Qual era a nacionalidade do atacante?Mais um dia normal na Alemanha.
![]()
Alemanha: Dois mortos e 25 feridos após carro avançar contra multidão
Decorre grande operação policial no centro da cidade. #EuropeNewspt.euronews.com
Qual era a nacionalidade do atacante?Mais um dia normal na Alemanha.
![]()
Alemanha: Dois mortos e 25 feridos após carro avançar contra multidão
Decorre grande operação policial no centro da cidade. #EuropeNewspt.euronews.com
Aí diz que é alemãoQual era a nacionalidade do atacante?
Deus queira que seja um imigrante naturalizado porque senão lixa a narrativa toda a esta escumalha.. se for alemão de gema a indignação passa logo e voltam aos documentários da georgina que de resto o mundo até está bastante bem..Aí diz que é alemão
Qual era a nacionalidade do atacante?
Oh não. Georgina terá que ser então..![]()
Mannheim car attack suspect a German with history of mental illness
The suspected perpetrator in the car ramming attack which has killed at least two people is a 40-year-old German from Ludwigshafen with previous convictions related to drunk driving and right-wing hate speech. #EuropeNewswww.euronews.com
A economia russa já ia colapsar em 2022 graças às sanções, segundo os analistas ocidentais, e de facto levou um grande rombo nesse ano, mas nos dois seguintes cresceu cerca de 4% ao ano, como podes ver no link. Mas agora é que vai ser, dizes tu. OK. Dizes isso baseado em quê? Wishful thinking?
Russia GDP Annual Growth Rate
The Gross Domestic Product (GDP) in Russia expanded 3.10 percent in the third quarter of 2024 over the same quarter of the previous year. This page provides the latest reported value for - Russia GDP Annual Growth Rate - plus previous releases, historical high and low, short-term forecast and...tradingeconomics.com
O resto das tuas afirmações não são passíveis de verificação independente, e portanto nem vale a pena discuti-las. Eu pelo menos tenho noção de que numa guerra as mentiras voam de todos os lados, e é por isso nunca me viste aqui a discutir "a situação no terreno". Mas tu ouves a versão de um dos lados e nem hesitas em encará-la como A Verdade.
Décadas?
As reservas financeiras russas acabam no 3º trimestre deste ano.
O fundo de crise para cobrir défices vai durar, na melhor das hipóteses, até ao fim de 2026.
A maior parte das reservas internacionais foram congeladas e estão a ser utilizadas para pagar a própria guerra contra a Rússia.
Taxa de juro de referência na Rússia está atualmente em 21%.
Inflação nos 10%.
A Rússia não aguenta mais 4 anos de guerra sem se desintegrar.
As razões de trump não as conheço. Mas se o Putin não sai de cara lavada desta guerra perante os seus, terá um muito ocasional acidente com uma janela do 43º andar mais cedo ou mais tarde.O Trump é um homem de negócios, e como não tenho informação de que um desses negócios seja o tráfico de armas, percebo que ele não tenha nenhum interesse na continuação desta guerra. Mas "salvar o Putin"? Salvá-lo de quê?
Na semana passada, coloquei vários factos sobre o estado atual da economia russa, bastava teres ido atrás pesquisar:
Não sei que afirmações "não são passíveis de verificação independente", portanto vou tentar explicar Economia 101 em pequenas frases facilmente verificáveis.
• O PIB russo aumentou em 2023 e 2024 impulsionado pelo aumento significativo em gastos militares. O maior investimento público criou uma procura artificial na economia e compensou parcialmente a retração do investimento privado. Não é sustentável, até porque as reservas estatais estão a diminuir rapidamente, forçando o governo a recorrer a medidas fiscais extraordinárias.
• O banco central adotou uma política monetária restritiva para conter a inflação e estabilizar o rublo, com efeitos limitados devido à fuga de capitais e à pressão fiscal. O aumento da taxa de juro, numa economia saudável, deveria mitigar a desvalorização da moeda. O rublo perdeu 15% do seu valor nos últimos meses.
