Há mínimos olimpicos que não se podem perder. Podes dizer que é utópico não pagar um cêntimo pela saúde. Daí a ter uma lógica de tudo ou nada em que quem é rico tem saúde e quem não é azar vai uma diferença. Idem com a educação basica, superior e habitação. Tem que haver um suporte para os mais vulneráveis que não é necessariamente "dar tudo" ou não "dar nada".
O combate à fraude no acesso a apoios é algo que ninguém é contra. O que podemos discordar é sobre a dimensão da mesma e mais importante o que fazer para a mitigar abusos. A supressão completa não me parece a solução.
Mas infelizmente o debate é sempre feito desprovido de números e proporções e entramos numa lógica de que ou és "contra a subsídio dependência" ou não és. E se o debate for feito sem proporções nem dimensões de escala do que está a acontecer a pequena inveja e o sentimento de que "eles andam a tirar o que é nosso" irá sempre sobrepor-se a tudo mesmo que isso seja cruel e injusto.
Combater este "framework" de pensamento é, para mim, imperativo. E se a coisa entrar na desumanização do indivíduo é intolerável. No entanto a cada dia que passa sinto que aquilo em que eu acredito está cada vez mais em dissonância com a vontade da maioria e da "moda" política actual. Se achar que tem que haver alguns apoios aos desfavorecidos é porque "estás com os subsídio dependentes", se não achares que se deve endurecer o código penal em toda a linha é porque "estás com os criminosos", se apelares à solidariedade com o outro és "tanso", se achares que a imigração tem aspectos positivos "és louco". O que importa é a nossa "força" no mundo porque estamos numa luta pela sobrevivência.
O suporte aos mais vulneráveis eu concordo.
Mas o que são vulneráveis?
Os idosos porque efectivamente perdem faculdades com o tempo e perdem autonomia?
Vítimas de crimes?
Ou simplesmente pobres?
Já agora pobres porque?Porque trabalha e o que ganha não é suficiente para uma vida digna?
Porque é dependente de substâncias?
Porque é criminoso?
Porque é cultural?
Como vês há muitas derivações e nem todas elas podem ter as mesmas abordagens
Relativamente a desumanização é oriunda de comportamentos contra natura.
Alguém fazer se explodir num local cheio de pessoas é algo que na sua génese é contra natura.
O instinto de auto preservação humano é subvertido por algo na cabeça deles superior portanto se eles abdicam da sua humanidade porque temos de olhar para com humanidade?