Actualidade Nacional

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,368
5,489
Deve ser dada primazia á imigração vinda da europa, aos palop e a paises da america do sul. Tambem nao vejo problema com a imigração dos chineses cá. Sempre foram respeitadores e adaptam-se facilmente.

Também deve ser dada primazia a melhorar o país nos proximos anos de forma a retornar os portugueses que saíram para o estrangeiro. Temos milhoes de portugueses no estrangeiro que faziam aqui falta nas mais variadas áreas.

Fala-se muito de falta de mao de obra na construção civil....pudera, quando temos milhares de portugueses a trabalhar nessa area no estrangeiro. Ainda assim, o futuro tem que ser a industrialização dessa área como em paises como a suecia de forma a diminuir essa necessidade.

A quantidade de imigrantes estrangeiros que necessitas, também depende muito do tipo de economia que se aposta.

Como somos uma economia muito baseada em turismo e restauração, e pouco avançada tecnologicamente, necessita-se sempre de muita imigração. Mas isso foi a escolha tomada pelo governo que esteve lá de 2016 a 2024. É uma pena.
A aposta forte no turismo foi a solução mais fácil e óbvia para sair da crise, mas as consequências em matéria de habitação foram devastadoras.
Em 2010 Portugal recebia cerca de 12M de turistas ano, neste momento já vai nos 27M. Isso implicou que muitas casas fossem desviadas do mercado de arrendamento de longo termo, o que fez subir exponencialmente as rendas e contribuiu para que centenas de milhares de jovens portugueses não tivessem alternativa senão emigrar. Consequência dessa emigração foi termos de importar um número equivalente de estrangeiros pobres.
Quem é que ficou a ganhar mais com esta troca? Em primeiro lugar os senhorios, em segundo lugar os patrões que vivem de salários baixos, e só em último lugar os próprios imigrantes.

A verdade é que a livre circulação de trabalhadores é um manã sobretudo para os patrões, e foi muito em função dos interesses destes últimos que ela foi criada, uma vez que os imigrantes são muito mais facilmente exploráveis do que os nacionais, sendo por definição os trabalhadores mais mal pagos e menos protegidos legalmente, pessoas que por causa da sua precaridade sujeitam-se a tudo, incluindo a dormir aos dez num quarto ou numa garagem, em condições degradantes.

O que devia preocupar a esquerda e a direita é que a economia portuguesa só consiga sobreviver à base de salários de miséria, e que o preço da habitação tenha tornado impossível uma vida digna para a maioria dos trabalhadores.
Como é que se resolve este problema? É super-simples: acabar com o alojamento local (excepto no interior), para que essas milhares de casas regressassem ao mercado de arrendamento de longa duração. Com isso iam chegar muito menos turistas? Paciência. Assim como assim, o turismo de massas está condenado (Acordo de Paris, certo?), e uma economia que dependa demasiado do turismo não têm grande futuro.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
74,915
49,054
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Como é que se resolve este problema? É super-simples: acabar com o alojamento local (excepto no interior), para que essas milhares de casas regressassem ao mercado de arrendamento de longa duração. Com isso iam chegar muito menos turistas? Paciência. Assim como assim, o turismo de massas está condenado (Acordo de Paris, certo?), e uma economia que dependa demasiado do turismo não têm grande futuro.
O problema não tem resolução.

Grande parte do alojamento local não eram do mercado de arrendamento, foram casas recuperadas apenas com o intuito de alojamento local. Se calhar estás a falar de 40 ou 50 mil casas, e nem é liquido que fossem para arrendamento.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,368
5,489
Já li uma série de comentários para trás a apoiar as alucinações esquerdistas de esganar todo e qualquer cidadão que gere muita riqueza.

