#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.39

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.39 Performance da Época

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
2,287
3,757
Será que este plantel nao serve para ganhar os jogos todos do tugao fora os confrontos com os grandes? Ou estarei a ser ingénuo e a subvalorizar as equipas do campeonato português onde é normal fazer-se entre 80 e 90 pontos?

Ou talvez esta época o nivel tenha subido drasticamente e os planteis dos pequenos sao do mesmo nivel do nosso de tal forma que é preciso milagres?

Preciso de uma avaliaçao sensata. Que me dizes @hawkeyes ?

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
7,445
8,535
E é isso que está a acontecer?

Nao estamos a testar sistemas, estamos a insistir no seu.
Em si, nem seria problematico (embora convém nao abusar nos maus resultados) se se estivesse a testar jogadores, como dizes e bem.
Mas nao é isso que está a acontecer.

Se uma pessoa visse malta da B a ser testada a ver o que fazem e se podem ser soluçoes (mesmo para suplentes... alias sobretudo para suplentes porque para o onze espera-se melhor com tanto tempo que a estrutura tem para preparar isso...) para a proxima época, uma pessoa entendia perfeitamente.

Mas simplesmente nao é o caso. Cagou-se completamente no tentar obter resultados a todo o custo para tentar pelo menos o tao importante segundo lugar para andar a forçar a sua "ideia" quando muita desta malta nao deve ca ficar. Ironico.

A proxima pré época vai ser curta. O pessoal esquece-se disso quando fala de se aproveitar a proxima pré época para com calma preparar a equipa. Nao vai haver esse tempo. Portanto, o minimo dos minimos era tentar arranjar ja umas soluçoes internas a ver quem pode servir ou nao. No verao ja vai ser necessario integrar os esperados reforços de qualidade. Dava jeito um ou outro puto da casa ter mostrado nos ultimos meses desta época que pode ser uma alternativa decente.

Assim, além de integrar os reforços ainda se vai ter de provavelmente integrar jogadores da B (a nao ser que a estrutura ache que ninguem serve da B nem para testar e que nao vai ninguem para a pré época).

Isto quando estamos a cumprir calendario até ao final da época.
O que posso dizer é que o Martim esta a colocar a equipa como pretende jogar com diversas dinamicas, testando/apostando em diversos jogadores.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,992
4,929
Tens 2 opções:

1. Reformulas o plantel todo com pelo menos 10-12 saídas e entradas de uns 6 totulares e 6 suplentes
- Vamos ter instabilidade, é certo MAS
- Dás um choque no balneário e envias uma mensagem clara para o mesmo: OU começam a ter atitudes à Porto ou vão à vossa vida
- Pode demorar mais tempo mas tens as bases para o sucesso, pode ser o ano '0', mas se acertas nas contratações ainda podemos ganhar e mais importante garantir a Champions no próximo ano ...

2. Vendes Diogo Costa, Pepê e Chico e com as saídas de FV e Djalo vais compor o plantel
- É garantido que ficando com Zé Pedro, Eustaquio, Franco, Grujic, Zaidu, Borges vamos continuar com jogadores sem nível para o Porto e com balneário minado e com anticorpos

A opção 2 é o chamado empurrar o problema com a barriga.

Não podemos vender 10 jogadores ... como se houvesse uma lei pre-estabelecida para isso ... Gostava de ver onde é que isso está escrito ... Nunca foi feito? Até pode ser verdade mas também nunca antes se viu um plantel desta qualidade ...

Prefiro vender o Eustaquio nem que seja por 5M€ e com scouting ir buscar mais um Perez do que continuar com o Eustaquio a troco de uma pretensa estabilidade que NÃO EXISTE ... não temos estbilidade nem em campo nem no baneário, porque isso só se faz com jogadores de qualidade

Se muitos acham que há jogadores que não deveriam fazer parte deste plantel, qual o problema de vender Eustaquio, Borges, Franco, Grujic, Zé Pedro, JM, Namaso que não são cepos ... mas sim curtos para um clube da nossa dimensão?
Acho que a maioria nao se apercebeu que este ano entraram 8 jogadores e sairam 14.

Será perfeitamente normal entrarem 10 na próxima época dado que 2 estao emprestados (Djaló, FV), Marcano acaba contrato e o plantel actual já tem carências evidentes.

Tem que vir um mix de trutas, jovens com potencial e jogadores melhores de banco.

jorgebest

Lugar Anual
2 Junho 2020
4,828
5,288
Será que este plantel nao serve para ganhar os jogos todos do tugao fora os confrontos com os grandes? Ou estarei a ser ingénuo e a subvalorizar as equipas do campeonato português onde é normal fazer-se entre 80 e 90 pontos?

