Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
8,269
9,361
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Nasci cerca de 2 meses depois de JNPC ter-se tornado Presidente do Futebol Clube do Porto. Portanto, durante toda a minha vida, apenas conheci outro Presidente do meu clube desde Abril do ano passado.

Inevitavelmente, o meu Portismo foi marcado de forma indelével pela sua personalidade desafiante, o seu estilo belicoso, a sua fina ironia. Exacerbava o nosso orgulho e paixão com vitórias, com tamanha grandeza que achincalhava os rivais. Tornava-os quase insignificantes. Isso é umas das coisas que eles nunca lhe conseguirão perdoar.

Deixei de me rever nesse estilo já há largos anos. O mundo mudou, a sociedade mudou e o clube também tinha de mudar. Porém, continuava a ser um prazer ouvi-lo falar, vê-lo tourear com mestria os jornalistas e entrevistadores que tentavam atacá-lo e acabavam gozados e intelectualmente diminuídos.

Não tenho vontade de falar dos últimos anos, neste momento. Confesso que o seu falecimento está a ser mais pungente do que esperaria, mesmo numa altura em que já era expectável. Não posso deixar de sentir que perdi uma referência, alguém que me inspirou, que marcou claramente alguns traços da minha personalidade. Alguém que merece ficar na História pelos motivos certos!

Vou só partilhar aqui uma história antiga, que me marcou muito na pré-adolescência. No final da época 1992-93, o bicampeonato do Carlos Alberto Silva, eu escrevi umas quadras sobre o grande feito do NGC e resolvi enviá-las por correio ao nosso Exmo. Presidente. Não esperava qualquer resposta, naturalmente, eram apenas uns versos infantis sobre o quão feliz eu e todos os Portistas tínhamos ficado felizes com aquele título. Nessa missiva, dizia também que o meu ídolo de então era o nosso jovem GR Vítor Baía.

Passadas algumas semanas, ao chegar a casa, vi um envelope do Futebol Clube do Porto na minha cama. Estremeci! Até tinha os dedos trémulos ao abrir aquela preciosidade. Era uma carta de agradecimento assinada pelo nosso Presidente! Acompanhada de um postal autografado pelo Baía! Nunca esquecerei estas palavras, com que ele terminava a sua carta: “Num gesto simbólico, mas sei que de grande valor para ti, junto remeto a imagem autografada pelo nosso guarda-redes de futebol profissional”. Neste momento, quase consigo sentir novamente a emoção imensa que senti nesse dia!

blueriver

Bancada lateral
11 Novembro 2014
777
651
Até já meu presidente.
Foste o messie do nosso clube.
Vejo que alguns dizem que morreste más tu és imortal, indomável e grandioso.
Estou triste más orgulhosamente Portista.

MarcioTeixeira

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2013
12,995
5,729
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Jardel
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Martín Anselmi, treinador do FC Porto, partilhou, este domingo, uma imagem do FC Porto em homenagem a Pinto da Costa, que morreu no sábado vítima de doença prolongada. Na rede social Instagram, o técnico publicou uma imagem do clube azul e branco em homenagem ao antigo presidente.

Anselmi partilha imagem de FC Porto em homenagem a Pinto da Costa

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,546
5,975
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Gostava de ver uma estátua gigante de Pinto da Costa na Alameda. Gostava que fosse oferecida pelos adeptos. A saudade já é imensurável.
Para além de tudo o mais homenagens também considero uma ótima ideia e já o escrevi aqui.
Imponente ao fundo da Avenida em frente ao Dragão. Penso que não faltariam artistas com projectos impactantes para isso.
E seria uma forte e singela homenagem ser paga por crowdfunding.

Última edição:

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,910
199,284
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Não ouvi mas ouviu o meu velhote o Póvoas a dizer que os médicos do IPO davam-lhe até Setembro do ano passado
E o homem a 1 de Outubro fez um almoço com os amigos todos e disse que já tinha 1 dia a mais

Do caralho atravessar estes momentos com esta calma

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,833
9,422
Descanso Eterno imortal Presidente.
Obrigado pelas alegrias e dias de felicidade que proporcionaste .
Foste e és dos poucos homens que marcaram a história contemporânea portuguesa. Criaste este futebol..Serás estudado serás admirado, acompanhando, criticado e também odiado . Mas nunca serás indiferente!
🙏🙏🙏

FoxPorto

Bancada central
4 Setembro 2020
1,487
2,394
Tenho pena de ser gaiato e não ter presenciado o auge hegemónico do nosso Presidente. Doi, doi muito, e queria que me doesse tanto quanto aos meus colegas foristas, mas qualquer choro ou desgosto meu será sempre insuficiente face a bonança por si trazida.

Mais do que uma ideia, a personificação da insurreição da nação e do seu povo. Mais do que os títulos, a identidade que nos foi trazida, o orgulho de um povo agora com representante digno, identificado com algo. Mais do que um homem, um líder. E mais do que um líder, um homem.

Descanse em paz, enorme Presidente. Bem sabemos que não queria que sofressemos com a sua partida, e bem saberá que a natureza humana o impossibilita. De qualquer forma, hoje não só celebramos a sua vida, como celebramos a sua obra profética. Celebramos o sentimento e a honra que nos encutiu e ensinou a encutir.

E, no entanto, hoje curvo-me perante si, pedindo-lhe perdão pelo que possa ter pensado em zanga frustrada minha.

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
30,127
45,417
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
No forum do Sporting Lisbon, há um tópico próprio, é 400x pior o que escrevem por lá.
Tratar esses cães como eles merecem! Mais nada. Cortar qualquer relação institucional com estes vermes e os vermelhos! Acabou os paninhos quentes e “fazer bem ao futebol português” e outros clichês de merda iguais! Que se foda o futebol português. Que se foda o bom ambiente. Somos nós contra os outros todos. Sempre assim foi sempre assim será. Foi assim que Pinto da Costa ganhou o que ganhou! Contra tudo e todos! Queria lá ele saber do bom ambiente ou o caralho a 4!

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,965
89,225
40
Tratar esses cães como eles merecem! Mais nada. Cortar qualquer relação institucional com estes vermes e os vermelhos! Acabou os paninhos quentes e “fazer bem ao futebol português” e outros clichês de merda iguais! Que se foda o futebol português. Que se foda o bom ambiente. Somos nós contra os outros todos. Sempre assim foi sempre assim será. Foi assim que Pinto da Costa ganhou o que ganhou! Contra tudo e todos! Queria lá ele saber do bom ambiente ou o caralho a 4!
Para além de que são os próprios rivais os responsáveis por promover o mau ambiente.