Boa imagem, ainda nao tinha visto.
O Anselmi puxa muito por esta jogada do varela porque é uma forma fácil de tirar o avancado da pressão e criar vantagem.
Neste caso parece me claramente erro do Claudio porque é ele que esta de frente para o jogo e tem de perceber que nao pode meter a bola quando o varela tem 4 jogadores a volta. O ideal ai teria sido meter no marcano e se ele comseguisse tinha espaco para progredir e/ou procurar mora ou gabri no meio. Na segunda imagem ate se ve um pouco essa vantagem com 2vs1 No meio
Ao longo dos jogos, inúmeras vezes, o guarda-redes tenta este passe para o nosso médio-defensivo! Antes de ver a melhor solução, eu pergunto, para quê? O benefício compensa o risco?
Na segunda imagem, referes, e bem, que há um 2x1no centro ... é verdade... porém, repara, que não há saída pelo nosso lado direito! Naturalmente, o nosso adversário vai largar aquele lado, para apertar o nosso segundo do meio!
Referes que o ideal seria o Marcano! Mas, qual a vantagem que íamos retirar dali? O Marcano não chegava a meio do nosso meio-campo sem oposição! Eu diria que o que ele pretende era atrair para a direita e rodar para a esquerda... o azar é que os adversários, também, ajustam!
E, depois, vem aquilo que mais me irrita nesta "brincadeira"!
Para quê?
O objetivo não é magoar o adversário desposicionado?
Quantas vezes fazemos isso por jogo?
Quando conseguimos fazer a ligação entre defesa e meio-campo (e são poucas...), quantas vezes é que paramos o jogo e tentamos cercar o adversário e quantas vezes é que atacamos o espaço e tentamos ferir o adversário? Eu diria que está numa proporção, algures, nos 15-85, respetivamente!
Pelo que, regresso a duas perguntas iniciais?
Vale a pena?
É problema dos jogadores?