Ou talvez esta época o nivel tenha subido drasticamente e os planteis dos pequenos sao do mesmo nivel do nosso de tal forma que é preciso milagres?

nunca é assim tão linear. Um grande para ganhar regularmente precisa de jogar bem, ter um sistema que funcione como todo. Não estamos a falar de máquinas onde o algoritmo calcula a soma das partes e dá o resultado esperado. Até podes ter o Ricardo Carvalho e o Pepe na defesa, se depois no ataque tens o Borges e o João Mário com a responsabilidade de desiquilibrar defesas fortes e altamente sofisticadas como é o caso no tugão então tás bem fdd porque vais andar o jogo todo para criar algo decente.

Depois claro quando as coisas não funcionam o psicológico acusa e joga-se ainda pior...

• Like
Reações: quintero

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
9,342
10,030

Não é assim tao simples

Olha o Sporting , campeão em título

Com um plantel muito melhor que o nosso

Viu -se fodido para ganhar ao Estoril e casa pia e a coisa só foi lá com dois pênaltis escandalosos

E ainda tem o gyokeres

Por isso não, não temos plantel para 80% das equipas , temos um plantel muito fraco mesmo

Se dá para melhor da , mas com os lesionados ainda fica mais dificil

• Like
Reações: carmim

Rsmpt

Tribuna
1 Fevereiro 2022
3,975
6,986
Acho que a maioria nao se apercebeu que este ano entraram 8 jogadores e sairam 14.

Será perfeitamente normal entrarem 10 na próxima época dado que 2 estao emprestados (Djaló, FV), Marcano acaba contrato e o plantel actual já tem carências evidentes.

Tem que vir um mix de trutas, jovens com potencial e jogadores melhores de banco.
Melhores jogadores de banco são os nossos titulares atuais.
É preciso é titulares, que cheguem cá e joguem.

• Like
Reações: fmorais92

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
2,287
3,757
nunca é assim tão linear. Um grande para ganhar regularmente precisa de jogar bem, ter um sistema que funcione como todo. Não estamos a falar de máquinas onde o algoritmo calcula a soma das partes e dá o resultado esperado. Até podes ter o Ricardo Carvalho e o Pepe na defesa, se depois no ataque tens o Borges e o João Mário com a responsabilidade de desiquilibrar defesas fortes e altamente sofisticadas como é o caso no tugão então tás bem fdd porque vais andar o jogo todo para criar algo decente.

Depois claro quando as coisas não funcionam o psicológico acusa e joga-se ainda pior...
Não é assim tao simples

Viu -se fodido para ganhar ao Estoril e casa pia e a coisa só foi lá com dois pênaltis escandalosos

E ainda tem o gyokeres

Por isso não, não temos plantel para 80% das equipas , temos um plantel muito fraco mesmo

Ah, as coisas nao sao assim tao lineares.

Eu tambem achava isso realmente. Mas entretanto, e graças à muita sapiencia e clarividencia que existe neste espaço, percebi que sim as coisas sao lineares e portanto é uma vergonha perder muitos pontos contra os pequenos quando temos melhores jogadores que eles, mesmo sendo os nossos medianos.

Isso agora mudou e a partir desta época deixa de ser vergonhoso...? :unsure:

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
9,342
10,030
Ah, as coisas nao sao assim tao lineares.

Eu tambem achava isso realmente. Mas entretanto, e graças à muita sapiencia e clarividencia que existe neste espaço, percebi que sim as coisas sao lineares e portanto é uma vergonha perder muitos pontos contra os pequenos quando temos melhores jogadores que eles, mesmo sendo os nossos medianos.

Isso agora mudou e a partir desta época deixa de ser vergonhoso...? :unsure:
Não estou a dizer que nao é vergonhoso

Claro que é

Estou a dizer que o nosso plantel é uma merda e não dá para passear 80% do tempo

Dei o exemplo do Sporting neste últimos dois jogos , melhor jogador do campeonato, melhor plantel , viram -se fodidos

E expliquei porque.

Rsmpt

Tribuna
1 Fevereiro 2022
3,975
6,986

O problema é que atrás tinhas o Otávio a defender, no meio o Franco a organizar e à frente Borges e João Mário a criar.
Nenhum dos 4 jogava no Braga.

