Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
37,502
72,267
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Ontem algures durante o cortejo funebre, aquele historiador do Porto Canal dizia que PdC tinha trazido muitas glorias a todos os portugueses.

Achei mesmo ridiculo, ainda para mais vindo de alguem supostamente estudioso.

PdC trouxe muitas alegrias AOS PORTISTAS. e muitas tristezas a todos os portugueses nao portistas, com uma ou outra excepcao.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,459
13,289
Ontem algures durante o cortejo funebre, aquele historiador do Porto Canal dizia que PdC tinha trazido muitas glorias a todos os portugueses.

PdC trouxe muitas alegrias AOS PORTISTAS. e muitas tristezas a todos os portugueses nao portistas, com uma ou outra excepcao.
Como disse anteriormente e reforço, o Porto durante anos carregou às costas o futebol português com pontos que permitiam a outras equipas qualificarem-se para as competições europeias através do ranking da uefa.

Muitos milhões devem ter metido ao bolso os clubes de Lisboa à custa das épocas brilhantes do Porto a nível europeu.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,644
20,506
34
Vila Das Aves

Assim se vê a cobardia
em vida não diziam estas coisas
mais fácil agora que está morto
como o meu pai diz… deus tarda mas não falha
irá chegar a hora destes otários todos engolirem as suas palavras
Um exercício que eu costumo fazer em relação a estes grunhos é:

Se o (inserir nome...neste caso Vasco Mendonça) morrer, quantas pessoas se vão lembrar do acontecimento e quantas pessoas irão ao funeral?

Agora comparem com o que vimos desde sábado á noite e vejam a dimensão destes vermes.

fjpfcp

26 Março 2012
37,502
72,267
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Como disse anteriormente e reforço, o Porto durante anos carregou às costas o futebol português com pontos que permitiam a outras equipas qualificarem-se para as competições europeias através do ranking da uefa.

Muitos milhões devem ter metido ao bolso os clubes de Lisboa à custa das épocas brilhantes do Porto a nível europeu.
Isso claro que é verdade.

Mas 98% das pessoas dos outros clubes ( que nao viram um centimo desses milhoes ) trocavam na hora esse dinheiro por serem os unicos com titulos internacionais

• Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
77,819
136,182
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Alturas houve em que o contributo deles era nulo, o trafica chegou a nem ir, ou a andar a ser aviado nas 1ªs eliminatórias por Bastias, fazer 1 ponto em grupos fáceis da LE, os lagartos idem.
Basicamente o Porto sustentava as idas deles à Europa.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,459
13,289
Isso claro que é verdade.

Mas 98% das pessoas dos outros clubes ( que nao viram um centimo desses milhoes ) trocavam na hora esse dinheiro por serem os unicos com titulos internacionais
Certo, mas isso desconstrói a narrativa de que tudo foi péssimo para eles. Não foi, e deixo a algum entendido o pedido para que faça as contas dos pontos conquistados pelo Porto para o ranking da uefa durante a era do Pinto da Costa e comparar com os pontos conquistados pelos clubes de Lisboa.

Será certamente uma diferença brutal mas até seria interessante vê-lo com números concretos.

fjpfcp

26 Março 2012
37,502
72,267
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Certo, mas isso desconstrói a narrativa de que tudo foi péssimo para eles. Não foi, e deixo a algum entendido o pedido para que faça as contas dos pontos conquistados pelo Porto para o ranking da uefa durante a era do Pinto da Costa e comparar com os pontos conquistados pelos clubes de Lisboa.

Será certamente uma diferença brutal mas até seria interessante vê-lo com números concretos.
Para mim cada vitória deles é pessima, seja interna, seja externa. Gostava que perdessem sempre. Sempre.

Portanto tudo o resto, mesmo sendo racionalmente positivo, tem um valor proximo de zero.

Para mim, claro.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,459
13,289
Para mim cada vitória deles é pessima, seja interna, seja externa. Gostava que perdessem sempre. Sempre.

