Depois de mais uma exibição digna de um filme de terror de baixo orçamento — 2-0 contra o Nacional da Madeira, sem um único remate na primeira parte, atenção — volto ao fórum para fazer aquilo que já parece rotina: pedir a demissão do Vítor Bruno. Estou a ficar sem paciência e, sinceramente, já começo a achar que isto virou passatempo.
O Presidente foi ao balneário depois da goleada na Luz, falou grosso, e a coisa pareceu funcionar. Ganhámos ao Moreirense e ao Boavista com exibições que, honestamente, até me deram alguma esperança. Pensei: “Se calhar, isto vai lá.”
Depois deste espectáculo deprimente na Madeira silêncio. Um silêncio ensurdecedor. E o que aparece hoje nos jornais finalmente? “O problema são os jogadores.”
Se o problema são mesmo os jogadores, como o AVB parece indicar pela segunda vez, então não há volta a dar: tem de haver uma limpeza no balneário. E não me venham com paninhos quentes. Se o grupo está podre, corta-se a parte estragada antes que apodreça o resto. Já estamos a arder com milhões torrados em com comissões ridículas e contratações de jogadores que só no FM eram titulares. Por isso, o que é perder mais uns milhões, se for para devolver dignidade ao nosso brasão abençoado?
Agora, sejamos sinceros: se chegarmos ao final de Janeiro e não houver essa limpeza, só podemos chegar a uma conclusão: o AVB está a usar a velha táctica de mandar poeira para os nossos olhos. Porque, sejamos francos, se ele acha que o problema são os jogadores e não faz nada sobre isso, o que é que estamos realmente a fazer na parte desportiva? É como ir ao médico, receber um diagnóstico grave e decidir. "Ah, deixa estar, pode ser que passe sozinho."
Eu acredito no André Villas-Boas. Votei nele porque acho que ele percebe de futebol, de balneário e de gestão mais do que todos nós juntos. Mas agora tem de mostrar serviço. Até o meu gato percebe que o Wendel, estando perto do grupo, não ajuda em nada. E se temos jogadores como Pepê, que, com a sua falta de entrega, sabota jogos, é pô-los na rua. Não há outra solução. É cortar no osso. (Referi o Pepê porque foi o que mais abusou na madeira mas há mais)
Reparem que não estou a pedir milagres. Estou a pedir lógica. Se AVB aponta o dedo aos jogadores, ele precisa de agir. Porque, se até ao final de Janeiro não houver mudanças claras, essa narrativa de "o problema são os jogadores" vai parecer apenas uma cortina de fumo.
Por isso, André, este recado é para si ou limpamos o balneário ou ficamos a assistir à mediocridade instalada. Não me venha com desculpas nem teorias. A mensagem foi dada. Agora é a sua vez de provar que não é só mais um PRESIDENTE a fingir que tudo está bem enquanto o clube se afunda.