Uma pergunta e perdoa-me a ignorância. Posso estar a ver mal as coisas e desconhecer algum ponto importante. Mas o IVA (em Portugal pelo menos) não é um imposto que incide sobre o consumidor e que não está dependente da origem do produto em si (apenas em certos casos se é um bem de 1a necessidade, produto petrolífero, etc).
É que se assim for e não estiver dependente do país de origem, mais IVA ou menos IVA não põe em causa a vantagem competitiva de um país sobre outro porque levam todos com o mesmo.
Não estou a dizer que não haja taxas alfandegárias na UE que possam merecer repreensão de outras nações mas do meu limitado conhecimento do assunto (admito que haja um excepção qualquer) não seria o IVA o imposto a criar desigualdades competitivas.
O IVA é sempre cobrado no país de destino e o importador tem sempre de o pagar.
As nuances aqui é se o importador é um negócio ou um consumidor final.
Um negócio quando importa dos EUA, paga o IVA da mercadoria que importa mas depois consegue repassar o IVA ao consumidor final na venda ao consumidor final.
Um consumidor final paga o IVA direto da importaçao.
Claro que há vantagem competitiva.
Imagina um mesmo produto que custa 1500€/1600dolares( desconsidera o câmbio)
Se um americano importar esse produto paga 1600 dólares + um imposto de 3 ou 4% ( não sei bem).
Um tuga se importar um produto dos EUA com o mesmo preço mama com 1500+ IVA.
Ou seja tem uma penalização de 20%
Como é que isso afecta o exportador?
Mais dificuldade em vender