Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

maliano

Tribuna
27 Fevereiro 2022
2,754
6,914
Conquistas
3
Quando alguém utiliza a expressão "clube regional", não quer dizer que o clube seja pequeno...o Porto era um clube regional, agora já não é.

O Porto era um grande, mas a sua base adepta era regional, centrava-se na cidade do Porto. A cidade do Porto tinha e tem muita gente, portanto o Porto já era um grande só por isso, sem falar nos títulos que conquistou...

Agora, coisas normais hodiernamente, como portistas no Algarve, portistas em Lisboa...isso era quase inexistente. Era uma raridade.

Peguemos no distrito do Porto. Ainda hoje temos vários concelhos com muitos benfiquistas. Sei lá, Gaia, por exemplo. Se hoje é assim, antigamente era pior, existiam de facto mais benfiquistas.

O Barcelona foi, durante boa parte da sua história, um clube regional. Tal como o Porto, com o passar dos anos, tornou-se num clube com adeptos por todo o país.

Hoje o Porto tem mais adeptos que o Zbording, mas certamente não era assim aquando da chegada do PDC ao futebol profissional (falo da época 76/77).

O Porto era um clube respeitado na altura, considerado um grande, tanto pelos títulos conquistados, como pelo número de adeptos que possuía. No entanto, o rótulo de clube regional não era errado.
Não sejas ingénuo, eles utilizam o termo clube regional para nos rebaixar e diminuir

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,203
3,369
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Não sejas ingénuo, eles utilizam o termo clube regional para nos rebaixar e diminuir
Eu estou a falar de portistas, como eu, que recorrem ao termo para qualificar o Porto pré-PDC.

A CS, os lampiões e os lagartos ainda acham que somos um clube regional, portanto nem entram nesta equação.

Não acho que o facto de termos sido um clube regional seja mau. Devíamos ter orgulho nisso. A nossa identidade é incindível do Porto e do Norte do País. Temos orgulho da nossa cidade, temos orgulho de sermos nortenhos. Mesmo os adeptos do FCP que não são do Norte - imensos hodiernamente - sentem um amor e carinho inexplicáveis por ele.

Hoje em dia, somos uma potência mundial. Mas somos uma potência com o Norte no coração.

Ao contrário de outros clubes, como o Zbording, que representam tão só uma elite de uma cidade. Que orgulho há nisso?

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,990
7,203
Mas o Braga, o Setúbal e o Belenenses alguma vez foram grandes? O Porto sempre foi um grande. É incontestável.
Vencemos o primeiro Campeonato de Portugal, vencemos o primeiro Campeonato da I Liga e vencemos o primeiro Campeonato Nacional da I Divisão. Aliás, os dois primeiros.
Nessa altura, 1940, estávamos claramente à frente do Benfica. Até que irradiaram o nosso presidente Ángelo César. O presidente que mandou a equipa sair do relvado depois de estarmos a ser escandalosamente roubados no campo do Benfica.
Um Pinto da Costa, 40 anos antes de Pinto da Costa.