Actualidade Nacional

Cheue

12 Maio 2016
26,023
41,019
Conquistas
7
109
Ainda ontem vi um grafismo sobre os custos para o país dos diferentes programas eleitorais.
A CDU tinha um custo a rondar os 23mM€. A IL penso que rondava os 6mM€.

Pergunto o que é que as utopias têm a ver com ricos e pobres?
eu não disse que tinha ou não.

mas achar, como eles acham, que o dinheiro vai fazer trickle down para toda a população é de sonhador total,
cada vez está mais provado que a trickle down economics é uma treta, especialmente quando se é muito dogmático e pouco pragmáticos como eles.

para piorar a coisa são ideias de países anglo-saxonicos para um país como Portugal, não dá, simplesmente.

querer privatizar tudo, absoluto delírio, isso não acontece em país nenhum. só nos states há saúde completamente privatizada e tem os.problemas que se sabe (aqui sim é para ricos)

para contornar isso querem oferecer cheques às pessoas para escolherem o que quiserem; nem é preciso desenvolver muito para perceber que isso só ia dar merda.

na construção, por uma questão de ideologia, nem sequer apoiam a construção de habitação pública que PS e depois PSD anunciaram e ampliaram.
como é que querem resolver o problema da habitação cortando na media principal?...

enfim, tanta coisa...
fica aqui um copy/paste a resumir :

O programa da Iniciativa Liberal (IL) é frequentemente considerado utópico por várias razões, principalmente pela forma como idealiza soluções simplistas para problemas complexos. Eis os principais pontos:

---

1. Excesso de Fé no Mercado Livre

A IL defende uma diminuição drástica do papel do Estado na economia, acreditando que o mercado resolve tudo melhor. Isto é utópico porque:

Ignora falhas de mercado (como monopólios naturais, externalidades ou assimetrias de informação).

Assume que todos os cidadãos têm as mesmas oportunidades de compet
ir, o que...o que é falso numa sociedade com desigualdades estruturais profundas (educação, herança, contactos, zona de residência, etc.).

---

2. Privatizações Generalizadas

A IL quer privatizar praticamente tudo: saúde, educação, transportes, etc. Isto é utópico porque:

Assume que os privados serão sempre mais eficientes, ignorando que o lucro nem sempre é compatível com o interesse público.

A privatização da saúde, por exemplo, pode deixar os mais pobres sem acesso a cuidados básicos ou empurrá-los para seguros caros.

Na educação, corre-se o risco de criar um sistema a duas velocidades: um para quem pode pagar, outro (pior) para quem não pode.

---

3. Crença em Baixos Impostos + Alto Crescimento

A IL defende cortes massivos de impostos, argumentando que isso gerará mais crescimento económico. Isto é utópico porque:

Países com serviços públicos de qualidade têm normalmente uma carga fiscal elevada.

Baixar impostos sem cortar nas funções do Estado leva a défices maiores ou a dívida pública insustentável.

A teoria do “trickle-down” (riqueza a escorrer de cima para baixo) tem sido amplamente desmentida por dados empíricos.

---

4. Redução do Estado a Mínimos Históricos

A ideia de um “Estado mínimo” parte do pressuposto de que tudo o que o Estado faz pode ser feito melhor por privados. Isto é utópico porque:

Há funções que só o Estado pode garantir com equidade: justiça, segurança social, redistribuição de riqueza.

Reduzir o Estado a um gestor de contratos privados é ignorar o seu papel como regulador, garante de direitos e mediador social.

---

5. Desvalorização da Realidade Social Portuguesa

O programa da IL é muitas vezes inspirado em modelos anglo-saxónicos (como os EUA ou o Reino Unido), ignorando:

A realidade histórica e cultural de Portugal (um país com fraca mobilidade social e grande dependência de serviços públicos).

O facto de que muitos portugueses não têm capacidade financeira para pagar por serviços essenciais se estes forem totalmente privatizados.

---

Resumindo: o programa da IL é utópico porque assume que o mercado é infalível, que todos têm oportunidades iguais, que os privados são sempre mais eficientes, e que o Estado é sempre ineficiente — o que ignora a complexidade social e económica do país. É uma visão demasiado teóric
a, pouco realista e desajustada da realidade portuguesa.

