Eu não preciso de dourar a pílula para manter a minha posição. Ainda que fosse um pedófilo assassino que tivesse sido apanhado por acaso com três corpos de crianças na mala do carro e tivesse resistido desarmado à detenção, não cabe à polícia fazer justiça, muito menos da forma de execução sumária e falsificação de provas, como tu defendes.
Quanto às penas e à sua aplicação isso é outra questão. por exemplo, ainda hoje vi que uma dúzia de polícias condenados em tribunal por desvio de dinheiro e droga de apreensões continuaram em funções e ficaram sem castigo da PSP. Com sorte alguns ainda foram condecorados, tipo Wayne Jenkins.
Tens razão em tudo que disseste. Mas deixa-me por-te a situação de outra forma. Sabe-se que o Odair no fim abalroou três carros. Se em vez de três carros, se estivessem ali 5 pessoas ? A falar ou sentadas ?
Força letal para proteger a vida de terceiros ? Concordas ? Ou achas que se tivessem ali 5 pessoas não iam á frente ?
Achas que uma viatura pode ser, por alguém mal intencionado, alguém irresponsável, alguém bêbado a fugir á polícia, um objeto letal ? Até uma arma ?
Se o Odair tivesse matado alguém na fuga, nem sabias o nome dele, jamais advogarias em nome dele. Na volta estavas contra a polícia igual, por não ter feito,no que de calhar exageradamente fez.
O problema é o double standard