Mas lá está, houve dinheiro para comprometer 17M no Nehuen. É no mínimo bizarro, ter-se negligenciado a escolha do treinador. E não, não era ir buscar um consagrado, que normalmente pedem mundos e fundos. Mas escolher o adjunto de um projecto acabado...Vou só responder à parte do treinador (em relação ao Pérez, estou totalmente de acordo...o jogador não tem correspondido às expectativas, de todo).
Quanto ao treinador, e a não ser que saibas que os nomes que foram falados (Valverde, Maresca, Gasperini) nunca foram sequer contactados e nunca recusaram as nossas abordagens, e que a escolha no VB foi por livre e espontânea vontade, não consigo atribuir culpas ao Presidente e sua equipa, porque:
- Não era a primeira opção, nem a segunda ou a terceira
- Não havia dinheiro na conta para outras opções, além das faladas acima, ou mesmo para as acima, considerando que só depois da tomada efectiva de posse ele soube o real estado das contas
- Não havia folga para contratar verdadeiros jogadores, seja em qualidade, seja em quantidade (embora esta janela de transferências saiu melhor que a expectativa generalizada dos adeptos)
- Não houve timing para as abordagens, considerando que só no final de maio se conseguiu tomar posse e começar a efectivar o plano para a época actual, bem como perceber efectivamente a quantas andava o clube.
Portanto, se não havia dinheiro, não havia tempo, não havia chamamento do próprio clube, tendo em conta o estado de sítio, como é que ias chegar a algo realmente melhor que o VB? E, dessa forma, dizer-se que a escolha foi falhada? Quais eram as reais alternativas que a administração tinha?
Eu não sei..
Depois, ainda o erro colossal de se preferir o VB ao nosso melhor jogador. Obviamente que a escolha do VB traria cisões e certamente foram ponderadas. Mas deu-se primazia à escolha de VB, em detrimento da única qualidade verdadeiramente extra que o plantel tinha, no ataque.
Ao invés andou-se a pedir mundos e fundos por Galenos. Alguém duvida que Galeno, por 20 ou 25, tinha saído facilmente?
Mas enfim, está para trás. Que acertem agora, ou no verão. Temos que encarrilar rapidamente.