Última edição:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,263
5,297
Já não é preciso.

Depois da escandaleira que ela fez no Vitaminas do Vasco da Gama, eles já voltaram a aceitar dinheiro físico.

Imagino "eles" a delinearem um plano maquiavélico para controlar as pessoas e as suas mentes, "vamos atacar primeiro no Vitaminas" pensam "eles" enquanto esfregam as mãos de satisfação.

Será que os chalupas já pensaram por exemplo no plástico que é desperdiçado de cada vez que os funcionários tem de trocar de luvas para poderem ir receber o pagamento do cliente?
Ou será que a próxima escandaleira vai ser "os funcionários do Vitaminas preparam as coisas sem luvas, isto depois de receberem dinheiro vivo do cliente anterior, querem criar uma nova pandemia!".

A Joaninha podia explicar ás Finanças o porquê de gostar de dinheirinho vivo..
Uma loja não pode decidir que não aceita cash. Os vitaminas estavam a violar a lei.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
273
567
eu não disse que tinha ou não.

mas achar, como eles acham, que o dinheiro vai fazer trickle down para toda a população é de sonhador total,
cada vez está mais provado que a trickle down economics é uma treta, especialmente quando se é muito dogmático e pouco pragmáticos como eles.

para piorar a coisa são ideias de países anglo-saxonicos para um país como Portugal, não dá, simplesmente.

querer privatizar tudo, absoluto delírio, isso não acontece em país nenhum. só nos states há saúde completamente privatizada e tem os.problemas que se sabe (aqui sim é para ricos)

para contornar isso querem oferecer cheques às pessoas para escolherem o que quiserem; nem é preciso desenvolver muito para perceber que isso só ia dar merda.

na construção, por uma questão de ideologia, nem sequer apoiam a construção de habitação pública que PS e depois PSD anunciaram e ampliaram.
como é que querem resolver o problema da habitação cortando na media principal?...

enfim, tanta coisa...
fica aqui um.cipy/paste a resumir :

O programa da Iniciativa Liberal (IL) é frequentemente considerado utópico por várias razões, principalmente pela forma como idealiza soluções simplistas para problemas complexos. Eis os principais pontos:

---

1. Excesso de Fé no Mercado Livre

A IL defende uma diminuição drástica do papel do Estado na economia, acreditando que o mercado resolve tudo melhor. Isto é utópico porque:

Ignora falhas de mercado (como monopólios naturais, externalidades ou assimetrias de informação).

Assume que todos os cidadãos têm as mesmas oportunidades de compet
ir, o que...o que é falso numa sociedade com desigualdades estruturais profundas (educação, herança, contactos, zona de residência, etc.).

---

2. Privatizações Generalizadas

A IL quer privatizar praticamente tudo: saúde, educação, transportes, etc. Isto é utópico porque:

Assume que os privados serão sempre mais eficientes, ignorando que o lucro nem sempre é compatível com o interesse público.

A privatização da saúde, por exemplo, pode deixar os mais pobres sem acesso a cuidados básicos ou empurrá-los para seguros caros.

Na educação, corre-se o risco de criar um sistema a duas velocidades: um para quem pode pagar, outro (pior) para quem não pode.

---

3. Crença em Baixos Impostos + Alto Crescimento

A IL defende cortes massivos de impostos, argumentando que isso gerará mais crescimento económico. Isto é utópico porque:

Países com serviços públicos de qualidade têm normalmente uma carga fiscal elevada.

Baixar impostos sem cortar nas funções do Estado leva a défices maiores ou a dívida pública insustentável.

A teoria do “trickle-down” (riqueza a escorrer de cima para baixo) tem sido amplamente desmentida por dados empíricos.

---

4. Redução do Estado a Mínimos Históricos

A ideia de um “Estado mínimo” parte do pressuposto de que tudo o que o Estado faz pode ser feito melhor por privados. Isto é utópico porque:

Há funções que só o Estado pode garantir com equidade: justiça, segurança social, redistribuição de riqueza.

Reduzir o Estado a um gestor de contratos privados é ignorar o seu papel como regulador, garante de direitos e mediador social.

