um novo treinador traria, pelo menos, um novo capital de confiança, algo de que a equipa e os adeptos precisam urgentemente.
Quanto ao impacto financeiro, claro que trocar de treinador tem custos. Mas acredito que o AVB percebe (como qualquer pessoa perceberia) que equilibrar as contas não chega para se manter como presidente. Mesmo que a sua ambição não passe por continuar no cargo, se quiser dar continuidade ao seu projeto, tem de começar a mostrar resultados desportivos.