O AVB foi melhor coisa que aconteceu ao nosso clube , e acho que a história futura vai mostrar isso
Por um lado completamente, não podíamos continuar na gestão agonizante que se vinha arrastando na última década, sobe pena de a médio prazo o clube ter de fazer uma parceria com o "Satanás" para poder competir.
Por outro a história só mostra quando forem factos, até lá é só o desejo, o sonho e algum idealismo, de um Presidente que foi um pouco idealizado pelos portistas antes de o ser.
Vai mostrar que é e foi efetivamernte tudo isso conforme o seu trabalho. Não à priori. Como já referi não existem "ungidos".
Se por um lado no saneamento financeiro temos de dar os parabéns (ao que não é alheio o trabalho do Pereira da Costa sobretudo, de longe o profissional mais preparado da estrutura) no desportivo para já as coisas têm sido muito decepcionantes, inclusive para pessoas como eu e outros colegas que votaram nele.
Muitos já metíamos as mãos à cabeça quando o VB era só um boato. Não queríamos querer que o projecto desportivo de alguém que tinha elaborado tudo de uma forma tão meticulosa era o inexperiente antigo adjunto de SC, alguém sem trabalho como líder, sem equipa técnica própria e integrada. Mas como é óbvio deu-se o benefício da dúvida, afinal de contas não poderia ser uma aposta às cegas, algo teria sido visto em VB, e ele poderia crescer e ter sucesso.
Cada vez mais esse benefício foi desvanecendo e o crescimento passou a uma miragem, difusa lá ao fundo.
Desengane-se quem acha que, tal como o Homem não vive só de pão, o FC Porto vai viver só de contas ou marketing junto dos sócios, por muito que isso fosse ponto fraco ou para lá de fraco da gestão anterior e fossem áreas entre o vital e o necessário aplicar novo rumo (escusado será insistir que o trabalho bom iniciado do ponto de vista financeiro pode ruir todo se não for acompanhado do lado desportivo).
Se o FC Porto for um clube falhado do ponto de vista desportivo e de títulos não é só uma questão de aparecerem opositores, é mesmo a questão de nem sequer podermos dizer que surgem por parasitimos ou oportunismo, porque estarão legitimados não só no princípio (que estão sempre democraticamente) como no conteúdo.
E muita de uma possível contestação ou crítica tenderá a vir de uma parte que o apoia e votou nele, pela natural cobrança de um clube como o FC Porto, e sendo uma direcção nova mas principalmente um Presidente novo, sem respaldo anterior de vitórias nesse papel, nada é seguro.
Mas isso são pensamentos para daqui a 3 anos e tal.
Onde espero estar a falar de como serão umas eleições fáceis e calmas devido ao excelente trabalho a todos os níveis e aos títulos e competitividade do clube.
É o que todos, os que vemos o Porto acima de tudo, de manias ou personalidades, desejamos.
Não escondo que a derrota de hoje me derrubou moralmente mais ainda que a goleada dos lampiursos.
Estou de rastos.