#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.04

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.04 Performance da Época

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,130
5,222
A minha crítica ao AVB - Não percebo esta ideia de começar a cozinhar os treinadores/jogadores na imprensa com notícias que são claramente colocadas. Não há muito que inventar - ou é o treinador ou não é. Se não é resolva-se a questão e cada um vai a sua vida.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
6,512
6,954
A minha crítica ao AVB - Não percebo esta ideia de começar a cozinhar os treinadores/jogadores na imprensa com notícias que são claramente colocadas. Não há muito que inventar - ou é o treinador ou não é. Se não é resolva-se a questão e cada um vai a sua vida.
Quer dizer, o presidente, que de entre todos nos é o que tem mais interesse que o treinador resulte, e ainda deve ser dos poucos que acredita nele é que esta mal porque anda a plantar noticias?

Isso já é doença

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,130
5,222
Quer dizer, o presidente, que de entre todos nos é o que tem mais interesse que o treinador resulte, e ainda deve ser dos poucos que acredita nele é que esta mal porque anda a plantar noticias?

Isso já é doença
Qual é o beneficio de sairem noticias até final da época que o treinador está na corda bamba? Há algum benefício para o clube?

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,639
6,857
Porto
Sinceramente acho mesmo que nao faz sentido meter as culpas no anselmi...

Ok o rendimento é menor, e isso é factual.
É tambem factual que perdemos 2 titularissimos principalmente na componente ofensiva da equipa.

Portanto, se não tavamos bem, ficamos bastante piores com o mercado de inverno, e nota-se bastante a dificuldade de criacao.
A juntar a isto ha a alteracao tactica, que para mim a equipa não está adaptada a essa forma de jogar, tipo não temos peças para esse jogo, principalmente no meio campo. O Facto de depois nao termos extremos puros agrava mais a situação pois perdemos tambem verticalidade de jogo, principalmente obtida pelo galeno.

A grande questão é o que é que a malta acha que se devia fazer, sabendo que o plantel nao esta adaptado a esta forma de jogar? Para mim isto é um "trade-off":

Quais motivos para se mudar?
Eu acho que o 4-4-2 neste momento tá gasto. Lembro-me que ja jogamos varios anos num 4-3-3, por exemplo.

Mudar para um sistema de 5-2-3, potencia o quê?
5 defesas tem que garantir estabilidade defensiva, ponto muito importante e que estavamos em defice.
defendendo bem, precisamos de garantir que conseguimos ter condicoes para atacar bem, parece-me que perder 1 unidade ofensiva, para permitir subir a linha do meio campo e elevar os tiveis de pressao, algo positivo ofensivamente, pois atingem o potencial de criacao de "rolo compressor".

Quando mudar?
Esta é a pergunta chave: Ou mudamos já, ou aguardamos e apenas mudamos na proxima epoca.
Ora, mudar potencia instabilidade, e isto é um ponto assente.

Mudar já, significa que vamos já sofrer com essa instabilidade, ao mesmo tempo, tambem garantimos um periodo de aprendizagem e preparacao, ao mesmo tempo de validação das nossas unidades para aquela nova tactica.

Mudar para 2025/26, tamos apenas a retardar estes problemas que tamos a sentir agora. Ok que mudando a equipa podemos sentir menos estes problemas. Certo e factual! Mas tambem é inegavel que se o caminho é de mudança, quando mais cedo mudar, mais cedo atingimos a estabilidade, da mesma forma que quanto mais tarde, mais tarde atingimos esse objectivo de estabilidade.

Portanto, diria que o importante é perceber o que representa esta epoca de 24/25?
A meu ver, ainda que matematicamente isso nao acontecer, parece-me que não tinhamos plantel para lutar por este campeonato, principalmente a manter a forma de jogar... isto mantendo seria tentar mas iamos certamente ou ter o mesmo desfecho ou morrer na praia.
Mudar para 5-2-3, até potenciava que tipo: tudo corresse optimamente bem e até conseguissemos que a coisa resultasse a um ponto de até termos alguma chance de isto resultar tao bem, que poderiamos ser campeoes.

Obviamente isto nao foi um mar de rosas, longe disso até.

