André Villas-Boas - Presidente

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,392
4,916
Eu só vou começar a cobrar a nova administração na próxima época, mas o bom senso e a racionalidade até me dizem que só o devia fazer no final do mandato, dadas as circunstâncias escabrosas..

O avb cometeu o pecado de dizer que nesta época era já para se atacar todos os troféus como se fosse mais um ano normal, comportou-se como um adepto e guiou-se pelo coração. Agora está refém dessas palavras e deu combustível para as viúvas e para outros adeptos que não têm ainda a verdadeira noção do estado calamitoso das contas e que insistem em querer ver apenas a árvore e não a floresta
É o único grande erro que lhe aponto até a data, falou mais a emoção que a razão.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,475
6,669
Porto
Bem entrando para a discussão...

Podem consultar o meu historico, mantenho-me igual. Simples adepto do CLUBE ao contrario de varios users/personalidades que pairam pelas redes sociais, que vou vendo serem adeptos do FC Pinto da Costa ou do FC Andre Villas Boas.

PdC terá sempre um legado incrivel... desenhado a dourado e com muita vitoria, muito suor e muita luta.
Infelizmente os ultimos anos, foram um autentico caus, no que toca a prioridades. O PdC deixou o clube chegar a um ponto de rutura muito visivel. Não é preciso ser nenhum genio para perceber que isto continuando tinha que dar o estouro algures.

Faz lembrar um bocado a historia da Farfetch, passo a redundancia: que foi sempre mascarando o problema até que chegou ao dia e disse, afinal amigos não ha dinheiro, os investidores bateram com a porta portanto tamos na iminencia duma insolvencia... até este dia tudo mascarado, sempre a empurrar o problema para a frente e siga a marinha.

AVB, ou um projecto como o do Andre vem com atraso, e um atraso grande, porque enquanto andamos nos a empurrar o problema, o sporting ressuscitou e onde antes comiam dois, agora comem 3! Isto é uma realidade que temos que ter noção. Era mais facil ser campeao a 5 anos atras que hoje, simplesmente porque a concorrencia aumentou.

Fora isso, temos que olhar para o plano... o clube à 6 meses atras, só na equipa principal, gastava 36M... isto sem selarios de equipas tecnicas! Somando o Novo salario do SC, tavamos a falar de 40M em salarios... é um Evanilson por ano minha gente!
Hoje gastamos menos 5M só em massa salarial... isto fora, esta meia epoca do Galeno, Wendell, Nico, Navarro e Jaime!

Alem disso, hoje temos uma equipa bastante mais renovada que a da epoca passada, o que permite pensarmos nesta equipa como uma equipa capaz de trazer resultados financeiros, e este é o caminho para a sustentabilidade do clube.
Infelizmente ou felizmente um clube nao é como uma empresa, logo ha uma parte desportiva que vale mais que a financeira. Sem titulos, que se lixe a parte financeira. E aqui creio que tamos a passar uma má fase, muito fruto do pessimo plantel que fomos acumulando.
Os reforços, é obvio que vem para acrescentar, mas isto é um ciclo ja muitas vezes visto, jogadores que entram verdes, crescem, valorizam e saem. E bom que nesse ciclo aconteca uma evolucao do jogador, ao ponto de no futuro potenciarmos vendas, que nos vao levar a mais investimento.

Ora, aqui está um dos principais problemas dos ultimos anos de PdC... a quantidade absurda de jogadores saidos a custos zero, aliadas a vendas pouco ambiciosas fez com que o mercado nos acabasse por engolir, levando claro está a trabalharmos cada vez mais com jogadores aquem daquilo que queremos.
O Andre nisto veio limpar. Quando lhe apontam que errou e que condicionou em termos de titulos, eu gostava de relembrar que na epoca transacta terminamos tambem em 3o lugar e muito longe do sporting. Obviamente que depois deste mercado estamos mais folgados e saimos com o nosso poder negocial fortalecido, mas nao nos podemos esquecer de uma coisa, não não estamos com dinheiro em sobra, certamente ainda estamos é a tapar buracos que tavam feitos e que andava a ser camuflados.

No entanto, o AVB nao fez tudo bem, pelo menos não na minha optica.
Eu acho que uma academia é uma prioridade, tem que ser uma prioridade. Tamos atras dos rivais nisso e tamos a perder talentos porque nao conseguimos oferecer as mesmas condicoes. O abortar da academia foi mau. Percebo a cena de "não era o seu projecto", percebo a cena de "não havia dinheiro orientado para aquele projecto". Mas era um projecto importante para o clube portanto, para mim onde ha uma questao de orgulho, devia haver menos orgulho e mais empenho em nao deixar cair.

A gestao de treinadores... outra pessima abordagem. Ja o disse, ele escolheu o VB, era a aposta dele. Até aqui tudo bem, falhou mas ja outros treinadores falharam com a direcao anterior. O processo como foi feita a saida de SC e entrada do VB ja o escrevi, deveria ter sido feita com outra inteligencia na gestao processoal. Não havia necessidade de abrir aquela ferida como abriu, onde gerou ainda mais divisao. Era possivel chegar ao mesmo objecto havendo mais calma e adiando o anuncio 1 semanita: primeiro rescindia, depois iniciava a procura do treinador e so depois anunciava o VB e nao como fez que foi ja ter o VB contratado e assumir isso enquanto se rescindia com SC.
Fora essa parte, a forma como manteve VB e o da B, nao faz sentido. Temos que ser mais ageis a tomar decisoes.