• Like
Reações: jorgebest

Clubman

Tribuna
24 Julho 2020
4,408
5,276
Não é assim tao simples

E ainda tem o gyokeres

Equipa com 100% vitorias, perde o treinador e vê-se fodido para ganhar jogos desde então.
Conclusão = o nosso plantel ainda mais fraco não tem equipa para ganhar a OITENTA POR CENTO dos adversarios

Fechem a puta da internet

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
28,888
23,033
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Mas o Anselmi foi contratado claramente com a ideia da proxima Época sem a pressão de ser campeão neste épocacim oportunidade de lutarpelo segundo lugar.....mas o pior neste fim de época nem é perder ou empatar (plantel é pura merda) mas tentar puxar pela equipa e fazer bons jogos com um jogo algo mais vistoso ao contrario do adjunto VB e sinceramente parece que ainda estão piores (o que patecia impossível) além disso não estejam com a esperança de vender ou emprestar15 jogadores e comprar 15 ....Por isso no fim da época a continuar assim têm que ser muito bem avaliado....
Para isso era preciso matéria, nao ficar sem a pouca matéria boa que tinhamos.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,556
6,770
Porto
Desculpa, mas com esse tipo de mercado vamos continuar a ver a banda a passar ... Por largos anos

Nós não precisámos de um Lelo ... Nós precisámos da reencarnaçao do Alex Telles, um lateral esquerdo para titular e para pegar já ... Moura pode muito bem ficar no banco e Zaidu ou o mendes o coloca no carrosel

Regresso de Mbemba? Marcano continuar? Ficar com Zé pedro? Cruzes credo ... Ficando com Perez e Otavio e assumindo a subida do Gabi temos aqui os suplentes ... agora precisámos de 2 centrais titulares ... O resto é para despachar e vender

Quanto vão dar pelo Varela depois desta época miserável? Seria um erro brutal e eu acho que o problema é não termos na equipa um '8' que assuma o jogo ...
Ficar com o Eustaquio? FODASSE ... para ser banco? Viste o que aconteceu contra o Vitória? Ele foi banco e perde a bola de forma infantil e levámos o golo ...

Beto? Completamente fora do nosso radar ... pelo preço conseguimos buscar por metade do preço o Bamba e mais novo ...

Vamos parar de aceitar a mediocridade como algo normal no nosso clube ...

Para vender
Diogo Costa, Pepê, Chico, JM, Namaso, Eustaquio, Borges, Zé Pedro

Para emprestar
Zaidu, Samu Tuga, Grujic, Franco

Acabam contrato
Marcano, Fábio Vieira, Djalo
Leituras diferentes...
Primeiro nao vais conseguir limpar 50% do plantel assim.... isso é utopia, mesmo com as "minhas sugestoes"...

Na zona dos DC, de todos os que temos, ficaria com Perez e zé pedro... explicação é simples. perez porque me parece um jogador que irá ao lugar. Zé pedro, porque nao tem valor de mercado e parece-me estupidez investir noutro para ser "suplente do suplente".
Portanto, djalo saindo e cortando no otavio... porque acho que o otavio é tao doido que parece-me parvoice continuar nesta loucura. É um central que custou bom dinheiro e tambem pode ainda dar uma boa receita (algo a rondar os 8-10M).
Feitas as contas, 2 centrais em 5(min) necessarios, implicaria o reforço de pelo menos mais 3... portanto 1 desses 3, poderia ser o mbemba ou marcano, eventualmente os 2, restando apenas 1 compra...

DE... falei tambem que precisavamos de 1 titular. O Lelo era e é uma oportunidade de mercado. Permitiria a venda do Moura, ficando lelo para suplente, bem como a saida do zaidu. Entrar um lelo (para um custo maximo de cerca de 1M), permitiria a venda do Moura, que me parece ser gajo para valer no minimo uns 5M... portanto, vender zaidu + moura, poderia pagar o reforço titular + o custo de trazer o Lelo. Ficar com moura e sem lelo, implica uma não receita, que por sua vez obriga a "roubar investimento" a outro lado. Tao simples quanto isto.

JM, concordo com a venda, alias defendi a vinda do costinha para o seu lugar... continuo a dizer que seria uma boa solução para permitir a venda do joao mario, sendo que nao acho o costinha pior que JM.

Eustaquio e Varela... venderia o varela, pelo simples facto de dar mais dinheiro. Eustaquio é um suplente perfeitamente aceitavel. Varela saindo gera sempre uma receita mais ou menos elevada, permitindo talvez financiar a vinda de 2 medios em condicoes... Vender apenas eustaquio, nao paga nem a vinda de 1 medio em condicoes, obrigaria a "roubar investimento a outras posicoes".