A meu ver, esta epoca tava perdida e continuou perdida.
Acho que se contratamos MA, temos que dar oportunidade para ele trabalhar o seu futebol, da mesma forma que Guardiola tem um estilo de jogo, MA, RA, etc tem o seu. Não me cabe na cabeça trazer um treinador com um estilo e visao de jogo tao vincado e dizer-lhe, olha agora adapta-te! Alias, o proprio SC fez exactamente isso, quando veio, passamos a jogar com 2 avancados em vez de 1.

Portanto, acho que devemos dar essa oportunidade e temos que ver uma coisa: MA não tem um plantel pronto para esta forma de jogar, principalmente no meio campo. Para isto resultar precisamos de um meio campo capaz de fazer uma pressao asfixiante. E tambem obviamente precisamos de extremos que sejam verticais e que participem no jogo. Não temos esses extremos e fazem muita falta, como tambem nao temos medios com este tipo de andamento.

Para finalizar, acho que seria um erro enorme, trazer MA, mete-lo a adaptar-se ao sistema actual para terminar a epoca, sendo que dificilmente se ganharia qualquer titulo e depois mudar tudo para a proxima e sofrer do problema desta epoca: ter um plantel não apropriado para esta forma de jogo, e com isso, mandar ao "ar" não só esta epoca como tambem a proxima.
Obviamente nada garante que vai haver sucesso na proxima e que isto vai resultar, quero acreditar que sim, mas tambem nada é certo nesta vida. Nem o guardiola, Klopp enfim, o mourinho dos velhos tempos teria sucesso com um plantel destes. É preciso mudar e continuar a varridela que comecamos.
Não considero que fizemos um mau mercado no verão, acho que foi positivo mas ainda falta muita coisa. Janeiro acho que foi terrivel, apesar de compreender o que se passou: vender nico foi uma obrigação (a oferta era irrecusavel para um clube com as nossas dificuldades financeiras), vender galeno por aquele preço foi uma enorme venda... Obviamente que vender os 2 assim, teve um impacto directo no insucesso desta epoca, que tal como disse pra mim, tava perdida!

Onde tivemos pessimamente mal?
Na gestao de expectativas! Por bom mercado que tivessemos feito, não havia motivos para o AVB falar ou deixar falar-se em campeonatos, ligas europas. Deveria ter havido contençao e falar-se sempre em "rumo", "projecto", "plano"... Não havia necessidade de aumentar a pressao, elevar expectativas e cair tudo em cima como aconteceu. Reparem que o sporting, mesmo no ano que foi campeao, nunca se assumiu como tal e isso foi estrategico e muito bem feito!

Outra coisa não menos importante:
Os adeptos tem tambem que perceber o ponto actual do clube e não se deixar levar em extremismos!
Ha muita gente aziada, outra cheia de vontade de deixar abaixo o AVB. Claramente o clube tá muito dividido, e nós adeptos nao podemos embarcar nestas oscilacoes, de tipo, se a epoca correu mal, o AVB é incompetente, se correu bem, passa a ser bom.

Malta nem tanto ao mar, nem tanta a terra. Eu, acho que deveriamos ser todos assim: em primeiro lugar FCPorto. Não ha cá viuvas, nao ha cá betos... nao ha FCPinto da Costa, nem FCAndreVillasBoas...
A realidade é que o clube estava em risco, talvez ainda continue mas é inegavel que hoje tamos melhores que há 1 ano. Pode não ser desportivamente com titulos, mas certamente que hoje temos mais condicoes para pensar em ter condicoes para um futuro bom, comparativamente com o rumo que tavamos a levar há 1 ano atras.

É isto o importante... mais que ter bons resultados no imediato, é tentar sanar o problema, e criar um plano para potenciar um futuro que não seja unicamente "jogo a jogo".

• Like
Reações: devric

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
33,245
45,379
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Comecei por gostar bastante, depois apoiar, depois defender, depois ter pena... começo a pensar se será efetivamente o homem certo.
Explico apenas pelas tomadas de decisão estranhas e na incapacidade de ler os jogos.
Ganhou-me completamente na segunda parte arrojada contra os Calimeros e começa a perder-me contra carnide, mas contra o Estrela foi mau demais apartir do banco...

Olhem já não sei de merda nenhuma

• Like
Reações: StrecherBearer