Portanto, e resumindo: PdC fez um grande trabalho mas acaba por sair por uma porta muito mais pequena do que a que ele merece pelo trabalho que fez. O seu trabalho fica manchado pela sua ultima decada e é impossivel esconder isso. AVB tá a iniciar o seu trabalho de forma globalmente positiva e a trabalhar não para o dia a dia como estavam a ser os ultimos anos de PdC, mas sim para potenciar a um porto forte no futuro.
É uma decisao do seu projecto e ha que assumir: ser campeao hoje não era uma prioridade. Se o conseguisse tanto melhor, mas não era a prioridade. Prioridade essa sim é tornar o clube sustentavel, criar um plantel capaz de crescer e potenciar ai sim a um futuro estavel e forte, com titulos, precisamente por esta juventude que existe no plantel.

Sobre a academia e a queda do projecto... sou uma pessoa optimista. Continuamos atras do prejuizo mas eu vejo isto tambem como oportunidade (ja o via com o projecto do PdC), sabemos hoje aquilo que os rivais tem... para ficar à frente, só temos que pegar no que existe e fazer melhor. Obviamente que hoje a construção é muito mais cara que no passado e vamos pagar a fatura disso, temos que tar bem cientes disso, mas temos que olhar para isto como uma necessidade!

Fonte de salarios: https://www.capology.com/club/porto/salaries/

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
18,031
24,641
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Epa oh lucho estou a ler e a imaginar um berlinense em Setembro de 1945 a tirar entulho da sua casa destruída e queixar-se de que vai ser complicado ter uma vida decente nos próximos meses e tu:

Ouça... esqueça o passado, vamos falar do presente que é isso que me interessa.

Amares,

Comparação infeliz. Trazer para a discussão a WWII nem parece teu, mas adiante.

• Haha
Reações: Mário Jardel

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,611
3,019
Vila Nova de Gaia, 1981
As dezenas de milhões em dívida que temos para pagar nos próximos meses, a situação em que o clube se encontrava quando ele tomou posse (tomou posse, já agora, lembrar para quem tem falta de memória, que a banda anterior só vazou o lugar quando foram obrigados a isso, tiveram até à última agarrados que nem lapas, só para fode* quem vinha a seguir); de tudo que já conseguiu fazer ainda nem um ano de exercício tem, ler discursos histéricos, que esses sim é que parecem dignos de garotos mimados que acham que só por termos sido o clube mais ganhador do sec. XXI que isso nos dá automaticamente títulos, seja qual for a conjectura e as circunstâncias actuais..nossas e dos outros grandes, é ridículo.
Isto.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,566
38,872
Tenho vista para o Dragão.
Relativamente ao VB quero acreditar que foi no timming possível.
..e posso especular que o avb andava a tratar do novo treinador nas costas do VB enquanto lhe dava votos de confiança em praça pública. Andou a ganhar tempo para negociar o novo mister enquanto os resultados negativos se avolumavam..

Todo esse processo faz com seja o seu maior erro até agora

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,256
12,869
..e posso especular que o avb andava a tratar do novo treinador nas costas do VB enquanto lhe dava votos de confiança em praça pública. Andou a ganhar tempo para negociar o novo mister enquanto os resultados negativos se avolumavam..

Todo esse processo faz com seja o seu maior erro até agora
Se tivesse mandado embora essa abécula mais cedo possivelmente teríamos perdido muito menos pontos neste processo.

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
499
1,043
Porto
e por estar aqui post sim, post sim, sempre a falar do mesmo vai resolver alguma coisa?

Os sócios mandataram a atual direção para resolverem os problemas que temos. O AVB sabia das dificuldades e aceitou o desafio.
A prova mais eloquente da direcção estar a resolver as dificuldades e o desafio que aceitou é precisamente estar a priorizar, nesta primeira época, o desiginio das contas certas.

Até porque um dos lemas da campanha de AVB era "Manter o FC Porto nas mãos dos sócios!"

E para que isso aconteça está a fazer o impossivel para evitar a falência da SAD, caso contrário caí nas mãos de um agiota qualquer.

Quer me parecer é que tu não leste um caralho do programa eleitoral do atual Presidente!

E os sócios escolheram, por larga maioria, esse caminho!

Se não gostas, a porta da rua é serventia da casa..

carmim

Bancada central
30 Julho 2018
2,318
2,515
É o único grande erro que lhe aponto até a data, falou mais a emoção que a razão.
Então mas cometeu o mesmo erro várias vezes, disse-o várias vezes e ainda a ultima quando da apresentação do treinador, não digam que aí não sabia já o estado em que estavam as coisas...até dou de barato ter dito antes de entrar na SAD sem saber o real estado das coisas...mas reafirmou-o várias vezes já depois disso, a ultima vez ainda há bem pouco, inclusive de conquistar o Mundial de clubes!!