Neste momento, um dos elementos que nos está a faltar neste momento é união interna.
O FCPORTO está a viver uma luta de egos entre fações, e isso só serve para alimentar os nossos rivais. Enquanto andamos divididos, sem um rumo comum, eles aproveitam dentro e fora do campo.
Sobre a arbitragem, todos sabemos o que a casa gasta. Nunca foi fácil e nunca será imparcial para o nosso lado. Ainda hoje acho que o 1º golo deles é fora de jogo e numa imagem de cima tirava 100% essa dúvida.
Mas quando estamos frágeis, inseguros e desorganizados, fica ainda mais fácil sermos prejudicados.
O caminho é longo, e não estou à espera de soluções milagrosas da noite para o dia.
Mas há uma coisa que não posso aceitar:
Que os nossos jogadores não demonstrem mais alma, mais mentalidade, mais entrega por este clube. Isso é o mínimo que se exige a quem veste a nossa camisola. Não é só jogar bem. É sentir o peso do emblema, lutar até ao fim e representar a nossa história com dignidade. O Anselmi e toda a equipa técnica estão a sentir isso certamente e têm de dar mais e melhor e gerir da melhor forma até ao Mundial de Clubes e preparar a próxima época. Mas também tem de antecipar outros cenários e reagir mais rápido.
Podemos ter de esperar por reforços. Podemos ter de lutar contra o sistema. Mas não podemos continuar a esperar que a atitude venha um dia qualquer. Isso começa já, com quem cá está.
Por exemplo, percebo perfeitamente a ida de tudo e todos para o hotel em estágio. Percebo que são sinais de que a estrutura quer agir, quer perceber com quem contar, definir o rumo, separar da pressão exterior e definir o foco para o que resta da época.