Actualidade Nacional

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,734
29,016
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Iria com calma a generalizar as forças de segurança.
As ações individuais de algum agente podem e devem ser escrutinadas e investigadas. Criar uma sensação de desconfiança na população relativamente às instituições não é benéfico para ninguém.
Quem diria que as generalizações são perigosas e que é perigoso andar a provocar uma falsa sensação de desconfiança a população com falsas notícias e indignações seletivas.
Concordando plenamente contigo, não deixa de ser curioso ver que as mesmas pessoas que juravam a pés juntos que o fulano tinha uma faca nas mãos e como tal tinha merecido 2 tiros nos cornos agora estão preocupados com a presunção de inocência só porque o acusado pertence a um dos setores de apoio do chega.
É o que vamos tendo e infelizmente é o caminho do futuro..

Cheue

12 Maio 2016
23,873
37,828
Conquistas
7
108
são logo 3...deve ser para imitar os 3 grandes no futebol.
para nazis de outros países, o pessoal de Portugal, Espanha, Grécia, Itália nem é considerado branco ..
o que ainda adiciona a isto mais uma camada de estupidez.

• Like
Reações: MiguelDeco

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,394
26,910
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
para nazis de outros países, o pessoal de Portugal, Espanha, Grécia, Itália nem é considerado branco ..

Há um grupo chamado Habeas Corpus?

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,550
3,700
Uma pergunta rápida sem qualquer tipo de pretensões de minha parte:

Se vocês andassem pela Cova da Moura a uma hora tardia tinham mais receio de se cruzarem com o Odair ou com o polícia que o matou?

Cheue

12 Maio 2016
23,873
37,828
Conquistas
7
108
Era o que faltava ter medo dum cidadão!
Mas pela tua resposta já percebi que temias mais cruzar-te com o Odair.
obviamente...
também preferia cruzar-me, às 5 da manhã na cova da moura, com um policia do que com o emplastro.
podes fazer essa pergunta com praticamente qualquer gajo e a resposta vai ser o policia...porque é polícia, em princípio não te vai assaltar ou violar...
não percebo é o que é que isso prova...

• Like
Reações: Portista Azul

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,550
3,700
obviamente...
também preferia cruzar-me, às 5 da manhã na cova da moura, com um policia do que com o emplastro.
podes fazer essa pergunta com praticamente qualquer gajo e a resposta vai ser o policia...porque é polícia, em princípio não te vai assaltar ou violar...
não percebo é o que é que isso prova...
O meu intuito não é provar nada. Apenas perguntar no seguimento de algumas coisas que fui lendo na diagonal.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,879
11,439
Esmoriz

São tão diferentes.

O 1143 é old school, mais perigoso. Habeas Corpus são os resquicios da pos-pandemia. Sem o argumento do covid, ficou a paranoia.
Reconquista são um grupo de incels, metade não deve ter 16 anos sequer, liderados por um tipo conhecido por invadir apresentações de livros para crianças com um megafone (o tipo, não as crianças). Tenho dificuldade em distingui-lo do Jovem Conservador de Direita.

Última edição:

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,011
9,495
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana

Se vocês andassem pela Cova da Moura a uma hora tardia tinham mais receio de se cruzarem com o Odair ou com o polícia que o matou?

Quem seriam esses "vocês"? Questione-se a população afrodescendente que habita a periferia de Lisboa, se sentiriam receio ao passar por um polícia num sítio isolado. Conheço pessoas que sentem receio. Coloque-se a mesmo pergunta aos habitantes dos "bairros sociais" que existem país fora. O que sentirão os migrantes que foram violentados pela GNR ao passarem por forças de segurança?... Se a questão permitir medir o grau de segurança e insegurança que cada um percepciona ao cruzar-se com forças policiais, as respostas serão distintas consoante as experiências pessoais ou colectivas de pessoas e grupos demográficos. A realidade está longe de ser linear ou evidente.

Uma história engraçada, sem graça nenhuma: pessoa que sofre violência doméstica, o agressor é um polícia. Durante uma ocorrência, não se pode contactar a esquadra da área de residência, pois o agressor trabalha lá e os colegas conhecem a situação. A senhora tem pânico de polícias. Compreensível. Sabe-se lá quais são as razões de cada um...

Mal seria se a maioria da população sentisse medo ao passar por quem tem como função e motivo de existência a manutenção de uma ordem que consideramos aceitável. Suponho que muitos tivessem medo ao passar pela autoridade durante o Estado Novo. ... parte-se do princípio que a criminalidade dá-se fora da esfera daqueles que têm como função combatê-la. Por isso, qualquer infracção de um membro das polícias ou militar causa um dano gravíssimo ao estado e à sociedade, muito mais do que qualquer ocorrência criminal normal. Não é aceitável que se mate um cidadão num cubículo de aeroporto, não é aceitável que se forje documentos. Não chega usar farda e insígnias para transmitir confiança e segurança. Como confiar numa organização de manutenção da ordem cujos elementos cometem crimes? Pior será se a própria estrutura procurar abafá-los...