---

5. Desvalorização da Realidade Social Portuguesa

O programa da IL é muitas vezes inspirado em modelos anglo-saxónicos (como os EUA ou o Reino Unido), ignorando:

A realidade histórica e cultural de Portugal (um país com fraca mobilidade social e grande dependência de serviços públicos).

O facto de que muitos portugueses não têm capacidade financeira para pagar por serviços essenciais se estes forem totalmente privatizados.

---

Resumindo: o programa da IL é utópico porque assume que o mercado é infalível, que todos têm oportunidades iguais, que os privados são sempre mais eficientes, e que o Estado é sempre ineficiente — o que ignora a complexidade social e económica do país. É uma visão demasiado teóric
a, pouco realista e desajustada da realidade portuguesa.
Se vamos responder um ao outro com o uso do Chatgpt mais vale estarmos quietos e deixar os computadores discutir entre eles.

Já agora, eu não vou votar IL.

Cheue

12 Maio 2016
26,023
41,019
Conquistas
7
109
Se vamos responder um ao outro com o uso do Chatgpt mais vale estarmos quietos e deixar os computadores discutir entre eles.

só a segunda parte é que é ChatGpt.
não me apetece estar a escrever aquilo tudo...

o ponto é que eles querem passar a imagem de moderados e modernos e tal quando têm ideias velhas e nada moderadas.
são tão radicais como a BE, se formos a ver os programas pelo que são e não pela forma que querem passar ..

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,232
7,631
Bragança

Eu não vou votar no PS.
Não curto gajos que não sendo betos, tentam entrar em discotecas de betos.
E depois se queixam disso. De não o deixarem entrar.... Ao ponto de depois de trinta anos depois ainda ter rancor acerca disso.

Última edição:
  • Haha
Reações: RR11

Cheue

12 Maio 2016
26,023
41,019
Conquistas
7
109
Eu não vou votar no PS.
E depois se queixam disso... Ao ponto de depois de trinta anos depois ainda ter rancor acerca disso.
ainda bem que ele não disse isso então...

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,598
14,221
Esmoriz
A possibilidade de introdução do euro digital está a ser discutida há anos na UE, não é nenhuma fantasia. E quadno ele estiver a circular, a tentação de eliminar o cash vai ser irresistível por parte dos governos. Acredito que o dinheiro digital está apenas à distância de uma grande crise financeira. Pode demorar ainda alguns anos, mas vai acontecer.
Eu não consigo adivinhar o futuro mas há mil notícias sobre o euro digital e em nenhuma se diz que vai eliminar o dinheiro físico, pelo contrário.

mas pronto, cada um é livre de acreditar nas fantasias que quiser. A JAD apareceu com essa porque senão era igual ao CH, está no seu direito.

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,570
2,691
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O da CDU ronda 23mM. 4x superior ao da IL. Acho que te estraga um pouco a narrativa.

Se reparares, as propostas da IL, por exemplo, para a saúde, replicam sistemas como o alemão. Quanto a ti não sei mas parece-me que estes vivem melhor que nós!

Contudo, e é aí que reside a minha relutância, não sei até que ponto estamos culturalmente preparados para tirarmos dividendos dum sistema mais nórdico. Mas acho que as ideias acabam por ter alguma legitimidade.
Cherry picking. Queremos o sistema de saúde alemão, a habitação da estónia, os impostos da Irlanda, 2kg de cereja do Fundão e uma boa dose de camarão de Espinho. Parece a minha mulher no El Corte Inglés.

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,570
2,691
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eu não vou votar no PS.
E depois se queixam disso. De não o deixarem entrar.... Ao ponto de depois de trinta anos depois ainda ter rancor acerca disso.
Mandei uma sonora gargalhada. Obrigado.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,684
26,240
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
O PNS é mesmo o pior líder de sempre do PS
É que o PS,mesmo depois de décadas decadentes a governar o nosso país, continua a ter uma legião de fãs estilo clube de futebol e o PNS conseguiu afastar uma boa parcela do "clube".
É portista e por isso ate gostava que tivesse sucesso,mas é um dos políticos mais fracos deste século, deve andar de braços dados com a Mortagua como o pior dos ultimos tempos.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,684
26,240
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Falando por experiência própria, tive a oportunidade de conviver com ciganos durante largos anos por me localizar encostado a eles e essa conversa é muito bonita mas representa uma exceção...e não a regra.