Quanto a mediocridade, é logico que a bem da verdade, neste plantel, ficavas com diogo, varela, samu, mora e martim... eventualmente mais o perez e william... mas isto não é FM, nao se muda drasticamente de planteis, muito menos com recursos financeiros muito limitados.
Ha que fazer escolhas, aceitar que não vamos ter um plantel de 20 e tal jogadores optimos.
Teremos que ter jogadores diferenciados, bons, alguns aceitaveis, eventualmente mais alguns aquêm mas que são necessarios para compor o plantel.

Numa linha muito simples... prefiro manter o franco a manter grujic, sendo que o optimo seria nao manter nenhum e ir buscar um handel (apenas um simples exemplo), mas tenho consciencia que isso nao vai acontecer e diga-mos que nem faz sentido.
O importante é tentar corrigir aquilo que são as reais necessidades e deixar estes melhoramentos que a bem da verdade, podem ser melhorados mas terá um impacto muito reduzido. Isto é, se conseguirmos ter por exemplo 2 medios em condicoes, ainda um eustaquio, um mora... qual a chance do Franco/grujic ser necessario? Praticamente nenhuma! Portanto, vamos focar no essencial primeiro, e aos poucos, é tentar melhorar este "resto" de plantel que é sempre pouco utilizado mas necessario para suprir bancos em suspensoes, lesoes de titulares.

Ter um franco no onze (2x por epoca), com 10 gajos de nivel de um FC Porto a serio, teria um impacto negativo minimo... alias, se calhar até pareceria um optimo jogador. É facil jogar com bons jogadores... mas é muito dificil se jogar no meio de muitos maus!

• Like
Reações: Ninelives e Regod
Fernando Resende

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,841
21,261
Já não, ainda tem vários jogos para demonstrar o que vale.
Acho impossível avaliar de forma justa um treinador que entra a meio da época com um plantel fraquinho (e um balneário em cacos) e a quem ainda tiram o Galeno e especialmente o Nico no mercado de Inverno.
Se o plantel que começou a época já era fracote em qualidade e inteligência de jogo, aquele que o Anselmi tem em mãos neste momento é claramente o plantel mais fraco que me lembro de ver no Porto. Lembro que, desde que o Anselmi entrou, perdemos Galeno, Nico, Jaime (que pelo menos tinha pezinhos para jogar), Pepe (por lesão), Mora (por lesão), Vasco Sousa (por lesão)...
Para este jogo com o Braga (por exemplo) estávamos, por uma razão ou outra, sem quase todos os jogadores que tinham qualidade técnica digna desse nome. O Nico foi-se, o Jaime foi-se, o Pepe (de quem nem gosto muito) está lesionado, o Mora está lesionado, o Vasco está (e estará) lesionado, o Fábio Vieira estava castigado. Sobrou o franco (que apesar de tudo ainda consegue fazer um passe de vez em quando) e o William!

Honestamente, recuso-me a avaliar definitivamente as qualidades de um treinador que tem como escolhas para construir o seu meio campo o Varela (em péssima forma este ano), o Eustáquio e o Perez (que é um puto de 19 anos acabado de chegar) - por alguma razão o vemos a tentar adaptar ali gente que saiba ter a bola nos pés.
Recuso-me a avaliar de forma definitiva um treinador que tem como escolha para extremo o Pepe (lesionado neste momento), o Borges e o William (que é um puto de 18 anos acabado de chegar).
E podia continuar....

Por norma já acharia precipitado avaliar um treinador de forma definitiva ao fim de 40 dias (é mais ou menos o tempo que o Anselmi leva aqui). Tendo em conta as condições em que argentino entrou e em que trabalha, acho honestamente impossível fazer uma avaliação justa neste momento.

E não me venham dizer que com o VB não estaríamos tao mal porque foi com o VB que fomos humilhados na luz ou reduzidos a nada pelo nacional (num jogo que nos podia dar a liderança). Aliás, a contratação do VB foi o principal e primeiro erro de AVB!

Última edição:

DiogoRafaf

Tribuna
19 Abril 2018
4,430
8,784
Gosto de Martin Anselmi. Das suas ideias futebolísticas. Dos princípios e sub-princípios que procura implementar nas suas equipas. Do facto de se notar que nada é estanque no seu modelo de jogo. Da forma habitualmente honesta e aberta como comunica para fora, em especial no que à explicação do jogo diz respeito.

