É complicado. Tem um feitio fodido e não sei até que ponto é o adequado para o projeto.
Para mim os dois grandes nomes seriam aqueles que já nos foram associados no passado: Valverde ou Gasperini. Duas raposas, dois nomes que impõe respeito. Qualquer um deles teria de vir com vontade e devidamente identificados com o projeto. Há fatores que podem tornar isto impossível que é o facto do Bilbao ir conseguir a qualificação para a Champions. Já é complicado tirar o Valverde do Bilbao por si só, assim ainda mais. E o Gasperini terá mercado lá por Itália.
Nomes complicados mas que seriam garantias de um Porto organizado pelo menos. No limite o próprio Sarri ainda há pouco tempo veio dizer que irá treinar "para ara onde me chamarem e eu sentir emoção e uma forte motivação". Não tenho dúvidas que seria um nome possível de seduzir. E novamente, garantia de que teríamos um Porto organizado em campo. Hell, no limite até o Xavi é garantia de organização mínima dentro de campo apesar de não ser nada demais.
Para mim a mudar tem de ser para um nome desses. Treinadores portugueses há poucos que me agradam por diferentes motivos.
A questão é: o Valverde e o Gasperini aceitariam vir para aqui com as condições que o clube teria para lhes apresentar, seja no início da época quando contratamos o VB seja quando veio o Anselmi (em que as condições eram ainda piores do que no inicio)?
A resposta é fácil: nao!
Tens o Gasperini há quase 10 anos na Atalanta num projecto onde ele é a base. Um projecto que tem levado a Atalanta aos lugares cimeiros da Liga Italiana e que já lhe deu uma conquista da Liga Europa. É um treinador que tem mercado e um salário bastante generoso de certeza. Vai deixar o projecto que tem e os convites que de certeza não lhe faltam para vir para a liga portuguesa (muito mais fraca do que a italiana) e para um clube que nao lhe pode dar as garantias de um plantel construído à medida das ideias e dos objectivos dele? Não vai acontecer...
Tens o Valverde que passou pelo Barcelona e agora está há 3 anos no Bilbao, com uma equipa excelente e com condições para ele trabalhar da forma que quer. Um treinador que acabou a época passada em 5 e neste momento esta em 4 de uma das melhores ligas do mundo e num clube estável desportiva e financeiramente. Nem sei quanto ganhará um treinador do Bilbao neste momento, mas duvido que seja sequer um valor próximo do que podemos pagar. Mais uma vez, será que um treinador que está num projecto sólido como o do Bilbao vai abandonar para vir para um clube nas condições que nós estamos? Não vai acontecer.
Acho que, nas condições em que o nosso clube está, é irreal pensar neste tipo de treinadores.