Portanto tudo o resto, mesmo sendo racionalmente positivo, tem um valor proximo de zero.

Para mim, claro.
Mas ha que separar a carga emocional de adeptos do valor institucional que representou a figura de Pinto da Costa. Por isso é que o silêncio dos rivais é um despropósito total.

fjpfcp

26 Março 2012
37,502
72,267
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Mas ha que separar a carga emocional de adeptos do valor institucional que representou a figura de Pinto da Costa. Por isso é que o silêncio dos rivais é um despropósito total.
Nao e um despropósito, porque nas eleicoes quem vai votar sao aqueles cuja carga emocinal conta.

Um putativo candidato vira se para os adeptos e diz: Devemos dar as condolências porque olhem que ele foi muito importante para nos, porque nos facilitou idas a Champions que nunca teriamos. Olhem que nos fez ganhar muito dinheiro.

O Outro diz: Foi pessimo para o nosso futebol, so nos fez mal. Vamos ignorar.

E quem ganha realmente votos? Pois, o segundo.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,459
13,289
Nao e um despropósito, porque nas eleicoes quem vai votar sao aqueles cuja carga emocinal conta.

Um putativo candidato vira se para os adeptos e diz: Devemos dar as condolências porque olhem que ele foi muito importante para nos, porque nos facilitou idas a Champions que nunca teriamos. Olhem que nos fez ganhar muito dinheiro.

O Outro diz: Foi pessimo para o nosso futebol, so nos fez mal. Vamos ignorar.

E quem ganha realmente votos? Pois, o segundo.
Se lideras uma instituição da magnitude de um grande clube de futebol às vezes tens de separar a sensatez do populismo e do eleitoralismo.

• Like
Reações: guibucher

fjpfcp

26 Março 2012
37,502
72,267
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Se lideras uma instituição da magnitude de um grande clube de futebol às vezes tens de separar a sensatez do populismo e do eleitoralismo.
Se nao estiveres borradinho com a perspectiva de perder o poleiro, sim.

Astolfo

Bancada lateral
27 Maio 2024
604
933
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
  • Deco
  • Ricardo Quaresma

Na minha perspetiva, estando eu mais na capital, eu creio e friso que Pinto da Costa UNIU O PAÍS - é esta a frase que deixei no seu livro de memórias preparado pela Casa do Porto de Lisboa, a delegação N.º1 do FC Porto (não será por acaso), acompanhado de um cachecol de PORTUGAL, que levei para Gelsenkirchen no ano passado para cumprir o sonho de ver presencialmente a seleção jogar num Europeu. São esses lugares, tal como o Estádio do Jamor, que muitos não querem que a final da Taça seja lá mais (espero eu apenas pela fraca logísitca), que Pinto da Costa tornou especial e nostálgico.

É com o cunho dele e Pedroto que, pela via do desporto, o Norte tornou-se mais relevante e preponderante na sociedade nacional. Ouvimos tanta gente anónima pela televisão disse que ele ajudou o Norte. Sabemos bem, apesar de num país pequeno, toda a região Norte impacta no PIB português; o recuperar de onde vem a grande produção e produtos portugueses; de onde as gentes de maior vontade e desejos (começando pelo meu pai e minha mãe) saem para fora com o objetivo de procurar uma vida melhor e regressar um dia às suas terras; por fim, a quem deu o nome a Portugal como diz o nosso hino.

Uniu o país porque não é só para o Algarve que se vai de férias, e entre outras tantas coisas que podia dizer.

E o historiador não teve nada mal na emissão do Porto Canal, é um entusiasta do passado social e cultural que deu alento ao Tiago Marques durante aquelas horas todas. Foi a única que vi e acredito sendo mais sóbria com tudo o que está espalhado pela internet, ou não se acreditem que o Porto Canal filmou muita coisa ao longe para não ver algum degredo já descrito por aqui.