Gosto de Anselmi desde que o vi subjugar o São Paulo FC de Rogério Ceni na final da Copa Sul-Americana. Assente num 13412 muito bem organizado com e sem bola, o Independiente Del Valle de Anselmi era extremamente letal nas transições ofensivas. Sabia como procurar e promover ações que permitissem surpreender o adversário nesse momento do jogo, fosse através de uma pressão alta com referências individuais, fosse através de um bloco médio-baixo que convidava o adversário a vir até si para depois ser surpreendido nas zonas de pressão definidas por si.

A vitória sobre o Flamengo de Vítor Pereira na final da Recopa Sul-Americana confirmou que o êxito anterior não havia sido fruto do acaso. Uma vez mais perante um adversário com mais e melhores argumentos, Anselmi mostrou que sabia preparar um jogo, que sabia transmitir ideias e emoções, que sabia comunicar.

A passagem pelo Cruz Azul ajudou a apurar ideia, princípios e modelo de jogo. Agora mais vezes em 13421, a verticalidade manteve-se, mas abriram-se as portas à temporização, a uma maior utilização dos três corredores em fase de criação e a uma saída de bola a três... com o guarda-redes no meio dos centrais. Do México surgiram ainda ecos da sua comunicação. A intervenção em que explicou o que, para si, era ser uma equipa tornou-se viral. Rapidamente todos perceberam que Anselmi era diferente e diferenciado. Na forma e no conteúdo.

Chegado à Liga Portugal, Anselmi pareceu mostrar ao que vinha quando procurou desde logo adotar o seu 13421. A rapidez de raciocínio com que interpelou um jornalista numa flash interview a propósito de uma questão que não havia sido feita deu a entender que a personalidade argentina não se iria deixar afetar pela ausência de conteúdo futebolístico em grande parte dos pré e pós-jogos. Bons indícios, bons indicadores para uma realidade futebolística nacional tão pouco dada à análise do jogo em si, do jogo jogado dentro de campo.

Infelizmente o passar do tempo tem-nos dado a conhecer um outro lado de Anselmi. Menos elucidativo e paciente nas suas intervenções. Menos atento à sua equipa e à falta de rendimento evidente nos jogos mais recentes. Mais preocupado com aquilo que não interessa e não controla.

Os resultados não estão a ajudar e percebe-se que isso possa afetar o discernimento e o raciocínio. Acaba por ser natural com todo e qualquer ser humano, seja qual for a sua área de atividade. No entanto, aos melhores exige-se outra postura, outro discurso, outra inteligência emocional...

Falar de arbitragem quando não se efetua um remate à baliza em 45 minutos é querer desviar a atenção de um problema que começa a ser constante. Anteontem foi na etapa complementar, noutros jogos havia sido na etapa inicial. Dizer que a essência do clube, tal como a sua, é a da luta, ainda que indique sintonia e reciprocidade, acaba por ser curto para uma equipa como a do FC Porto.

Porque não tem faltado capacidade de luta aos dragões. Não tem faltado vontade nem ambição por parte dos jogadores. Tem faltado qualidade. Essencialmente qualidade. Nas opções à disposição de Anselmi, mas também nas tomadas de decisão do próprio.

O problema não está na linha de três. Está em quem joga nessa mesma linha, na forma como a fase de construção é facilmente condicionada. O problema não está nos alas. Está nas opções utilizadas nas alas, na falta de criatividade e verticalidade dos alas. O problema não está no posicionamento dos apoios mais diretos a Samu. Está nas opções lançadas por Anselmi para municiar o avançado espanhol, como se viu anteontem, ao escolher André Franco como médio centro e João Mário como avançado interior direito.

Quem decide assim não pode falar de arbitragens. Quem decide assim não pode justificar os insucessos com erros de terceiros. Quem decide assim não pode perspetivar o futuro apenas e só do ponto de vista da vontade e da luta.

Esse discurso é demasiado curto. Demasiado redutor. Demasiado a antítese de tudo que havíamos visto antes da chegada de Anselmi ao Dragão. Até mesmo dos primeiros dias do treinador argentino em Portugal.

Espero que seja Anselmi a contagiar positivamente a nossa liga. Com as suas ideias, com a sua comunicação, com a sua honestidade intelectual. Espero mesmo que isso venha a acontecer, pois trata-se de alguém que tem algo a aportar e a acrescentar valor à nossa realidade futebolística.

Tal como espero que ele não se aportuguese. Que não se deixe levar por velhos hábitos instalados nem siga cartilhas com discursos bacocos e sem conteúdo. O FC Porto agradece e o futebol português também...

in zerozero