E que tem que ver a questão do colega com o processo em curso? Homeniuk não se encontra morto? Aliás, mandou-se instalar botões de pânico nas instalações do SEF no aeroporto, imagine-se. Os vídeos das humilhações a migrantes, filmados pelos próprios militares da GNR, não são verdadeiros? A Justiça não condenou vários agentes da PSP, há alguns anos, por crimes de sequestro, ofensa à integridade física qualificada, falsificação de documento, etc, etc, ... contra moradores da mesma Cova da Moura?... as organizações que detêm o monopólio da violência legítima devem policiar-se constantemente a si mesmas. Nada ganharão em assobiar para o lado. Os problemas não se resolvem sacudindo a água do capote nem recorrendo a retóricas manhosas que procuram esbater responsabilidades. Querer forças policiais e militares íntegras deveria ser um imperativo de qualquer cidadão, a começar pelos que constituem esses mesmos corpos. Apontar o dedo às disfunções destes sectores não é o mesmo que defender o crime, pelo contrário, é o desejo por uma sociedade melhor.

Teriam medo de andar pelo bairro da Jamaica? Pelo antigo Casal Ventoso? Chelas? Quinta da Fonte? Cerco?... quem imaginaria que políticas públicas que concentram os mais variados problemas sociais em zonas urbanas de segunda ou terceira categoria teriam efeitos perversos...

Os tempos que correm não são propícios a soluções sérias. Nem a soluções nem a discussões. Continuaremos alegremente a olhar a realidade como se nela nos posicionássemos como adeptos de futebol, torcendo por uma ou outra facção. Até ao dia...

Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,089
15,711
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19

Em primeiro lugar é preciso saber o que realmente se passou e há contradições graves no relatório da PSP.
Pelos dados que se sabem o Polícia agiu de forma imprudente não por racismo, acho eu, mas por impreparação para a função.
O Odair pela arma que usava, a faca, não me meteria qualquer medo mas isso sou eu que estive habituado a tratar com indivíduos com pistolas, metralhadoras e até granadas.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,011
9,495
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Já agora, em tom de complemento ao post anterior, uma outra história interessante: sobre uma zona considerada sensível, um polícia disse-me mais ou menos isto: "os moradores costumam receber-nos de forma hostil. É compreensível, pois sempre que entramos aqui é por maus motivos. Antes tínhamos aqui uma esquadra e desenvolvíamos projectos com a comunidade. Entretanto fechou e o nosso trabalho tornou-se mais difícil".

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,734
29,016
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

Eu vivi na Damaia um ano e meio. Tive zero problemas. E eu por vezes trabalhava até à meia noite e por vezes chegava a casa apenas à uma. vais dizer que tive sorte.. talvez.. mas a única coisa que aprendi é que a pobreza não escolhe cores. E a pobreza, salvo raras excepções, é a principal génese do mal. Pensava que já se tivesse aprendido isso.. mas volta a narrativa que afinal é raça a religião ou a nacionalidade que determina o que é um risco para a sociedade..

Se o fulano tivesse uma faca e tivesse puxado da mesma para o policia levaria a que mesmo quem tem uma visão mais social da sociedade não julgasse o comportamento do polícia. O problema está é que algumas pessoas cavalgaram esta situação de uma forma que agora, ao que tudo indica, poderá virar-se contra os mesmos. Afinal não existia arma, os polícias deram testemunhos contraditórios, o polícia que fez os tiros fatais parece que já não quer testemunhar e seria de esperar que quem cavalgou este tipo de situação tivesse agora um pouco mais contido nas conclusões que se tiraram. E se uma possível falsificação de relatório da polícia mais um possível plantar de provas falsas não assusta ou não obriga a uma reflexão séria então já não sei o que dizer mais.

• Like
Reações: Czarli9

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,498
6,453
Quem diria que as generalizações são perigosas e que é perigoso andar a provocar uma falsa sensação de desconfiança a população com falsas notícias e indignações seletivas.
Concordando plenamente contigo, não deixa de ser curioso ver que as mesmas pessoas que juravam a pés juntos que o fulano tinha uma faca nas mãos e como tal tinha merecido 2 tiros nos cornos agora estão preocupados com a presunção de inocência só porque o acusado pertence a um dos setores de apoio do chega.
É o que vamos tendo e infelizmente é o caminho do futuro..
Ele mereceu os 2 tiros nos cornos porque tinha um cadastro maior que o pergaminho do Rei Salomão e era um criminoso violento.
A sociedade é hoje um lugar melhor sem o Odair

• Wow
Reações: Raba

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,498
6,453
Eu vivi na Damaia um ano e meio. Tive zero problemas. E eu por vezes trabalhava até à meia noite e por vezes chegava a casa apenas à uma. vais dizer que tive sorte.. talvez.. mas a única coisa que aprendi é que a pobreza não escolhe cores. E a pobreza, salvo raras excepções, é a principal génese do mal. Pensava que já se tivesse aprendido isso.. mas volta a narrativa que afinal é raça a religião ou a nacionalidade que determina o que é um risco para a sociedade..

