Há contextos. E há mudanças que fazem as coisas dar uma volta de 180º. O Amorim vale aquela m*rda que está a mostrar em Manchester? O Vitor Pereira vale a m*rda que mostrou no Flamengo?
Eu não estou a dizer que as coisas vão melhorar. Ou que os últimos 6 meses foram bons e quero mais do mesmo.
Eu não fico é com a arrogância de achar que sou o dono da razão e que não há 1% sequer de estar errado. O Anselmi pode ser um tiro ao lado. Face ao que se viu é o que parece. Mas não dá para deixar o presidente decidir isso, com base no que tem acesso que é muito mais que nós e com base nisso decidir se é a melhor solução ou se se equivocou e é melhor despedir? Em vez de estarmos todos com as armas apontadas e quase que desejosos de ter razão?
A próxima época correr muito melhor do que esta é tão importante para o clube como para o mandato do presidente. Acham que ele quer que corra mal? Acham que um gajo que está pro-bono a trabalhar para o clube quer isso? E que vai decidir ficar com o treinador só por casmurrice? Ele é que tem de tomar a decisão, tem de viver com ela como é óbvio corra bem ou corra mal. E não a pode tomar com base em fezadas, isso é certo. Tem de saber e ter quase certezas na decisão que tomar.
Bom ponto de vista, e uma conversa interessante de se ter.
Percebo as comparações os treinadores que falas. Mas vejamos, o Amorim já teve sucesso em Portugal antes do que aconteceu este ano em Inglaterra — e foi para um contexto competitivo completamente diferente e muito mais exigente. O Vítor Pereira também já mostrou competência e resultados noutros clubes, mesmo que tenha falhado no Flamengo. O Anselmi ainda
não provou nada ao mais alto nível do futebol europeu — fê-lo na America do Sul, que como dizes, é um contexto e um estilo de futebol diferente.
Claro que o Presidente tem acesso a informações que nós não sabemos, treinos, balneário, etc. mas isso não o torna infalível e a crítica externa serve precisamente para ajudar a manter o clube em constante escrutínio — que é parte essencial de qualquer clube grande, e já agora, de um fórum online.
Eu posso falar apenas por mim, não se trata de arrogância nem de “ter razão”. Estar atento e preocupado não é ser arrogante, é ser realista, é ter uma opinião sobre o que se passa no clube. O futebol é um negócio de paixão, resultados e rendimento, e o que se viu até agora com Anselmi — seja a nível tático, de gestão de grupo, de liderança ou de resultados — é assustadoramente fraco, acho que nisso concordamos, o que reduz muito a confiança nele para o futuro.
Que o Presidente é a pessoa melhor colocada para tomar essa decisão também é factual, mas obviamente também ele está sujeito à critica (positiva ou negativa) e à leitura que cada um de nós também faz, em função daquilo que vê e pensa. E não é por eu ou quem quer que seja dizer algo aqui que as coisas vão correr mal...elas já estão a correr mal. O que torna tudo isto mais complicado é que no futebol o "
esperar para ver” tem custos reais, como já vai ter agora com a provavel eliminação no grupo (coisa que ninguém esperaria)
. Se a próxima época for outro desastre é mais uma época perdida, jogadores desvalorizados, adeptos desmotivados, receitas a cair…e não vai haver mundial de clubes para tapar o buraco nas contas.
Como sabemos,
o clube não está numa posição em que possa correr riscos demasiado prolongados.
E se os sinais atuais forem ignorados só por “dar tempo”, podemos estar a repetir os erros do passado recente, e é esse o padrão que me preocupa.