Claro que fico chateado. O rico é rico (excluindo os que já assim nasceram, é a vida) porque teve inteligência/ empreendedorismo para lá chegar. Pelo caminho, ainda alimenta o sistema para que os malandros possam ficar alegremente em casa a coçar a tomatada.
Eu não meto a cabeça na areia só para ficar bonito na fotografia. Os dedos das mãos não chegam para enumerar os indivíduos que conheço a comer RSI, e muitos até fazem uns biscates "no escuro" pelo caminho. Mas só quando lhes apetece, porque suja as mãos e cansa. E alguns até "são divorciados" porque os subsídios são maiores.
Que os mandassem limpar florestas a ver se os empregos não apareciam como que por magia!

Enviado do meu 2311DRK48G através do Tapatalk
Eu não pinto um quadro tão cor de rosa dos patrões nem do pessoal do RSI em geral.
Muitos patrões têm mais chico-espertice do que inteligência, e se fosse por vontade deles, pagavam aos trabalhadores com duas sopas e um par de botas por ano, como no antigamente, para gastar os lucros em Ferraris.

Quanto à ideia de pôr o pessoal do RSI a cortar mato, não creio que faça muito sentido. Muitos deles são doentes físicos ou mentais, completamente incapacitados para qualquer trabalho. E outra parte são mães solteiras (mas isto devia ser desincentivado, porque ser mãe não pode ser uma profissão.)
De resto, os beneficiários do RSI são tão poucos que o dinehiro que com eles se gasta é um não-assunto. Eu sempre vi a coisa desta maneira: mais vale dar-lhes o rendimento mínimo do que metê-los na prisão por furto, fica muito mais barato, já que um preso custa 20 000 euros ao estado por ano e um RSI custa uns 3 mil euros..

Última edição:
  • Like
Reações: Edgar Siska

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,828
14,461
Esmoriz

Grande parte do alojamento local não eram do mercado de arrendamento, foram casas recuperadas apenas com o intuito de alojamento local. Se calhar estás a falar de 40 ou 50 mil casas, e nem é liquido que fossem para arrendamento.
Se há muito maior procura por habitação agora do que havia há 5 anos essas casas podiam ter sido recuperadas para terem pessoas lá a viver, em vez de AL.
Não sei, digo eu.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,368
5,489

É verdade que muitas casas estavam devolutas e só foram reabilitadas porque surgiu a possibilidade de recuperar rapidamente o investimento com o turismo.
Mas hoje essas casas já estão habitáveis. E se o governo proibir o AL, os proprietários teriam de as pôr no mercado de arrendamento de longa duração. Perderiam rendimentos, e em vez de receber 2000 euros por mês só recebiam 500? Olha, azar. Ás vezes a vida é injusta, os tempos mudam, os governos tomam decisões, e o que parecia um grande investimento tornou-se um investimento apenas assim-assim. Paciência, o mundo dos negócios é assim mesmo. O governo tem de tentar agradar ao maior número, não a minorias.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,828
14,461
Esmoriz
Como é que tu sabes que há "tantos" crimes? Primeiro, tens que definir o que é o "normal". Depois tens que obter os atuais e comparar. Mas para isso tens que ter uma fonte com números fidedignos. Por isso pergunto-te: o que é o normal? E qual é a tua fonte para saberes o atual?

Depois tb era interessante conseguires demonstrar a relação ente os crimes e os imigrantes com dados objetivos, rigorosos e que tenham em conta todos os parâmetros demigráficos e sociais. No fim podes enquadrar na tua teoria a votação do chega no Martim Moniz, presumivelmente o local com mais imigrantes/crime do país.
Em relação ao último ponto, isso não é assim tão simples. O ch teve um montão de votos nos subúrbios, ganhou em Sintra, ganhou no Algarve, ganhou em Setúbal, tudo sítios que têm muitos imigrantes. O que me parece em relação ao Martim Moniz e outras zonas da cidade de Lisboa é que já têm uma maioria de imigrantes há muito mais tempo. (A chegada de indostânicos ao Martim Moniz já tem décadas, se não estou em erro)

ps: só uma adenda , mais como curiosidade, o CH ganhou em Rabo de Peixe, a zona do país com maior ratio de RSI por metro quadrado.