Se o fulano tivesse uma faca e tivesse puxado da mesma para o policia levaria a que mesmo quem tem uma visão mais social da sociedade não julgasse o comportamento do polícia. O problema está é que algumas pessoas cavalgaram esta situação de uma forma que agora, ao que tudo indica, poderá virar-se contra os mesmos. Afinal não existia arma, os polícias deram testemunhos contraditórios, o polícia que fez os tiros fatais parece que já não quer testemunhar e seria de esperar que quem cavalgou este tipo de situação tivesse agora um pouco mais contido nas conclusões que se tiraram. E se uma possível falsificação de relatório da polícia mais um possível plantar de provas falsas não assusta ou não obriga a uma reflexão séria então já não sei o que dizer mais.
É a tradicional justificação da responsabilização colectiva e as desculpas para desresponsabilização individual.
E depois a tal incoerência da observação" Mas a esmagadora maioria das pessoas desses bairros é boa"...
Mas afinal a maioria é boa e ou é má?
Se for boa significa que a criminalidade é uma opção e não uma consequência da pobreza.
Nada de facto que se tenha passado apaga os principais factos a reter:
O Odair era um criminoso violento e a sociedade é um melhor lugar sem ele

Cheue

12 Maio 2016
23,873
37,828
Conquistas
7
108
É a tradicional justificação da responsabilização colectiva e as desculpas para desresponsabilização individual.
E depois a tal incoerência da observação" Mas a esmagadora maioria das pessoas desses bairros é boa"...
Mas afinal a maioria é boa e ou é má?
Se for boa significa que a criminalidade é uma opção e não uma consequência da pobreza.
Nada de facto que se tenha passado apaga os principais factos a reter:
O Odair era um criminoso violento e a sociedade é um melhor lugar sem ele
não é obvio que é mais provável um puto da Cova da Moura se tornar criminoso do que um puto beto de Cascais?
é mais provável, não quer dizer que aconteça de certeza, as pessoas não são robots.

foi criminoso violento, esteve preso, e como tem cadastro os policias podem ser incompetentes e matar à vontade, boa...

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,498
6,453
não é obvio que é mais provável um puto da Cova da Moura se tornar criminoso do que um puto beto de Cascais?
é mais provável, não quer dizer que aconteça de certeza, as pessoas não são robots.

foi criminoso violento, esteve preso, e como tem cadastro os policias podem ser incompetentes e matar à vontade, boa...
O nexo de causalidade nunca, repito nunca pode desresponsabilizar o indivíduo.
Não estamos a falar do nexo de causalidade, falamos de responsabilização.
Porque se fosse por aí nunca poderiam ser presos.
Afinal a culpa seria colectiva!
Aposto que se fosses tu ou eu não seríamos abatidos.
Primeiro iríamos parar quando nós mandassem parar, depois nunca nos iríamos por em fuga colocando a própria vida, a dos outros na via em pública em risco e depois não andaríamos armados com arma branca.
Não queiram fazer do Odair um cidadão como os outros, porque não era.
Era um criminoso violento.
E não é por ter cumprido pena que se reabilitou, todas as indicações eram o contrário.
Se a polícia quiser ser incompetente, melhor sê ló com a pária da sociedade do que com um cidadão comum e cumpridor

Cheue

12 Maio 2016
23,873
37,828
Conquistas
7
108
O nexo de causalidade nunca, repito nunca pode desresponsabilizar o indivíduo.
Não estamos a falar do nexo de causalidade, falamos de responsabilização.
Porque se fosse por aí nunca poderiam ser presos.
Afinal a culpa seria colectiva!
Aposto que se fosses tu ou eu não seríamos abatidos.
Primeiro iríamos parar quando nós mandassem parar, depois nunca nos iríamos por em fuga colocando a própria vida, a dos outros na via em pública em risco e depois não andaríamos armados com arma branca.
Não queiram fazer do Odair um cidadão como os outros, porque não era.
Era um criminoso violento.
E não é por ter cumprido pena que se reabilitou, todas as indicações eram o contrário.
Se a polícia quiser ser incompetente, melhor sê ló com a pária da sociedade do que com um cidadão comum e cumpridor
ninguém disse que não se prendia quem quer que fosse ou que se devia santificar todos os criminosos.
o que não significa, ainda assim, que o contexto em que crescem não seja importante.

depois não vejo ninguém a dizer que o Odair agiu segundo a lei.
mesmo com a questão de não ter parado e da fuga (e do cadastro que os policias nem conheciam quando o mandaram parar?) isso também não retira a incompetência dos polícias em questão.
e a questão da faca...passou de um ataque para apenas uma faca na bolsa descoberta já depois dos tiros e agora até já se suspeita que possa ter sido plantada, vamos ver.

se o ataque inicial com a faca fosse verídico isto nem era tema...se calhar por isso é que inventaram, mas saiu o tiro pela culatra...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,394
26,910
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Duvido que os polícias soubessem sequer se ele tinha cadastro ou não...
Ficaram foi logo em modo de alerta total pelo facto de o gajo ignorar a ordem de paragem e ter fugido, abalroando uma série e carros...