Desculpa, mas com esse tipo de mercado vamos continuar a ver a banda a passar ... Por largos anos
Nós não precisámos de um Lelo ... Nós precisámos da reencarnaçao do Alex Telles, um lateral esquerdo para titular e para pegar já ... Moura pode muito bem ficar no banco e Zaidu ou o mendes o coloca no carrosel
Regresso de Mbemba? Marcano continuar? Ficar com Zé pedro? Cruzes credo ... Ficando com Perez e Otavio e assumindo a subida do Gabi temos aqui os suplentes ... agora precisámos de 2 centrais titulares ... O resto é para despachar e vender
Quanto vão dar pelo Varela depois desta época miserável? Seria um erro brutal e eu acho que o problema é não termos na equipa um '8' que assuma o jogo ...
Ficar com o Eustaquio? FODASSE ... para ser banco? Viste o que aconteceu contra o Vitória? Ele foi banco e perde a bola de forma infantil e levámos o golo ...
Beto? Completamente fora do nosso radar ... pelo preço conseguimos buscar por metade do preço o Bamba e mais novo ...
Vamos parar de aceitar a mediocridade como algo normal no nosso clube ...
Para vender
Diogo Costa, Pepê, Chico, JM, Namaso, Eustaquio, Borges, Zé Pedro
Para emprestar
Zaidu, Samu Tuga, Grujic, Franco
Acabam contrato
Marcano, Fábio Vieira, Djalo
Leituras diferentes...
Primeiro nao vais conseguir limpar 50% do plantel assim.... isso é utopia, mesmo com as "minhas sugestoes"...
Na zona dos DC, de todos os que temos, ficaria com Perez e zé pedro... explicação é simples. perez porque me parece um jogador que irá ao lugar. Zé pedro, porque nao tem valor de mercado e parece-me estupidez investir noutro para ser "suplente do suplente".
Portanto, djalo saindo e cortando no otavio... porque acho que o otavio é tao doido que parece-me parvoice continuar nesta loucura. É um central que custou bom dinheiro e tambem pode ainda dar uma boa receita (algo a rondar os 8-10M).
Feitas as contas, 2 centrais em 5(min) necessarios, implicaria o reforço de pelo menos mais 3... portanto 1 desses 3, poderia ser o mbemba ou marcano, eventualmente os 2, restando apenas 1 compra...
DE... falei tambem que precisavamos de 1 titular. O Lelo era e é uma oportunidade de mercado. Permitiria a venda do Moura, ficando lelo para suplente, bem como a saida do zaidu. Entrar um lelo (para um custo maximo de cerca de 1M), permitiria a venda do Moura, que me parece ser gajo para valer no minimo uns 5M... portanto, vender zaidu + moura, poderia pagar o reforço titular + o custo de trazer o Lelo. Ficar com moura e sem lelo, implica uma não receita, que por sua vez obriga a "roubar investimento" a outro lado. Tao simples quanto isto.
JM, concordo com a venda, alias defendi a vinda do costinha para o seu lugar... continuo a dizer que seria uma boa solução para permitir a venda do joao mario, sendo que nao acho o costinha pior que JM.
Eustaquio e Varela... venderia o varela, pelo simples facto de dar mais dinheiro. Eustaquio é um suplente perfeitamente aceitavel. Varela saindo gera sempre uma receita mais ou menos elevada, permitindo talvez financiar a vinda de 2 medios em condicoes... Vender apenas eustaquio, nao paga nem a vinda de 1 medio em condicoes, obrigaria a "roubar investimento a outras posicoes".
Quanto a mediocridade, é logico que a bem da verdade, neste plantel, ficavas com diogo, varela, samu, mora e martim... eventualmente mais o perez e william... mas isto não é FM, nao se muda drasticamente de planteis, muito menos com recursos financeiros muito limitados.
Ha que fazer escolhas, aceitar que não vamos ter um plantel de 20 e tal jogadores optimos.
Teremos que ter jogadores diferenciados, bons, alguns aceitaveis, eventualmente mais alguns aquêm mas que são necessarios para compor o plantel.
Numa linha muito simples... prefiro manter o franco a manter grujic, sendo que o optimo seria nao manter nenhum e ir buscar um handel (apenas um simples exemplo), mas tenho consciencia que isso nao vai acontecer e diga-mos que nem faz sentido.
O importante é tentar corrigir aquilo que são as reais necessidades e deixar estes melhoramentos que a bem da verdade, podem ser melhorados mas terá um impacto muito reduzido. Isto é, se conseguirmos ter por exemplo 2 medios em condicoes, ainda um eustaquio, um mora... qual a chance do Franco/grujic ser necessario? Praticamente nenhuma! Portanto, vamos focar no essencial primeiro, e aos poucos, é tentar melhorar este "resto" de plantel que é sempre pouco utilizado mas necessario para suprir bancos em suspensoes, lesoes de titulares.
Ter um franco no onze (2x por epoca), com 10 gajos de nivel de um FC Porto a serio, teria um impacto negativo minimo... alias, se calhar até pareceria um optimo jogador. É facil jogar com bons jogadores... mas é muito dificil se jogar no meio de muitos maus!