Última edição:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,368
5,489
Continuo sem a usar.
Gosto de treinar a minha capacidade de abstracção e o meu lado mais estoico.
Sou apreciador do estoicismo e do confronto de ideias, mas foristas que "argumentem" com insultos ou ameaças vão directamente para a ignore list. Felizmente não há muitos desses neste espaço.
Depois há aqueles que só dizem parvoíces, seja sobre futebol, política, música ou filmes. E esses, que na verdade são muito poucos, também os mando para os calabouços da ignore list. É tempo que poupo!

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,341
31,138
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Semana passada numa rede social uma fulana de canedo meteu uma publicação a dizer que tinha sido sofrido uma tentativa de assalto por parte de romenos ou indianos, com facas, que quando viram duas idosas se assustaram( os gajos com as facas) e depois fugiram. Esta história é tão inventada que estranhei.. teve 300 partilhas e 60 comentários. A maior parte dizia o óbvio e racista comentário queé preciso limpar este entulho todo e votar chega, claro está.. achei a história tão decalcada de outras e tão fantasiosa que alguem perguntou à senhora se tinha feito queixa à policia, o que ela rapidamente respondeu claro.. questionei-a então como tinha efetuado a mesma e se tinha algum registo dessa participação para ajudar a prevenir eventos similares..

Resultado, passadas as eleições apagou a publicação. E isto tem sido recorrente, sempre com a mesma história contada e o mesmo fim e sempre os mesmos apelos.. Resultado foi tudo mais uma peta de uns cheganos que pelos vistos não olham a a meios para a propaganda racista e xenófoba que defendem..

E claro que esta invenção clara aparecia logo na 1a publicação a ser mostrada, coincidentemente... serei o único a ver este tipo de palhaçada??

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,828
14,461
Esmoriz
Semana passada numa rede social uma fulana de canedo meteu uma publicação a dizer que tinha sido sofrido uma tentativa de assalto por parte de romenos ou indianos, com facas, que quando viram duas idosas se assustaram( os gajos com as facas) e depois fugiram. Esta história é tão inventada que estranhei.. teve 300 partilhas e 60 comentários. A maior parte dizia o óbvio e racista comentário queé preciso limpar este entulho todo e votar chega, claro está.. achei a história tão decalcada de outras e tão fantasiosa que alguem perguntou à senhora se tinha feito queixa à policia, o que ela rapidamente respondeu claro.. questionei-a então como tinha efetuado a mesma e se tinha algum registo dessa participação para ajudar a prevenir eventos similares..

Resultado, passadas as eleições apagou a publicação. E isto tem sido recorrente, sempre com a mesma história contada e o mesmo fim e sempre os mesmos apelos.. Resultado foi tudo mais uma peta de uns cheganos que pelos vistos não olham a a meios para a propaganda racista e xenófoba que defendem..

E claro que esta invenção clara aparecia logo na 1a publicação a ser mostrada, coincidentemente... serei o único a ver este tipo de palhaçada??
Se a AD governar bem esse tipo de partilhas vão desaparecer, vais ver, assim como os indianos com cheques de mil euros da segurança social sem precisaram de trabalhar um único minuto e casa de borla, com chave na mão.

estou a brincar. Vão continuar a existir, como é óbvio.

• Like
Reações: MiguelDeco

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
80,760
141,070
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Sou apreciador do estoicismo e do confronto de ideias, mas foristas que "argumentem" com insultos ou ameaças vão directamente para a ignore list. Felizmente não há muitos desses neste espaço.
Depois há aqueles que só dizem parvoíces, seja sobre futebol, política, música ou filmes. E esses, que na verdade são muito poucos, também os mando para os calabouços da ignore list. É tempo que poupo!
Eu sou sempre livre de deixar os insultos resvalarem num vácuo quiçá eterno.
A indiferença é mais cortante do que o ódio.