• O setor civil está estagnado e a inflação está a pressionar o sistema bancário e empresarial. Empresas e consumidores precisam cada vez mais de recorrer a crédito, mas entre as sanções e a erosão das reservas bancárias devido ao aumento do custo de vida, houve uma contração da oferta de liquidez que não lhes permite reinvestir na economia.
• A reconfiguração dos fluxos comerciais devido às sanções alterou o lucro da balança comercial russa. Hoje vendem volumes mais elevados com margens mais reduzidas. O preço do petróleo com desconto para a China é um bom exemplo.
• O mercado de trabalho está sob pressão devido ao recrutamento massivo. A escassez de mão de obra qualificada afeta setores civis e industriais, compromete a capacidade produtiva não ligada à defesa e aumenta o risco de desindustrialização e de falta de investimento na inovação.
• A combinação dessa crise de inovação com o keynesianismo militar tornou o atual modelo económico russo semelhante ao período anterior à dissolução da URSS. Foram esses fatores que limitaram os investimentos produtivos e a modernização da economia, contribuindo para o colapso soviético.
As razões de trump não as conheço. Mas se o Putin não sai de cara lavada desta guerra perante os seus, terá um muito ocasional acidente com uma janela do 43º andar mais cedo ou mais tarde.
Ainda por cima é de um pensamento mesmo sofisticado para crl. Como se no contexto actual alguma coisa impedisse que os russos tomassem conta dos terrenos minerados, continuando a exploração a ser feita pelos irmãos americanos.
Foi engraçado seguir isto ontem na social media porque primeiro houve indignação pelas autoridades não referirem quem era o autor do ataque, depois, quando disseram que era alemão, a curiosidade era saber se era alemão mesmo ou se era naturalizado alemão e finalmente, quando se soube que o nome do atropelador era Alexander S. o foco mudou para o género do gajo.![]()
Mannheim car attack suspect a German with history of mental illness
The suspected perpetrator in the car ramming attack which has killed at least two people is a 40-year-old German from Ludwigshafen with previous convictions related to drunk driving and right-wing hate speech. #EuropeNewswww.euronews.com
Eu não queria dizer isto aqui porque tenho o maior respeito pelas pessoas que têm esta condição, mas se calhar não era má ideia evitar que a política externa dos EUA fosse tão influenciada pelos bitaites de um gajo com síndrome de asperger e zero empatia.
Diz merda, mexe com o algoritmo do X para a merda que diz e a malta que concorda com ele a dizer merda chegar a milhões e repete
Quando falei em afirmações que não são passíveis de verificação independente não me estava a referir aos dados económicos, porque esses são escrutinados por dúzias de organizações internacionais, mas a afirmações sobre a situação militar no terreno como "a Rússia perdeu metade do equipamento militar e mais de um terço das tropas nos últimos 3 anos". Não há forma de saber a verdade sobre isto porque numa guerra é impossível distinguir o que é facto do que é propaganda.Na semana passada, coloquei vários factos sobre o estado atual da economia russa, bastava teres ido atrás pesquisar:
Não sei que afirmações "não são passíveis de verificação independente", portanto vou tentar explicar Economia 101 em pequenas frases facilmente verificáveis.
“País politicamente estável” é um óptimo eufemismo.Quando falei em afirmações que não são passíveis de verificação independente não me estava a referir aos dados económicos, porque esses são escrutinados por dúzias de organizações internacionais, mas a isto: " A Rússia perdeu metade do equipamento militar e mais de um terço das tropas nos últimos 3 anos".
Quanto à economia russa, pode ter problemas, como todas têm em 2025, mas é bem mais pujante e resiliente do que, por exemplo, a do Reino Unidos ou dos Estados Unidos. Desde logo, porque tem uma base de recursos naturais e energéticos só comparável com os EUA, mas com menos de metade da população, e com um nível de endividamento residual comparado com o dos americanos. Depois tem uma capacidade de produção militar superior á dos EUA, até porque não despachou toda a sua indústria pesada para a China, como fizeram os EUA, UK, etc.
Além disso, é um país politicamente estável, socialmente homogéneo e sem divisões internas. Ao passo que os EUA parecem às vezes à beira de uma guerra civil.
Por estes e outros motivos, não me parece que seja a Rússia o principal candidato a um colapso económico em 2025.