Eu vi com os meus próprios olhos o que fizeram ao comércio local e como praticamente tudo acabou por fechar,à exceção do cafe e barbeiro onde passavam o dia e afastaram toda a gente de locais onde a comunidade acabava por se reunir.

Campos de futebol,passaram a ser campos deles...onde passavam o que lhes apetecia enquanto a polícia olhava para o lado,no entanto, de 3 em 3 meses,la vinha uma rusga aos condomínios deles porque lá andavam envolvidos em merda.

Falar com conhecimento de causa é importante porque de facto existem ciganos como essa mulher falou,malta séria que trabalha e desconta, a minha irmã foi durante muitos anos melhor amiga de uma e sempre foi das melhores pessoas que eu vi no circulo social dela,no entanto ate ela falava muito mas mesmo muito mal dos ciganos da nossa zona e como era triste a maioria passar o dia ca fora a fumar e sentados nos carros de luxo,enquanto esperavam pela noite para seguirem para os negócios deles.

Mas do meu lado,nunca tive problema com nenhum e em mais de 20 anos a conviver perto deles,nunca tive um único stress com eles. No entanto, não vamos ser ingénuos.

Os ciganos são um problema quando são despejados todos num condomínio, no entanto temos problemas muito maiores com a vaga de imigração descontrolada que temos onde estamos a sufocar completamente os comercios locais nas nossas cidades enquanto fechamos os olhos às condições que vivem estas pessoas e a forma que chegaram cá.

• Like
Reações: maliano

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
273
567
Cherry picking. Queremos o sistema de saúde alemão, a habitação da estónia, os impostos da Irlanda, 2kg de cereja do Fundão e uma boa dose de camarão de Espinho. Parece a minha mulher no El Corte Inglés.
E a ideia não é tentar replicar o que funciona nos outros países?
Se é possível replicar em Portugal é outra história mas até parece que adoptar as ideias vencedoras dos outros é um problema.

Dragão D'Ouro

Joguem à bola 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
14,037
18,218
Falando por experiência própria, tive a oportunidade de conviver com ciganos durante largos anos por me localizar encostado a eles e essa conversa é muito bonita mas representa uma exceção...e não a regra.

Eu vi com os meus próprios olhos o que fizeram ao comércio local e como praticamente tudo acabou por fechar,à exceção do cafe e barbeiro onde passavam o dia e afastaram toda a gente de locais onde a comunidade acabava por se reunir.

Campos de futebol,passaram a ser campos deles...onde passavam o que lhes apetecia enquanto a polícia olhava para o lado,no entanto, de 3 em 3 meses,la vinha uma rusga aos condomínios deles porque lá andavam envolvidos em merda.

Falar com conhecimento de causa é importante porque de facto existem ciganos como essa mulher falou,malta séria que trabalha e desconta, a minha irmã foi durante muitos anos melhor amiga de uma e sempre foi das melhores pessoas que eu vi no circulo social dela,no entanto ate ela falava muito mas mesmo muito mal dos ciganos da nossa zona e como era triste a maioria passar o dia ca fora a fumar e sentados nos carros de luxo,enquanto esperavam pela noite para seguirem para os negócios deles.

Mas do meu lado,nunca tive problema com nenhum e em mais de 20 anos a conviver perto deles,nunca tive um único stress com eles. No entanto, não vamos ser ingénuos.

Os ciganos são um problema quando são despejados todos num condomínio, no entanto temos problemas muito maiores com a vaga de imigração descontrolada que temos onde estamos a sufocar completamente os comercios locais nas nossas cidades enquanto fechamos os olhos às condições que vivem estas pessoas e a forma que chegaram cá.
Há de tudo mas o palhaço do ventura fala como se fossem todos maus e que vivem todos à custa do Estado, o que é factualmente falso.

maliano

Tribuna
27 Fevereiro 2022
3,834
8,707
Conquistas
3

Chamem-me o que quiserem, mas só quem nunca teve de viver ou conviver junto deles é que os pode defender

Como eu tive de passar uma grande parte da infância e adolescência muito perto deles sei bem a corja que são