As questões cinéfilas e musicais são muito subjetivas, daí eu não atacar "gostos alheios"... a não ser que sejam mesmo umas coisas inenarráveis :LOL:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,368
5,489
Eu sou sempre livre de deixar os insultos resvalarem num vácuo quiçá eterno.
A indiferença é mais cortante do que o ódio.
As questões cinéfilas e musicais são muito subjetivas, daí eu não atacar "gostos alheios"... a não ser que sejam mesmo umas coisas inenarráveis :LOL:
Percebo, mas eu tenho uma baixa tolerância ao insulto, e mais ainda à ameaça. Não excluo ninguém que discorde de mim. Se alguém acha que eu sou idiota, está no seu pleno direito, mas no mínimo tem de me explicar como é que chegou a essa conclusão (e às vezes eu até lhe posso dar razão!). Agora se se limita a chamar-me idiota, isso como argumento não vale nada, e então acho perda de tempo entrar em conversas com essa pessoa. Mas há pouca gente assim no fórum. Se um colega tiver um gosto espectacular em música ou em filmes, para mim já vale a pena, mesmo que não concorde com ele em todos os outros temas. Mas depois há aqueles três ou quatro que não dão uma prà caixa, seja sobre que assunto for (fora os que são claramente infiltrados) e para esses não tenho pachorra nenhuma.

• Like
Reações: Edgar Siska

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,554
15,006
Calma @Tails estás numa profunda corrida para roubar a coroa do punho fechado ao vetusto e "finado" Philipp.
Sim, o defeito é certamente meu por usar o cérebro e citar apenas coisas factuais e não de matéria de opinião :LOL:

Bem sei que vai contra a "imparcialidade" reinante por aqui, mas paciência.

Quanto à calma, estas completamente enganado (tu e a personagem imparcial, spinner de categoria Z).

As politicas de quem ganhou, nem tinha nada que te dizer mas posso faze-lo sem qualquer problema, beneficiam mais a mim e aos meus, do que propriamente as politicas sociais do PS..sou é um gajo que, primeiro, gosta e percebe um bocado de historia, segundo, gosta de viver numa sociedade o mais justa e equitativa possível, apenas e só.

Mas como disse há dias, que o PS ajude, e acelere se possível, a implementação de todas as medidas do partido que ganhou; que ajude a que elas entrem todas em funcionamento o mais rapidamente possível, para que os resultados fiquem à vista o quanto antes...:cool:

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
680
897
É verdade que muitas casas estavam devolutas e só foram reabilitadas porque surgiu a possibilidade de recuperar rapidamente o investimento com o turismo.
Mas hoje essas casas já estão habitáveis. E se o governo proibir o AL, os proprietários teriam de as pôr no mercado de arrendamento de longa duração. Perderiam rendimentos, e em vez de receber 2000 euros por mês só recebiam 500? Olha, azar. Ás vezes a vida é injusta, os tempos mudam, os governos tomam decisões, e o que parecia um grande investimento tornou-se um investimento apenas assim-assim. Paciência, o mundo dos negócios é assim mesmo. O governo tem de tentar agradar ao maior número, não a minorias.
Ou seja, o que propões é roubar milhares de pessoas que investiram o que tinham (algumas ainda fizeram empréstimos bancários) na esperança de fazer um bom negócio, para que se possam substituir ao próprio estado na ajuda aos mais necessitados?

A obrigação de resolver o problema é do estado, não de particulares que investiram para melhorar a vida. O estado é que tem de criar as condições. Porque não aproveitar todo e qualquer edifício público para habitação social? E porque não construção pública de custo controlado em grande escala, com rendas justas? Se os senhorios são tão gananciosos e lucram tanto, então é muito fácil viabilizar arrendamentos baixos com investimento facilmente retornável.

Não me leves a mal, mas fico doente com a malta que acha que quem conseguiu alguma coisa na vida, é obrigado a sustentar os mais desfavorecidos. Tenham eles culpa da fraca condição ou não.

Enviado do meu 2311DRK48G através do Tapatalk